You are on page 1of 4

MI 004/07 BR

Regras de vo VFR e IFR

Reviso: 1 29/05/2009

Pgina 1 de 4

1. Introduo
Existem dois tipos de vos, aqueles conduzidos de acordo com as regras visuais ou por instrumentos. Em vos visuais (VFR Visual Flight Rules) so utilizadas como referncias para o vo as rodovias, lagos, rios e outras caractersticas do terreno. J em vos por instrumentos (IFR Instrument Flight Rules) utilizada a radionavegao, visto que o piloto no tem visibilidade suficiente para saber a sua posio. Desta forma ele segue as cartas de vos por instrumentos e foca-se apenas na instrumentao da cabine de comando. Dentro das regras VFR e IFR, possumos dois tipos de condies de vo, a chamada VMC (Visual Meteorological Condition) e IMC (Instrument Meteorological Condition). Veremos que na condio VMC o vo realizado fora de nuvens e com boa visibilidade. Na condio IMC o piloto no tem referncias visuais, estando assim dentro de nuvens e com baixa visibilidade.

2. Regra de vo visual (VFR)


Os vos VFR so sempre conduzidos na condio VMC, ou seja, estando sempre fora de nuvens e com boa visibilidade. Neste tipo de regra de vo o piloto em comando quem tem a responsabilidade de prover a sua prpria separao com obstculos, no interferindo com aeronaves em vos IFR e manter a referncia com o solo ou gua de modo que as nuvens abaixo do seu nvel de vo no obstruam mais da metade de sua rea de viso. Veja a tabela abaixo para o comprimento desta regra de vo:

Na regra VFR os vos devem ser conduzidos em altitude at 3000ft de altura em relao ao terreno ou em nveis de vo (FL) terminados em 5 (500ft) e somente at o FL 145 (inclusive) dependendo do rumo magntico da rota pretendida. Os vos que tem o rumo compreendido entre 360 at 179, devem ser nveis mpares (com o segundo dgito do FL, sendo mpar). J vos entre 180 a 359 de rumo magntico, devem ser conduzidos em nveis pares, vejamos a tabela abaixo:

Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsimbrasil.com

MI 004/07 BR

Regras de vo VFR e IFR

Reviso: 1 29/05/2009

Pgina 2 de 4

Vale lembrar que o FL mximo para o vo VFR o FL145. A responsabilidade pelo comprimento da regra VFR do piloto em comando. 2.1. Vo VFR em reas controladas As aeronaves em vo VFR dentro de TMA no devero cruzar as trajetrias dos procedimentos de sada e descida por instrumentos em altitudes conflitantes, bem como no devero bloquear os auxlios navegao sem autorizao do respectivo rgo ATC. Mesmo em regras de vo VFR, o piloto est sujeito ao controle de trfego, e dever obedecer as instrues do controlador desde que no imponha risco a operao da aeronave. Um dos princpios mais importantes do vo visual a regra ver e evitar, ou seja, o piloto o responsvel por manter sua separao tanto de outras aeronaves, quanto do terreno. A autonomia mnima para esse tipo de vo, em geral o tempo do ponto A para o ponto B com uma reserva de 30 min de vo. No geral fica A+B+30 min. A autorizao para operar no circuito de trfego em um aerdromo fica condicionada as condies meteorologias do local, sendo 1500ft de teto e 5 km de visibilidade horizontal. Eventualmente poder ser autorizado, somente quando o controlador estiver On-line, a operao VFR Especial em que os mnimos meteorolgicos diminuem para 1000ft de teto em relao s nuvens e 3 km de visibilidade. 2.2. Mudana de regras de vo Qualquer aeronave pode alterar sua regra de vo de VFR para IFR, desde que o

Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsimbrasil.com

MI 004/07 BR

Regras de vo VFR e IFR

Reviso: 1 29/05/2009

Pgina 3 de 4

piloto tenha condies de voar IFR. Para tal, ele deve solicitar a alterao de regras ao ATC e informar as alteraes necessrias para ele se adequar regra que planeja seguir.

