You are on page 1of 74

Solues

Marilena Meira

Comparao entre solues, colides e suspenses

Suspenso

Soluo

Colides

Comparao entre soluo, colide e suspenso

Efeito Tyndal
Um feixe de luz que atravessa uma soluo verdadeira, um lquido puro ou uma suspenso, no visvel quando observado perpendicularmente sua direo de propagao. No entanto, quando o feixe luminoso atravessa uma soluo coloidal, as partculas do disperso, por terem dimenses superiores s da soluo verdadeira, dispersam a luz e o feixe torna-se visvel se observado perpendicularmente sua direo de propagao.

Soluo uma mistura homognea de dois ou mais componentes

Soluo

soluto

solvente

Componentes de uma soluo


Soluto: componente geralmente em menor quantidade. Solvente: componente que dissolve o soluto

Classificao das solues de acordo com o estado fsico:


Slidas
Slido + slido: Ouro 18 quilates 75% Au + Cu + Ag, Lato Cu + Zn; Bronze Cu + Sn Gs + slido: hidrognio em paldio Slido + lquido: Ag + Hg Ar: O2 + N2 Gs de cozinha: butano + propano

Gasosas

Lquidas
Lquido + Lquido: lcool + gua Slido + lquido: acar + gua Gs + lquido: oxignio + gua

Classificao das solues: de acordo com a natureza do soluto


Molecular: tem-se molculas dissolvidas. Estas solues no conduzem a corrente eltrica. So solues no eletrolticas. Exemplo: sacarose em gua, glicose em gua. Inica: tem-se ons dissolvidos.Conduzem corrente eltrica. So solues eletrolticas. Exemplo: NaCl em gua; HCl em gua.

Solues moleculares e inicas

Solubilidade
A quantidade de substncia que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito de substncia para substncia. O lcool, por exemplo, possui solubilidade infinita em gua, pois gua e lcool se misturam em qualquer proporo. Grande parte das substncias, por sua vez, possui solubilidade limitada. Outras so quase insolveis.

Coeficiente de solubilidade (Cs)


a quantidade mxima de uma substncia que se dissolve completamente em uma quantidade padro de solvente em uma determinada temperatura.
Exemplo NaCl SACAROSE C12H22O11 Cs (0C) 357g/L 420g/L Cs (100C) 398g/L 3470g/L

Classificao das solues: Quanto a proporo de soluto para solvente

Mais Diluda

Mais Concentrada

Processos de dissoluo
Endotrmico A solubilidade aumenta com o aumento da temperatura NaCl (s) + calor NaCl (aq) Exotrmico A solubilidade diminui com o aumento da temperatura. NaOH (s) NaOH (aq) + calor

Curvas de solubilidade

Curva de solubilidade com ponto de inflexo


Curvas com inflexes representam as substncias que sofrem modificaes em sua estrutura com a variao da temperatura.

Quanto ao grau de saturao


Soluo saturada: aquela que no consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade. Soluo insaturada: aquela que ainda consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, ainda no atingiu o coeficiente de solubilidade. Soluo supersaturada: aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade, so instveis.

Solues insaturada, saturada e supersaturada

Coeficiente de solubilidade do FeCl2 64 g/100 ml de gua

Saturao
A saturao de uma soluo ocorre quando, a uma determinada temperatura e sob agitao contnua, observa-se que em determinado momento o soluto no se dissolve mais. O excesso do soluto - nesta mesma temperatura - vai se depositando no fundo do recipiente e a soluo dita saturada com corpo de fundo.

Saturao
No momento que as primeiras partculas do soluto se depositam no fundo do recipiente, dizse que foi atingido o ponto de saturao. O ponto de saturao depende tanto do soluto como do solvente, da temperatura e da presso (importante quando existem gases envolvidos no processo).

Preparao de uma soluo supersaturada


Para dissolues endotrmicas: Quando uma soluo saturada com corpo de fundo aquecida o soluto ali depositado dissolvido numa temperatura mais elevada. Deixa-se o frasco em repouso para que a temperatura volte ao valor inicial, o soluto continua dissolvido e temos ento uma soluo supersaturada.

