You are on page 1of 21

tera-feira,

27

de

janeiro

de

2009

DRENAGEM LINFTICA MTODO PROPELI

INTRODUO

A drenagem linftica manual um mtodo teraputico que visa aumentar a capacidade de conduo da linfa, pelos vasos linfticos favorecendo assim, em muito, a distribuio de lquidos intracelulares. Os efeitos mais comumente encontrados so a diminuio do edema, melhora do grau de celulite, aumento da diurese e melhoras do funcionamento do intestino; diminuio da dor, diminuio do edema ps-operatrio, equimoses e hematomas no ps-lipoaspirao. A massagem de drenagem linftica manual um mtodo de massagem altamente especializado, realizado com presses suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linftico (Awada, 2003), mobilizando a linfa at os gnglios linfticos. (Garcia, 2004). Ela drena o lquido acumulado em determinadas regies, melhorando a circulao e a oxigenao desse tecido, seja abdome, coxa, glteos, etc. (Bassalobre, 2004).

OBJETIVO

A drenagem linftica tem por objetivo aprimorar algumas das funes do sistema linftico, trazendo vrios benefcios, como reduo de edemas linfticos, edemas ps-operatrios, linfoedemas, celulite, reteno hdrica, acne, entre outros problemas. Ao mesmo tempo proporciona a regenerao e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminao de toxinas, desenvolvendo o equilbrio do organismo. Tem como objetivo tambm avaliar os efeitos da massagem de drenagem linftica manual corporal em diversas patologias.

CAPTULO I

DRENAGEM LNFATICA E SUA ORIGEM

O mtodo de drenagem linftico foi descoberto pelo casal dinamarqus Estrid e Emil Vodder entre, 1932 e 1936. Dr. Vodder fisioterapeuta, comeou experimentalmente a tratar pacientes acometidos de gripes e sinusites, manipulando seus gnglios linfticos do pescoo atravs de movimentos suaves e rotativos; tornando-se um grande desafio do casal Vodder. Os trabalhos prticos em clientes forneceram a prova da viabilidade do mtodo.(Winter, 1973). A drenagem linftica pelo mtodo Dr. Vodder utiliza presses graduadas e constantemente alteradas, imitando as contraes prprias da musculatura lisa dos vasos linfticos e acompanhando o ritmo dos mesmos; objetivando diretamente o aumento do volume de linfa admitido pelos capilares linfticos e o aumento da velocidade de seu transporte atravs dos vasos e ductos linfticos. Atualmente a drenagem linftica manual est representada principalmente por duas tcnicas: a de Leduc e a de Vodder. Ambas so baseadas nos trajetos dos coletores linfticos e linfonodos, associando basicamente trs categorias de manobras: 1) manobras de captao, 2) manobras de reabsoro e 3) manobras de evacuao. A diferena entre elas reside somente no local da aplicao.(GUIRRO, 2000, p. 74). Captao: realizada sobre o segmento edemaciado, visando aumentar a captao da linfa pelos linfocapilares. Reabsoro: as manobras se do nos pr-coletores linfticos, os quais transportaro a linfa captada pelos linfocapilares. Evacuao: o processo de evacuao ocorre nos linfonodos que recebem a confluncia dos coletores linfticos. Leduc (2000) preconiza a utilizao de cinco movimentos que, combinados entre si, formam seu sistema de massagem: drenagem de linfonodos, crculo com os dedos, crculo com o polegar, movimentos combinados (polegar e dedos), presso em bracelete.(GUIRRO, 2000, p. 76). Dentre as manobras de massagem propostas por Vodder, distinguem-se quatro tipos de movimento: crculos fixos, movimentos de bombeamento, movimento do doador, movimento giratrio ou de rotao. (GUIRRO e GUIRRO, 2002, p. 77).

