You are on page 1of 52

ANTONIO DE OLIVEIRA BRITO Ministro da Educao e Cultura

GILDASIO AMADO Diretor do Ensino Secundrio

JOS CARLOS DE MELLO E SOUZA Coordenador Geral da CADES

EDUCAO

CVICA

MINISTRIO

DA

EDUCAO

CULTURA

EDUCAO CVICA
2 EDIO

PROF. PAULO S

CAMPANHA DE APERFEIOAMENTO E DIFUSO DO ENSINO SECUNDRIO _ CADES

APRESENTAO DA 1 EDIO

A Diretoria do Ensino Secundrio d inicio, com esta publicao, a uma srie de atividades que tm por objetivo desenvolver a educao moral e cvica nos estabelecimentos de ensino secundrio do pais. Esperamos que esta iniciativa corresponda ao intersse que os educadores brasileiros vm demonstrando pela formao moral e cvica de nossa juventude, compreendendo a crescente responsabilidade que cabe escola, nas condies da vida moderna, em to importante aspecto da obra educacional. A conceituao da educao moral e cvica, a explicitao de seus fundamentos e a indicao de algumas formas de como deve ser ministrada, constituem o objeto dste trabalho, cuja elaborao foi confiada ao eminente professor Paulo S, ex-diretor do Ensino Secundrio e um dos grandes valores morais e intelectuais do pas. Apresentamos ao ilustre catedrtico da Pontificia Universidade Catlica do Rio de Janeiro nossos agradecimentos por esta colaborao, com a qual presta mais um inestimvel servio educao.

Rio de Janeiro, dezembro de 1957.

GILDSIO AMADO Diretor do Ensino Secundrio

PRIMEIRA PARTE

O QUE A EDUCAO CVICA

O HOMEM, ANIMAL POLTICO

"O homem , por natureza, um animal poltico, destinado a viver em sociedade" ("A Poltica", 1.1 e 1 9): assim j o afirmava Aristteles, na terra mesmo em que nasceu, ou, ao menos, em que foi batizada a democracia. "Por outro lado freqente ouvir-se do homem-de-bem, que tanto poderia fazer pela causa pblica, a afirmao, quase enojada, de que no se mete em poltica". O homem naturalmente poltico, o homem que no quer ser poltico; afirmao, negao; tese, anttese: como conciliar, numa sntese compreensiva, essa aparente contradio ? Claro que h alguma coisa de falho e de inadequado, nessa "fuga" em que o homem se procura pr margem daquilo que parece, de fato, inerente sua natureza. Porque, de certo modo, e como o mesmo Estagirita j observara, o homem-s, "o homem-fora-da-cidade um ser degradado ou uma criatura superior" em relao ao homem-quotidiano, ao pobre homem tecido de fragilidades e de temores a quem a solido assusta e angustia. "Vae soli! ai do que est sozinho", j o diziam os livros sagrados. E o captulo II da "Gnese" assinala que, criado o homem e psto no jardim das delcias onde tudo lhe estava sujeito, ainda assim no achou o Criador que lhe bastasse o que lhe dera: "No bom para o homem que esteja s"; e deu-lhe, em Eva, a sua primeira companheira. verdade que o episdio imediato da serpente e da tentao poderia provocar, na malcia humana, o comentrio desabusado de que a solido s vzes acompanha melhor do que a companhia, ao menos certas companhias femininas. . .

No haver, contudo, misantropia (ou mais corretamente, misoginia) que ouse sair do terreno fcil das teorias inconseqentes: e que, na prtica, recuse de fato uma companhia, qualquer companhia, mesmo ou sobretudo a companhia amvel que o pode atirar Queda, mas pode tambm levant-lo ao c u . . . Realmente o homem isolado, se no fr um santo ou um gnio ("um bruto ou um deus" a expresso de Aristteles) e um e outro tm evidentemente a sua solido prodigiosamente habitada o homem-s, uma abstrao. "Um indivduo isolado uma abstrao desconhecida da experincia" afirma-o o prof. Charles H. Colley ("Human nature and the social order"); acrescentando, alis (o que parece bastante bvio...), que o mesmo acontece sociedade "quando encarada independentemente dos indivduos"... "ser um cadeia ser eu no s e r . . . " De tal modo, que Maurice Blondel (o Blondel denso de "L'action") achou que podia opor ao "penso, logo existo" cartesiano, a frmula, to mais humana: "ser amar" e , pois, no ser s... Se sse o fato, se o homem nunca est s, nem bom que esteja, convir, talvez, explicar porque assim acontece. Tuparelli d'Azeglio (no seu "Curso de Direito Natural") fornece para o fato uma razovel justificao. O homem, diz le em resumo, necessita de certos subsdios que s na Sociedade encontra: a instruo que lhe desenvolva a inteligncia, a educao que lhe orienta e lhe fortalea a vontade, os cuidados fsicos que lhe permitam a formao natural do corpo. Por conseguinte, certo que, por natureza, procurar viver em sociedade, maneira nica de realizar as possibilidades de que dotado. exatamente o que est em Plato ("A Repblica" 1.2 VI): "o que d origem a um Estado (no caso, sociedade) a incapacidade em que se v cada indivduo de se bastar a si mesmo; e a necessidade que tm de uma poro de coisas... A multiplicidade das necessidades a satisfazer obriga a que se rena um nume-

ro maior de indivduos: a essa reunio chamamos o Estado", no nosso caso, a Sociedade. Poderamos pr o problema sob outro aspecto e explicar a sociedade no j com o motivo, de certo modo egosta, segundo o qual cada um de ns se junta aos demais para satisfazer as suas prprias necessidades; porm com uma explicao mais altrusta, mais fraternalmente humana afirmando que cada um procura se reunir aos outros para ajud-los a satisfazerem as suas necessidades, dles, outros. E assim a sociedade, a tendncia social se vai fundamentar no amor, naquele mesmo amor que, no caminho de Jerusalm para Jeric, levou o Samaritano a que visse o seu prximo na pobre vtima espancada pelos ladres e abandonada beira da estrada; e que dle se acercasse para socorr-lo e ampar-lo, numa demonstrao fraternal de que a ningum se deve deixar s, no sofrimento e na necessidade. Seja, pois, porque precise dos outros; seja porque queira aos outros ajudar que dle precisem, o certo que o homem no ficar sozinho e procurar formar com os outros uma comunidade, na qual melhor obtenha o que lhe necessrio vida, na qual possa dar aos seus companheiros de jornada na terra o que lhes falta e a le sobeje. claro assim a natureza poltica do homem "socivel, como diz Aristteles, em grau mais alto do que as abelhas e todos os animais que vivem reunidos"; acrescentando, alis, para reforar a sua tese que "a natureza que nada faz em vo, s ao homem, entre todos os animais, deu a palavra", elemento essencialmente social. (Deu ao homem, mas a mulher quase o tomou de t o d o . . . ) Indivduo e sociedade: entre sses dois plos gira e gravita tda a vida de uma comunidade. E no justo equilbrio dos intersses de um e da outra que repousam a paz, a tranqilidade, o bem-estar, a felicidade de qualquer grupamento humano. Est, pois, bem estabelecida e posta fora de dvidas a verdade da frmula aristotlica : o homem um animal poltico. Firmada a tese, voltamos anttese: por que haver de ser o homem, o homem comum de hoje, tantas vzes infenso atividade poltica ?

A resposta simples e ela a razo de ser do que aqui se escreve: a repugnncia to freqente que hoje se encontra em relao poltica, provm da falta de

educao cvica, O homem, vivendo indispensavelmente em sociedade, precisando de sociedade para satisfazer as mais elementares de suas necessidades, devendo servi-la como dela se serve, ignora a natureza de seus deveres cvicos; quando no vai mais longe ainda, desconhecendo a prpria existncia dsses deveres. "A nossa perfeio como pessoa diz com sua habitual clareza Leonel Franca ("A formao da personalidade") a perfeio de um ser social; (seria, por conseguinte) essencialmente falha uma educao que no aparelhasse o homem para o cumprimento de suas indeclinveis responsabilidades sociais". E como o homem existe em mltiplas e, de certo modo, concntricas sociedades, convir estud-lo como membro de cada uma delas para definir as obrigaes que por isso lhe incumbem e verificar como possvel prepar-lo para adequadamente execut-las. o que veremos nos captulos seguintes.

INDIVDUO E SOCIEDADE

"Todo ser humano vem ao mundo como membro de um grupo: a famlia" (L. D. Osborn e M. M. Neumeyer, "A comunidade e a sociedade", trad. brasileira da Cia. Editra Nacional So Paulo da obra "The community and society"). A afirmao pode ser ampliada: todo homem ao nascer se encontra integrado em uma srie de grupos, ou de sociedades. Famlia, nao, comunidade humana ("societas generis humani" Ccero) esperam-no beira de seu bero para lhe dar o ambiente e o meio em que viva. Ser, talvez, oportuno comear o estudo dessa relao: homemsociedade, procurando definir mais precisamente o que se entende por sociedade. "Sociedade, diz Rgis Jollivet ("Morale, tome IV" do "Trait de philosophie") a unio moral estvel de muitas pessoas, fsicas ou morais, colaborando para um objeto comum". H, pois, em qualquer sociedade trs elementos essenciais: o fim comum (que, como fim que , define a sociedade); a unio (ou concordncia) das vontades que se juntam para obter sse fim; e, como coordenadora dessas mltiplas vontades para que ajam harmnicamente, uma autoridade sem a qual a sociedade em pouco se fragmentaria e se esboroaria, numa contradio de tendncias diversas e incoerentes. O fim d sentido sociedade e constitui o bem comum a todos os que dela fazem parte: "tda associao se faz em vista de algum bem, porque o homem no age seno em vista do que lhe parece um bem (Aristteles. "Poltica", 1, cap. I 1.)". A vontade s se move para um bem, real ou aparente; sse ser, na sociedade, o que se afigura como tal a tdas as vontades que a integram.

