You are on page 1of 1

COMO INDENTIFICAR: muito importante conhecer as principais caractersticas dos spams, freqentemente encontrados na Internet.

. Dessa forma, o usurio no ser pego de surpresa e facilitar a deteco dessa prtica indesejvel em sua caixa postal. Vale ressaltar que nem todas essas caractersticas estaro presentes ao mesmo tempo, em um mesmo spam. Da mesma forma, podero existir spams que no atendam s propriedades citadas, podendo, eventualmente, ser um novo tipo.

Principais caractersticas dos spams:

Cabealhos suspeitos

O cabealho do e-mail aparece incompleto, sem o remetente ou o destinatrio. Ambos podem aparecer como apelidos ou nomes genricos, tais como: amigo@, suporte@ etc. A omisso do destinatrio um dos casos mais comuns, pois, osspammers colocam listas enormes de e-mails no campo reservado para Cpias Carbono Ocultas ou Blind carbon copies (Cco: ou Bcc:), j que tais campos no so mostrados ao usurio que recebe a mensagem.

Campo Assunto (Subject) suspeito

O campo reservado para o assunto do e-mail (subject) uma armadilha para os usurios e um artifcio poderoso para osspammers. A maioria dos filtros anti-spam est preparada para barrar e-mails com diversos assuntos considerados suspeitos. No entanto, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando no campo assunto contedos enganosos, tais como: vi@gra (em vez de viagra) etc. Como os spammers utilizam esses subterfgios, alguns e-mails suspeitos podem no ser identificados e, nesse momento, os usurios devem estar atentos para no abrir e-mails de spam, executar arquivos em anexo e ter sua mquina contaminada por um cdigo malicioso. Ainda em relao ao campo assunto, os spammers costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, confundindo os filtros e os usurios, que abrem os e-mails acreditando ser informao importante. So exemplos desse fato: "Sua senha est invlida", "A informao que voc pediu" e "Parabns". Vale observar que alguns contedos suspeitos no campo assunto tambm so decorrentes de propagao de vrus ou worms e, portanto, devem ser removidos. As referncias "ADV" (ADVertisement, do ingls, propaganda), "MEEPS" (Mensagem Eletrnica de Publicidade de Produtos e Servios) ou "NS" (No Solicitado) no so aceitas como justificativas para o envio de e-mails no solicitados. Dessa forma, os emails com essa notificao no campo assunto so considerados spam.

Opes para sair da lista de divulgao

Existem spams que tentam justificar o abuso, alegando que possvel sair da lista de divulgao, "clicando" no endereo anexo ao e-mail. O usurio deve verificar se fez realmente o cadastro na lista em questo. Se no tiver certeza, melhor ignorar o e-mail, afinal, um dos artifcios usados pelos spammers para validar a existncia dos endereos de e-mail justamente solicitar a confirmao. Tambm importante jamais clicar em um link enviado por e-mail. Sempre digite a URL no navegador.

E-mails enviados "uma nica vez"

Embora seja um dos recursos mais antigos, entre aqueles utilizados pelos spammers, ainda so encontrados e-mails de spam alegando que sero enviados "uma nica vez". Essa uma caracterstica de e-mail de spam.

Sugesto para apenas remover

Uma das mais freqentes, e piores, desculpas usadas pelos spammers alegar que se o usurio no tem interesse no e-mail no solicitado, basta "remov-lo". Essa uma caracterstica de e-mail de spam.

Leis e regulamentaes

No existem regulamentaes brasileiras referentes prtica de spam. Portanto, citaes que envolvam leis e regulamentaes so caractersticas de e-mail de spam.

Correntes, boatos e lendas urbanas

So caractersticas de spam os e-mails contendo: textos pedindo ajuda financeira, contando histrias assustadoras, pedindo para que sejam enviados "a todos que voc ama" ou, ainda, ameaando que algo acontecer caso no seja repassado a um determinado nmero de pessoas.

Golpes e fraudes

Com certa freqncia, os e-mails de spam so portadores de fraudes e golpes disseminados na rede. Alguns exemplos so: e-mails de promoes e e-mails de instituies financeiras ou governamentais. Nesses casos, a melhor defesa a informao. Conhecer os tipos de golpes e como eles podem chegar at a sua caixa postal a melhor estratgia de defesa.

You might also like