CAPTULO II

MTODOS DE DRENAGEM LINFTICA

O primeiro mtodo a ser desenvolvido foi o Vodder, em 1932. Ele reparou que manipulando glnglios linfticos de pacientes acometidos de gripes e sinusites, aumentava-lhes a imunidade. A partir destas observaes, ele e sua mulher, Strid, desenvolveram uma seqncia de toques superficiais com efeito sobre a circulao linftica. Fundou a Associao Alem para a Linfologia em 1966, atualmente com representantes em vrios pases. Albert Leduc, em Bruxelas, procurou aprimorar o mtodo. Sua metodologia e teorizao ganharam preferncia entre os fisioterapeutas e outros profissionais da Sade em vrios pases, como os EUA. Um motivo de preferncia de alguns clientes pelo mtodo Vodder, o fato de o mtodo Leduc se utilizar de manobras de bombeamento na virilha, prximo ao rgo genital. Um profissional no sentido estrito da palavra executa as manobras como devem, mas alguns clientes, mais reservados e inadvertidos, costumam no voltar para uma segunda seo. Um ponto a favor do mtodo Leduc a sua facilidade. Com bem menos manobras, o Leduc consegue a preferncia de muitos, em especial na rea da massoterapia esttica. Dominique Jacquemay incluiu novas manobras e procurou adaptar a circulao linftica aos meridianos chineses de energia, baseada no conceito de linfoenergia que desenvolveu. Jos Maria e Maria de Fatima de Godoy estudaram o sistema linfatico e propuseram um mtodo de drenagem auto-aplicavel e com o uso de rolinhos de espuma. Foldi defende o caminho reverso, com certo uso no pscirrgico. E, assim por diante, contribues tericas e prticas trazem propostas e amplitude drenagem linfatica. Confuso h porque algumas tcnicas que utilizam fora para promover a circulao da linfa. Enquanto todas as outras priorizam o toque suave sobre a pele e do preferncia aos quadros clnicos como os ps cirrgicos, algumas linhas, priorizam as manobras fortes. Normalmente deixam partes tratadas doloridas e at com hematomas, coisas difceis de ocorrer com os outros mtodos. Estas linhas voltam-se ao uso esttico e se utilizam de manobras de massoterapia como frico, amassamento e apalpamento profundo, que possuem ao esttica. Os profissionais mais antigos reconhecem nestas linhas a tradicional massagem esttica, talvez mais atenta a seguir a circulao da linfa, e recusam o nome de Drenagem Turbinada, como alguns as destacam.

CAPTULO III SISTEMA CIRCULATRIO E SISTEMA LINFTICO

O sistema sangneo est intimamente relacionado anatmica e funcionalmente ao sistema linftico. (Guirro e Guirro, 2002). Sistema Circulatrio A funo bsica do sistema circulatrio a de levar material nutritivo e oxignio s clulas. O sangue possui ainda clulas especializadas na defesa orgnica contra substncias estranhas e microorganismos. O sistema circulatrio um sistema fechado, sem comunicao com o exterior, constitudo por tubos, no interior dos quais circulam humores. Os tubos so chamados vasos e os humores so o sangue e a linfa. Para que estes humores possam circular atravs dos vasos, h um rgo central o corao, que funciona como uma bomba contrtil-propulsora. As trocas entre o sangue e os tecidos vo ocorrer em extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas; os capilares. Diviso do Sistema Circulatrio O sistema circulatrio est constitudo por: 1. Sistema sangufero, cujos componentes so os vasos condutores do sangue (artrias, veias, e capilares) e o corao (o qual pode ser considerado como um vaso modificado); 2. Sistema linftico, formado pelos vasos condutores de linfa (capilares linfticos e troncos linfticos) e por rgos linfides (linfonodos e tonsilas). 3. rgos hemopoiticos, representados pela medula ssea e pelos rgos linfides (bao e timo). (Dangelo e Fattini, 2000).

