You are on page 1of 8

Tcnico Superior de Segurana e Higiene do Trabalho

Modulo III- Concepo e gesto da formao

Elaborao de um plano de formao: Sinalizao de segurana em obra

Elaborado por: Michael Pires Filipe Sequeira


Pgina 1

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

ndice

1. Diagnstico de Necessidades de Formao .............................................................................................3 2. Poltica da Formao .................................................................................................................................3 3. Objectivos Gerais ......................................................................................................................................4 4. Objectivos Especficos ...............................................................................................................................4 5.Execuo do Plano .....................................................................................................................................5 5.1. Caracterizao da Populao Alvo (Destinatrios) ............................................................................5 5.2. Contedos Programticos do curso ..................................................................................................6 5.3. Datas e Horrios Cronograma ........................................................................................................6 5.4. Recrutamento de Formadores ..........................................................................................................7 5.5 . Mtodo e Tcnicas Utilizadas ...........................................................................................................7 5.6. Sistema de Avaliao de eficcia .......................................................................................................8

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

Pgina 2

1. Diagnstico de Necessidades de Formao


A organizao trata se de um local onde esto presentes vrios perigos que se podem materializar em riscos e por sua vez em acidentes e/ou incidentes caso os trabalhadores no respeitem a sinalizao de segurana associada a cada tarefa que realizam. A poltica geral da organizao proteger os seus trabalhadores de acidentes de trabalho por meio de sinalizao de segurana. Dentro da organizao todos os trabalhadores independentemente das suas funes e tarefas esto muito pouco conscientes da existncia de determinados perigos dentro da organizao, mesmo com a presena de sinalizao de segurana adequada. Esta sinalizao no bem compreendida pelos trabalhadores por falta de formao/informao aos trabalhadores, da a necessidade da organizao elaborar um plano de formao sobre sinalizao de segurana. A necessidade desta aco de formao marcada devido presena de alguns acidentes e incidentes de trabalho registados nos ltimos 6 meses do corrente ano dentro da organizao. Para se desenvolver a aco temos a disponibilidade financeira de 200.

2. Poltica da Formao
A finalidade desta formao diminuir ou eliminar o nmero de acidentes e incidentes de trabalho dentro da organizao. No final da formao os trabalhadores devero observar, interpretar e respeitar a sinalizao de segurana dentro da organizao para desta forma se reduzir e mesmo eliminar os acidentes e incidentes de trabalho. Os trabalhadores devero actuar com segurana na realizao das suas tarefas, aplicando todas as normas de segurana que lhes esto associadas.
Pgina 3

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

3. Objectivos Gerais
Identificar riscos associados as vrias tarefas dentro da organizao. Interpretar Sinalizao de Segurana no contexto da organizao. Compreender a segurana na realizao das vrias tarefas, aplicando todas as normas de segurana que lhes esto associadas.

4. Objectivos Especficos
No final da formao os formandos devero: Enumerar na totalidade riscos associados s diferentes tarefas que se realizam dentro da organizao, por escrito. Enunciar de forma correcta a importncia e a finalidade da Sinalizao de Segurana dentro da organizao oralmente; Distinguir correctamente por observao de figuras os vrios tipos de Sinalizao de Segurana (Sinais de proibio; aviso; obrigao; indicao e de socorro e salvamento); Enunciar pelo menos 5 das condies e requisitos de aplicao da sinalizao de Segurana dentro da organizao, durante o contexto de debate; Identificar correctamente todas as caractersticas da sinalizao de Segurana no contexto de debate; Enunciar por escrito todas as caractersticas dos sinais de proibio, aviso, obrigao, indicao e socorro e salvamento bem como todos os sinais existente em cada tipo de sinalizao.

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

Pgina 4

5.Execuo do Plano

5.1. Caracterizao da Populao Alvo (Destinatrios)


A aco de formao destinada a todos os trabalhadores da organizao. Devido a grande heterogeneidade da populao alvo, torna-se necessrio, para que a aco de formao se torne numa ferramenta eficaz, dividir a populao em duas turmas distintas (turma 1 e a turma 2). Esta necessidade torna-se evidente porque a populao apresenta graus de conhecimentos e competncias bem distintos, sem esquecer que a eficincia da capacidade de aquisio de novos conhecimentos diferente. Assim sendo na turma 1 est presente o pessoal da administrao e Engenheiros, por sua vez na turma 2 est presente a populao mais frequente em obra, tais como encarregados/chefe de equipa e os trabalhadores de todas as especialidades exercidas pela organizao.

