You are on page 1of 13

1

FISSURAO NAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO EM FACHADAS Juliana Santos Guedes Silva 1 Adriano Silva Fortes 2

RESUMO: O entendimento sobre anomalias nas edificaes indispensvel, para todos os


segmentos da construo civil. Os revestimentos de fachadas so de fundamental importncia para agregar valor ao imvel, isso devido ao bom aspecto esttico, proteo da edificao, melhorando a durabilidade, conferindo eficincia e valorizao ao imvel. Existem vrios problemas patolgicos que podem surgir nas fachadas. Entre as possveis causas das manifestaes patolgicas esto s movimentaes das estruturas, movimentaes higroscpicas e movimentaes ligadas temperatura. Este trabalho tem como objetivo principal fazer um levantamento das fissuras em argamassa de revestimento de fachada em Salvador identificando as principais causas dessas anomalias atravs de uma reviso bibliogrfica e um levantamento visual de edifcios de at vinte pavimentos.

Palavras-chave: Fissuras. Argamassa. Revestimentos. Fachadas.

1 - INTRODUO

No presente trabalho apresenta-se um estudo sobre a incidncia de fissuras em fachadas de edifcios da cidade de Salvador. As provveis causas e origens podem estar relacionadas a diversos aspectos, entre eles a mo-de-obra e material de baixa qualidade, a movimentaes das estruturas, a movimentaes trmicas e higroscpicas. Geralmente o surgimento das fissuras nas argamassas de revestimento se torna perceptveis aps alguns anos de construo, por este motivo, e entre outros, difcil apontar somente uma origem ou causa para estas ocorrncias. Na maioria dos casos, uma combinao de fatores podem ser os responsveis pelo surgimento das fissuras. O revestimento da argamassa de fachada apresenta importantes funes dentre elas a de proteger os elementos de vedao dos edifcios da ao direta dos agentes agressivos, o isolamento termo-acstico, a de regularizar na superfcie dos elementos de vedao, o que serve de base regular e adequao ao recebimento de outros revestimentos. A execuo da fachada uma fase da construo que exige mo-de-obra e materiais de boa qualidade para que evite futuramente o aparecimento de fissuras ou qualquer outra manifestao patolgica na fachada. As ocorrncias das fissuras ou trincas podem ser causadas por retrao, variao de temperatura, esforos mecnicos, recalques de fundao, movimentao higroscpica, dentre outras. Para Veroza (1991), as fissuras podem ser ocasionadas pela retrao da argamassa ou concreto, ausncia de cura, o uso de areia inadequada ou contaminada, tempo insuficiente de

Graduando do curso juliguedes14@hotmail.com


2

de

Engenharia

Civil

Universidade

Catlica

do

Salvador.

E-mail:

Professor Adriano Silva Fortes Doutor em Engenharia Civil - UFSC/Universidade do Minho-PT. E-mail: fortesas@terra.com.br

hidratao da cal, falta de juntas de dilatao ou, ainda, movimentaes que absorvam a deformidade da estrutura. Para prevenir o surgimento dessas manifestaes patolgicas necessrio ter um projeto especfico para fachada, contendo todas as orientaes tcnicas da sua execuo e as especificaes dos materiais a serem utilizados. Durante o presente trabalho foi realizada uma reviso bibliogrfica (livros, artigos, revistas, sites especializados) que serviram de base para o referencial terico. Foram realizadas vistorias para observar as manifestaes patolgicas existentes nas fachadas dos edifcios, registrando-se cada caso por meio de fotografias, que serviram para auxiliar as anlises sobre os tipos de fissuras que ocorrem nos edifcios de Salvador. Os resultados esto apresentados em grfico e tabela, demonstrando as principais ocorrncias de manifestaes patolgicas de fissuras em fachadas dos edifcios de Salvador.