Sistema Linftico

O sistema linftico composto por uma rede complexa de vasos e gnglios. Compreende as vias linfticas e o tecido linftico ou linfide; o tecido linftico est presente em certos rgos como o intestino.(Gardiner et al., 1988). O lquido transportado pelos vasos linfticos chamado de linfa. Diferente do sistema circulatrio, o sistema linftico no apresenta um rgo central bombeador, alm de ser microvasculotissular. Esse importante sistema possui funes importantes como: retorno do lquido intersticial para a corrente sangnea, destruio de microorganismos e partculas estranhas da linfa, e respostas imunes especficas, como a produo de anticorpos. (Guirro e Guirro, 2002). Linfa A linfa desempenha um importante papel no transporte de algumas substncias, ajuda a eliminar o excesso de lquido e produtos que deixaram a corrente sangnea, tendo ao imunolgica, isto , a linfa enriquecida por anticorpos, funcionando como uma verdadeira lixeira do organismo. Quando o sistema circulatrio e/ou linftico no cumpre corretamente suas funes, o corpo fica sobrecarregado por excesso de lquido que no consegue absorver. Na maioria dos casos, esse fenmeno se traduz por sintomas como celulite, reteno de lquidos, peso nas pernas e aparecimento de edema (inchao), mais conhecido como linfedema. (Bassalobre, 2004). O surgimento de edema est ligado circulao linftica, seja diretamente em conseqncia do aumento do aporte lquido ou, indiretamente, em conseqncia de uma patologia linftica especfica. Em pessoas sedentrias ou com uma alimentao muito txica, a linfa mais espessa e o fluxo se torna mais lento, levando a formao de edemas, celulites e at uma baixa imunolgica geral. Freqentemente, essas diferentes causas de surgimento do edema so simultneas, consideradas como uma patologia mista, na qual se observa uma insuficincia venosa ligada a uma insuficincia do prprio sistema linftico. A grande adaptabilidade do sistema linftico que drena normalmente cerca de 2 a 2,5 litros de linfa a cada 24 horas permite, caso necessrio, a evacuao de at 20 a 30 litros em 24 horas. Em muitos casos, essa complacncia da rede linftica permite evitar o edema. Diante disso, fica evidente que o edema a prova de uma insuficincia linftica. ( Leduc, 2000). A linfa absorvida pelos capilares linfticos um lquido claro e incolor, e divide com os outros lquidos extracelulares a responsabilidade de manter constante o meio interno do organismo. (Gardiner et al., 1988).

formada por uma parte lquida e uma carga linftica obrigatria; a parte lquida se origina nos espaos intersticiais, sendo seu componente lquido o lquido intersticial, o qual se assemelha ao plasma sangneo, contem um nmero muito grande de leuccitos, linfcitos e muitas hemcias. A quantidade de lquido transportado pela linfa de pende das condies hdricas do tecido de origem, porm podemos definir esta quantidade como lquido excedente. A carga linftica obrigatria constituda por substncia que precisam ser retirados do interstcio para garantir a homeastase, os capilares linfticos representam a nica possibilidade de retirada. Trata-se de macro-molculas, principalmente de protenas, mucopolissacardeos, lipoprotenas, cidos graxos complexos, mas tambm de bactrias e fragmentos de clulas. A linfa tambm contm clulas de linfcitos (principalmente), granulcitos, alguns eritrcitos, macrfagos e eventualmente clulas cancerosas.(Winter, 1973). Os linfcitos esto presentes em todos os tecidos linfides, no sangue, no tecido conjuntivo, na linfa e na medula ssea; os linfcitos T so originados ou modificados no timo, os linfcitos B parecem originar-se na medula ssea. Os linfcitos exercem um papel importante na defesa imunolgica. (Winter, 1973). Os macrfagos originam-se de moncitos, e tem a capacidade de fagocitose. O fibrinognio tambm est presente na linfa, e ele responsvel pela coagulao dessa linfa. Durante o perodo de inatividade de uma rea ou parte, o fluxo da linfa relativamente lento. A atividade muscular provoca o aparecimento de fluxo mais rpido e regular. A circulao da linfa cresce durante o peristaltismo e tambm com o aumento dos movimentos respiratrios e da atividade cardaca. Cresce com a elevao da presso venosa, mas pouco afetada pela elevao das presses arteriais. Pode ser aumentada por massagem, movimentao passiva, e at certo grau, pelas pulsaes das artrias adjacentes. A obstruo do fluxo da linfa de uma dada rea tem como conseqncia o acmulo, nessa rea, de quantidades anormalmente grandes de lquido tecidual formando o chamado linfedema. (Gardiner et al., 1988). A temperatura tem um papel importante sobre o sistema linftico; pois aumenta a freqncia das contraes rtmicas, o aumento da presso hidrosttica interna do segmento linftico aumenta tanto a freqncia quanto intensidade da musculatura da linfa; a freqncia das pulsaes aumenta sob o estmulo de neurotransmissores como, acetilcolina, adrenalina e noradrenalina. Vias linfticas As vias linfticas so compostas de capilares, vasos e troncos. Os capilares linfticos terminais tem uma estrutura peculiar adequada sua funo coletora, alm disso, eles se unificam para formar os vasos linfticos. Possuem grande permeabilidade, permitindo a passagem de gua, protenas, cristalides, graas sua estrutura especial.(Winter, 1973). So encontrados na maioria das reas nas quais esto situados os capilares sangneos (Gardiner et al., 1988). As vias linfticas comeam no tecido intersticial por uma rede de capilar que se encontra sempre na proximidade de capilares sanguneos. Os capilares linfticos unificam-se, formando vasos linfticos que percorrem um ou mais gnglios

