You are on page 1of 7

A celebrao da Roda do Ano no norte do Brasil: a escolha da roda do norte versus a roda do sul para pagos nortistas.

As celebraes que marcam o ano de um pago so fatores de fundamental importncia para as vivncias de um pago que celebra os oitos Sabbats: Samhain, Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas, Mabon. Sobre estas datas, Sabin (2009, p.125) afirma:
Os wiccanos comemoram seus dias sagrados (chamados Sabbats), e as luas cheias. J que a Wicca uma religio orientada pela natureza, coloca-se grande nfase no ciclo das mudanas de estaes, a que os wiccanos se referem como a Roda do Ano

Os Sabbats representam as estaes do ano, marcando nestas a presena de Deusa e Deus em um ciclo perfeito e sem fim. Estes dias de poder so marcos deixados por povos antigos que celebravam suas colheitas e ritos de fertilidade muito antes da existncia do cristianismo. Prieto (2009, p. 69) destaca a importncia da celebrao da roda do ano para os wiccanos:
A Wicca v uma relao profunda entre o ser humano e o ambiente onde ele vive. Acreditamos que a natureza a prpria manifestao da Deusa e dessa forma celebramos as mudanas das estaes. A Roda do Ano vista como um ciclo ininterrupto de vida, morte e renascimento. Assim, reflete a passagem das estaes do ano, bem como as mudanas interiores e exteriores provocadas por elas e a nossa prpria ligao com o mundo. Para ns, tudo que vive e respira divino e celebrando a vida atravs das mudanas das estaes estabelecemos contato com o mundo dos Deuses, atraindo as energias do mundo natural para dentro de ns, alcanando assim a unidade com o mundo divino.

A roda do ano adotada pelos praticantes do Hemisfrio Norte pode ser observada na figura 1, ela representa as mudanas das estaes neste hemisfrio.

Figura 1 Roda do Ano do Hemisfrio Norte.

Fonte: SABBATS, [2---?].

A fim de atender as necessidades de celebrao da Wicca no Hemisfrio Sul, onde as estaes diferem foi criada a Roda do Ano do Hemisfrio Sul, a adoo desta Roda e debatida por Ceridew ([2---?]):
Quem, afinal, determinou que a Roda do Ano funcionaria com datas invertidas no Hemisfrio Sul, simplesmente? Certamente isso surgiu quando a Wicca comeou a ser praticada na Australia, de acordo com critrios advindos de grupos que seguiam a wicca garderiana ou alexandrina. No absurdo crer que ningum realmente pensou na Roda e como ela funcionaria, que podia haver muitas diferenas. Simplesmente algum que morava no Hemisferio Norte e nada sabia da natureza do Hemisfrio Sul, quando foi orientar os novos praticantes do Sul, agiu racionalmente e simplesmente trocou as datas de acordo com a estao do ano. Mas ser que isso vlido mgica e energeticamente ou uma simples operao mental sem grande fundamento?

A partir dessa inverso a Roda do Sul passou a ser adotada por grande parte dos pagos wiccanos, assim tambm aconteceu no Brasil com a disseminao da Wicca em territrio nacional. Podemos verificar a Roda do Ano no Hemisfrio Sul na figura 2:

Figura 2 Roda do Ano do Hemisfrio Sul

Fonte: Magnus, 2009. Os Sabbats wiccanos marcam o inicio meio e fim das estaes do ano. O Brasil um dos maiores pases do mundo e sua enorme rea geogrfica que por sua vez traz uma enorme diversidade de climas. O norte do Brasil destaca-se aqui por apresentar as estaes completamente diferenciadas das demais regies como a regio sul, como afirma o Centro de Divulgao da Astronomia (2000):
As estaes acontecem de forma diferente nos estados do norte e do sul. Nos estados do sul mais fcil dividir o ano em quatro estaes, pois a natureza apresenta as quatro predominncias. J nos estados do norte do Brasil mais fcil dividir o ano em duas estaes, vero e inverno ou chuvas e seca, pois este o comportamento predominante da natureza na regio norte.

O pago residente na Regio Norte do Brasil termina por adotar a Roda do Hemisfrio Sul para seus ritos, no entanto, as estaes do ano no norte muitas vezes parecem se inverter o que acaba gerando muita dvida a estes bruxos e bruxas. Coelho (2011) disserta sobre vero e inverno no norte do Brasil:
Devido sua grande extenso territorial, a regio Norte de o Brasil ser influenciada pela linha do Equador, enquanto a regio Sul pelo Trpico de Capricrnio, as caractersticas climticas e o perodo de ocorrncia da mesma estao nessas regies so diferentes.