2 - REVESTIMENTO DE ARGAMASSA EM FACHADA

Argamassas so misturas de materiais utilizados na construo civil que possuem na sua constituio um ou mais aglomerantes, agregado mido e gua, podendo ainda ser adicionados produtos especiais visando melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto. Os sistemas de revestimentos em argamassa so constitudos de vrias camadas. A primeira o chapisco, que serve de elemento de ligao entre o revestimento e o substrato e sua finalidade facilitar o revestimento posterior, garantindo maior aderncia, devido sua superfcie porosa. O emboo a camada de regularizao que tambm pode servir de base para outros revestimentos. A ltima camada e tambm responsvel pelo acabamento, denominada de reboco, constitudo de uma camada fina com ou sem pintura devendo ter seu acabamento filtrado para aps uma possvel aplicao de tinta. Atualmente essas duas ltimas camadas esto sendo substitudas por uma camada nica que cumpre as duas funes de regularizao da base e acabamento. Para Carasek (2007),
o chapisco a camada de preparo da base, aplicada de forma contnua ou descontnua, com a finalidade de uniformizar a superfcie melhorando a aderncia do revestimento. O emboo a camada executada para cobrir e regularizar a base, j o reboco a camada utilizada para cobrimento do emboo, propiciando uma superfcie que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitui no acabamento final.

O revestimento de argamassa em fachada exerce um papel de fundamental importncia para a garantia da durabilidade do edifcio como um todo. Este apresenta importantes funes que, de acordo com Yazigi (1997), protege os elementos de vedao dos edifcios, auxilia na estanqueidade, isolamento trmico e acstico, regulariza a superfcie e d o acabamento final da fachada. No entanto, muitas vezes, esse revestimento visto apenas como uma forma de esconder as imperfeies da base (alvenaria e estrutura), no sendo valorizadas suas importantes funes que so proteger, regularizar e dar acabamento aos elementos de vedao, alm de embelezar o edifcio.

Wiecnewski (2006) destaca como funes gerais, alm das j citadas, as seguintes: unir solidariamente elementos construtivos; distribuir os esforos e absorver deformaes; selar juntas; e, por fim, proteger os elementos portantes dos edifcios contra a ao do intemperismo e agentes agressivos ambientais. Devida a pouca ateno dada ao revestimento, decises importantes so tomadas na obra de forma emprica. Isso traz como resultado a incidncia de manifestaes patolgicas, a elevao dos custos de produo e os elevados desperdcios de materiais, mo-de-obra e tempo. Segundo Borges e Montefuso (1996), um dos danos mais encontrados nos revestimentos de fachadas constitudos com argamassa o aparecimento de fissuras ao longo de toda a fachada, sendo elas transversais ou longitudinais.

3 - FISSURAS

As fissuras so um tipo de anomalia, ou seja, fenmenos inadequados que surgem numa edificao e so frequentes em suas fachadas. Segundo Veroza (1991), na maior parte das ocasies elas so uma conseqncia de outros defeitos, tais como rachaduras nas paredes ou deslocamentos. De uma forma mais abrangente, entende-se por fissura uma manifestao patolgica resultante do alvio das tenses entre as partes de um mesmo elemento ou entre dois elementos em contato. comum encontrar residncias, edifcios, ou qualquer tipo de construo, que apresente algum tipo de fissura. Elas podem aparecer em uma fase prematura logo aps o revestimento das fachadas, que a situao mais freqente, ou muitos anos aps a concluso do edifcio, tendo diversas origens e ocorrer em diferentes locais na fachada. Segundo Silva (2005),
a grande incidncia de problemas como fissuras mostra que o segmento da construo civil precisa se preocupar cada vez mais com o sistema de revestimento de uma edificao compatibilizando mo-de-obra e sistemas construtivos, de maneira condizente Engenharia.

De acordo com a revista Tchne 36 (1998), as fissuras podem ter diversas causas, podendo ser distinguidas entre as causadas por movimentaes higroscpicas, estando construo sujeita a variaes de temperatura e as estaes do ano, as causadas pela atuao de sobrecargas, sofrendo ao de cargas verticais causadas por deformabilidade excessiva de estruturas de concreto armado, causadas por recalques das fundaes, causadas por retrao de produtos base de cimento. Diante do levantamento realizado pde-se observar que na maioria das fachadas que apresentam essas manifestaes patolgicas geralmente so de prdios antigos e em princpio, foi detectada que a causa principal decorrente da falta de manuteno dos mesmos.

Figura 01 Fissuras em argamassa de revestimento

3.1 CLASSIFICAO DAS FISSURAS

As fissuras em revestimento de fachada podem ser classificadas segundo diferentes critrios: a abertura; a atividade; a forma; as causas; a direo; as tenes envolvidas; o tipo, entre outras. Porem, o trabalho apresentar somente as principais causas de fissuras A seguir so listadas: Por retrao; Devido a aberturas de vos (janelas e portas); Por recalque; Devido movimentao higroscpica; Devido movimentao trmica.