Entretanto, basta uma pequena agitao no sistema ou a introduo de um fragmento (grmen) do soluto para que ocorra a precipitao do excesso do soluto e a soluo volta a ser saturada. SOLUO SUPERSATURADA INSTVEL

Soluo supersaturada

Relaes quantitativas entre soluto, solvente e soluo

Preparao de uma soluo

Concentrao comum

A concentrao nos indica a quantidade de soluto, em gramas, que existe em um litro ou em um ml de soluo.

Exemplo
Qual a concentrao em g/l de uma soluo aquosa de nitrato de sdio que contm 30 g do sal em 200 ml de soluo?
C = 30 = 150 g/l 0,2

Exemplo
Evapora-se totalmente o solvente de 250 ml de soluo aquosa 8g/l de MgCl2. Quantos gramas de soluto so obtidos?

m1 = C.V m1 = 8. 0,25 m1 = 2 g

Densidade

Densidade
A densidade indica a massa, em gramas, encontrada num litro ou mililitro de soluo. Exemplos: Uma soluo de densidade 1 g/ml possui massa de 1 g por ml de soluo, ou seja 1 ml de soluo apresenta massa igual a 1 g.

Ttulo

O ttulo de uma soluo um nmero sem unidades, maior que zero e menor que um. Geralmente utiliza-se o ttulo expresso em porcentagem. Para isso, multiplica-se o ttulo em massa por 100.

Ttulo
O ttulo em porcentagem em peso fornece a quantidade em gramas de soluto que existem em 100 gramas de soluo. Exemplo: Uma soluo de KCl 10 % possui 10 gramas de KCl em 100 g de soluo ou em 90 g de gua.

% em volume
Usada apenas quando o soluto e o solvente so lquidos ou ambos gasosos. % V1 = V1. 100 V Onde V1 = volume do soluto V = volume da soluo

Relao entre titulo e concentrao comum

Molaridade

Molaridade
A concentrao molar ou molaridade, nos indica o nmero de mols de soluto que existe em um litro de soluo. Exemplo: Uma soluo 1M possui um mol de soluto dissolvido em um litro de soluo. Uma soluo 0,5M possui 0,5 mols de soluto dissolvidos em um litro de soluo.

Relao entre molaridade e concentrao comum

Exemplo
Qual a concentrao em g/l de uma soluo 2 molar de hidrxido de sdio (NaOH)?

C = M. mol C = 2. 40 C = 80 g/l

Molalidade

Molalidade
A concentrao molal nos indica o nmero de mols de soluto que existe em um quilograma de solvente. Exemplo: Uma soluo 1 molal, possui um mol de soluto dissolvido em um Kg de solvente. Uma soluo 4 molal possui 4 mols de soluto em um quilograma de solvente.

Molalidade
Uma soluo 0,2 molal de glicose foi preparada utilizando 500 g de gua. Qual a massa de glicose presente na soluo? Massa molar da glicose = 180. W = n1/m2 n1 = m1/mol W. m2= n1 m1 = n1.mol 0,2. 0,5= n1 m1 = 0,1. 180 n1 = 0,1 m1 = 18 g

Frao molar

Frao molar
A frao molar nos indica a frao de mols de um componente por mol de soluo. A frao molar no tem unidade, um nmero maior que zero e menor que um. Quando multiplicado por 100 (porcentagem molar) expressa-se o resultado em mols %. A porcentagem molar nos indica o nmero de mols de um componente de uma soluo, que existem em 100 mols de soluo.

Frao molar
Uma soluo de NaCl que tem uma porcentagem molar de 5%, possui 5 mols de NaCl dissolvidos em 95 mols de gua, ou 100 mols de soluo. Esta mesma soluo teria frao molar igual a 0,05 ou 0,05 mols em 0,95 mols de gua.

Exemplo
Qual a frao molar do soluto em uma soluo formada por 40 g de NaOH em 162 g de gua?
n1 = m2 mol n1 = 40 40 n1 = 1 n2 = m2 mol n2 = 162 18 n2 = 9

X1 = 1 1+9

X1 = 1 = 0,1 10

Partes por milho (ppm)


Esta unidade usada para solues muito diludas. Indica quantas partes de soluto existem em 1 milho de partes da soluo. Por exemplo em uma soluo cuja concentrao 20 ppm de ferro, existem 20 partes de ferro em 1 milho de partes da soluo. 1mg/Kg o mesmo que ppm pois 1Kg = 1 milho de mg.

