You are on page 1of 32

SUMRIO Introduo Histria Classificao das Usinas Etapas Produo do Ao

Carvo Operao do alto-forno Produtos do alto-forno

3 4 8 10 11 11 15 17 18 18 21 24 26 26 26 27 30 32

Fabricao
Processos pneumticos Processos eltricos Processo de reduo direta

Tipos de Ao
Ao-carbono Ao-inoxidvel Ao-liga

Curiosidades Bibliografia

No atual estgio de desenvolvimento da sociedade, impossvel imaginar o mundo sem o uso do ao. A produo de ao um forte indicador do estgio de desenvolvimento econmico de um pas. Seu consumo cresce proporcionalmente construo de edifcios, execuo de obras pblicas, instalao de meios de comunicao e produo de equipamentos. Esses materiais j se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabric-los exige tcnica que deve ser renovada de forma cclica, por isso o investimento constante das siderrgicas em pesquisa. O incio e o processo de aperfeioamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.

Histria
Incio
Quando as terras brasileiras foram descobertas, as prticas mercantilistas imperavam na Europa. Os portugueses chegaram ao Brasil com a esperana da extrao de metais como ouro, prata e bronze. No entanto, nenhum tipo de metal, nem mesmo ferro, foi encontrado em um primeiro momento. Os poucos ferreiros que vieram para o Brasil utilizavam o ferro originrio da Europa para produzir os instrumentos usados na lavoura. Em 1554, o padre jesuta Jos de Anchieta relatou, em um informe ao rei de Portugal, a existncia de depsitos de prata e minrio de ferro no interior da capitania de So Vicente (atual estado de So Paulo). Quem primeiro trabalhou na reduo desse minrio de ferro foi Afonso Sardinha. Em 1587, ele descobriu magnetita na atual regio de Sorocaba, no interior de So Paulo, e iniciou a produo de ferro a partir da reduo do minrio. a primeira fbrica de ferro que se tem notcia no Brasil. As forjas construdas por Sardinha operaram at a sua morte, em 1616. Aps essa data, a siderurgia brasileira entrou em um perodo de estagnao que durou at o sculo seguinte.

Desenvolvimento
Foi a descoberta de ouro no atual Estado de Minas Gerais que desencadeou um novo estmulo siderurgia. Fundies foram abertas para a construo de implementos de ferro utilizados no trabalho das minas. Contudo, as mesmas prticas mercantilistas que impulsionaram a descoberta de metais em nossas terras fizeram com que a construo de uma indstria siderrgica brasileira fosse reprimida. A colnia deveria ser explorada ao mximo e comercializar apenas ouro e produtos agrcolas. Portugal chegou a proibir a construo de novas fundies e ordenou a destruio das existentes. A situao mudou com a ascenso de Dom Joo VI ao trono de Portugal. Em 1795, foi autorizada a construo de novas fundies. Em 1808, a famlia real portuguesa desembarcou fugitiva no Rio de Janeiro, temendo o avano das tropas napolenicas s terras lusitanas. Diversas indstrias siderrgicas foram construdas a partir desse perodo. 4

Em 1815, ficou pronta a usina do Morro do Pilar, em Minas Gerais. Em 1818, a fbrica de Ipanema, nos arredores de Sorocaba, comea a produzir ferro forjado. Outras indstrias foram abertas em Congonhas do Campo, Caet e So Miguel de Piracicaba, todas em Minas Gerais. Antes da abertura das fbricas locais, o ferro era exclusivamente importado de pases europeus, especialmente da Sucia, da Alemanha e da Espanha. Aps esse incio de sculo XIX promissor, houve um declnio na produo de ferro. A competio com os produtos importados da Inglaterra (que eram favorecidos com uma diminuio no imposto de importao) era desigual e travava o desenvolvimento da siderurgia brasileira. Alm disso, havia escassez de mo-de-obra, j que os trabalhadores, em sua maioria, eram sugados pela lavoura do acar e, mais tarde, do caf. Mesmo assim, um marco importante para o posterior progresso da siderurgia brasileira data desse perodo: a fundao, em 1876, da Escola de Minas de Ouro Preto, que formaria engenheiros de minas, metalurgistas e gelogos.

Incio do Sculo XX
As primeiras dcadas do sculo XX foram de avanos para a siderurgia brasileira, impulsionados pelo surto industrial verificado entre 1917 e 1930. O mais importante foi a criao, na cidade de Sabar (MG), da Companhia Siderrgica Mineira. Em 1921, a CSBMCia. Siderrgica Belgo-Mineira foi criada como resultado da associao da Companhia Siderrgica Mineira com o consrcio industrial belgo-luxemburgus ARBEd-Acires Runies de Bubach-Eich-dudelange que, em 1922, associou-se a capitais belgas e se transformou na Companhia Siderrgica Belgo-Mineira. Os governos brasileiros dos primeiros 30 anos do sculo XX, mais preocupados com o caf, davam pouca ateno ao crescimento da indstria nacional. A siderurgia era exceo: decretos governamentais concederam s empresas de ferro e ao diversos benefcios fiscais. Na ocasio, a produo brasileira era de apenas 36 mil toneladas anuais de gusa. A dcada de 30 registrou um grande aumento na produo siderrgica nacional, principalmente incentivada pelo crescimento da Belgo-Mineira que, em 1937, inaugurava a usina de Monlevade, com capacidade inicial de 50 mil toneladas anuais de lingotes de ao. Ainda em 1937, so constitudas a companhia siderrgica de Barra Mansa e a Companhia Metalrgica de Barbar. Apesar disso, o Brasil continuava muito dependente de aos importados.

