You are on page 1of 3

Ancorados no rio da Morte, junto praia do Purgatrio, esto dois batis: o do Inferno e o do Paraso.

. Na sua embarcao o Diabo, ajudado pelo Companheiro, faz os ltimos preparativos antes de receber os passageiros. A azfama grande; o Diabo procura arranjar espao a bordo, pois espera muitos viajantes. Na Barca do Paraso, o movimento nulo. Cena 2 O Fidalgo (vv. 25-180) O Fidalgo interpela o Diabo, colocando em dvida que ele consiga passageiros para barca to deselegante, na qual se recusa a entrar porque, segundo ele, deixou na vida quem por ele rezasse. Assim, dirige-se depois ao Anjo, invocando a sua condio de fidalgo de solar para a entrada na barca do Paraso. Porm, repelido pelo Anjo por ter sido soberbo, tirano e ter desprezado o povo enquanto era vivo. Volta, portanto, barca do Inferno e, quando o Diabo o manda remar, diz que tem de voltar a terra para ver sua mulher e a amada. O Diabo informa-o de que a amada j ama outro e de que a mulher agradece a Deus ter-se visto livre dele. Por fim, o Fidalgo entra na barca do Inferno. Cena 3 O Onzeneiro (vv. 181-247) O onzeneiro, quando ia recolher dinheiro, foi surpreendido pela morte, por isso nem uma moeda trazia para pagar ao barqueiro. O Diabo insiste para que ele entre na sua barca, mas, sabendo o Onzeneiro que se trata da barca do Inferno, recusa-se a entrar nela e dirige-se do Paraso. Mas, o Anjo recusa-se a embarc-lo, dizendo que ele tem o corao cheio de usura; o Diabo observa que ele cobrara juros excessivos. O Onzeneiro pretende voltar terra para buscar dinheiro para o transporte. O Diabo insiste para que entre e reme, pois iria servir Satans, que sempre o servira a ele. Cena 4 O Parvo (vv. 248-307) Joane, falecido de diarreia, exorcisa o Diabo, quando este o quer fazer entrar na barca do Inferno. Em seguida, dirige-se barca do Paraso, na qual recebido pelo Anjo por ser um pobre de esprito, que no tinha conscincia dos seus erros. Porm, deixa-o na praia, espera de outros viajantes. Cena 5 O Sapateiro (vv. 308-367) O Sapateiro recusa-se a entrar na barca do Inferno, porque, segundo ele, morrera confessado e comungado. Mas, o Diabo corrige-o: excomungado, pois no exerccio da sua confisso no contara os mil enganos que fizera e os trinta anos que roubara o povo. Dirige-se barca do Paraso, mas o Anjo diz-lhe que, para quem roubara na praa, a barca a outra; se tivesse vivido direito, teria agora lugar no Cu. Cena 6 O Frade (vv. 368-476)

Entra em cena a danar com uma moa (Florena) com quem vive e diz-lhe o Diabo que o levar quele fogo ardente que em vida no temera. Perplexo, o Frade pergunta se por folgar com ua mulher se h-de perder; e se os salmos que rezou em vida de nada lhe valem. Mas, o Frade, descobrindo o capacete que trazia por debaixo do capuz, tira uma espada, e faz uma demonstrao de esgrima, concluindo que um frade com tanta sabedoria no poderia ir para o Inferno. Ento, vai barca do Paraso, onde o Anjo no lhe dirige a palavra, apenas Joane lhe fala, perguntando onde furtara to bom bocado (Florena). Desorientado, o Frade entra na barca do Inferno. Cena 7 A Alcoviteira (vv. 477-556) Chega a Alcoviteira, Brzida Vaz, com vrias moas, e comea a indicar a bagagem que trazia, a pedido do Diabo, toda ligada ao seu mister de enfeitiar, mentir e encobrir, segundo ela sofrera j tantos castigos corporais que merecia o Paraso. Ento, dirige-se ao Anjo, numa atitude de aparente submisso, de joelhos, com falinhas mansas, pede-lhe que a embarque, mas o Anjo recusou-se, agastado. A Alcoviteira entra, finalmente, na barca do Inferno, at porque, segundo ela, pareceria mal estar tanto tempo na rua. Cena 8 O Judeu (vv. 557-604) Chega o Judeu que insiste com o Diabo para que este permita a entrada do bode que traz s costas. Mas, o Diabo no consente, mesmo que o Judeu pague a passagem. Ento, desesperado o Judeu apela aos que j se encontravam a bordo, mas sem qualquer resultado. O Diabo manda-o para outro batel, onde Joane troa dele, apontando-lhe os actos sacrlegos que praticou. Assim, o Judeu no tem entrada em nenhuma das barcas, mandando-o o Diabo ir toa, ou seja, a reboque com o bode pela trela. Cena 9 O Corregedor (vv. 605-676) O Corregedor chega com um mao de processos debaixo do brao. O Diabo pergunta-lhe como ia o Direito, ao que o Corregedor responde que o saberia pelos processos. O Diabo diz-lhe ento que entre na barca. Contudo, o Corregedor nega-se, argumentando em latim, qual o Diabo responde com o seu latim macarrnico, indicando-lhe as razes da sua ida para o Inferno, onde alis j estavam muitos escrives e mestres de Direito. Cena 10 O Corregedor e o Procurador (vv. 677-753) Chega um Procurador (bacharel doutor), que, semelhana do Corregedor, se recusa a entrar na barca. Ento, dirigem-se ambos barca do Paraso, junto da qual travam um dilogo com o Anjo e com Joane (este falando tambm latim macarrnico). O Anjo acaba por lhes dizer que a barca do Inferno que lhes est destinada. Para l se dirigem, cumprimentando o Juiz e Brzida Vaz, como gente conhecida das barras do tribunal.

Cena 11 O Enforcado (vv. 754-825) Respondendo pergunta do Diabo, o Enforcado, informa-o de que um tal Garcia Moniz o convencera de que o caminho certo para a bem-aventurana era a morte na forca e a cadeia era o lugar dos escolhidos, antes desta caminhada. Conclui, portanto, que no lhe est destinada a barca do Inferno. Mas, recusada a sua entrada na barca do Paraso, volta do Inferno, na qual embarca.

Cena 12 Os Cavaleiros Encerramento (vv. 826-863) Entram quatro Cavaleiros, que morreram cativos dos Mouros, ao servio de Jesus Cristo e da f catlica. Dirigem-se com segurana para a barca do Paraso, ignorando o Diabo, que os interpela. Um dos Cavaleiros diz-lhe que bastava ter morrido nas Partes de Alm, para se justificar a sua ida para a barca da Glria, onde o Anjo os sada e os faz embarcar, porque quem morre em tal peleja / merece paz eternal.

You might also like