linfticos antes de se reunirem em troncos linfticos. O ponto final das vias linfticas o ngulo venoso, onde os troncos linfticos despejam a linfa para dentro da circulao venosa.(Winter, 1973). So divididas numa rede perifrica que compreende os capilares e vasos linfticos situados anteriormente aos gnglios linfticos, e numa rede central que abrange todos os vasos linfticos posteriores aos linfonodos. Elas tm grande importncia no transporte de protenas de alto peso molecular dos tecidos para os vasos (Awada, 2003). A rede de reabsoro constituda pelos capilares linfticos que coletam o lquido da filtragem carregados de dejetos do metabolismo celular. A progresso da linfa no nvel dos capilares facilitada por presses exercidas pelas contraes dos msculos vizinhos e pela pulsao arterial. Vasos Linfticos Os vasos linfticos formam-se pela confluncia de vrios capilares linfticos. Eles possuem vlvulas que impedem o refluxo da linfa. Os vasos podem ser divididos quanto a sua funo: capilares linfticos capturam a linfa, pr-coletores linfticos do incio movimentao da linfa levando-a aos coletores linfticos, de maior calibre, que transportam a linfa at os nodos linfticos. Linfonodos A funo essencial do gnglio linftico a preservao do organismo contra qualquer agresso de substncias estranhas. (LEDUC, 2000, p. 7). So considerados rgos efetuadores das reaes imunolgicas, e se desenvolvem sob estmulo imunolgico, principalmente atravs do canal alimentar; eles servem de reservatrio para pequenos linfcitos, alm de apresentarem condies ideais para sua multiplicao e diferenciao. (Winter, 1973). Os gnglios linfticos so chamados tambm de linfonodos, e se encontram no trajeto da corrente linftica, geralmente esto dispostos em cadeias, onde existem gnglios linfticos superficiais e profundos. So estruturas imunologicamente ativas. Participam de dois mecanismos distintos de defesa imunolgica do organismo: resposta humoral e resposta clula-mediadora. (Winter, 1973). No homem existem cerca de 600 a 700 gnglios linfticos, forma de feijo, esfrica ou elepside.(Guirro e Guirro, 2002). Outras regies que apresentam acmulo de gnglios linfticos so as axilas, virilha e regio popltea (regio posterior do joelho). (Winter, 1973). O gnglio linftico envolvido por uma cpsula de tecido conjuntivo fibroso, a qual contm uma musculatura lisa que possibilita a contrao do linfonodo para o transporte da linfa. Neles existem clulas reticulares (fagocitose e pinocitose-absoro), macrfagos, plasmcitos e linfcitos mdios que so fixos; e linfcitos pequenos que so mveis.(Winter, 1973). Troncos Linfticos Os vasos aumentam progressivamente seu calibre e formam por ltimo, os troncos linfticos esquerda o canal torcico e a direita canal linftico direito. A circulao linftica aps passar pelos vasos linfticos retorna ao sistema sangneo atravs do ducto torcico Os troncos linfticos so: o ducto torcico, o ducto esquerdo e o ducto direito. O ducto torcico recebe a linfa dos membros inferiores e dos rgos abdominais. Dirige-se em direo ao pescoo diafragma, sobe pelo trax adiante da coluna vertebral, na altura da clavcula faz uma curva para o lado esquerdo, passando prximo artria cartida esquerda, do nervo vago e da veia jugular interna,