Expanso
O cenrio de permanente dependncia brasileira de produtos siderrgicos importados comeou a mudar nos anos 40, com a ascenso de Getlio Vargas presidncia do Brasil. Era uma das suas metas fazer com que a indstria de base brasileira crescesse e se nacionalizasse. Um dos grandes exemplos desse esforo foi a inaugurao, em 1946, no municpio de Volta Redonda (RJ), da Companhia Siderrgica Nacional (CSN), que comeou a produzir coque metalrgico. No mesmo ano, foram ativados os altos-fornos e a aciaria. As laminaes entraram em atividade em 1948 e marcaram o incio da autonomia brasileira na produo de ferro e ao. Erguida com financiamentos americanos e fundos do Governo, a gigante estatal do setor nascia para preencher um vazio econmico. O ano de 1950, quando a usina j funcionava com todas as suas linhas, pode ser tomado como marco de um novo ciclo de crescimento da siderurgia brasileira. A produo nacional de ao bruto alcanava 788 mil toneladas e tinha incio uma fase de crescimento continuado da produo de ao no Pas. Dez anos depois, a produo triplicava e passados mais dez anos, em 1970, eram entregues ao mercado 5,5 milhes de toneladas. A oferta estimulou a expanso da economia, que passou a fazer novas e crescentes exigncias s usinas. Outra conseqncia foi o acentuado aumento das importaes de ao. Foi este cenrio que deu origem, em 1971, ao Plano Siderrgico Nacional (PSN), com o objetivo de iniciar novo ciclo de expanso e quadruplicar a produo. Caberia responsabilidade maior por esta meta s empresas estatais, que ento respondiam por cerca de 70% da produo nacional e detinham exclusividade nos produtos planos. Parte da produo era para ser exportada. Em 1973, foi inaugurada no Pas a primeira usina integrada produtora de ao que utiliza o processo de reduo direta de minrios de ferro a base de gs natural, a Usina Siderrgica da Bahia (Usiba). No mesmo ano foi criada a Siderurgia Brasileira S.A (Siderbrs). Dez anos depois, entrou em operao, em Vitria (ES), a Companhia Siderrgica de Tubaro (CST). Em 1986, foi a vez da Aominas comear a funcionar em operao em Ouro Branco (MG). Na dcada de 80, o mercado interno estava em retrao e a alternativa era voltar-se para o exterior. De uma hora para outra, o Brasil passava de grande importador a exportador de ao, sem ter tradio no ramo. Mas a crise que atingia a siderurgia brasileira tinha amplitude mundial. Por toda parte, os mercados se fechavam com medidas restritivas s importaes. Na

poca, comearam a freqentar as pginas dos jornais termos como restries voluntrias, sobretaxas antidumping, direitos compensatrios e salvaguardas.

Dcada de 90
O parque siderrgico nacional iniciou a dcada de 90 contando com 43 empresas estatais e privadas, cinco delas integradas a coque, nove a carvo vegetal, duas integradas a reduo direta e 27 semi-integradas, alm de produtores independentes de ferro-gusa e carvo vegetal, que somavam cerca de 120 altos-fornos. A instalao dessas unidades produtoras se concentrou principalmente no Estado de Minas Gerais e no eixo Rio-So Paulo, devido proximidade de regies ricas em matrias-primas empregadas na fabricao do ao, ou de locais com grande potencial de consumo. Nos primeiros anos da dcada de 90, era visvel o esgotamento do modelo com forte presena do Estado na economia. Em 1991, comeou o processo de privatizao das siderrgicas. Dois anos depois, oito empresas estatais, com capacidade para produzir 19,5 milhes de toneladas (70% da produo nacional), tinham sido privatizadas. Entre 1994 e 2007, as empresas siderrgicas investiram US$ 21,5 bilhes, dando prioridade para a modernizao e atualizao tecnolgica das usinas, alcanando uma capacidade instalada de 41 milhes de toneladas.

Momento Atual
A privatizao trouxe ao setor expressivo afluxo de capitais, em composies acionrias da maior diversidade. Assim, muitas empresas produtoras passaram a integrar grupos industriais e/ou financeiros cujos interesses na siderurgia se desdobraram para atividades correlatas, ou de apoio logstico, com o objetivo de alcanar economia de escala e competitividade. O parque siderrgico brasileiro compe-se hoje de 26 usinas, administradas por oito grupos empresariais. So eles: ArcelorMittal Brasil, Grupo Gerdau, CSN, Grupo Usiminas, SINOBRAS, V&M do Brasil, Villares Metals e Votorantim Siderurgia. O parque produtor relativamente novo e passa por um processo de atualizao tecnolgica constante. Est apto a entregar ao mercado qualquer tipo de produto siderrgico, desde que sua produo se justifique economicamente.

Classificao das usinas


As usinas de ao do mundo inteiro classificam-se segundo o seu processo produtivo: Integradas - que operam as trs fases bsicas: reduo, refino e laminao; participam de todo o processo produtivo e produzem ao. Semi-integradas - que operam duas fases: refino e laminao. Estas usinas partem de ferro gusa, ferro esponja ou sucata metlica adquiridas de terceiros para transform-los em ao em aciarias eltricas e sua posterior laminao. Alm disso, em funo dos produtos que preponderam em suas linhas de produo, as usinas tambm podem ser assim classificadas como: Semi-acabados (placas, blocos e tarugos) Planos aos carbono (chapas e bobinas) Planos aos especiais / ligados (chapas e bobinas) Longos aos carbono (barras, perfis, fio mquina, vergalhes, arames e tubos sem costura) Longos aos especiais / ligados (barras, fio-mquina, arames e tubos sem costura). Existem ainda unidades produtoras chamadas de no integradas, que operam apenas uma fase do processo: processamento (laminao ou trefilas) ou reduo.