Bem real ou bem aparente: pois basta que uma coisa, mesmo m, seja vista como boa para que possa mover a vontade. H, assim, sociedades de bandidos, reunidos em vista ao que a todos lhe parea um bem: o mal dos o u t r o s . . . No segundo elemento constitutivo da sociedade (a unio das vontades) encontram-se uma multiplicidade (ou uma multido) as vontades e uma unidade a sua reunio visando obteno do fim comum a tdas. Nesse elemento est claro, tambm, que a sociedade, mais do que um simples fato, a afirmao de liberdades que se sujeitam, "identificando-se, de certa maneira, s exigncias da finalidade prpria sociedade" (R. Jollivet op. cit.). Em tda sociedade h, pois, um aspecto de liberdade: s o que livre pode verdadeiramente se associar; e um aspecto de sujeio: s se associa quem renuncia a muitas de suas possibilidades livres. O aspecto de sujeio leva a considerar o terceiro elemento da sociedade: a autoridade que policie a ao das liberdades associadas, definindo, para cada uma, a forma de sua colaborao na obteno do fim, a tdas comum. 1) Vontades livres, 2) 3) reunidas, sob o contrle de uma autoridade,

4) para a obteno do que a todos parea um bem : eis o que ou como pode ser definida uma sociedade. Convir, desde logo, verificar o que essa definio implica. E, sem mais, h de se compreender como sero freqentes os conflitos entre o bem individual dste ou daquele membro da sociedade e o bem comum a que essa visa. Para que a sociedade sobreviva preciso que o bem de cada um ceda diante do bem de todos. A regra parece simples ao menos no p a p e l . . . Mesmo a, porm, h nela muita coisa imprecisa. Antes de tudo: que se entende por bem comum da sociedade? Em outras palavras: h um bem comum da sociedade diferente do bem individual dos societrios, ou antes da soma (algbrica, se quiserem) dsses bens individuais ?

Por exemplo: em uma escola um dos bens comuns a instruo (ou a educao) de todos os alunos, Pedro, Paulo, Sancho e Martinho. claro, porm, que sse bem comum exatamente a instruo (ou educao) individual de Pedro, de Paulo, de Sancho e de Martinho. E se a escola por uma estranha ginstica do esprito visasse, apenas, a preparo conjunto de todos os alunos, sem considerar o preparo individual de cada um, estaria trabalhando no vazio.. . como tantas trabalham, desgraadamente, considerando apenas o aluno ideal, o aluno-abstrao pura, capaz de absorver tudo, a todo instante, a todo custo. O que h na vida real, Paulo, que hoje est distrado; Pedro que no gosta de Histria ou de Geometria; Sancho que s aprende (mas aprende muito) quando quer; Martinho que "no vai com o professor" (ou vice-versa) e por isso no aprende mesmo.. . E se a escola visa apenas ao preparo global (ao bem c o m u m . . . ) da classe, certo que a nada estar visando e atirar sempre fora do a l v o . . . preciso, pois, na considerao de "bem comum da sociedade", qualquer sociedade, compreender que sse bem deve ser encarado, de certo modo, em funo do bem atual ou futuro, imediato ou mediato dos membros que a compem. "No absorver o indivduo na coletividade, reduzindo-o a simples clula de um grande organismo que constitui a sua nica razo de ser". (Leonel Franca, op. cit.). No fazer de cada homem ou de qualquer dles, por mais miservel que seja uma simples "frao de sociedade", l/n, um ensimo, de alguma coisa que ser simples abstrao se no fr entendida como um conjunto de partes, cada uma das quais vale por si e vale, de certa maneira, infinitamente). A que aparece a outra dificuldade da definio. Se tda sociedade "um compromisso entre as necessidades (digamos o bem prprio) do indivduo e as necessidades do grupo (digamos o bem comum) (Ralph Linton: "O homem: uma introduo antropologia" trad. de "The Study of man: an introduction", ed. da Livraria Martins), h bens do indivduo que de modo algum podem ser comprometidos: "Como pessoa, o homem tem um destino seu,

imortal" e no h bem coletivo que possa opor obstculos consecuo dsse inalienvel destino como o querem s vzes certas frmulas coletivistas e desumanas. H, pois, um ncleo, um "core" de direitos pessoais que qualquer sociedade deve respeitar e sbre o qual no pode "morder" nenhuma abstrao de bem comum: "A sociedade no pode frustrar o homem dos direitos pessoais que o Criador lhe concedeu" (Pio XI, "Divini Redemptoris"). No parece que, com isso, se reduzam demasiadamente os "direitos sociais": em trno daquele ncleo" intangvel mas evidentemente muito limitado, h tda uma florao de intersses, de necessidades, de aspiraes, de bens individuais que devem ceder diante do que beneficia a coletividade. Por um outro lado h um "bem comum" que exatamente a existncia, a continuao, a sobrevivncia da prpria sociedade: para que ela dure, para que ela prossiga e para que, assim, quantos a integram possam auferir os benefcios que de sua constituio resultam, necessrio que cada scio sacrifique ste ou aqule intersse individual seu. Em suma, preciso evitar os dois extremos. Para uns, o homem s homem se est em sociedade; e para ela que existe "nascemos para a sociedade" (Ccero). Somos, se quiserem, apenas uma engrenagem que s tem razo de ser na mquina da qual parte. Para outros, o que existe o homem s, isolado, solitriamente egosta que deve buscar, apenas e naturalmente, o seu bem brprio, tolerando, quando muito, a sociedade como meio de atingir a sse bem egosta, nico a que visa. A concepo exata, real e realista, humana e (porque no dizlo?) crist, aquela que reconhece em cada homem uma inderrocvel dignidade, uma pessoa depositria de direitos incontestveis diante dos quais no h coletividade, no h fra de nmero, no h intersse comum que possa prevalecer; mas ao mesmo tempo o membro de um corpo social para cuja felicidade tem o imprescritvel dever de contribuir, com tdas as energias de seu corao,

com todo o vigor de seu entusiasmo, com todo o calor de seu amor fraterno. Utilizando a distino sbre a qual a neo-escolstica de hoje costuma insistir, entre indivduo e pessoa, poder-se- dizer, numa frmula aproximadamente certa, que o indivduo existe para a so. ciedade e a sociedade para a pessoa. Berdiaeff no seu belo "De 1'esclavage et de la libert de l'homme" (ed. Aubier Paris) pe, de um modo eloqente, mas que s vzes chega ao exagro, a importncia da pessoa em face sociedade. "A pessoa no uma parte da sociedade como no uma parte da espcie. O problema do homem, quer dizer, o problema da pessoa, passa antes do problema da sociedade... Do ponto de vista existencial, a sociedade que uma parte da pessoa da qual representa o aspecto social, como o cosmos representa seu aspecto csmic o . . . O homem s uma pessoa quando consegue triunfar da determinao do grupo social". V-se como vo longe, no sentido "personalista", as idias de Berdiaeff. verdade que le as completa com essa outra afirmao: "a pessoa comunitria, e est comprometida na comunho com os outros". Outro autor dos nossos dias, argumenta de modo semelhante (Pierre Viron, "Civilisation, notre bien commun" Inst. d'Etudes Corp. et Soc. Paris): "Se na ordem do ser a pessoa humana que transcende o Estado e dle requer uma indiscutvel submisso s suas necessidades superiores, j a coisa diversa na ordem poltic a . . . A sociedade feita para o h o m e m . . . Formada de sua carne e de sua alma, ela de natureza humana" (e assim) "s de uma fonte pode fazer provir a sua felicidade: o homem". Blanc de St. Bonnet, por sua vez, afirma: "O direito primeiro de cada homem a sociedade" pondo-a assim, de certo modo, como simples meio para um fim mais alto. De qualquer maneira, o certo que um dos mais graves problemas do mundo de hoje e, at certo ponto, do mundo de sempre est nesse equilbrio, nessa harmonia, nessa justa combinao entre os direitos imprescritveis da pessoa humana e os direitos

relativos da sociedade em que ela existe e sem a qual no lhe seria possvel, nas condies normais da vida, a realizao do seu imortal destino. O estudo da moral cvica que aqui nos propomos, visa justamente a esclarecer um dos aspectos mais importantes e mais descurados dsse grave problema.

AS DIFERENTES SOCIEDADES

Temos, por enquanto, considerado a sociedade, como alguma coisa de geral indeterminada. Na realidade, porm, o que h so mltiplas sociedades nas quais o homem se inclui. Haver sociedades naturais: e delas a famlia a primeira j que todo homem nasce em uma famlia. Haver sociedades devidas a um direito anterior: e assim a determinada sociedade civil ou poltica da qual, ao nascer, o homem se faz atual ou potencialmente, um cidado. Essas duas sociedades podem ser encaradas como sociedades necessrias, j que o homem no as escolhe. Nas sociedades dsse tipo, como diz Taparelli d'Azeglio (op. cit.), "o dever obriga a vontade". H ainda as sociedades voluntrias s quais o homem adere livremente: como exemplos podemos indicar a sociedade escolar, a sociedade profissional. Nessas "a vontade que causa o dever" porque ao aderir a elas o homem livre decide obedecer s regras que as constituem. Mais geral de tdas, e natural por si mesma, seria a sociedade humana da qual todo homem faz naturalmente parte da qual nenhum pode se excluir. De tal modo, que numa curiosa expresso humorstica mas que define bem o que ela seja, quando a Capistrano de Abreu se perguntou uma vez a que sociedade pertencia, limitou-se em responder: " sociedade h u m a n a . . . e assim mesmo porque no fui consultado..." A ela, como a tda sociedade integralmente natural, todo homem pertence e fica sujeito, queira ou no, com tda uma srie de deveres aos quais no se pode furtar.