3. Regra de vo por instrumentos (IFR)


O vo IFR pode ser conduzido tanto em condies VMC ou IMC. Este tipo de vo conduzido com a utilizao dos instrumentos de vo atravs da radionavegao para identificar a sua rota e localizao. A separao entre aeronaves se d pelo controlador atravs de procedimentos IFR pr-definidos, juntamente com o auxilio do radar ou ento de reportes peridicos de altitude, velocidade e posio por parte do piloto. Alguns procedimentos devem ser respeitados para o cumprimento dessa regra: - Os aerdromos de partida, de destino e de alternativa devero estar homologados para operao IFR diurna; - Caso o aerdromo de partida no esteja homologado para operao IFR, as condies meteorolgicas predominantes nesse aerdromo devero ser iguais ou superiores aos mnimos estabelecidos para operao VFR; - As condies meteorolgicas predominantes no aerdromo de partida devero ser iguais ou superiores aos mnimos estabelecidos para operao IFR de decolagem; - A aeronave dever estar em condies de estabelecer comunicaes bilaterais com os rgos ATS que existirem nos aerdromos de partida, de destino, de alternativa e com aqueles. Os vos IFR devem ser conduzidos somente por aeronaves que possuam instrumentao suficiente para tal e pilotos que tenham o conhecimento adequado. As condies mnimas para decolagem podem ser observadas nas cartas do aerdromo, pois variam com a quantidade de auxlios-rdio disponveis. Como nas regras VFR, o vo IFR deve ser planejado de acordo com uma altitude, no caso em forma de FL, de acordo com o rumo a ser voado. Veja a tabela a seguir:

Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsimbrasil.com

MI 004/07 BR

Regras de vo VFR e IFR

Reviso: 1 29/05/2009

Pgina 4 de 4

Existe uma particularidade na escolha do FL para o vo IFR. A separao entre nveis com rumos opostos de apenas 1000ft at o FL410. Acima do FL410 a separao passa a ser de 2000ft entre rumos diferentes e de 4000ft para aeronaves com o mesmo sentido de rumo, sendo que acima do FL410 no existem mais FL pares, como por exemplo, FL420, FL440, FL460, FL480 e demais. Ver a tabela nveis para escolher acima do FL410. A regra dos nveis mpares entre rumos 360 a 179 e de nveis pares entre 180 a 359, permanece igual, com a diferena que os nveis IFR so terminados em 0. 3.1. Vo IFR em reas controladas Apesar de o vo em IFR poder ocorrer em condies de tempo muito piores do que o permitido para VFR, a operao de aeronaves est sempre sujeita a um mnimo de condies. Estas condies esto previstas nas cartas dos procedimentos instrumentos e variam de acordo com a quantidade de auxlios a navegao que um aeroporto dispe. essencial a correta interpretao e o cumprimento das instrues previstas nas cartas de vo por instrumentos. Como as aeronaves, muitas vezes, no mantm referncias visuais, o correto cumprimento das autorizaes do ATC ou dos perfis laterais e verticais evita conflitos e eventuais colises. A qualquer momento, quando julgar necessrio, um controlador pode alterar a sada, rota ou chegada que est sendo executada, sendo dever do piloto em comando seguir a instruo do ATC ou informar a impossibilidade de cumprir tal instruo. Em momento algum, o piloto pode aceitar instrues que no tem como cumprir ou que no saiba obedecer, devendo solicitar ao controle algum procedimento alternativo. A autonomia mnima varia de acordo com o tipo de aeronave a ser voada, porm a nvel geral de A+B+C+45 min, sendo que C entende-se como sendo a alternativa. 3.2. Mudana de regras de vo Exatamente igual a mudana das regras VFR para IFR, a qualquer o piloto pode alterar sua regra de vo de IFR para VFR, desde esteja em condies VMC. Para tal, ele deve solicitar a modificao de regras ao ATC e se adequar nova regra a ser voada.

4. Exerccios
a) Uma aeronave solicita um vo VFR de SBCT para SBLO, mas a visibilidade em Curitiba est 3000m e o teto 500 ps. possvel prosseguir? Por qu? b) Voc est voando em condies VFR, mas no destino, repentinamente a visibilidade cai para 1500m e o teto para 1000 ps e a sua aeronave no possui instrumentao para voar IFR. O que voc faz? c) Voc deseja voar VFR de Cessna 172 entre Bauru (SBBU) e Marlia (SBML), o rumo magntico ideal o 300. Qual dos nveis abaixo pode ser utilizado? A. FL010 B. FL065 C. FL075 D. FL090
Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsimbrasil.com

You might also like