Laminao
Esto os relaminadores, geralmente de placas e tarugos, adquiridos de usinas integradas ou semi-integradas e os que relaminam material sucatado. No mercado produtor operam ainda unidades de pequeno porte que se dedicam exclusivamente a produzir ao para fundies.

Trefilao
So as trefilarias, unidades que dispem apenas de trefilas, em que produtores de arames e barras utilizam o fio-mquina como matria prima.

Reduo
So os produtores de ferro gusa, os chamados guseiros, que tm como caracterstica comum o emprego de carvo vegetal em altos fornos para reduo do minrio, mas que se trata de atividade industrial distinta. De acordo com a CNAE / IBGE (instrumento de padronizao nacional dos cdigos de atividade econmica do pas), a Metalurgia uma diviso da seo das Indstrias de Transformao. nessa atividade econmica que ocorre a converso de minrios ferrosos e no-ferrosos em produtos metalrgicos e produtos intermedirios do processo. A Siderurgia, setor no qual ocorre a fabricao do ao em forma de semi-acabados, laminados, relaminados, trefilados e tubos sem costura, classificada como um grupo especfico na diviso de metalurgia, seo na qual esto inseridas outras atividades correlatas. Dentro da metalurgia, os produtores independentes de gusa e de ferro-ligas compem outro grupo.

Produtos siderrgicos

Etapas
O ao produzido, basicamente, a partir de minrio de ferro, carvo e cal. A fabricao do ao pode ser dividida em quatro etapas: preparao da carga, reduo, refino e laminao. 1. Preparao da carga Grande parte do minrio de ferro (finos) aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante chamado de sinter. O carvo processado na coqueria e transforma-se em coque.

2. Reduo Essas matrias-primas, agora preparadas, so carregadas no alto forno. Oxignio aquecido a uma temperatura de 1000C soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvo, em contato com o oxignio, produz calor que funde a carga metlica e d incio ao processo de reduo do minrio de ferro em um metal lquido: o ferro-gusa. O gusa uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

3. Refino Aciarias a oxignio ou eltricas so utilizadas para transformar o gusa lquido ou slido e a sucata de ferro e ao em ao lquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa removido juntamente com impurezas. A maior parte do ao lquido solidificada em equipamentos de lingotamento contnuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos. 4. Laminao Os semi-acabados, lingotes e blocos so processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composio qumica.

10

Produo do ao
A fronteira entre o ferro e o ao foi definida na Revoluo Industrial, com a inveno de fornos que permitiam no s corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistncia ao desgaste, ao impacto, corroso, etc. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o ao passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilizao industrial. Basicamente, o ao uma liga de ferro e carbono. O ferro encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxignio e slica. O minrio de ferro um xido de ferro, misturado com areia fina. O carbono tambm relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvo coque, e em alguns casos, o carvo vegetal.

Carvo
fornecedor de calor para a combusto; fornecedor do carbono para a reduo de xido de ferro; indiretamente, fornecedor de carbono como principal elemento de liga do ferro gusa.

Carvo coque:
O coque obtido pelo processo de coqueificao, que consiste, em princpio, no aquecimento a altas temperaturas, em cmaras hermeticamente (exceto para sada de gases) fechadas, do carvo mineral. No aquecimento s temperaturas de coqueificao e na ausncia de ar, as molculas orgnicas complexas que constituem o carvo mineral se dividem, produzindo gases e compostos orgnicos slidos e lquidos de baixo peso molecular e um resduo carbonceo relativamente no voltil. Este resduo resultante o coque, que se apresenta como uma substncia porosa, celular, heterognea, sob os pontos de vista qumico e fsico. A qualidade do coque depende muito do carvo mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.

11

Carvo vegetal:
O carvo vegetal ou de madeira fabricado mediante pirlise da madeira, isto , quebra das molculas complexas que constituem a madeira, em molculas mais simples, mediante calor. O aquecimento para a carbonizao da madeira feito em fornos de certo modo rudimentares e pouco eficientes, sobretudo no Brasil, pois os subprodutos gasosos e lquidos so perdidos durante o processo. O calor aplicado madeira, com ausncia de oxignio, resultando em gases (CO2, CO, H2, etc.), lquidos (alcatres, cido actico, lcool metlico) e o resduo slido que o carvo vegetal.

Fundente
A funo do fundente combinar-se com as impurezas (ganga) do minrio e com as cinzas do carvo, formando as chamadas escrias. O principal fundente o calcrio, de frmula CaCo3.

Outras matrias-primas da indstria siderrgica


Entre elas, a mais importante o minrio de mangans. Outras matrias-primas incluem as ferro-ligas de silcio, cromo, vandio, molibdnio, nquel, tungstnio, titnio, etc.. Finalmente, deve-se ainda mencionar como importante matria-prima a sucata de ao, ou seja, subprodutos da fabricao de ao e itens ou componentes de ao desgastados, quebrados ou descartados. Elemento de liga Influncia na estrutura Refina o gro Diminui a velocidade de transformao na estrutura dos aos. Estabiliza os carbonetos. Ajuda a criar microestrutura Influncia nas propriedas Aumento da resistncia trao. Aumenta ductilidade. Aumento da resistncia mecnica e temperabilidade

Nquel

Aplicao Ao para construo mecnica. Ao inoxidvel. Ao resistente a altas temperaturas. Ao para construo mecnica.