Por exemplo, os veres na Amaznia so caracterizados por chuvas abundantes, umidade elevadssima e temperaturas acima de 25C e ocorrem quando Inverno no Sul do pas. Enquanto nos veres do Sul a umidade muito menor, as chuvas, apesar de abundantes, tm volume pluviomtrico menores e as temperaturas acima dos 20C tm variaes maiores. Sua ocorrncia acontece no perodo conhecido como Inverno na Amaznia.

Neste quadro confuso entre equincios, solstcios e estaes do ano, um pago que more no norte muitas vezes pode optar pela roda do norte em detrimento da roda do Sul, uma vez que a natureza amaznica rode em um circulo perfeito prprio. Uma vez que no norte as estaes estejam dividas de forma diferente da que a Roda do Hemisfrio do Sul apresenta, a pagos nortistas fica a duvida de qual poca do ano melhor representaria cada Sabbat. Pela Roda do Hemisfrio Sul temos:
Figura 3 Roda do Ano do Hemisfrio Sul e as estaes do ano.

Fonte: O autor, 2011

Podemos perceber na figura 3, o ajuste das festas pags ao calendrio das estaes no Hemisfrio Sul, no entanto para o norte as estaes se dividem em chuvosas e secas, na poca de Litha, por exemplo, 21/12 ponto mximo do poder do Deus, inicio do vero no norte seria a poca mais chuvosa do ano geralmente conhecida como inverno. Assim sendo, a Roda do Hemisfrio Sul talvez no fosse a mais adequada para a Regio Norte do Brasil. Verifica-se na figura 4 o uso da Roda do Ano do Hemisfrio Norte frente ao clima da Regio Norte do Brasil:
Figura 4 Aplicao da Roda do Hemisfrio Norte para Regio Norte do Brasil

Fonte: O autor, 2011.

Percebe-se aqui que pela Roda do Hemisfrio Norte, as questes climticas se encaixariam de uma maneira mais completa o Sabbat de Litha j citado anteriormente seria celebrado no perodo onde o poder do sol se evidencia na regio, onde o vero se faz presente na percepo das pessoas. Conclui-se que a utilizao da Roda do Hemisfrio Norte para pagos da regio Norte do Brasil pode ser uma opo vlida e altamente justificvel em relao a sentir-se a natureza. Em momento algum busca-se aqui definir um jeito certo ou errado de se celebrar a Roda do Ano, sabe-se que a outras questes envolvidas nas escolhas de covens ou bruxos solitrios, o que se busca demonstrar o ponto de vista de um praticante e levantar uma questo talvez pouco discutida que merece um pouco mais de ateno dada a importncia da Roda do Ano para as praticas wiccanas. O autor aqui deixa clara a importncia da percepo de como cada poca do ano nos afeta e de como casa uma delas se manifesta ao nosso redor e a partir desta percepo se lanar mo do esquema que melhor atenda a realidade de cada praticante. REFERNCIAS

CENTRO DE DIVULGAO DA ASTRONOMIA. Astronomia Parte 2: Estaes do Ano. So Carlos: CDA, 2000. Disponvel em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html >. Acesso em: 29 Dez. 2011.

CERIDWEN, Mavesper Cy. A Roda do Ano e sua Celebrao. [S.l.: s. n.], [2--?]. Disponvel em: <http://www.abrawicca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id =115&Itemid=183>. Acesso em: 29 Dez. 2011.

COELHO, J. Estao Vero. [S.l.: s. n.], 2011. Disponvel em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2302025>. Acesso em: 29 Dez. 2011. MAGNUS. Sabs: Festivais ou Festividades da "Roda do Ano". [S.l.: s. n.], 2009. Disponvel em: <http://www.abrawicca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id =115&Itemid=183>. Acesso em: 29 Dez. 2011.

PRIETO, Claudney. Wicca para todos. [S.l.: s. n.], 2009.

SABIN, Thea. Wicca para iniciantes: conhea os segredos da Magia e da Bruxaria em detalhes. So Paulo: Universo dos Livros, 2009. SABBATS. [S.l.: s. n.], [2---?]. Disponvel em: <http://clubewicca.blogspot.com/2009/08/sabbats.html>. Acesso em: 29 Dez. 2011.

You might also like