inclina-se para baixo para desembocar no ngulo venoso esquerdo (juno da veia subclvia esquerda com a veia jugular esquerda) e recebe a linfa do ducto linftico esquerdo. O ducto esquerdo formado pela juno do tronco jugular esquerdo, que traz a linfa da parte esquerda da cabea, com o tronco subclvio esquerdo, provindo do brao esquerdo. Os dois troncos renem-se pouco antes de penetrarem no ducto torcico. O ducto direito consiste na juno do tronco jugular direito com os troncos subclvio direito e brancomediastinal ascendente (que traz a linfa da parte superior do trax direito. A juno dos trs troncos d-se prximo clavcula).(Winter, 1973). Transporte da Linfa Contrao dos msculos vizinhos: O aumento da presso fora uma maior quantidade de lquido para dentro dos capilares linfticos, modificando a presso interna do capilar, desencadeando uma seqncia de contraes, que tambm sero transmitidas para segmentos subsequentes. A intensa atividade muscular eleva tambm a temperatura da regio, levando a um aumento das contraes da musculatura lisa dos capilares linfticos. A ao do diafragma sobre o transporte da linfa: A respirao provoca uma mudana de presso na caixa torcica; onde na inspirao, esta se dilata e seu volume aumenta consideravelmente pela descida do diafragma, mudanas pelas quais esto acompanhadas por uma presso negativa em relao presso atmosfrica. Assim o vcuo parcial que se forma na caixa torcica no somente impele o ar para dentro dos pulmes, como tambm facilita o avano do fluxo linftico. A pulsao das grandes artrias: Os vasos linfticos se encontram quase sempre nas proximidades dos vasos sangneos, de modo que a pulsao das grandes artrias repercute tambm nos vasos linfticos, fatos este coadjuvante na motricidade dos vasos linfticos. (Winter, 1973). rgos linfticos: amgdalas (tonsilas), adenides, bao, linfonodos ( ndulos linfticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfide: rico em linfcitos). Amgdalas (tonsilas palatinas): produzem linfcitos. Timo: rgo linftico mais desenvolvido no perodo prenatal, involui desde o nascimento at a puberdade. Linfonodos ou ndulos linfticos: rgos linfticos mais numerosos do organismo, cuja funo a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vrus e bactrias. Nele ocorrem linfcitos, macrfagos e plasmcitos. A proliferao dessas clulas provocada pela presena de bactrias ou substncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gnglios, que se tornam dolorosos, formando a ngua. Bao: rgo linftico, excludo da circulao linftica, interposto na circulao sangnea e

cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fgado. Possui grande quantidade de macrfagos que, atravs da fagocitose, destroem micrbios, restos de tecido, substncias estranhas, clulas do sangue em circulao j desgastadas como eritrcitos, leuccitos e plaquetas. Dessa forma, o bao limpa o sangue, funcionando como um filtro desse fludo to essencial. O bao tambm tem participao na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, considerado por alguns cientistas, um grande ndulo linftico.

Origem dos linfcitos: medula ssea (tecido conjuntivo reticular mielide: precursor de todos os elementos figurados do sangue). Linfcitos T maturam-se no timo. Linfcitos B saem da medula j maduros. Os linfcitos chegam aos rgos linfticos perifricos atravs do sangue e da linfa.

LINFONODOS DA GLNDULA MAMRIA

CAPTULO IV EFEITOS DA MASSAGEM DE DRENAGEM LINFTICA As manobras de drenagem linftica exercem influncia sobre algumas estruturas e funes biolgicas, direta e indiretamente, tais como: Estimula a contrao da musculatura lisa dos vasos linfticos, aumenta a velocidade de transporte da linfa, aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gnglios linfticos, melhora as condies de absoro intestinal, melhora a atuao do sistema nervoso vegetativo, aumenta a captao de oxignio pelos tecidos, fornece a nutrio celular pelo maior aporte sangneo, fornece a eliminao dos produtos finais resultantes do metabolismo tecidual, aumenta a absoro dos nutrientes e princpios ativos atravs do trato digestivo, aumenta a quantidade de lquidos a serem eliminados.(Winter, 1973). Em conseqncia de todos estes fenmenos temos: Aumento do grau de hidratao e nutrio da clula, aumento da velocidade de cicatrizao de ferimentos pelo aumento da vascularizao arterial e venosa, aumento da capacidade de absoro de hematomas e equimoses, melhora do retorno de sensibilidade em cirurgias plsticas, diminuio de reteno de lquido nos tecidos prevenindo a formao de celulites, produz relaxamento. (Bassalobre, 2004).