Mangans

Produtos Peas para automveis. Utenslios domsticos. Caixas para tratamento trmico. Peas para automveis e peas para uso geral em 12

Cromo

dura por meio de tmpera. Diminui a velocidade de resfriamento. Forma carbonetos. Acelera o crescimento dos gros.

da pea. Resistncia ao choque. Aumento da resistncia corroso e oxidao. Aumento da resistncia a altas temperaturas. Alta dureza ao rubro. Aumento de resistncia trao. Aumento de temperabilidade . Maior resistncia mecnica. Maior tenacidade e temperabilidade . Resistncia fadiga e abraso. Aumento da dureza. Aumento da resistncia a altas temperaturas. Aos para construo mecnica. Aos ferramenta. Aos inoxidveis.

engenharia mecnica.

Influncia na estabilizao do carboneto Molibdnio

Aos ferramenta. Aocromonquel. Substituto do tungstnio em aos rpidos. Aos cromovandio

Produtos para indstria qumica; talheres; vlvulas e peas para fornos. Ferramentas de corte. Ferramentas de corte.

Vandio

Inibe o crescimento dos gros. Forma carbonetos.

Ferramentas de corte.

Tugstnio

Silcio

Forma carbonetos muito duros. Diminui a velocidade das transformae s. Inibe o crescimento dos gros. Auxilia na desoxidao. Auxilia na grafitizao. Aumenta a fluidez.

Aos rpidos. Aos ferramenta

Ferramentas de corte.

Aumento da resistncia oxidao em temperaturas elevadas. Melhora da temperabilidade e da

Aos com alto teor de carbono. Aos para fundio em areia.

Peas fundidas.

13

resistncia trao. O carvo exerce duplo papel na fabricao do ao. Como combustvel, permite alcanar altas temperaturas (cerca de 1.500 Celsius) necessrias fuso do minrio. Como redutor, associase ao oxignio que se desprende do minrio com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoo do oxignio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se reduo e ocorre dentro de um equipamento chamado alto forno. O alto-forno constitui ainda o principal aparelho utilizado na metalurgia do ferro. A metalurgia do ferro consiste, essencialmente, na reduo dos xidos dos minrios de ferro, mediante o emprego de um redutor, que um material a base de carbono (carvo). A Figura 1 mostra a seo transversal de uma instalao de alto-forno, incluindo todo o equipamento acessrio e auxiliar. Como se v, trata-se de uma estrutura cilndrica, de grande altura, que compreende essencialmente uma fundao e o forno propriamente dito. Este, por sua vez, constitudo de trs partes essenciais, isto , cadinho, rampa e cuba (ver Figura 2). O equipamento acessrio e auxiliar tm como objetivo limpar os gases que saem do altoforno, bem como pr-aquecer o ar que introduzido no forno atravs das ventaneiras.

Figura 1 Seo transversal de uma instalao de alto-forno, incluindo o equipamento auxiliar principal.

14

Figura 2 Seo transversal de um alto-forno moderno.

Operao do alto-forno
Num alto-forno, existem duas correntes de materiais responsveis pelas reaes que se verificam, isto , uma corrente slida, representada pela carga que desce paulatinamente e uma corrente gasosa que se origina pela reao do carbono do carvo com o oxignio do ar soprado pelas ventaneiras, que sobe em contracorrente.

Reaes qumicas:
As temperaturas mais elevadas ocorrem nas proximidades das ventaneiras: da ordem de 1.800 a 2000C. Nesta regio, verifica-se a reao: C + O2 CO2 Reao 1 Originando-se grande quantidade de calor. Este CO2, ao entrar em contato com o coque incandescente, decompe-se: CO2 + C 2CO Reao 2 O CO originado o agente redutor. A carga introduzida pelo topo, ao entrar em contato com a corrente gasosa ascendente sofre uma secagem.

15

A decomposio dos carbonatos, contidos no calcrio d-se a aproximadamente 800oC, conforme as seguintes reaes: CaCO3 CaO + CO2 MgCO3 MgO + CO2 Reao 3 Reao 4

Alm do CO como agente redutor, o prprio carbono do carvo atua nesse sentido. Reaes qumicas de reduo do minrio de ferro: 3Fe2O3 + CO 2Fe3O4 + CO2 Fe3O4 + CO 3FeO + CO2 ou Fe2O3 + 3C 2Fe + 3CO Reao 7 Reao 5 Reao 6

Na regio que corresponde ao topo da rampa (regio acima do cadinho onde o ferro lquido e a escria so depositados), inicia-se a formao da escria, pela combinao da cal (CaO) com a ganga (impurezas do minrio de ferro) e uma certa quantidade de xido de ferro e mangans. Essa escria formada, juntamente com o ferro, comea a gotejar atravs dos interstcios (espaos vazios) da carga ainda slida, para depositar-se no cadinho.

Outras reaes:
Mn3O4 + C 3MnO + CO MnO + C Mn + CO SiO2 + 2C Si + 2CO P2O5 + 5C 2P + 5CO FeS + CaO + C CaS + Fe + CO 3Fe + C Fe3C 3Fe + 2CO Fe3C + CO2 Reao 8 Reao 9 Reao 10 Reao 11 Reao 12 Reao 13 Reao 14

Finalmente, as ltimas reaes fundamentais so representadas pelas equaes:

Todas estas reaes produzem, ento, o ferro gusa, que alm de ferro e carbono tambm incorpora os elementos mangans (Mn), silcio (Si), fsforo (P) e enxofre (S). A formao da escria compreende reaes bem mais complexas. Essa escria resulta da combinao do CaO e do MgO do calcrio (fundente) com a ganga (impurezas) do minrio e as cinzas do carvo. A escria caracteriza-se por sua grande fluidez e seu baixo peso especfico. Assim, no cadinho (reservatrio), a escria e o gusa lquido separam-se por

16

gravidade, formando duas camadas, isto , a inferior (metlica) e a superior (escria), facilitando o vazamento de ambos os produtos.