3.1.1 - FISSURAS CAUSADAS POR RETRAO

A retrao um fenmeno que ocorre nas argamassas quando h uma reduo do volume devido perda de gua para o meio atravs da evaporao. As fissuras por retrao apresentam distribuio uniforme independentemente da carga aplicada. Diversos fatores influenciam na formao das fissuras por retrao nas argamassas de revestimento dentre elas: nmero de camadas aplicadas, rpida perda de gua seja ela por ao intensiva do sol ou pela ao do vento, camada muito espessa e dificuldade de aderncia com a base. Para Neville (1997), a pasta de cimento pode sofrer reduo de volume de at 1% do volume absoluto do cimento seco. Sendo que a intensidade da retrao influenciada por diversos aspectos entre eles esto: a relao gua/cimento, temperatura e umidade do ambiente, a velocidade de ventos, calor de hidratao do cimento, o teor de agregado e o teor de cimento da mistura. Carasek (2007) afirma que a retrao resultado de um mecanismo complexo, associado com a variao de volume da pasta aglomerante e apresenta papel fundamental no desempenho das argamassas aplicadas, especialmente quanto estanqueidade e durabilidade.

As provveis causas das fissuras, com direes aleatrias, existentes no revestimento argamassado das fachadas dos edifcios do Condomnio Jlio Cesar no Bairro Pituba, esto relacionadas retrao do produto cimentcio, conforme mostra a Figura 02.

Figura 02 Fissuras no revestimento de argamassa com direo aleatrias

3.1.2 - FISSURAS CAUSADAS POR RECALQUES DE FUNDAO

Recalque um fenmeno que ocorre quando a edificao sofre uma movimentao vertical devido ao adensamento do solo. O recalque uma das principais causas de trincas e fissuras em edificaes. Existem recalques absolutos e diferenciados. Os recalques diferenciados, so os que ocorrem quando uma parte do edifcio rebaixa mais que outra gerando esforos estruturais, o mesmo tambm pode estar localizado nas extremidades dos prdios, essas fissuras aparecem inicialmente com inclinaes nos cantos surgindo posteriormente uma fissura vertical causando problemas de ordem esttica e funcional, podendo atentar contra a estabilidade e segurana da construo. A maior parte das incidncias dos recalques acontecem por falta de conhecimentos das propriedades do solo obtidos por sondagem prvia, projetos defeituosos das fundaes e algumas vezes por serem executadas em solos compressveis, baixa resistncia, e com a presena de razes, pois as mesmas absorvem gua deixando o solo mais mido podendo gerar o recalque ou tornar a regio das razes mais compactas podendo com isso danificar as fundaes de concreto. No recalque provocado por corte ou aterro, a fissura se desenvolve onde o terreno muda de corte para aterro, trazendo tambm como consequncias fissuras nas janelas e portas, essas ocorrncias no previstas podem levar toda obra runa. Segundo Thomaz (1989), as fissuras provocadas pela acomodao da fundao podem ser evitadas com a insero de juntas nas estruturas, a utilizao das mesmas tambm pode evitar fissuras causadas pela movimentao trmica. As principais conseqncias do recalque so fissuras na fachada do edifcio e fissuras internas nos apartamentos. A seguir sero mostrados alguns tipos de fissuras causadas por recalque de fundaes.

Os recalques diferenciados podem surgir de carregamentos desbalanceados, as fissuras que surgem possuem representaes tpicas com formas geralmente inclinadas, apresentando aberturas maiores na parte superior. J o recalque provocado por corte ou aterro fissura principal se desenvolve na mudana do terreno de corte para aterro, com sua abertura aumentando de baixo para cima alm de surgir fissuras nos cantos de janelas e portas.