Exemplo
Um alimento contendo mais que 0,05 ppm de chumbo inadequado para o consumo. Uma amostra de morango contendo 2.10-6 % (m/m) de Pb+2 ou no imprpria para consumo? 2.10-6 g ----- 100 g 1 g ---- 1000 mg 2.10-5 g = x ----- 1000 g 2.10-5 g ---- x x = 2.10-2 mg/Kg = 2.10-2 ppm A amostra pode ser consumida

Diluio de solues

Diluio de solues
Diluir uma soluo adicionar solvente puro a esta soluo de maneira a diminuir sua concentrao.

Diluio de solues
Seja por exemplo, 200 ml de uma soluo de hidrxido de sdio cuja concentrao inicial 4 g/l. Aps a adio de 300 ml de gua para esta soluo qual ser sua nova concentrao? Numa diluio a massa de soluto permanece a mesma ento temos inicialmente: C = m1 onde m1 = C.V V 4 = m1 0,2 m1 = (4) .(0,2) = 0,8 g de NaOH permanece a mesma no final da diluio. Aps a diluio o volume final 0,2 + 0,3 = 0,5 litros. A nova concentrao : C = m1 = 0,8 = 1,6 g/l V 0,5

V = 200ml C = 4g/l

V = 200 + 300 C=?

Deduo da frmula de diluio


Concentrao antes da diluio: C = m1 onde m1 = C.V V Concentrao aps diluio: C = m1 onde m1 = C.V V Como a massa do soluto no muda possvel igualar os valores de m1 C.V = C.V

Para outros tipos de concentraes


T. m = T'. m W.m2 = W.m2 M.V = M.V X1. n = X1. n'

Exemplo

C.V = C.V 0,8. 300 = C.(300 + 200) C = 0,8.300 500 C = 0,48 mol/l

Mistura de solues sem reao qumica

Mistura de soluo com solutos diferentes e mesmo solvente


Neste caso para cada soluto calcula-se a nova concentrao como se fosse uma diluio, pois a massa de cada soluto no ir mudar apenas o volume ser alterado. Seja por exemplo a mistura de 100 ml de soluo 2 g/l de NaCl com 400 ml de soluo 3g/l de sacarose.

Mistura de solues com mesmo soluto e mesmo solvente


Neste caso a massa do soluto na soluo final ser a soma das massas das solues iniciais. O volume final ser a soma dos volumes iniciais. Seja por exemplo a mistura de 200 ml de soluo de HCl 2g/l com 800 ml de soluo de HCl 3g/l. Qual ser a nova concentrao?

CA = m1(A) VA

CB = m1(B) VB

C = m1(A) +m1(B) VA + VB

CA.VA + CB.VB = C.(VA + VB) 2. (200) + 3.(800) = C (200 + 800) 400+ 2400 = C.1000 C = 2,8 g/l

Para outras concentraes


C.( VA + VB) = CA.VA + CB.VB M.( VA + VB) = MA.VA + MB.VB T.( mA + mB) = TA.mA + TB.mB W.( mA + mB) = WA.mA + WB.mB onde mA e mB = massa do solvente nas solues A e B. X.(nA + nB) = XA.nA + XB.nB

Propriedades coligativas

Propriedades coligativas
Depende do nmero de partculas na mistura e no da sua identidade qumica. So 4 as propriedades coligativas: Abaixamento da Presso de Vapor Aumento do Ponto de Ebulio Abaixamento do Ponto de Fuso Presso Osmtica

Presso mxima de vapor


a presso exercida pelo vapor quando existe um equilbrio entre as fases lquida e de vapor numa dada temperatura. Quanto mais voltil o solvente maior a presso mxima de vapor.