Produtos do alto-forno
O principal produto do alto-forno o ferro gusa. O ferro gusa uma liga ferro-carbono de alto teor de carbono e teores variveis de silcio, mangans, fsforo e enxofre. De um modo geral, a maioria dos ferro gusas possveis de serem obtidos em alto-forno est compreendida na seguinte faixa de composies: Carbono Silcio Mangans Fsforo Enxofre 3 a 4,4% 0,5 a 4,0% 0,5 a 2,5% 0,05 a 2,0% 0,20% mx.

Um outro produto do alto-forno a escria, cuja composio varia igualmente dentro de largos limites, isto : SiO2 Al2O3 29 a 38% 10 a 22%

CaO + MgO - 44 a 48% FeO + MnO - 1 a 3% CaS 3 a 4% Este material depois de solidificado pode ser utilizado como lastro de ferrovias, material isolante, etc.. Sua mais importante aplicao d-se na fabricao do chamado cimento metalrgico. Finalmente, o gs de alto-forno um subproduto muito importante devido ao seu alto poder calorfico. Sua composio a seguinte: CO2 - 13% CO - 27% H2 - 3% N2 - 57% Este gs utilizado na prpria usina siderrgica nos regeneradores, fornos diversos de aquecimento, caldeiras etc.

17

Fabricao
O ferro gusa uma liga Fe-C com outros elementos resultantes do processo de fabricao. Estes outros elementos so o Si, Mn, P e S. Para a fabricao do ao, estes outros elementos, inclusive o carbono, devem ter seus teores reduzidos. Esta reduo da concentrao destes elementos qumicos ocorre por oxidao. Os agentes oxidantes, isto , aqueles que iram oxidar o ferro gusa para baixar o teor dos elementos qumicos, podem ser de natureza gasosa (ar ou oxignio) ou slida (minrio de ferro). - Processos pneumticos agente oxidante ar ou oxignio - Processo Siemens-Martin ou eltrico agente oxidante substncias slidas contendo xidos (minrio de ferro, por exemplo).

Processos pneumticos
Os vrios tipos esto representados na Figura 3. Como se v na figura, o princpio bsico de qualquer dos processos introduzir ar ou oxignio, pelo fundo, lateralmente ou pelo topo, atravs de uma lana. Estes diferentes tipos de equipamentos so chamados de conversores pneumticos. Sendo as reaes de oxidao dos elementos contidos no ferro gusa lquido fortemente exotrmicas, principalmente a do silcio, no h necessidade de aquecimento da carga metlica do conversor, eliminando-se, assim, a utilizao de qualquer combustvel.

Figura 3 Processos pneumticos para produo de ao, a partir de ferro gusa.

18

Reaes qumicas de oxidao do ferro gusa:


As primeiras reaes de oxidao do gusa so as seguintes: 2Fe + O2 2FeO 2FeO + Si SiO2 + 2Fe FeO + Mn MnO + Fe Reao 15 Reao 16 Reao 17

O resultado da oxidao a formao de slica SiO2, que, juntamente com os xidos de ferro e mangans que igualmente se formam durante o sopro, originam uma escria de baixo ponto de fuso, a base de silicatos de Fe e Mn. A medida que o sopro continua, inicia-se a oxidao do carbono: FeO + C Fe + CO Reao 18 Aps este primeiro estgio de oxidao, o metal est pronto para ser vazado na panela onde so, ento, adicionadas as ligas Fe-Mn ou alumnio para desoxidar e dessulfurar o metal, segundo as seguintes reaes: FeO + Mn MnO + Fe FeS + Mn MnS + Fe ou 3FeO + 2Al Al2O3 + 3Fe Reao 21 Existem alguns problemas operacionais no processo de oxidao do ferro gusa. Os mais importantes so de controle do final da oxidao, da temperatura e da composio qumica do banho metlico. Os conversores mais conhecidos so o Bressemer, Thomas, de sopro lateral e de sopro pelo topo (conversor L-D). Reao 19 Reao 20

Conversor de Bessemer
Conversor Bessemer constitudo por uma carcaa de chapas de ao, soldadas e rebitadas. Essa carcaa revestida internamente, com uma grossa camada de material refratrio, isto , aquele que resiste a altas temperaturas. Seu fundo substituvel e cheio de orifcios por onde entra o ar sob presso. A grande vantagem desse forno seu formato (os livros tcnicos dizem que ele se parece a uma pra bem estilizada que permite seu basculamento). Quer dizer, ele montado sobre

19

eixos que permitem coloc-lo na posio horizontal, para a carga do gusa e descarga do ao, e na posio vertical para a produo do ao.

Conversor de Bessemer

Este forno no precisa de combustvel. A alta temperatura alcanada e mantida, devido s reaes qumicas que acontecem quando o oxignio do ar injetado entra em contato com o carbono do gusa lquido. Nesse processo, h a combinao do oxignio com o ferro, formando o xido de ferro (FeO) que, por sua vez, se combina com o silcio (Si), o mangans (Mn) e o carbono (C), eliminando as impurezas sob a forma de escria e gs carbnico. Esse ciclo dura, em mdia 20 minutos e o ao resultante desse processo tem a seguinte composio: 0,10% (ou menos) de carbono, 0,005% de silcio, 0,50% de mangans, 0,08% de fsforo e 0,25% de enxofre.