Sem entrar, porm, em pormenores que excederiam os limites dsse trabalho, poderemos considerar que o homem pertence : sociedade sociedade sociedade sociedade sociedade familiar escolar profissional poltica ou civil internacional.

Estudaremos apenas (porque sse o nosso objetivo especfico) o homem como elemento da sociedade civil, com os deveres que a moral cvica assim lhe impe. Valer, contudo, dizer rpidamente alguma coisa sbre as demais sociedades. Famlia A famlia a primeira sociedade natural. Hesodo ("As Obras e os Dias") dizia, com involuntria malcia, que a primeira famlia foi constituda pela mulher e mais o boi para lavrar a t e r r a . . . Aristteles que cita e aprova Hesodo ("Poltica", 1.1, c. 1, 6) declara, com mais respeito, talvez que "a dupla reunio do homem e da mulher, do senhor e do escravo constituiu a princpio a famlia". Na Gnese, a famlia aparece com Ado e Eva, primeiros pais, e com Abel e Caim (e com a primeira vtima e o primeiro crime...). Avanando mais no tempo vemos, na casa humilde que de Nazar se debrua sbre o vale macio de Esdrelon, Jesus que cresce em fra e sabedoria, sob o olhar virginal de Maria e os cuidados paternais de Jos: e o conceito de famlia se nimba de uma luz mais do que humana. Se continuarmos a virar as pginas da Histria e chegarmos aos dias de hoje, vamos deparar, ao lado de lares onde o eterno sentido cristo da famlia ainda se conserva, outros que, na frase de um escritor americano contemporneo, so simples "postos de reabastecimento e oficinas de reparao", em que o egosmo paterno, o egosmo materno, os egosmos filiais se limitam coexistncia, sem nenhuma comunho de amor e de sacrifcios que delas faa verdadeiramente uma sociedade e uma famlia.

A famlia bem constituda e vivendo de fato como famlia , contudo, a sociedade fundamental e primeira. "O lar a primeira pequena comunidade. A se experimentam pela primeira vez a justia e a injustia. A, a autoridade o imprio da lei. A, o modlo primeiro das convenes sociais" ("Citizens growing up", op. cit.). Escola A escola, que muitos consideram apenas um local onde se procura forar na inteligncia ainda plstica das crianas a maior soma possvel de informaes (sem nada de formao), ou devera ser, uma verdadeira sociedade onde as vontades dos alunos, reunidas vontade do mestre sob a autoridade orientadora dsse, visem a um objeto comum: "a aquisio" no de conhecimentos mas "da arte de adquirir conhecimentos", como define a educao, numa frmula pedaggicamente admirvel, Alfred North Whitehead ("The aims of education"); ou ainda, ampliando o conceito, "o preparo do homem para a v i d a . . . tornando-o consciente de suas responsabilidades e de seus deveres, conhecedor de suas obrigaes no tempo e dos seus destinos na eternidade, decidido a usar os recursos de sua liberdade para a realizao perfeita de sua misso na terra" e na vida (Leonel Franca, "A formao da personalidade"). Considerada, assim, no como uma simples distribuidora de cincia (e que cincia s vzes!), no como um rgo burocrtico em que se do aulas e se tomam exerccios, a escola assume outro e to mais alto sentido, como uma comunidade que tem vida prpria e um fim especfico e natural. Se nela professres e alunos vivem como membros de uma sociedade, no s a escola toma mais amplo sentido como nela, e, naturalmente, os alunos aprendem a viver em sociedade, preparandose assim para a vida cvica que os espera na idade adulta. A escola, constituda em uma micro-sociedade, forma a inteligncia e a vontade dos alunos para torn-los aptos vida de colaborao, de sacrifcios, de servio mtuo, de amor que a vida social. Nela procura-se desenvolver as prticas sociais, seja promovendo trabalhos e exerccios feitos em grupo e cujo resultado de-

pende assim da formao de um esprito de equipe e de colaborao; seja estimulando, com a indispensvel prudncia, estudos e inquritos organizados pelos alunos no meio social em que vivem. Assim a les se mostrar que, sob certo aspecto, "os princpios da vida social e da vida escolar so os mesmos" (John Dewey "L'cole et l'enfant" trad. francesa da L. L. Pedrex); e se far com que a escola passe "do estado de turba, de multido ao de corpo socialmente organizado" (Leonel Franca "A formao da personalidade." Agir). No nos deteremos mais sbre o assunto porque contamos reservar-lhe um captulo dste trabalho.

Profisso Alm da famlia e da escola, a outra sociedade pertence o homem: e a profisso que escolheu na vida. Seja como engenheiro, ou mdico, como professor ou pedreiro, como funcionrio ou motorista, deve le considerar-se membro da sociedade profissional a que pertence e que deve ter para le, alm do valor de um ganha-po com que se sustenta e aos seus, a importncia social da misso que lhe cabe na sociedade mais ampla em que vive. Assim considerada, a profisso se insere na sociedade de cuja vida passa a ser um indispensvel elemento, de cujo organismo passa a ser um dos rgos necessrios. Assim no haver, apenas, no Estado, engenheiros ou mdicos, ou carpinteiros, ou comerciantes que isolados nle tratam de ganhar a sua vida. Haver, sim qualquer que seja a forma como se organizem a Engenharia, a Medicina, a carpintaria, o comrcio que, de um lado, desempenham as funes que a sociedade dles exige e de outro coordenam dentro de cada profisso, a atividade dos que a compem. claro que isso no significa uma organizao em corporaes: quer dizer apenas que cada profisso existe como uma coisa una, como uma unidade, com um objetivo prprio que o seu bem comum e que colabora para o bem comum geral da sociedade inteira.

Sociedade Civil Chegamos assim considerao de sociedade civil ou poltica que, sob certos aspectos, engloba e compreende tdas as outras. Dela que, especificamente, vai cogitar ste trabalho; deixaremos, por isso, de consider-la agora, bastando-nos apenas a referncia que lhe fizemos e que se destinava simplesmente a coloc-la adequadamente no conjunto das sociedades examinadas. Sociedade Internacional

Mais ampla ainda do que a sociedade civil ou poltica a sociedade internacional. Poder-se-, talvez, negar que existe: "no pode ser considerada como uma sociedade, no sentido jurdico da palavra, porque no est sujeita a uma autoridade nica, com podres polticos "(Rgis Jolivet, "Morale"). O que no se nega, porm, (o prprio Jolivet o assinala) a tendncia, de certo modo incoercvel, que a humanidade sente para se organizar cada vez mais societriamente, como meio de evitar os conflitos, cada vez mais destruidores, que ameaam elimin-la da face da terra. Seja a antiga Sociedade das Naes, criada depois da l. a Guerra Mundial (1914-18) e que no seu prprio nome j implicava a existncia da sociedade internacional; seja a Organizao das Naes Unidas, que foi conseqncia da 2. a Guerra Mundial, o certo que a humanidade, esperanada ou desesperadamente, procura vencer o egosmo nacionalista e reconstruir sob uma forma mal definida ainda, aqule "um mundo s" (one world)" pelo qual se batia Wendell Wilkie e que seria como que a ressurreio do velho, do belo conceito de Cristandade, de outras eras da Histria. Religio No se poderia, nesse rpido estudo, deixar de lado a religio. Sem particularizar porque no aqui o lugar de faz-lo podemos dizer que quase tdas as religies se organizam em sociedades.

Inversamente: as sociedades, para que se organizem, baseiam-se, em geral, em uma f, humana ou divina, em que se apiem e em que busquem a fra necessria sua conservao. A religio alm do que lhe constitui prpriamente a essncia mais que humana tambm uma energia social que em sociedade se organiza e sem a qual tda sociedade se enfraquece e se entibia. "Uma conscincia social, no apoiada em convico religiosa, no tem sempre a fra para se defender contra o mal organizado. Se a sociedade no possui um ideal espiritual, casa construda sbre a areia e no resistir tempestade" quem o diz o folheto "Citizens growing up at home, in school and after", publicao oficial do Ministry of Education, da Inglaterra. A sociedade religiosa, porm, transcende o mbito do nosso trabalho: s lhe podemos por isso fazer essa rpida referncia indis. pensvel.