442 mm Hg

ter

guar

17,5 mm Hg

Influncia da temperatura na presso mxima de vapor de um solvente


A uma mesma temperatura lquidos diferentes apresentam diferentes presses mximas de vapor. Quando um lquido aquecido a energia cintica das molculas aumenta facilitando a passagem para o estado vapor. A presso mxima de vapor de um lquido aumenta com a elevao da temperatura. Um lquido ferve na temperatura em que sua presso mxima de vapor se iguala a presso atmosfrica

Presso mxima de vapor mm Hg

Influncia da temperatura na presso mxima de vapor


800 700 600 500 400 300 200 100 0 -100 0 20 40 60 80 100 120 140 160

ter lcool gua

Temperatura oC

Tonoscopia
Todas as solues de soluto no voltil tm uma presso de vapor inferior ao solvente puro. Molculas de solvente na soluo: a sua volatilizao impedida pelo soluto. Molculas de solvente no estado de vapor: o seu regresso no impedido pelo soluto. Presso de vapor da soluo:P P = X2.P2

Tonoscopia
Lei de Raoult: P = X2.P2 P = (1 x1). P2 P = P2 P2x1 P2x1 = P2 - P P2x1 = P Efeito tonoscpico:

P P2

= x1

Tonoscopia
Para solues diludas n1 < < < n2 onde

Tonoscopia
Vlida para solues moleculares nas quais o nmero de mols do soluto igual ao nmero de partculas em soluo. Para solues inicas deve-se mutiplicar pelo fator de Vant Hoff (i). i = 1 + (q-1) Onde: = grau de dissociao. q = nmero de ons produzidos por frmula do soluto.

Exemplo
Calcular o fator de Vant Hoff para: CaBr2 90% CaBr2 Ca+2 + 2BrCada frmula produz 3 ons (q) i = 1 + (q-1) i = 1 + 0,9(3-1) i = 1 + 0,9.2 i = 1 + 1,8 = 2,8

Exemplo
A presso de vapor de uma soluo aquosa que contm 30 g de soluto dissolvido em 270 g de gua a 100C 750 mmHg. Determine a massa molar do soluto (Dados KT = 0,018 g/mol. Presso de vapor da gua a 100 C 760 mm Hg. n1 = m1 W = n1 mol m2
760 -750 = 0,018. W 760 W = 0,731 mols/Kg 0,731 = n1 0,270 n1 = 0,1974 0,1974 = 30 mol Mol = 30 0,1974 Mol = 152 g/mol

Ebulioscopia e crioscopia
Solues com solutos no volteis apresentam um ponto de ebulio maior que o do solvente puro. Ebulioscopia ou ebuliometria o estudo da elevao do ponto de ebulio de uma soluo. Solues com solutos no volteis apresentam um ponto de solidificao (congelamento) menor que o do solvente puro. Crioscopia ou criometria o estudo da diminuio do ponto de solidificao (congelamento) de uma soluo.

Ebulioscopia e crioscopia

Ebulioscopia e crioscopia
A elevao do ponto de ebulio (TE) e a diminuio no ponto de congelamento (Tc) so ambos diretamente proporcionais molalidade. Para solues moleculares: TE = KE. W. TC = KC. W. Para solues inicas: TE = KE. W.i TC = KC. W.i

Exemplo
Calcular o ponto de ebulio e o ponto de congelamento de uma soluo 2 molal de glicose em gua (KE = 0,52, KC = 1,86) TE = KE. W TC = KC. W TE = 0,52.2 TC = 1,86.2 TE = 1,04 TC = 3,72 PE = 100 + 1,04 PC = 0 3,72 PE = 101,04 oC PC = -3,72 oC

Presso osmtica
Osmose a passagem do solvente para uma soluo ou passagem de uma soluo diluda para outra mais concentrada por meio de uma membrana semipermevel.

Presso osmtica
a presso externa que deve ser aplicada a uma soluo para evitar a sua diluio por osmose.

gua

soluo

Presso osmtica
Vant Hoff em 1885 notou grande semelhana entre o comportamento de uma soluo e de um gs ideal e por esse motivo props a determinao da presso osmtica () atravs da equao dos gases: PV = n.R.T.i Onde:
i = fator de Vant Hoff R = 0,082 M = molaridade T = Temperatura absoluta Kelvin

Exemplo
Foi preparada uma soluo pela adio de 1,0 g de hemoglobina em gua suficiente para preparar 0,10 litros de soluo. Sabendo que a presso osmtica de 2,75 mmHg a 20C, qual a massa molar da hemoglobina? (R = 62,3 mmHg.l.mol-1K-1)
2,75 = n.62,3. 293 0,10 0,275= 18253,9. 1 mol Mol = 18253,9/0,275 Mol = 6,6.104g/mol

You might also like