Conversor Thomas
Bastante semelhante ao Bessemer, ele tambm basculante, tambm processa gusa lquido e tambm usa ar nesse processo. A diferena est no revestimento refratrio desse conversor, que feito com um material chamado dolomita, que resiste ao ataque da escria a base de cal e, por isso, esse material permite trabalhar com um gusa com alto teor de fsforo. As reaes qumicas que acontecem dentro desse conversor so as mesmas que acontecem no conversor Bessemer, ou seja, oxidao das impurezas, combusto do carbono e oxidao do ferro. Esse processo, porm, tem duas desvantagens: no elimina o enxofre do gusa e o revestimento interno do forno atacado pelo silcio. Assim, o gusa deve ter baixo teor de silcio.

20

Conversor LD Usa tambm o princpio da injeo do oxignio. A diferena que o oxignio puro soprado sob presso na superfcie do gusa lquido. Essa injeo feita pela parte de cima do conversor.

Conversor de LD

A injeo do oxignio feita por meio de uma lana metlica composta de vrios tubos de ao. O jato de oxignio dirigido para a superfcie do gusa lquido e essa regio de contato chamada de zona de impacto. Na zona de impacto, a reao de oxidao muito intensa e a temperatura chega a atingir entre 2.500 e 3.000C. Nesse conversor, a contaminao do ao por nitrognio muito pequena porque se usa oxignio puro. Isso um fator importante para os aos que passaro por processo de soldagem, por exemplo, pois esse tipo de contaminao causa defeitos na solda.

Processos eltricos
Nos fornos pneumticos, o ferro gusa era transportado ainda lquido para dentro dos conversores e, o prprio calor gerado pela oxidao dos elementos qumicos era suficiente para manter a temperatura do forno, sem precisar-se de nenhuma fonte auxiliar de energia. Os fornos pneumticos eram utilizados, basicamente, em usinas integradas (nestas usinas, a 21

reduo do minrio de ferro, bem como a fabricao do ao so realizados no mesmo local), de forma que o ferro gusa pode ser transportado ainda lquido do alto-forno para os conversores. Na maioria dos casos, contudo, as empresas compram o gusa slido e, juntamente com sucata de ao, forma-se a carga para alimentar os fornos eltricos de produo de ao. Nestes fornos, a fuso da mistura de sucata de ao e ferro gusa ocorre devido ao calor gerado por um arco voltaico que se forma entre trs eletrodos de grafite e a carga metlica. Aps a fuso da carga, oxignio injetado por uma lana diretamente no banho lquido. A reduo dos teores dos elementos de liga ocorre, ento, por oxidao, sendo que as reaes so as mesmas j descritas para os fornos pneumticos. A fabricao do ao tambm conhecido como refino do ao incorpora duas etapas a saber, isto , o refino primrio e o refino secundrio. No refino primrio, so reduzidos os teores de carbono, mangans, silcio e fsforo. O calor liberado pela oxidao destes elementos qumicos reduz o consumo de energia eltrica do forno. Durante o processo de oxidao, a composio qumica do banho lquido monitorada por coleta de amostras e anlise por espectrometria de emisso tica. Quando o banho lquido atinge a composio qumica ideal, este transportado para um outro forno, a composio qumica final do ao acertada (refino secundrio). Neste segundo forno (forno panela), as ferro-ligas (Fe-Mn ou Fe-Si) so adicionadas. Estas ligas funcionam como dessulfurantes e desoxidantes, isto , reduzem os teores de enxofre e oxignio do ao. A dessulfurizao realizada de acordo com a seguinte reao: Mn + S MnS Reao 22 O enxofre ento reduzido pela formao do sulfeto de mangans (MnS) que vai para a escria. J quanto desoxidao, inevitvel que parte do ferro, durante o refino primrio, sofra oxidao, de acordo com a seguinte reao: Fe + O FeO Reao 23 Reao 24 Ento, na desoxidao, ocorre a seguinte reao e o xido de mangans vai compor a escria. FeO + Mn Fe + MnO Contudo, interessante comentar que nem todo o sulfeto de mangans (MnS) e o MnO vo para a escria. Parte destes compostos, bem como o prprio FeO permanecero no ao como impurezas, chamadas de incluses no metlicas, as quais devem ser criteriosamente controladas pois afetam diretamente as propriedades dos aos produzidos. Os fornos eltricos so basicamente de dois tipos: o arco eltrico e de induo.

22

Forno a arco eltrico

O forno a arco eltrico constitudo de uma carcaa de ao feita de chapas grossas soldadas ou rebitadas, de modo a formar um recipiente cilndrico com fundo abaulado. A carcaa revestida na parte inferior por materiais refratrios, de natureza bsica (dolomita ou magnesita) ou cida (slica), dependendo da carga que o forno vai processar. O restante do forno revestido com tijolos refratrios silicosos. Os eletrodos responsveis, juntamente com a carga metlica, pela formao do arco eltrico esto colocados na abbada (parte superior) do forno. A carga de um forno a arco constituda, basicamente, de sucata e fundente (cal). Durante o processo, algumas reaes qumicas acontecem: a oxidao, na qual oxidam-se as impurezas e o carbono; a desoxidao, ou retirada dos xidos com a ajuda de agentes desoxidantes e; a dessulfurao, quando o enxofre retirado. um processo que permite o controle preciso das quantidades de carbono presentes no ao. 23

Forno de induo

O forno de induo tambm usa a energia eltrica e processa sucata. O forno formado de um gerador com motor de acionamento, uma bateria de condensadores e uma cmara de aquecimento. Essa cmara basculante e tem, na parte externa, a bobina de induo. Para a produo do ao, liga-se o forno, e os pedaos de sucata que devem ser de boa qualidade vo sendo colocados dentro do forno, medida que a carga vai sendo fundida. Depois que a fuso se completa e que a temperatura desejada atingida, adiciona-se clcio, silcio ou alumnio, que so elementos desoxidantes e tm a funo de retirar os xidos do metal.