O HOMEM NA CIDADE

Consideremos, agora, o homem na sociedade politica o homem na cidade, os deveres cvicos do homem. E como primeiro dever cvico do homem est, bviamente, o de colaborar na vida cvica. A alegao, com que iniciamos sse estudo: "no sou poltico, nada tenho a ver com a poltica" uma demisso incompatvel com a posio que o homem ocupa na sociedade civil. Quem disser isso, e fizer isso, perde evidentemente qualquer direito posterior de queixar-se que as coisas polticas vo mal, que o Estado age de mais ou no age bastante, que o poder fica nas mos dos incapazes. H uma tendncia muito difundida que leva a proclamar estrepitosamente os direitos do homem. Essa tendncia esquece uma lei de mecnica politica de acrdo com a qual todo direito equilibrado por um dever que lhe , de certa maneira, a contraface. Se o homem reclama que a sociedade lhe respeite o direito a isso, o direito quilo ou quilo outro, deve, preliminarmente, obrigar-se a colaborar na organizao dessa sociedade. Quem no d alguma coisa sociedade poltica em que vive, como poder exigir dela seja o que fr? E se o cidado vira as costas coisa pblica porque, do alto da sua imaculada pureza, se proclama enojado com as imundcies em que ela se espoja, que direito ter de conden-la quando, para no

sujar a candidez de sua incorruptvel virtude, se recusou a colaborar para que se lavassem "as estrebarias de Augias?" O primeiro e inevitvel dever cvico est, pois, para o homem, todo homem, em participar corajosamente, destemidamente, com f e esperana, na vida pblica do seu pas. Uma grande voz a mais respeitada no mundo moral proclamou-o uma vez quando afirmou que todos "esto obrigados pela lei da caridade social a procurar com tdas as suas fras que a vida de Repblica (quer dizer de sociedade civil) se regule pelos sos princpios cristos". (Pio XI "Carta ao episcopado argentino). Deve-se, talvez, observar que sse grave dever se pe como um dever de amor fraterno, "de caridade social" (o que a mesma coisa). No basta, contudo, declarar a obrigao, de um modo geral: os deveres vagos, todo mundo os aceita sem dificuldade... "Todos esto dispostos a morrer pelo prximo quando essa morte alguma coisa de distante e no cobrvel: o difcil ceder-lhe sse pedao de po, ou sses cruzeiros que aqui esto e que me sobram e a le faltam..." preciso, pois, trocar em midos a importncia dessa obrigao cvica: e verificar a que que ela de fato obriga. Obriga, antes de tudo, a procurar conhecer, com cincia e conscincia, os problemas polticos: sse projeto de reforma que se props, aquela lei que pretende fixar impostos novos ou proteger essa ou aquela iniciativa, essa campanha que se faz sacudindo violentamente o "auriverde pendo de nossa terra" (quando, como to finamente observou uma vez o nosso Machado de Assis, sombra dos grandes estandartes que chamam a ateno pblica abrigam.se muitos estandartezinhos velhacamente particulares e privados que quase sempre ficam de p, depois que o vento da realidade enrolou o estandarte grande que arrastara a ingenuidade crdula das multides. . . ) . Estudar os problemas procurar, em conscincia, a verdade que se esconde sob a eloqncia do jornal que estou habituado a ler e onde vou cada dia, por um nquel, buscar as minhas idias mais prprias e as minhas mais espontneas convices... Procurar conhecer verdadeiramente as questes polticas que se agitam no cenrio pblico exige que se trate de ouvir, no apenas

os argumentos favorveis nossa opinio (quer dizer muitas vzes: aos nossos preconceitos...) mas tambm aqules que lhe so desfavorveis e opostos. J se definiu "o homem de um s livro": Deus livre a sociedade do "cidado de um s jornal", para o qual cada manh os redatores annimos lanam, em milhares de exemplares, dogmas novos que o so porque o "Correio A" ou o "Dirio B" o afirma, com a sua desinteressadssima infalibilidade. sse dever de procurar conhecer realmente as questes graves de intersse pblico o primeiro dever cvico de todo homem. Correlata a le a obrigao de votar; e de votar bem. De votar, mesmo que a lei no o obrigue; de votar com sacrifcio de tempo, s vzes de sade, seguramente da pacincia necessria para esperar, nas longas filas das seces eleitorais, a vez de chegar urna e nela depositar, com um voto consciente, a sua convico democrtica e o seu desejo de colaborar para que os melhores governem. E a se pe logo o problema do voto esclarecido, honesto, pensado, realmente democrtico. No o "voto de cabresto" do eleitor que escolhe o candidato que o deputado A, o governador B ou o coronel C indica, sem indagar se de fato o melhor. No o "voto de amizade" que tanta gente honesta pensa que pode dar porque gosta de Fulano, ou foi companheiro de colgio de Sicrano. No o "voto de gratido" em favor de Beltrano que nomeou meu filho, ou meu pai, ou meu bisav para sse lugar, ou pelo menos, que quando passou na cidade fz questo de me visitar em minha casa, fazendo-me personagem importante aos olhos invejosos dos meus conterrneos... Seria isso to justo como se, no julgamento de um concurso, se desse o lugar a sse porque amigo, ou quele que parente; ou quele outro a quem se devem favores. Porque a eleio , em todo rigor da palavra, um concurso (e o mais srio dos concursos). Nle o eleitor eu, voc, todo mundo um juiz que julga em conscincia quem mais capaz de exercer o cargo para o

qual se faz a eleio: e o seu voto um julgamento, com tda a gravidade que o ato de julgar implica. De tal modo que dar, conscientemente, o seu voto a algum que se sabe no ser o mais capaz no s uma prevaricao (porque corresponde a dar uma sentena manifesta e conhecidamente injusta) como mais gravemente ainda um roubo (porque se d, ou se pretende dar a algum aquilo a que outro tem direito). Se o voto fsse assim entendido por quantos votam, se sse pesado dever cvico do votante fsse por le rigorosamente cumprido, as coisas com certeza iriam bem melhor em nossa terra, e em outras... Claro que para assim votar, no basta um eleitor honesto: indispensvel um eleitor esclarecido, capaz de ser juiz numa causa difcil que exige evidentemente conhecimentos que vo um pouco alm das 25 letras do alfabeto... Sem um conveniente preparo cvico, sem um certo grau de educao cvica, que exatamente o objeto dste nosso trabalho, no h votante digno de o ser, nem voto digno da democracia. certo que mesmo o melhor dos votos no basta para garantir a eleio do melhor. Como Chesterton observava, com a sua inigualvel finura: o eleitor no escolhe quem deve ser eleito mas qual dles se deve eleger ("not who but which"); e muitas vzes os mais dignos no chegam a ser candidatos pelas dificuldades tdas (inclusive desgraadamente de ordem financeira) que se opem sua candidatura... Em todo caso, por uma espcie de lei de Greshan s avessas: o bom voto acaba por expulsar o voto mau. E apesar das suas deficincias o bom eleitor e o bom voto fazem a boa democracia. Como o afirmava Pio XII ("mensagem de Natal de 1944") "j que o centro de gravidade de uma democracia normalmente constituda reside na representao p o p u l a r . . . a questo da elevao moral, de idoneidade prtica, da capacidade intelectual dos eleitos , para qualquer regime democrtico, questo de vida ou de morte". O dever de se interessar pela coisa pblica; o dever de votar, e de votar no mais digno e no mais capaz: a educao de todo jovem deve prepar-lo para o esclarecido cumprimento dessas iniludveis obrigaes cvicas.

A educao cvica vai mais longe, porm; e precisa criar no adolescente uma conscincia pblica mais definida e mais fundamentada. E entre os fundamentos dessa conscincia est, sem dvida, a formao de um verdadeiro sentimento democrtico. Mas a democracia, como fcil elogi-la, como difcil defini-la! "A questo da democracia diz Thomas A. Bailey (The man in the street", MacMillan, 1948) no apenas uma questo de ideologia, uma questo de definio". Hoje, quando tristes e bem recentes acontecimentos fazem da democracia quase um tabu, todos se proclamam democrticos. A questo juntar democracia um adjetivo que tire a substncia do substantivo prestigioso. E uns sero pela "democracia popular", outros pela "democracia autoritria", outros pela "democracia econmica" claro que sses trocadilhos ficam bem para adormecer conscincias (j de si mesmo preguiosas) ou embair papalvos: e no podem ser levados em conta quando se procura como o estamos fazendo levar as coisas a srio. Se se quer, porm, seriamente, procurar uma definio justa, as dificuldades comeam. Quase se diria da democracia o que Santo Agostinho dizia do tempo: todo mundo sabe o que antes que se lhe pergunte o que seja... Convir, contudo, procurar definies sucessivas que, embora deficientes e incompletas, permitam pelo seu conjunto, formar uma idia do que se quer definir. Aristteles, na sua "Poltica", ensaia diversas formas de definio. E justifica-se desde logo quando diz (liv. VI, cap. III e cap. IV) que, se bem que ao lado da monarquia "parea que s existem dois governos: a democracia e a oligarquia", h "muitas espcies de democracias" diferentes. De qualquer modo para o Estagirita tda democracia tem, de um modo ou de outro, "a igualdade como base", do que resulta que o povo quem governa "j que constitui le a parte mais numerosa do Estado e a opinio da maioria que faz a autoridade".