A drenagem linftica manual indicada em; Linfedema primrio e secundrio, celulite, linfedema de brao posterior a mastectomia, edema ps-operatrio e ps- traumticos, problemas circulatrios, ps-cirurgia plstica, ps-lipoaspirao, sinusite, rinite e otite, enxertos, varizes e pernas cansadas, edemas da gravidez e sndrome pr-menstrual, enxaquecas, artrose, artrite e gota, tendinite;tratamento de acne e roscea, envelhecimento cutneo.(Winter, 1973; Guirro, 2000)

As contra-indicaes so: Trombose venosa profunda, tromboflebites, erisipela,infeco aguda, neoplasias malignas e diagnosticadas em atividade, insuficincia cardaca congestiva (descompensada), histria de hipertenso arterial e sintomas vagotmicos, asma brnquica de evoluo grave e crises freqentes, arteriosclerose em processo avanado, hipertireoidismo.(Winter, 1973; Guirro, 2000).

CAPTULO CELULITE LIPODISTROFIA GENIDE FIBROEDEMA GLOIDE

FIBROEDEMA GELIDE : "a celulite, tambm chamada de lipodistrofia genide, uma alterao do tecido conjuntivo gorduroso caracterizada por ndulos e depresses subcutneas provocando uma compresso dos vasos sangneos e linfticos que dificulta a nutrio celular e favorece o acmulo de toxinas celulares que deveria ser eliminado atravs dos vasos linfticos". Traduzindo... A celulite sim uma doena causada pela falta de oxignio das clulas de gordura. Se a circulao do sangue no est boa, nada entra ou sai das clulas como deveria. No caso das clulas de gordura, como se "sem ar" elas fossem enrijecendo e juntando-se umas s outras. As reas mais atingidas pela celulite so glteos, coxas, cintura, abdmen, joelhos e braos. Os homens, geneticamente, tm menos tendncia a esta doena, mas da mesma forma, os que abusarem do sedentarismo, do cigarro, do lcool e dos alimentos gordurosos podem desenvolv-la. A celulite no tem cura, mas pode ser amenizada e ficar praticamente imperceptvel em alguns casos. Para isso preciso avaliar em qual grau se encontra a doena, procurar um tratamento, mudar os hbitos alimentares e fazer exerccios fsicos. Quanto mais destes itens estiverem associados, melhor ser o resultado. Os benefcios no so apenas estticos, mas vm associados com a melhora do bem estar e da disposio para enfrentar o dia. A primeira coisa a fazer, descobrir de onde vem a celulite e, aqui onde se inicia o exame e a avaliao dos seus hbitos. A doena pode ser gentica ou resultado do seu estilo de vida ou, ainda, pode estar associada ao mau funcionamento dos seus hormnios. A celulite apresenta 4 graus: Grau 1: Existe um acmulo de gordura dentro das clulas adiposas provocando discreta deformidade na rea afetada quando submetida presso. Neste grau no h alteraes circulatrias. Grau 2: Aqui, as clulas gordurosas encontram-se mais volumosas provocando alterao circulatria pela compresso dos vasos sangneos e linfticos, acumulando toxinas. Este inchao faz com que as alteraes na pele j sejam visveis e palpveis, sem dor. Grau 3: Caracterizada pelo maior volume das clulas gordurosas e alterao do tecido conectivo com aparecimento de ndulos subcutneos j visveis na superfcie da pele (pele em casca de laranja). Estas alteraes provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficincia circulatria e maior acmulo de toxinas. Ela pode ser dolorosa quando apertada. O tratamento, nesta fase, mais difcil, podese alcanar o segundo grau, onde a celulite fica mais disfarada. Grau 4: Neste ltimo estgio da celulite, existe uma completa desordem das clulas gordurosas e do tecido conectivo, ficando bastante endurecido e doloroso e, a circulao sangnea j est bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que j acumulam complicaes de sade como diabete e obesidade, mas ainda pode ser tratada e amenizada, melhorando a circulao na rea afetada TRATAMENTOS: MesoterapiaA preferida e a que d mais resultado na opinio dos mdicos. So injees subcutneas de enzimas que dissolvem os ndulos gordurosos, ajudando a desfazer as fibras que repuxam a pele. Quem faz? Este tipo de tratamento deve ser