Processos de reduo direta

24

O princpio da reduo direta consiste em tratar-se xidos de ferro praticamente puros (Fe2O3 ou Fe3O4) a temperaturas usualmente entre 950 e 1050oC, na presena de uma substncia redutora, resultando, freqentemente uma massa escura e porosa, conhecida como ferro esponja. A reduo realizada no estado slido e os processos correspondentes tm por objetivo eliminar o alto-forno, produzindo-se o ao diretamente do minrio ou produzindo-se um material intermedirio, a ser empregado como sucata sinttica nos fornos de ao. Os processos de reduo direta seriam aconselhados, pelo menos teoricamente, para pases que no dispem do melhor carvo de pedra coqueificvel ou que no possuam minrios de alto teor em ferro. Basicamente, todos os processos de reduo direta podem ser agrupados em duas classes: - processos que utilizam redutores slidos - processos que utilizam redutores gasosos A Figura 4 representa, esquematicamente, o processo conhecido pelo nome de SL/RN. A carga consiste de concentrados de minrio de ferro, na forma moda ou na forma de pelotas, coque e calcrio modos.

Figura 4 Representao esquemtica do processo SL/RN de reduo direta.

A carga levada a um forno rotativo, onde a temperatura mantida na faixa de 1000 a 1076C. O produto slido resultante resfriado e o ferro separado mediante separador magntico. O coque no utilizado removido e reutilizado. O processo permite produzir

25

material contendo enxofre entre 0,02 e 0,05% apenas, o que o torna adequado para a utilizao em fornos de ao.

26

Tipos de Ao
Atualmente h mais de 2.500 tipos de ao no mundo todo. Aqui esto os mais comuns:

Ao carbono

Quanto melhores forem as propriedades mecnicas de um material, melhor ser sua utilizao. Tanto durante o processo de fabricao quanto durante o uso da pea j fabricada. As propriedades mecnicas do ao podem ser melhoradas, seja pelo controle da quantidade de carbono e de impurezas, seja pela adio de outros elementos, por meio de tratamento trmico, ou mesmo, por meio de tratamento mecnico. O ao mais comum que existe o ao-carbono, uma liga de ferro com pequenas quantidades de carbono (mximo 2%) e elementos residuais, ou seja, elementos que ficam no material metlico aps o processo de fabricao. Dentro do ao, o carbono, juntando-se com o ferro, formam um composto chamado carboneto de ferro (Fe3C), uma substncia muito dura. Isso d dureza ao ao, aumentando sua resistncia mecnica. Por outro lado, diminui sua ductilidade, sua resistncia ao choque e soldabilidade, e torna-o difcil de trabalhar por conformao mecnica. O ao - carbono constitui a mais importante categoria de materiais metlicos usada na construo de mquinas, equipamentos, estruturas, veculos e componentes dos mais diversos tipos, para os mais diferentes sistemas mecnicos.

Ao inoxidvel
O ao inoxidvel uma liga de ferro e crmio, podendo conter tambm nquel, molibdnio e outros elementos, que apresenta propriedades fsico-qumicas superiores aos aos comuns, sendo a alta resistncia oxidao atmosfrica a sua principal caracterstica. As principais famlias de aos inoxidveis, classificados segundo a sua microestrutura, so: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex. Estes elementos de liga, em particular o crmio, conferem uma excelente resistncia corroso quando comparados com os aos carbono. Eles so, na realidade, aos oxidveis. Isto , o crmio presente na liga oxida-se em contato com o oxignio do ar, formando uma pelcula, muito fina e estvel, de xido de crmio - Cr2O3 - que se forma na superfcie 27

exposta ao meio. Ela denominada camada passiva e tem como funo proteger a superfcie do ao contra processos corrosivos. Para isto necessrio uma quantidade mnima de crmio de cerca de 11% em massa. Esta pelcula aderente e impermevel, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para no reduzir localmente o teor de crmio dos aos inoxidveis durante o processamento. Este processo conhecido em metalurgia como passivao. Por ser muito fina - cerca de 100 angstrons - a pelcula tem pouca interao com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho caracterstico.

Ao liga
As impurezas, como o mangans, o silcio, o fsforo, o enxofre e o alumnio fazem parte das matrias-primas usadas no processo de produo do ao. Elas podem estar presentes no minrio ou ser adicionadas para provocar alguma reao qumica desejvel, como a desoxidao, por exemplo. Mangans O mangans a impureza encontrada em maior quantidade no ao (at 1,65%). Normalmente adicionado para auxiliar na desoxidao do metal lquido e para neutralizar o efeito nocivo do enxofre. Nesse processo, o mangans se combina primeiro com o enxofre e forma o sulfeto de mangans (MnS). Isso aumenta a forjabilidade do ao, a temperabilidade, a resistncia ao choque e o limite elstico. Em quantidades maiores, o mangans se combina com parte do carbono e forma o carbeto de mangans (Mn3C), que muito duro. Isso diminui a ductilidade do ao. Alumnio O alumnio um elemento adicionado ao metal lquido para auxiliar na desoxidao. usado para "acalmar" o ao, ou seja, para diminuir ou eliminar o desprendimento de gases que agitam o ao quando ele est se solidificando. O alumnio combina-se com o oxignio e forma um composto chamado alumina (Al2O3). Quando em quantidades reduzidas, a alumina, que