Plato, mais sutil talvez, certamente mais malicioso, como aristocrata do esprito que , afirma na sua "Repblica" (liv. 8, III, 1) que "a democracia acontece quando os pobres, tendo triunfado dos ricos, massacram uns, expulsam outros, partilham igualmente com os que restam a administrao dos negcios e os cargos pblicos", formando um Estado no qual "todo mundo livre e cada um faz o que quer" num govrno que "bem parece ser o mais belo de todos" ao menos aos olhos daqueles que julgam "como as mulheres e as crianas, que admiram os objetos mais coloridos"... claro que no caso, a opinio de Plato suficientemente suspeita, de Plato que pleiteava a comunidade das mulheres para obter filhos eugnicamente mais capazes de dar "bons magistrados": "pois no assim que se faz com os cavalos e outros animais?"... Deixando de lado, porm, a poesia e a ironia platnicas, chegamos frmula clssica e que de tantos modos se pode interpretar de Abraho Lincoln: "govrno do povo, pelo povo, para o povo". A origem imediata do poder estaria no povo, estando o povo, ou algum por le (como mandatrio) no exerccio de um governo que s ao bem do povo se deveria destinar. A frmula atraente, sem dvida: a dificuldade est em avila, porque, conforme o farmacutico, dela sair ou o remdio que cura, ou o veneno que mata. Mais claras, talvez, so as palavras da Declarao da Independncia dos Estados Unidos: "Consideramos por si mesmo evidente que todos os homens so criados iguais e so dotados por seu Criador de certos direitos inalienveis, tais como o direito Vida, o direito Liberdade, o direito de procurar a Felicidade; e que para assegurar tais direitos so institudos entre os homens governos que derivam seu justo poder do consentimento dos governados". interessante observar como a primeira das democracias modernas, fazendo depender o govrno da Cidade do consentimento dos cidados, faz questo, contudo, de afirmar a inalienabilidade de certos direitos essenciais que, por isso mesmo, ficam fora da alada de qualquer poder humano e pelos quais o homem s perante Deus responsvel.

de se notar tambm que, ao contrrio da opinio panglossiana de alguns liberalides que justificam todos os excessos porque a felicidade de cada um a regra suprema da sociedade, a frmula da democracia americana depois de grandemente discutida no se fixou no direito felicidade, como houve quem propusesse, mas apenas no direito " procura da felicidade", o que evidentemente muito mais limitado (e muito mais realista...) Arnold Toynbee ("How to turn the tables on Russia", Companion agsto 1949), no definindo propriamente a democracia, mas descrevendo antes "o nosso modo de viver ocidental" (our western way of life), caracterizou-o pelo fato de permitir "a procura dos mesmos objetivos, pela escolha (livre) de caminhos diversos": o que tambm uma frmula democrtica. E o gnio admirvel de Bergson ("Les deux sources de la morale et de la religion", cap. "Remarques finales. Mcanique et mystique"), depois de observar que "a democracia a nica concepo poltica que transcende, ao menos intencionalmente, as condies de uma sociedade fechada, atribuindo ao homem direitos inalienveis", declara que ela, "proclamando a liberdade e reclamando a igualdade reconcilia essas duas irms inimigas pondo acima de tudo a fraternidade" e mostrando assim que "a democracia de essncia evanglica e tem como determinante o amor". V-se bem que o maior filsofo do sculo pe o problema de. mocrtico no terreno moral, insistindo sbre a causa que deve orientar tda a ao da democracia: quando freqente que dela se queira fazer uma simples obteno de efeitos, muito particulares e terra-a-terra, pragmticos e desarraigados do solo fecundo dos princpios que lhes dariam sentido e vida. Para firmar uma educao verdadeiramente cvica e civicamente democrtica preciso incutir no esprito dos moos o conceito moral da poltica que liga ao destino imortal do homem tda a razo de ser de suas atividades comunitrias. Ainda h pouco Will Herberg, estudando exatamente "a base bblica da democracia americana" ("Thought", primavera 1955), mostrava como as idias que inspiravam os idealistas na formao poltica da Amrica so tdas idias "bblicas": o fato de no depender o homem de outro homem mas apenas do seu Criador, a

existncia nle de uma personalidade que lhe permite dizer, sob certo aspecto "o mundo foi criado para mim" e no para alguma fico to retumbante quanto sem substncia; a certeza de sua ligao fraternal com os seus semelhantes que justifica o "ai, do homem sl" das escrituras, e que se traduz no clebre "slogan" moderno de Martin Buber: " atravs de um vs que o homem se faz eu"; enfim, o alto conceito da liberdade e da responsabilidade que se deriva de no ter o homem outro senhor a no ser o Senhor. S luz dessas concepes que se pode compreender realmente a definio da democracia como "um sistema poltico que procura combinar o necessrio uso da autoridade para objetivos sociais com a garantia institucional contra o abuso dsse mesmo poder, seja le a tirania de um s ou a de uma maioria desptica" (W. Herberg, op. cit.). Assim se poder sem subterfgios afirmar com Leonel Franca ("Rumos da Democracia" em "Alocues a Artigos", tomo I) que o govrno democrtico (de fato) govrno da maioria: "govrno do povo pelo povo" mas respeitando nas minorias "a totalidade intangvel de seus direitos (sejam) os direitos essenciais ao homem (direito vida, direito ao trabalho, direito liberdade), sejam os direitos inerentes ao cidado (direito de divergir da maioria, de exprimir a sua opinio, de defend-la e de propag-la nos limites do bem comum traados pela lei)". indispensvel, pois, conciliar o direito que tem a maioria de decidir a sorte do todo, com o respeito religioso de cada um, no que nle pessoalmente intangvel, como ser dotado dos direitos fundamentais que lhe permitam cumprir a imortalidade de seu destino humano. Assim tirania no apenas o govrno de um s que despreze os direitos da maioria, como e pela mesma razo o govrno da maioria que despreze os intangveis direitos de um s. Uma juventude educada civicamente nessa justa concepo de govrno e de democracia fornecer sem dvida ptria os cidados capazes de a fazerem grande, prspera, humanamente feliz, cristmente pacfica.

SEGUNDA PARTE

COMO FAZER A EDUCAO CVICA

A NECESSIDADE DA EDUCAO CVICA

O que vimos, na primeira parte dste trabalho, mostra bem, de um lado a necessidade de preparar o homem para sua vida na sociedade civil de que faz parte. Mostra, de outro lado, como h de ser difcil e complexa essa preparao. que em cada homem coexistem a necessidade, o desejo altrusta de juntar-se aos outros, de nles procurar ajuda e companhia, de a les auxiliar e socorrer; e uma natural tendncia egosta de procurar fazer de si mesmo, o centro e a razo de ser de tudo quanto em trno dle existe. Da luta dessas fras, uma centrfuga que exterioriza e socializa o homem, outra centrpeta que a si atrai e tenta subordinar o meio exterior, da luta entre essas duas tendncias contraditrias que h de resultar o justo equilbrio que faa do homem um membro da sociedade, sem prejudicar a personalidade que , de certo modo, a sua mesma razo de ser. Nessa preparao, na procura dsse equilbrio est tda a educao cvica. E os meios diversos em que o homem vive e se desenvolve: famlia, profisso, nao, sociedade religiosa, todos les colaboram, ou devem colaborar nessa educao. A ns neste trabalho apenas interessa o papel que a escola pode desempenhar na tarefa educativa que faa do homem um ser social, um cidado eficaz da cidade que a sua cidade. claro que, se nos limitamos a tal aspecto do problema, no ignoramos os demais; pelo contrrio afirmamos que a escola s pouco poder fazer e que se todos os outros meios educativos no colaborarem num esfro conjunto, tudo o que na escola se faa ser nada, ou to pouco.

Vale insistir nesse ponto, porque h uma espcie de deformao profissional a que esto sujeitos os que ensinam e que os leva a exagerar ao extremo a influncia do ensino sbre o aluno. A escola ser, se quiserem, um meio educativo: no , nunca poder ser o meio educativo. E a Pedagogia, freqente em certos meios pedaggicos, que v com lente de aumento a ao da escola e fecha os olhos s outras influncias que plasmam o esprito da criana ou do adolescente, doena de trgicos efeitos. O verdadeiro mestre bem sabe, na sua modstia, como so limitados os seus meios de ao sbre sse obscuro mistrio que uma alma infantil; e quanto precrio e inseguro o efeito de sua ao mais desvelada. Mais do que a escola, valer a famlia; mais do que essa, influiro as companhias; mais do que uma ou outra podero agir, numa desconhecida trama de aes e de reaes, os hbitos e o ambiente, a reflexo prpria e as leituras, o cinema, o rdio, a televiso, tantas avenidas pelas quais o mundo exterior penetra e viola o mundo interior que, pouco a pouco, do caos da criana ainda indeterminada, se vai transformando no microcosmo da pessoa que ela vai ser. Ser difcil avaliar a importncia recproca de tdas essas influncias. Apenas para chamar a ateno para elas, citemos o curioso (e, claro, discutvel) resultado de um inqurito de que do notcia J. I. Cohen e R. M. W. Traves (na interessante obra em conjunto "Educating for democracy" MacMillan. London 1939). Segundo les, enquanto a influncia moral do professor corresponde a 8, a do chefe escoteiro vale 20, a do pai 40, a da me 60, a do companheiro 78. Fssemos acreditar nesses nmeros e quase valeria a pena rasgar e destruir tudo o que se escreveu e que to pouco influiria, Anima-nos, contudo, a experincia de que nem to insignificante a ao da escola.

Mais ainda: como ela agiu sbre o pai, sbre a me, sbre o chefe dos escoteiros, sbre os companheiros da criana, na influncia que cada um dles exera, se h de encontrar um pouco de sua prpria influncia. Vejamos, ento, como ela h de agir: a princpio instruindo (o que to pouco), depois educando (o que to difcil).