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

Pgina 5

5.2. Contedos Programticos do curso


Contedos
Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro Noes bsicas de riscos profissionais associados a tarefas dentro de uma organizao; Importncia e finalidade da existncia de sinalizao de Segurana dentro de uma organizao, bem como a Parte terica importncia da utilizao de EPIs; Definies dos vrios tipos de sinais de segurana: proibio, aviso, obrigao, indicao, socorro e salvamento; Condies de aplicao e requisitos da Sinalizao de Segurana; Caractersticas de todos os sinais existentes em cada categoria; Diferentes tipos de EPIs e suas funes. Parte prtica Boas prticas de regras de Segurana no local de trabalho.

5.3. Datas e Horrios Cronograma


A aco de formao dever decorrer num intervalo de tempo compreendido entre o dia 20 de Janeiro de 2012 e o 22 de Janeiro de 2012, o total de horas de formao para cada turma de 12 horas, das quais 8h so de natureza terica e 4h de natureza prtica.

Dia
Turma 1 Turma 2

20 Janeiro Teoria
9.00h 13.00h 14.00h 18.00h

21 Janeiro Teoria
14.00h 18.00h 9:00 13:00

22 Janeiro Prtica
9.00h 13.00h 14.00 18.00h
Pgina 6

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

5.4. Recrutamento de Formadores


O Formador para poder ser seleccionado dever possuir aos seguintes requisitos:

1 Grau mnimo de licenciatura na rea da Engenharia Civil ou reas afins; 2 Formao Tcnico Superior de Higiene, Segurana e Sade no Trabalho, Nvel VI; 3 Pertena a organizao.

5.5 . Mtodo e Tcnicas Utilizadas


Mtodos
Formao terica com recurso a suporte expositivo Parte terica e demonstrativo. Formao terica nos moldes activa e interrogativa

Tcnicas
Recurso audiovisuais Discusso e elaborao de questes curtas e claras, adaptadas ao grupo; Participao activa. a elementos

Formao Parte prtica

atravs

da

Reflexo na aco; Intervenientes activos.

realizao das tarefas no local de trabalho.

A formao ir decorrer tanto nas instalaes da organizao ( parte terica) como no estaleiro (parte prtica)e sero usados os seguintes recursos : - Mesas e cadeiras dispostas em U; - Papel, canetas; - Videoprojector; - Computador porttil; - Algumas sinalticas de segurana. Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana
Pgina 7

5.6. Sistema de Avaliao de eficcia


A avaliao dos formandos feita atravs da realizao de uma ficha de avaliao por escrito no que se refere parte terica. Relativamente parte prtica a avaliao feita por observao dos trabalhadores nos seus postos de trabalho. A avaliao do cumprimento do plano de formao feita tendo em conta se existiu desvios entre o programa e o cumprido; se todas as aces programadas foram realizadas no tempo previsto. Depois quanto avaliao do formador por parte dos formandos, deve-se ter em conta se a formao correspondeu s expectativas; se os saberes adquiridos ao longo da formao tm aplicabilidade nos desempenhos das tarefas; se os formadores estimulam a participao e a aprendizagem e se o apoio organizativo foi suficiente. A avaliao das aces pelos formadores, verificar se os objectivos, contedos e estratgia revelaram-se pertinentes, se os organizadores forneceram toda a informao necessria e apoiaram a preparao da aco. Verificar se o grupo activo, participativo e interessado e se as condies materiais de execuo foram as mais adequadas. A avaliao pelos organizadores implica verificar qual foi o feedback recolhido atravs do tratamento dos dados das avaliaes feitas pelos participantes e formadores. Por ltimo feita uma avaliao a posteriori em que se avalia o impacto da formao nos desempenhos. Aps um ms da aco de formao, avaliamos os trabalhadores no seu local de trabalho, verificando se todos os objectivos e metas foram atingidos e se tm as atitudes e comportamentos adequados consoante o objectivo da formao. Esta avaliao feita em apenas um dia estipulado para o dia 20 de Fevereiro de 2012 por intermdio de observao dos trabalhadores nos seus postos de trabalho.

Plano de aco de formao Sinalizao de Segurana

Pgina 8

You might also like