28

se apresenta sob a forma de partculas muito pequenas, afeta minimamente as propriedades do ao. Fsforo A quantidade de fsforo presente no ao deve ser controlada, principalmente, nos aos duros, com alto teor de carbono. Quando ultrapassa certos limites, ele faz o ao ficar mais duro ainda e, por isso, mais frgil a frio. Teores de fsforo em torno de 0,04% faz o ao se romper se deformado a quente, pois forma um composto que se funde a uma temperatura menor que a do ferro. Em aos de baixo teor de carbono seu efeito nocivo menor, pois nesse caso o fsforo auxilia no aumento da dureza, e tambm aumenta a resistncia trao, a resistncia corroso e a usinabilidade. Enxofre O enxofre uma impureza muito difcil de ser eliminada. No ao, ele pode se combinar com o ferro e formar o sulfeto ferroso (FeS), que faz o ao se romper, com facilidade ao ser laminado, forjado ou vergado em temperaturas acima de 1.000C. O teor mximo de enxofre permitido de 0,05%. J que o enxofre se combina melhor com o mangans do que com o ferro, coloca-se no ao uma quantidade de mangans duas vezes maior do que a de enxofre, para que ele se combine com o mangans. Com isso, forma-se o sulfeto de mangans (MnS) que se solidifica em nveis de temperatura semelhantes aos do ao, fazendo com que sua presena no ao no seja to nociva. Silcio O silcio acrescentado ao metal lquido, para auxiliar na desoxidao e impedir a formao de bolhas nos lingotes. Ele est presente, no ao, em teores de at 0,6%, e no tem grande influncia sobre suas propriedades. Lingote uma barra de metal fundido. Incluses no-metlicas O enxofre, o mangans, o silcio e o alumnio tambm formam, dentro do ao, compostos chamados de incluses no-metlicas. Essas incluses so partculas alongadas ou em forma 29

de esferas muito pequenas que ficam espalhadas no meio do material metlico. Outras incluses no-metlicas so os silicatos, formados a partir do silcio, que favorecem o aparecimento de micro trincas na estrutura do ao. Os sulfetos, formados a partir do enxofre, causam menor influncia que os silicatos no surgimento de micro trincas.

30

Voc sabia que...


... o ao pode ser facilmente separado de outros resduos, principalmente por eletromagnetismo? Por isso, pode ser utilizado infinitas vezes, mantendo as mesmas caractersticas, com baixo custo e alta eficincia no processo? ... a cada 75 embalagens de ao recicladas, salva-se uma rvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvo vegetal? A cada 100 latas recicladas, poupa-se o equivalente a uma lmpada de 60 W acesa por uma hora? ... as latas amassadas no comprometem a qualidade do produto envasado? As latas so revestidas por vernizes protetores elsticos que resistem a deformaes. Na fixao da tampa, o produto sofre uma "deformao" de 180 graus, sem que isso comprometa a qualidade do contedo? ... a Usina de Itaipu foi erguida com o ao de 350 torres Eifel? ... a reciclagem da sucata de ao permite a produo de um novo ao consumindo apenas aproximadamente 70% da energia gasta para a produo a partir de matrias-primas naturais? ... o prazo de validade dos refrigerantes maior nas latinhas do que em outras embalagens? Esse tipo de embalagem conserva o gs das bebidas por mais tempo. Por isso as garrafas pet tm prazo de validade menor? ... o concreto, quando reforado internamente com barras de ao, chamado de concreto armado? ... um automvel contm aproximadamente 450 kg de chapas de ao (normalmente chapas laminadas a frio ou zincadas). E 90 milhes de toneladas dariam para produzir 200 milhes de automveis. Considerando um comprimento de 3 metros por automvel, se colocados prachoque contra pra-choque, estes 200 milhes de veculos formariam uma fila que circundaria a Terra cerca de 15 vezes?

31

... uma lata de leo de 900ml utiliza cerca de 90g de folhas de flandres. 8km (8.000m) de folha de flandres podem produzir 90 mil latas, ou seja, 620 mil km de folha de flandres so necessrios para produzir 1 lata de leo para cada habitante da Terra? ... ao temperado o ao produzido a partir da purificao do ferro quando este ainda estiver no estado lquido, recm-retirado do alto-forno e resfriado muito rapidamente? Assim, ele ser resistente e brilhante. O processo pelo qual o ao aquecido e rapidamente resfriado chamado de tmpera?

32

Bibliografia:
http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/materiais_basicos/aco/index.shtml Acessado em: 07/12/2009; www.exatec.unisinos.br/~fortis/.../Aula2_ProducaoDeFerroEAco.doc Acessado em: 23/11/2009; http://professormarciogomes.files.wordpress.com/2008/11/aula-5-producao-do-aco.pdf Acessado em: 07/12/2009; http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/kalil/Downloads/IT_139_Elem_Maq/materiais/Materiais _outros/4-Aco.pdf Acessado em: 07/12/2009; http://ciencia.hsw.uol.com.br/ferro-e-o-aco4.htm Acessado em: 23/11/2009; http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/index.asp Acessado em: 23/11/2009; http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_inoxid%C3%A1vel Acessado em: 07/12/2009; http://www.csn.com.br/portal/page?_pageid=456,170822&_dad=portal&_schema=PORTAL Acessado em: 23/11/2009.

33

You might also like