exclusivamente feito por um mdico. Quanto melhora? Pode trazer uma celulite grau 3 para grau 2 ou atenuar bastante as de grau 2. Para um bom resultado, indica-se de 10 a 12 sesses. Drenagem Linftica uma massagem que ativa a circulao e o sistema linftico, fazendo com que a clula tenha mais facilidade em se livrar das toxinas e dos radicais livres. Ela drena o inchao causado pela celulite em torno das clulas de gordura. Quem faz? Geralmente um fisioterapeuta. (NO NECESSARIAMENTE)Quanto melhora? Ativando a circulao o inchao diminui e pode haver uma perda de medidas. Este tipo de tratamento fica potencializado se associado mesoterapia, pois o que uma "quebra" a outra " joga fora". Fazendo uma limpeza mais eficiente. Deve ser feita uma vez por semana durante o tratamento. Ultra-somSo ondas sonoras aplicadas localmente que desestabilizam a membrana da clula. Isto faz com que as clulas de gordura se rompam com mais facilidade. Quem faz? Fisioterapeuta, mdico ou esteticista. Quanto melhora? Este tratamento indicado em conjunto com a mesoterapia, pois potencializa seu efeito e deve ser feito uma vez por semana durante o tratamento. Aparelhos com Corrente Eltrica So microcorrentes eltricas aplicadas localmente. O nico porm: elas podem causar dor. Quem faz? Geralmente uma esteticista. Quanto melhora? Atenua a celulite de graus 1 e 2 e a gordura localizada, tonificando em grau leve os msculos. Indica-se de 2 a 3 sesses por semana. Endermologia um aparelho que massageia profundamente a gordura, formando vcuo e, atravs da presso, dissolve os ndulos de gordurosos e realiza drenagem linftica. Quem faz? Fisioterapeuta ou esteticista. Quanto melhora? Atenua a celulite e, ao fazer as clulas dissolverem e desinchar, diminui medidas. Recomenda-se de 1 a 2 meses de tratamento com 2 ou 3 sesses por semana. Infra-Vermelho Queima gordura localizada. Quem faz? Geralmente uma esteticista. Quanto melhora? Desincha, diminuindo medidas. Por queimar gordura, atenua a celulite que nada mais do que um aglomerado de clulas de gordura "doentes".

CAPTULO MTODO PROPELI

PROPELI PRODUO PERIFRICA DE LINFA Mtodo que procura IMITAR o PROCESSO NATURAL A metodologia apresentada resultados surpreendentes e caracteriza-se pela objetividade e praticidade ,facilitando a atividade dos que trabalham nessa rea. A prtica da drenagem linftica manual mtodo Propeli (Produo perifrica linftica) consiste em: *PRESSO; *DIREO; *VELOCIDADE; *MANOBRAS; *CONDUO; *TEMPO:

*BENEFCIOS. PRESSO: Na DLM procura-se atuar nos tecidos mais perifricos forando, por presso, seus lquidos, intracelulares e intersticial a tornarem-se linfa que acabar impulsionando a linfa dos vasos mais profundos. *NESTE MTODO A PRESSO SUAVE DIREO: Se consideramos as vias linfticas como componentes da circulao de retorno usadas para esvaziar o interstcio celular que no conseguiram sair pelos capilares sanguneos (vnulas),deveramos faze-la no sentido de colaborar com essa circulao.Significa ento que temos de direciona-la para os gnglios principais VELOCIDADE: Estipulou-se que ela deva ser lenta.1-para esperar os lquidos se transformarem em linfa, 2- a drenagem lenta pode apresentar benefcio secundrios. MANOBRAS: Para entendermos as manobras e seus motivos necessitamos rever a parte anatmica e fisiolgica do Sistema Linftico. Estas manobras so superficiais, realizadas nos linfonodos. CONDUO: Feita por manobras superficiais que devem pressionar somente os tecidos superficiais(tecido tegumentar e tecido adiposo) sem atingir a musculatura.Toda vez que um tecido superficial recebe um aumento de presso(pode ser interna ou externa),forma-se linfa.No necessria uma conduo visto que a linfa captura pelos capilares linfticos,procurar os vasos profundos. TEMPO: A DLMP usada de modo ELETIVO. Escolhe se a regio do corpo que necessita da DLMP. Desta maneira ela poder ser feita dentro do tempo limite.

TCNICAS DE DRENAGEM MANUAL MTODO PROPELI ( DLMP )

1.1 - A PRIMEIRA MANOBRA NA CISTERNA DE PEQUET .COM SENTIDO HORRIO E MOVIMENTO CIRCULARES BOMBEIA LIBERANDO O LINFONODO ME. * PODER SER TRABALHADA UMA RESPIRAO DIAGRAGMTICA PARA O ESTMULO DA CISTERNA DE PEQUET. 1.2 - A SEGUNDA MANOBRA BOMBEAR NOS LINFONODOS DA REGIO POPLITEA APS TER FEITO A LIBERAO DESTES LINFONODOS VAMOS ENTO A DRENAGEM CARREGANDO A LINFA EM SEU CAMINHO NATURAL DO SISTEMA LINFTICO BOMBEANDO NO LINFONODO CORRESPONDENTE A REA TRABALHADA.