A INSTRUO CVICA

Examinamos, na primeira parte, os elementos diversos que correspondem ao cvica. Procuramos estudar rpidamente o homem como animal poltico. Tentamos definir a ao recproca do indivduo e da sociedade (ou antes, das sociedades) de que faz parte. Vimos, sem mincia, as sociedades diversas que umas nas outras se encaixam e nas quais, tdas elas, o homem vive e se agita. De tudo pretendemos concluir alguma coisa sbre o que deve ser a ao do homem na sociedade de que cidado: e com isso j estvamos buscando delinear os princpios gerais a que deve obedecer uma instruo cvica. Agora, esforar-nos-emos por completar as nossas idias e por esclarec-las. E inicialmente convir, talvez, assinalar um gravssimo perigo que ameaa tda e qualquer forma de instruo cvica. a embriagadora tentao de impor aos alunos uma doutrinao partidria. No h, nem pode haver totalitarismo que deixe de sucumbir a essa tentao. "Dem-me as crianas dizia Lenine e eu farei cm poucos anos uma nao comunista". Os balilas do fascismo, as juventudes hitlerianas e tdas as demais que por a andarem (por a andam ainda, clara ou disfaradamente...) so a demonstrao evidente dessa terrvel ameaa. No h Estado que no tenha, nas sombras inconfessveis de seu corao, uma tendncia totalitria e que, por isso mesmo, procura coar todos os espritos na frma rgida dos seus infalveis princpios... E a pretexto de educar civicamente a juventude, o que quer no fundo de suas intenes mais secretas plasmar partidrios,

formar sequazes, acender sectarismos inconscientes no esprito moldvel dos jovens. Para sse totalitarismo larvado "respeitar (nas minorias) o direito crtica contribuir para manter uma atmosfera social parcialmente hostil aos empreendimentos do govrno que encarna e representa os desejos manifestos da nao. Respeitar-lhe a existncia afastar cada vez mais o povo do ideal e da fra da unanimidade" (Leonel Franca, op. cit.). E o que le quer, o que le prega, o que le impe a opinio unnime, o aplauso sem discrepncia, o plebiscito com 99% de votos favorveis, o partido nico, a infalibilidade dos que governam. Uma verdadeira (e leal) instruo cvica deve evidentemente evitar essa tentao sutil. A instruo capaz de preparar cidados dignos de uma cidade humana, no permitir jamais que se pretenda confundir a ptria com sse ou aqule partido poltico; e que se ensine como to gostoso ( e s vzes to proveitoso...) que para respeitar o sacrossanto princpio da autoridade preciso ser governista (ou mesmo, na frmula sabuja que anda por a corrente: "governista incondicional"...). Adotando a frmula compreensiva de Pguy: "Le pcheur est de la chrrient", o pecador tambm faz parte da cristandade, podemos dizer: o oposicionista indispensvel ao govrno e lhe com certeza muito mais til do que todos os bajuladores de espinha flexvel e calo nos joelhos para os quais o mais leviano despacho de um presidente ou a mais ilegal portaria de um ministro dogma contra o qual s podem levantar objees os hereges mais satnicos. O que a instruo cvica deve ensinar aos alunos o sentimento de dignidade humana, a convico da tremenda responsabilidade que repousa sbre os ombros de cada homem, nessa profunda solidariedade que a todos nos une e que o catolicismo, transportando-a para um plano to mais alto, chama numa expresso to bela, "a comunho dos santos" (que , tambm, e de outro modo, a comunho dos pecadores). Instruir civicamente na escola mostrar s crianas que no h formao, de qualquer gnero que seja, que no esteja infor-

mada de ideal. "O deperecimento dos ideais (diz A. N. Whitehead op. cit.); o triste sinal da derrocada do homem. Nas escolas de antigamente, os filsofos procuravam incutir a sabedoria, nos colgios de hoje ensinam-se matrias. A substituio da divina sabedoria que era o objeto dos antigos pela aprendizagem de assuntos em livros de texto, que hoje se pretende dar, marca uma falncia educacional". preciso, pois, introduzir no que se ensina a dose indispensvel do ideal cvico, capaz de esclarecer o esprito do homem, animal poltico e cidado do mundo. No se far isso, com certeza, baseado numa doutrinao terica e especfica que dificilmente fugiria banalidade ou falsa eloqncia, ffa e sem fundamento. Mais se far procurando elevar o nvel geral do ensino considerao ampla dos deveres sociais do homem. Ao ensinar, por exemplo, a Geografia e a Histria ("ambas essenciais educao desde que sejam a Geografia certa e a Histria certa" como o observou Whitehead) h de se procurar dar ao ensino um carter humano que geralmente a le absolutamente estranho e desconhecido. A Geografia no ser simplesmente a enumerao fastidiosa de rosrios de nomes de acidentes geogrficos, to alheios vida, to distantes do homem: h de ser sim, o ensino de como vive a famlia esquim, nas longas noites frias da Groenlndia, ilhada na sua igloo de glo; de como o americano da Virgnia canta as glrias do Sul ou conta histrias da guerra de Secesso; de como o campons da Normandia cuida de seu gado, ara a sua terra, vende o leite de seus estbulos, ou as crias de seus rebanhos. E a criana sentindo assim que o homem de outras terras vive como le vive, ou diferentemente de como le vive, sentir que sse homem algum de carne e de osso, de sentimentos e de lutas, seu irmo, afinal de contas, nesse vale de lgrimas e de risos em que ambos fazem o seu caminho no mundo. Formar-se-, assim, o esprito da solidariedade humana que uma forma do esprito cvico. E quando a Geografia que le estudou lhes contar as lutas do seu patrcio que, na terra queimada do Nordeste, vive a trag-

dia de uma solido quase permanente; quando lhe mostrar o peo gacho, chupando o seu chimarro no silncio dos pampas onde o gado adormece; quando lhe fizer sentir a audcia do homem que abre os cafzais das terras novas e luta contra a geada, ou que, nas plancies do Oeste campeia os rebanhos semi-selvagens e caa a ona pintada e pesca nos rios formigantes de peixe; quando aprender a luta rude do industrial ousado que doma a fra das cachoeiras para fazer andar as suas mquinas, o menino das escolas do Brasil h de se sentir mais civicamente brasileiro, de um patriotismo mais consciente, mais esclarecido e mais forte. Se a histria que aprender fr mais do que "a catalogao sca de nomes e de datas" a que Whitehead se refere; e de guerras e de cabos-de-guerra e de batalhas e de derrotas que do crianca a imprensso de que o homem , de fato, apenas "um lbo para o homem", se a Histria fr mais do que isso e lhe mostrar o obscuro labor das geraes sucessivas que procuram fazer da Terra morada mais acolhedora para o homem, no desenvolvimento de suas indstrias, no entrelaamento de seu comrcio, na ampliao da sua cultura, com certeza sentir o menino da escola de hoje a maravilhosa seqncia, no tempo, do esfro conjunto de uma humanidade que busca um pouco mais de confrto, um pouco mais de beleza, um pouco mais de uma felicidade que a fome inextinguvel de todo corao humano. Essa ser a instruo cvica dada atravs da Geografia e por meio da Histria. Seria fcil mostrar como no estudo da Zoologia (e da maneira como o homem busca nos animais os seus meios de vida ou os seus companheiros de trabalho), da Botnica (e das plantas teis vida, e dos medicamentos que fornecem, e das culturas em que se multiplicam), da Fsica (a fsica do ambiente em que est e que assim se tornar para a criana alguma coisa de to mais prxima dle e de a le to mais ligada), seria fcil mostrar como a todos ou quase todos os outros ensinos se poder dar uma colorao humana e social que, mais ainda do que o ensino de uma disciplina especial, poder construir uma verdadeira instruo cvica. Antes de terminar, porm, com essa parte de nosso estudo, cremos que h lugar ainda para uma observao.

Estivemos procurando mostrar como no ensino dste ou daquele assunto se pode (e com grande eficcia) e se deve (e com enormes vantagens prpriamente pedaggicas, mesmo para a aprendizagem de cada assunto) faz-lo nle ressaltando o aspecto cvico, comunitrio, numa palavra humana (porque afinal de contas tudo isso vem desembocar no homem, o homem que, segundo Berdiaeff, , de certo modo, o nico verdadeiro problema para o homem"). Podemos, contudo, ir um pouco mais longe e um pouco mais fundo. Em todo o ensino o que preciso, o que indispensvelmente preciso, excitar na inteligncia da criana o apetite pela verdade, pela veracidade, pela honestidade intelectual. Ora, um esprito que ama de fato a verdade, que s quer a verdade e no descansa enquanto no a encontra, que no transige em relao verdade no aceita nenhum dsses compromissos com os quais se contrabandeia o rro a pretexto de tolerncias necessrias vida social ou de coexistncias indispensveis paz da sociedade ou dos povos, um esprito faminto da verdade, quase que diramos: essa a definio de um esprito cvico. "Uma das maneiras de ser til a seu pas, dizia o general Weygand no seu discurso de recepo na Academia Francesa, est em servir verdade. E no a mais fcil, nem a menos desinteressada, nem a menos corajosa". Quando eu ensino Gramtica, ou Qumica, ou Latim, o que eu devo antes de tudo ensinar (a expresso pode parecer superficial ou bvia mas s para aqules que nunca ensinaram com amor) o que mais do que o Latim, a Gramtica ou a Qumica eu devo incutir na inteligncia da criana o desejo de procurar a verdade, de encontrar a verdade, de submeter-se verdade, qualquer que seja e por mais que divirja dos seus preconceitos ou dos seus intersses. certo (graas a Deus certo!) que a inteligncia tem um apetite natural pela verdade e s descansa a ela aderindo. Mas sabemos todos como em tda parte inclusive e s vzes sobretudo na escola em que se ensina o aluno a fraude no modo de aprender (j no dizemos com a cola mas com os processos estereotipados de problemas-tipos, de questionrios obrigatrios, tantos outros certo, sa-

bemo-lo todos, como se vicia, com drogas de todo jeito, sse natural apetite. No modo de ensinar qualquer matria pode-se e deve-se excitar essa fome do verdadeiro, sse dio mentira, essa alergia pela desonestidade intelectual: e assim se estar realmente preparando um bom cidado para a cidade, assim se estar inegavelmente fazendo uma verdadeira instruo cvica. sob essa luz que devemos, a nosso ver, entender a frmula: "todos os assuntos escolares deveriam contribuir para desenvolver tanto o carter como a inteligncia (do aluno) preparando-o assim indiretamente para a cidadania" ("Citizens growing up, at home, in school and after", pub. do Ministry of Education, da Inglaterra, j citada).