Figura 03 - Recalque provocado em solo geralmente pouco compactado. (Thomaz, 1989)

Figura 04 - Recalque provocado por corte e aterro. (Thomaz, 1989)

A presena de solo compressvel ou de baixa resistncia pode provocar movimentao diferencial da estrutura, o que causa o surgimento de fissuras. (THOMAZ, 1989)

Figura 05 Presena de solo compressvel sob a edificao (Thomaz, 1989)

A presena de solo com razes deixam o solo mais mido podendo gerar o recalque ou tornar a regio das razes mais compactas o que causaria o surgimento de fissuras. (THOMAZ, 1989)

Figura 06 Fissuras provocadas por recalque advindo da contrao do solo, proveniente da retirada de gua por vegetao prxima. (Thomaz, 1989)

3.1.3 - FISSURAS CAUSADAS POR MOVIMENTAO HIGROSCPICA

A movimentao higroscpica um fenmeno que ocorre quando h a movimentao da gua, ou da umidade no interior dos materiais e pode ser resultante de diversos mecanismos de transporte. As fissuras causadas por movimentao higroscpica, segundo Thomaz (1989), ocorre devido s probabilidades dos materiais utilizados que tem seu volume modificado medida que absorvem ou expelem gua. Com o aumento do teor da umidade existe uma expanso do material enquanto que a diminuio desse teor provoca uma contrao do material, as mudanas higroscpicas provocam essas variaes dimensionais que exercem grande influncia nas caractersticas de deformabilidade das alvenarias. Essa variao volumtrica pode causar fissuras, tendo formato semelhante s causadas por retrao.

Figura 07 Fissurao vertical da alvenaria no canto obra e fissura horizontal na base de alvenaria provocada por movimentao higroscpica. (Thomaz, 1989)

De acordo com THOMAZ (1989),


As fissuras horizontais por expanso da alvenaria so causadas pelas movimentaes higroscpicas por absoro de umidade de seus elementos constituintes. Ao absorver a umidade, tijolos, blocos e argamassas podem sofrer expanso e gerar movimentao diferenciada entre fiadas da alvenaria ou entre os tijolos e a junta de argamassa. Neste caso as fissuras so predominantemente horizontais.

Figura 09 Fissuras horizontais junto base da parede por efeito da umidade do solo com presena de eflorescncia

Essas fissuras podem se manifestar em qualquer local da alvenaria desde que haja presena de umidade ou junto a bases das paredes, provocadas pela umidade ascendente, que na maioria das vezes h a presena de eflorescncias facilitando o diagnostico.

Figura 10 Fissuras causadas por movimentao higroscpica.

3.1.4 FISSURAS PROVENIENTES DE ABERTURAS (JANELAS E PORTAS)

muito comum o surgimento de fissuras nas aberturas dos vos decorrentes da no utilizao de vergas e contravergas, da utilizao deficiente ou at mesmo pela ausncia ou subdimensionamento das mesmas. Nos edifcios encontram-se fissuras devido presena de aberturas, geralmente com direes inclinadas, conforme ressalta Thomaz, (1989). Para evitar ocorrncia dessas fissuras as aberturas devem receber reforos com a colocao de vergas e contravergas nas portas e janelas, seja pr-moldadas ou moldadas "in loco". A aplicao destes reforos tem como objetivo a distribuio das tenses que se concentram nos vrtices dos vos. De acordo com a Tchne 48, (2000), contravergas devero ser utilizadas quando o vo exceder 0,50 m. As vergas devero ser utilizadas nas janelas, portas e outras aberturas, mais precisamente na parte superior. Quanto ao material pode-se usar concreto pr-moldado, blocos tipo canaleta ou moldada no local. A inexistncia de vergas e contravergas podem causar o desenvolvimento de fissuras inclinadas a partir dos vrtices das aberturas como se apresenta na figura 11.

Figura 11 Fissuras causadas devido a aberturas de janelas

3.1.5 - FISSURAS CAUSADAS POR MOVIMENTAO TRMICA

A movimentao trmica causada pela variao de temperatura que provoca aumento volumtrico dos materiais. Ao se resfriar as restries impostas aos materiais provocam deslocamentos diferenciais com surgimentos de abertura de fissuras. As movimentaes trmicas de um material esto relacionadas com as propriedades fsicas do mesmo e com a intensidade da mudana de temperatura. Uma das principais alteraes fsicas provocadas pela temperatura a variao dimensional, ou seja, movimentos de dilatao e contrao dos materiais. Esta variao causa o aparecimento de tenses que podem levar a deformaes ou ruptura dos materiais.