DRENAGEM DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES

REGIO ANTERIOR 1.3.4 - DRENAR DA REGIO DO JOELHO A COXA CARREGAR AT O LINFONODO DA REGIO INGUIAL E ESTIMULAR OU BOMBEAR. 1.5.6 - ESTIMULAR OS LINFONODOS DA REGIO MALEOLAR DRENAR MOVIMENTANDO A LINFA EM DIREO A REGIO DA POPLTEA BOMBEAR OS LINFONODOS DA REGIO POPLTEA. 1.7 1.8 1.7.8 - CHEGADA A LINFA NA REGIO POPLITEA , MOVIMENTA-LA DIRECIONANDO A PARA A REGIO INGUINAL, ESSE MOVIMENTO TEM INCIO NA PARTE INTERIOR DA COXA

1.9 1.10 1.9.10 - BOMBEAR O LINFONODO DA REGIO DO PUNHO CARREGANDO A LINFA PARA O LINFONODO BRAQUIAL 1.11. 1.12 1.11.12 - CARREGAR A LINFA MOVIMENTANDO A AT A REGIO AXILAR. ESTIMULANDO OS LINFONODOS AXILARES.

1.13 1.13 - ESTIMULAR A REGIO DA TIREIDE , NGULO VENOSO OU TRMICO CARREGANDO A LINFA DE DENTRO PARA FORA DIRECIONANDO AOS LINFONODOS AXILARES BOMBEANDO-OS 1.14 . 1.14 - DRENAR NA REGIO INFERIOR A MAMA , CARREGANDO A LINFA A REGIO DOS LINFONODOS AXILARES BOMBEANDO-OS 1.15 1.15 - CARREGAR LINGA DA REGIO ABDOMINAL VIRANDO A MO DIRECIONANDO A LINFA PARA OS LINFONODOS DA REEGIO INGUINAL (VIRLIA)

1.16 1.17 1.16.17 - APIE OS DEDOS NA REGIO DO QUEIXO E DESLIZE-OS AT ATRS DAS ORELHAS COMO MOVIMENTO FINAL APIE A POLPA DOS SEUS DEDOS SOBRE A REGIO DAS TMPORAS E FAA MOVIMENTOS CIRCULARES.

DRENAGEM MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES REGIO POSTERIOR

1.18 1.19 1.18.19 - BOMBEAR O LINFONDO MALEOLAR E CARRREGAR A LINFA EM DIREO A REGIO DO LINFONO DA FOSSA POPLTEA.

1.20 1.20 - CARREGAR A LINFA DA REGIO POPLTEA AO LINFONODO INGUINAL INFERIOR. 1.21 1.22 1.21.22 - DRENAR A REGIO LATERAL EXTERNA DA COXA CARREGANDO A LINFA AT AO LINFONODO INGUINAL INTERNO POSTERIOR. 1.23 1.23 - A DRENAGEM FEITA NA REGIO DAS COSTAS E FEITA CARREGANDO A LINFA PARA OS LINFONODOS DA REGIO AXILAR BOMBEANDO OS 1.24 1.24 - BOMBEAR OS LINFONODOS DO PESCOO APS PUXAR A LINFA DA REGIO DO OMBRO.

COLOQUE A CLIENTE SENTADA DE FORMA CONFORTVEL PARA QUE SE POSSA DRENAR A REGIO POSTERIOR DE MODO A CARREGAR A LINFA PARA OS LINFONODOS CORRESPONDENTE BOMBEANDO OS . 1.25 1.25 a - POSICIONE AS DUAS MOS UNIDAS SOBRE A CLVICULA E DRENE A LINFA PARA FRENTE EM DIREO AOS LINFONODOS AXILARES. 1.25 b - POSICIONANDO A MO NA CINTURA DRENE A LINFA PARA A REGIO FRONTAL ( ABDOMEM ) CARREGANDO A LINFA PARA O LINFONODO UNGUIAL BOMBEANDO.

Postado por Medicina Tradicional Chinesa s 09:59

You might also like