A EDUCAO CVICA

Tudo o que se viu no captulo anterior ser, com certeza, muito pouco e muito pouco til se fr apenas alguma coisa que se ensina. Em primeiro lugar porque no basta conhecer o bem para quer-lo. certo que a vontade quer naturalmente o bem e s quer o bem. Mas pode, perfeitamente, pela sua ao livre, ou fechar os olhos para no v-lo, ou desviar a vista para um bem menor, um bem egosta, um bem "torto", e assim querer sse "falso" bem. A observao antiga. E pode ser pag como Ovdio: "vejo o bem e o aprovo, mas sigo o mal"; e pode ser crist e dizer como So Paulo (na Epstola aos Romanos Cap. VII): "eu no fao o bem que quero, fao o mal que no quero". O conhecer simplesmente, no leva ao agir: "conheo a cr dos argumentos e nunca chego aos coraes" como confessava amargamente Fernando Pessoa. A antiga definio do clebre "Report of the Comission on Reorganization of the Secondary School", de 1918 na "National Education Association", com o fato de ser clssica, no perde por isso a oportunidade de ser citada: educar "desenvolver em cada indivduo o conhecimento, os intersses, os ideais, os hbitos e a capacidade de encontrar seu lugar (na sociedade) e de assim contribuir para lev-lo e levar a si mesmo a fins mais nobres". Sem a formao de hbitos, sem o fortalecimento da capacidade de agir, o conhecimento puro seria intil e sem sentido.

Pode-se ainda dizer coisa anloga de modo diverso. verdade que "como nos outros mtodos sociais, na educao h uma tendncia para suplementar e substituir processos inconscientes e de hbitos por outros conscientes e racionais", (Carl Brinkmann "Civic education" in Encyclopedia of the Social Science", ed. por Edwin R. A. Seligman MacMillan 1937), convir ento procurar transformar em hbitos e modos inconscientes de agir aqules que a razo e a conscincia indicam como os melhores. De modo que no basta que a escola d a instruo cvica: indispensvel que ela forme hbitos cvicos nos seus alunos. Todos conhecem a anedota que John Dewey conta ("L'cole et l'enfant", trad. de L. L. Pedrex) da escola de natao que teria havido em Chicago e na qual se ensinava a nadar em sco; indagandose de um aluno o que lhe acontecia quando atirado ngua, respondeu francamente: "Afundo!" "A histria merece ser verdadeira", como comenta Dewey. preciso, pois, para que o aluno no "afunde" civicamente, quando adulto, fazer-se com que j na escola participe, de alguma maneira, da vida cvica. isso o que veremos em seguida.

A ESCOLA COMO COMUNIDADE

Se a escola quer ensinar o aluno a viver em comunidade, como ser social, que se sente parte e responsvel de uma sociedade e se o quer sinceramente deve ela prpria se organizar em comunidade. Seria ingenuidade supor que isso fcil. covardia, porm, declarar que impossvel, para evitar as dificuldades da soluo. No se poder, evidentemente, indicar, de modo rgido, o processo de fazer de fato da escola uma unidade social, que funcione socialmente. Tudo quanto dissermos valer apenas como sugesto: porque s experimentalmente, tentando, errando, ensaiando de nvo que se conseguir encontrar o modo de organizar a escola-comunidade: e provvel mesmo que a soluo que sirva para um, a outro no se adapte. De qualquer modo necessrio dizer qualquer coisa. E o que primeiro se deve afirmar, e afirmar com insistncia, que a soluo possvel, desejvel, necessria. "Alm das disciplinas (nas quais se ensina o aspecto social) h (a considerar para a formao social) em cada estabelecimento de ensino, a organizao da (prpria escola) e da vida do aluno. Antes de tudo, a organizao da escola.. . fazendo passar a aula do estado de turba ao do corpo socialmente organizado" (Leonel Franca "A formao da personalidade"). Como obt-lo? Um dos modos ser procurando com que se faa o estudo em conjunto e no isoladamente. Com a experincia que temos de professor, parece-nos perfeitamente realizvel o sistema de dar "trabalhos em conjunto", nos quais grupos de alunos colaborem na execuo de uma tarefa nica.

Ser, por exemplo, um exerccio de Histria; nle se dar a vrios estudantes livros diferentes a ler (dois ou trs que sejam) nos quais se narra um mesmo episdio. E cada um dles procurar expor o acontecimento conforme o entendeu no autor que lhe coube, devendo os demais objetar, opor dificuldades, salientar pontos diversos e contraditrios. Ser mesmo possvel tentar que dois grupos de alunos se encarreguem de defender pontos de vista opostos: "A vinda de D. Joo VI foi til ao Brasil?"; "Convir, provisriamente, deslocar populaes de algumas regies do Nordeste at que se possa desenvolv-las melhor?", "Napoleo foi de fato um grande homem, como contrapso aos excessos da Revoluo francesa?". Um grupo procurar encontrar e depois expor argumento a favor de uma tese, outro a favor da tese contrria. admirvel como tais discusses so capazes de despertar intersse e de provocar o estudo. Bem dirigidos, bem escolhidos os assuntos (e os exemplos dados podem mesmo ser suscetveis de largas crticas), cremos que permitem que os alunos se sintam unidades de um todo, de um todo que procura uma opinio nica (mesmo que no a encontre...). E a colaborao que uns aos outros se dem (ainda que seja pela divergncia e pela crtica) estimula a formao de um sentido social que , de fato, uma excelente preparao cvica. Pode-se ir mais longe e por outro caminho. um caminho que beira precipcios, certo. difcil de trilhar. No nos parece, contudo, invivel. Trata-se de fazer com que os alunos participem, de uma ou de outra maneira, da prpria organizao do regime escolar. Tentamos uma vez distribuir a tarefa da correo das provas com os prprios alunos (seja cada um corrigindo a sua prpria, seja uns corrigindo as provas dos outros): e os resultados foram bastante bons, apesar do pequeno preparo da turma e do fato de ser a tentativa absolutamente isolada. Em turmas mais adiantadas usamos o sistema de fazer com que a fiscalizao das provas escritas coubesse a alunos por les mesmos

escolhidos. Nesse caso, a tentativa resultou num xito completo e transformou-se em processo habitual. Em certas escolas, ou em certos meios, poder-se- dar a sse ou quele aluno (ou aluna) a responsabilidade de velar pela manuteno das aulas, arrumao, limpeza, arejamento, fornecimento de giz, etc). Nos recreios, tambm, ser possvel distribuir entre os estudantes a tarefa de organizar os jogos (campeonatos de pingue-pongue, torneios de futebol com os times escalados, por capites escolhidos pelos prprios alunos, etc). Promover-se-o festinhas: e dar-se- a uma comisso, a autoridade e a responsabilidade de preparar programas, encontrar "artistas", ensaiar peas, etc. Criada uma biblioteca, sua manuteno e direo seriam entregues a um aluno ou um grupo dles (os quais mesmo se poderiam encarregar da prpria constituio da biblioteca, arranjando livros, revistas, etc). Um pequeno jornal que se datilografasse: eis outra iniciativa que permitiria aos estudantes tomar conscincia da escola como comunidade e ensaiar uma participao na sua vida "cvica". No paream essas sugestes revolucionrias: o grande esprito j tantas vzes aqui citado de Leonel Franca que evidentemente no poderia ser acusado de revolucionrio (no mau sentido da palavra parece ir mais longe quando tem a coragem de sugerir "a associao gradual dos prprios alunos ao exerccio da autoridade" (op. cit.). E refora a sua opinio citando a de Foerster". Nada liga tanto o homem ordem moral como fazer alguma coisa para defend-la" ("L'cole et le caractre"). Como se v, h maneiras inmeras de fazer com que a escola funcione como uma comunidade, comunidade parcial, pode ser, mas certamente capaz de criar, de estimular, de fortalecer nos alunos a sua conscincia social, o seu senso comunitrio, o seu esprito cvico. O que haver a fazer escolher essa ou aquela maneira, mais adaptvel a essa ou aquela regio, a sse ou aqule grupo social. E ter a humildade suficiente (sem ela ningum educador), de abandonar um caminho quando se verifica que no leva adiante,

de reconhecer que uma experincia falhou, de aceitar crticas e emendas, de no querer insistir numa tentativa quando (seja porque de si mesmo tenha deficincias, seja porque no se adapte situao e ao meio) acontecer que no d resultado, no provoque intersse, no seja realmente "social" para o grupo de alunos aos quais se quis aplic-la.