10

Um material para ser resistente a diferena trmica deve ter boa condutibilidade trmica, baixo coeficiente de dilatao, baixo mdulo de deformao e elevada resistncia aos esforos de trao. THOMAZ (1989). Os diversos elementos que compem as construes esto expostos s variaes de temperaturas sazonais e dirias que provocam movimentos de dilatao e contrao que, associados s diversas restries existentes a sua movimentao, resultam em tenses que segundo Duarte (1998), podem provocar fissuras, chamadas fissuras causadas por movimentao trmica.

Figura 13 - Fissuras causadas por uma expanso trmica da laje da cobertura.

4 - OCORRNCIAS EM SALVADOR

O trabalho apresentou as principais causas de fissuras que foram identificadas durante o levantamento fotogrfico em Salvador nos bairros como Imbu, Pituba, Rio Vermelho, Ondina, Amaralina, Barra, Itaigara, Federao, Campo Grande, Graa e Paralela. Todos eles se enquadram em edifcios de at 20 pavimentos. De acordo com as vistorias realizadas (levantamento fotogrfico) em 47 edifcios localizados nos bairros citados, puderam ser constatadas algumas fissuras, como ser mostrado na figura 14 atravs de um grfico:

OCORRNCIAS DE FISSURAS EM SALVADOR


ITEM 1 2 3 TIPOS DE FISSURAS RETRAO RECALQUE MOVIMENTAO TRMICA INCIDNCIA 12 1 16

4 5

MOVIMENTAO HIGROSCPICAS ABERTURA DE VOS

11 7

11

Figura 14 Ocorrncias de fissuras encontradas nos 47 edifcios vistoriados.

5 - CONSIDERAES FINAIS

So inmeras as manifestaes patolgicas existentes nas edificaes, entretanto, esse trabalho se restringe ao estudo das fissuras nas argamassas de revestimento em fachada. Diante da reviso bibliogrfica, e do levantamento fotogrfico trazidos no corpo deste trabalho, pode-se concluir que: A ocorrncia dos problemas de fissuras em revestimentos de argamassa est diretamente associada falta de manuteno dos edifcios, a execuo inadequada dos servios de construo bem como a variao climtica. As causas mais freqentes de fissuras nos revestimentos argamassados so causadas por: retrao, devido a aberturas de vos, recalque, devido movimentao higroscpica e a movimentao trmica. Foi observado durante as vistorias e registrado que a manifestao patolgica de maior incidncia foi causada por movimentao trmica do revestimento das fachadas. Constatou-se que 46% das manifestaes patolgicas tm suas origens relacionadas a erros de projeto, que 24% esto relacionadas a erros de execuo, que 12% esto ligadas utilizao inadequada e 18% relacionadas ao emprego de materiais inadequados. Foi observado durante as vistorias e registrado que a manifestao patolgica de maior incidncia foi causada por rmovimentao trmica da argamassa do revestimento em fachada.

12

De uma forma geral este trabalho apresentou um estudo sobre as fissuras em revestimento de argamassa e a importncia de se conhecer as causas e dessa forma evitar futuras patologias nas fachadas.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BORGES, Alberto de Campos; MONTEFUSO, Elisabeth. Prtica das pequenas construes. Editora Blucher Ltda.1996 CARASEK, Helena. Materiais de Construo Civil e Princpios de Cincia e Engenharia de Materiais. So Paulo, IBRACON, 2007. DUARTE, R. B. Fissuras em Alvenaria: causas principais, medidas preventivas e tcnicas de recuperao. Porto Alegre: CIENTEC, 1998. (Boletim tcnico, 25). NEVILLE. A.M. (1997). Propriedades do concreto. Trad. de Salvador E. Giammusso. 2 ed. So Paulo, PINI. REVISTA TCHNE. As causas de fissuras, parte 1. pg. 44. - Ed. Pini - Edio n 36. 1998 REVISTA TCHNE. Capa automao high-tech, seo custo na parede. 2000. - Ed. Pini pag 37. Edio n 48. SILVA, A. S. R. da (2005) Palestra na Semana de Argamassa. THOMAZ, E. Trincas em Edifcios: causas, preveno e recuperao. So Paulo: Pini, EPUSP, IPT, 1989 VEROZA, E. J. Patologia das Edificaes. Porto Alegre: Sagra, 1991. YAZIGI, Walid. A Tcnica de Edificar. Editora PINI. 1997 WIECNEWSKI, L. C. Apostila, Disciplina: Qualidade das Argamassas Composio do Sistema de Revestimentos. Curitiba: CEFET, 2006.

You might also like