OS INQURITOS SOCIAIS

No captulo anterior consideramos a escola como uma unidade social isolada. rro evidente, se a parssemos. Era, contudo, indispensvel procurar primeiro fazer realmente da escola uma comunidade: em seguida que se poder completar a soluo e tratar de integr-la (no apenas pelo que ensina, seno pelo modo como vive) na vida da sociedade em que existe. A se encontra um nvo e excelente campo no qual se pode estimular a educao, a formao cvica do aluno. preciso que o aluno e a escola procurem conhecer a vila, a zona rural, o bairro em que esto, com seus problemas, suas dificuldades, suas realizaes, seu modo de viver, suas atividades econmicas, culturais, espirituais. Para isso promover o professor, inquritos sociais muito simples de que se encarregaro os alunos. Evidentemente o objetivo real dsses inquritos seria menos conhecer e determinar tcnicamente aspectos do bairro, da zona, da vila em que a escola est (o que exigiria meios e tcnicas que normalmente escola e professor no podem ter) do que fazer com que os alunos se interessem pelos problemas do grupo humano em que vivem, sintam as suas dificuldades, partilhem, por simpatia, dos seus anseios, adquiram, enfim, aqule senso social que , afinal de contas, o objetivo de tda educao verdadeiramente cvica. No poderamos indicar, sem mais, quais os inquritos que poderiam ser feitos. claro que dependero de cada meio, de cada escola, de cada grupo de alunos, das possibilidades do professor, da reao da comunidade, e muitos outros fatres variveis em cada caso. Poderemos, contudo, lembrar algumas possibilidades, com a restrio bem clara de que s sero mesmo possveis em certos casos; e em outros se tornariam absolutamente contra-indicadas.

Parece-nos, porm, que a exemplificao, com as limitaes explcitas que fizemos, indispensvel para compreender o que na verdade se quer sugerir. Assim que num bairro da cidade, escolheria o professor, um grupo adequado de alunos e dar-lhe-ia como tarefa o preenchimento, por les prprios, de fichas, que le, professor, teria preparado (ou melhor, que um servio central prepararia) nas quais registrassem o nmero de componentes de cada lar, distribudas pelos sexos e por classes de idade, com o nmero de cmodos ocupados. Assim, as escolas (e os alunos) "sentiriam" um pouco o problema familiar e a questo da "habitao popular": e, de certo modo, despertariam o sentimento da necessidade de "dar um lar decente a cada famlia": o que , sem dvida, um dos grandes problemas cvicos das nossas cidades; sem contar o sentido que o estudo demogrfico da Geografia passaria a ter para o aluno. Outro inqurito, talvez mais capaz de interessar aos alunos: o preenchimento de fichas em que registrassem casa a casa (distribudas as ruas pelo grupo de estudantes) quais os tipos de diverso: cinema (quantas vzes por ms?), futebol (no rdio? no campo? em favor de que clube?), banhos-de-mar, passeios, novelas de rdio, leituras (revistas de quadrinhos?...). Ainda se poderia inquirir, pelo mesmo processo, a maneira como as vrias deficincias urbanas afetam a vida de cada famlia (falta gua? tem esgto? quanto tempo leva para ir ao local de trabalho? que veculo usa? que espcie de rudo mais lhe impede o sossgo?). Numa escola rural, o tipo de inqurito seria outro: e no temos competncia para indicar quais deveriam ser. Talvez indagar o que cultiva; se usa enxada, ou arado; se as chuvas ou as geadas perturbam a colheita; se h transporte para o que se produz. claro que tudo isso se faria reduzido a sua expresso mais simples; e que no se pretenderia um rigor que no compatvel com o modo de inquirir e que nem mesmo o objetivo do que se prentende fazer. Com efeito, o que se quer s o que se quer de um lado ligar a escola comunidade onde vive, e de outro despertar nos

alunos o senso dessa comunidade e a conscincia da responsabilidade cvica que nles se deve formar. O programa exposto no fcil de executar (mas as coisas que "valem a pena" em geral no so fceis...; nem tem qualquer pretenso infalibilidade e reconhece (antes que outros o faam...), as suas falhas, as suas deficincias, a sua inadequao a essa ou quela realidade. Visa, apenas, a mostrar um caminho (que no nvo e no nosso); e a abrir o apetite, certo de que um pouco essa funo da maioria dos processos educativos: servem de aperitivo que desperte a fome insacivel da verdade procurada, querida, quase sempre apenas parcialmente encontrada. Apenas convm lembrar que se tudo isso sonho, teoria, coisa no ar e sem fundamento, h muita gente hoje pelo mundo que sonha sse sonho, que vive essa teoria, que acredita que essa "coisa no ar" tem fundamento ou, mais ainda, um dos fundamentos do verdadeiro processo educativo das democracias. "Numerosos so os exemplos de mtodos, (realizados) em pleno xito de cooperao entre a escola e a comunidade" escrevia recentemente Edward G. Oesen ("Coordenao dos servios educacionais da comunidade" trad. portugusa em "Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos" out. a dez. 1954). E citava alm do seu "School and comunity program", o exemplo do que se fz no Estado de Washington (Estados Unidos) quando, reunindo os professres e os responsveis pelas principais atividades locais, organizou-se um inqurito do qual resultou uma srie de iniciativas plenamente eficazes que integravam a escola e os seus alunos na vida comum da cidade. Jogos, campeonatos atlticos, concertos, teatros, estudos dos recursos naturais, danas folclricas todo um conjunto de atividades nas quais a participao simultnea das populaes escolar e extra-escolar rompia a barreira at ento existente entre as duas e fazia de fato da escola um elemento vivo da cidade. Mesmo entre ns, coisas semelhantes j tm sido tentadas; e ainda recentemente de uma delas se dava notcia em "Educao e Cincias Sociais" (boletim do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais dezembro de 1956) onde Andrew Pearse contava o que

se tentava para unir "A escola e o seu bairro no Rio" (a escola era a "Repblica Argentina" e o bairro, Vila Isabel). Os processos eram diversos dos que citamos; mas o fim o mesmo. No deixa de ser curiosa a coincidncia que faz com que essa tentativa se tenha realizado num bairro ligado ao folclore carioca justamente quando o folclore sempre foi dos meios indicados para a integrao "escola-comunidade": e que, com "o feitio da Vila", o nosso grande Noel Rosa se veja assim introduzido em assunto to srio como sse que estamos tentando estudar...

A PARTICIPAO DA ESCOLA NA VIDA COMUNITRIA

A maneira de agir que se sugeriu nos captulos anteriores leva diretamente a uma participao cada vez mais ntima da escola na vida de comunidade cvica em que existe. Bastar-nos- por isso, agora, para concluir, salientar e grifar sses modos diversos de participao, encarados com aquela distribuio esquemtica e paragrafal, to do agrado dos expositores acadmicos e profissionais... No estudo da Geografia, os inquritos sugeridos podero se fazer para a determinao de caractersticos geogrficos do bairro em que vivem os alunos e a escola existe. Com pequenas plantas (copiadas das existentes) faro os alunos levantamentos muito simples dos dados humanos do bairro: igrejas, cinemas, clubes, teatros, escolas, padarias, fbricas, tdas as demais atividades espirituais, comerciais, industriais que fazem a vida do bairro. Os inquritos familiares, citados antes, se enquadram no mesmo tipo: e do Geografia que os alunos estudarem em escala maior, um aspecto mais vivo, mais real, mais capaz de interess-los. Talvez conhecendo a fbrica de tecido que a firma X mantm na rua A, o aluno Pedro se interesse mais pela produo industrial do Brasil; e verificando quais os legumes (e porque preos!) o Sr. Manuel Silva vende na sua quitanda da rua B, sinta le melhor o problema da produo agrcola no Distrito Federal, as "manchetes" sbre o "cinturo verde" com que a imprensa amarela faz demagogia, a afirmao ainda repetida que o Brasil um "pas essencialmente agrcola" (e a essncia a muitas vzes se divorcia radicalmente da simples existncia...). No estudo da Aritmtica, os inquritos podero fornecer dados muito mais reais para as operaes e os exerccios a fazer sbre o nmero de crianas, e de mulheres, e de pintores ou pedreiros do

bairro; e os preos-mdios do quilograma de arroz e o custo de 12,50 m de brim do Armarinho do Sr. Alfredo; e o que pesa realmente um quilograma nas balanas extrametrolgicas do bairro (e assim j estaria tambm estudando, com o sistema mtrico, alguma coisa de Fsica). Como se v, essa participao na vida da gente que mora em trno da escola pode dar matria para um sem-nmero de estudos: e provocar, com les, uma integrao cvica, modesta sem dvida, mas real e viva, que comece, de fato, qualquer coisa capaz de continuar pelos anos afora, fazendo verdadeiramente do aluno um cidado consciente e interessado na vida poltica do pas. Essa aprendizagem na vida e da vida, dar escola o seu verdadeiro sentido: "h uma nica matria (a estudar) no currculo moderno: a Vida em tdas as suas manifestaes (A. N. Whitehead op. cit.). E as manifestaes da vida no so aquelas palavras tonitruantes com que se fazem discursos e se escrevem artigos (e livros como s t e . . . ) : so simplesmente, modestamente, humildemente, o preo do po na padaria, o nmero de pessoas que dormem num s quarto no meu bairro ou de catlicos que freqentam a igreja de Cristo Rei (cuja flecha eu vejo da janela da minha classe projetando a sua cruz sbre o azul imaculado dos cus do Brasil). Essa aprendizagem da vida, da vida que sofre e que ama, que chora e que passa fome, que ri e que ora, que planta firmemente os ps na terra mas levanta os olhos iluminados para o cu, sse contato com o homem de carne e de esprito que a seu lado vive e vai morrer, que ela conhecia to pouco e vai agora aprender a conhecer mais, que faz da criana que estuda na escola um verdadeiro cidado da cidade humana: "porque afinal de contas o de que ns precisamos hoje no mundo apenas de amor: ns no sabemos amar!".

You might also like