You are on page 1of 10

ALFABETIZAO E LETRAMENTO: UMA PERSPECTIVA DE LEITURA COMO PRTICA SOCIAL

Aluna: Marta Regina Vicente - martarvicente@hotmail.com Professor orientador: Carlos Alberto Dar- pedagogocarlos@gmail.com Curso de Graduao em Pedagogia Venda Nova do Imigrante Esprito Santo 2011

Resumo O objetivo do presente artigo apresentar o impacto dos estudos sobre o letramento para as prticas alfabetizadoras. Reforando os princpios antes propalados por Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relao interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Isso quer dizer que, ao lado dos processos cognitivos de elaborao absolutamente pessoal (ningum aprende pelo outro), h um contexto que, no s fornece informaes especficas ao aprendiz, como tambm motiva, d sentido e concretude ao aprendido, e ainda condiciona suas possibilidades efetivas de aplicao e uso nas situaes vividas. Entre o homem e o saberes prprios de sua cultura, h que se valorizar os inmeros agentes mediadores da aprendizagem (no s o professor, nem s a escola, embora estes sejam agentes privilegiados pela sistemtica pedagogicamente planejada, objetivos e intencionalidade assumida). Palavras-chave: Aprender; Ensinar; Motivar; Desafiar. Introduo Capitaneada pelas publicaes de Angela Kleiman, (95) Magda Soares (95, 98) e Tfouni (95), a concepo de letramento contribuiu para redimensionar a compreenso que hoje temos sobre: a) as dimenses do aprender a ler e a escrever; b) o desafio de ensinar a ler e a escrever; c) o significado do aprender a ler e a escrever, c) o quadro da sociedade leitora no Brasil d) os motivos pelos quais tantos deixam de aprender a ler e a escrever, e e) as prprias perspectivas das pesquisas sobre letramento.

O aprendizado da lngua escrita e a participao no mundo letrado continuam sendo um desafio para a pedagogia e um problema para os educadores. As estatsticas informam que a aprendizagem da lngua escrita, nas escolas pblicas, tem apresentado resultados insatisfatrios. O insucesso nesse tipo de aprendizagem resulta, freqentemente, na desistncia, de muitos alunos de permanecer na instituio escolar e, conseqentemente, na interrupo do processo de educao sistematizada. Alm do enorme desperdcio de dinheiro pblico, outra conseqncia a constituio de cidados com baixo autoconceito, baixa auto-estima, cuja capacidade e disposio para lutar pela melhoria das prprias condies de vida ficam, em tais circunstncias, reduzida. Diante dessa problemtica o texto a seguir tem como foco de discusso e anlise o processo de alfabetizao associado ao letramento. Atualmente, parece que virou moda falar em alfabetizao e letramento. Esses termos tm aparecido no discurso dos educadores, mas sem a clareza conceitual necessria que se evidencie numa prtica coerente. Enfim, acrescenta-se uma palavra (letramento) que mais confunde do que completa ou esclarece o outro termo, mais familiar aos professores (alfabetizao).

Muitos educadores acabam separando cada termo, como se estes acontecessem de forma independente um do outro, oportuno, nesse ponto, o esclarecimento feito por Soares (2004, p. 15) [...] a alfabetizao no precede o letramento, os dois processos so simultneos, nem to simples, nem to bvio. O assunto merece ser visto mais de perto, com a ajuda de ferramentas tericas. Pretendo fazer uma reflexo do uso dos termos alfabetizao e letramento conceituando-os, e ilustrando a forma como a lngua escrita vem sendo hoje ensinada pelos professores e apropriada pelos alunos.

Se em meados da dcada de 90, com os escritos da Psicognese da lngua escrita de Emlia Ferreiro e Ana Teberosky (1985), a tarefa do professor era compreender as hipteses de escrita da criana e a grande nfase estava na alfabetizao. Hoje, empregam-se os termos alfabetizao e letramento, ou apenas alfabetizao, ou ainda apenas letramento.

Desenvolvimento As dimenses do aprender a ler e a escrever Em uma sociedade constituda em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas prticas de leitura e escrita, a simples conscincia fonolgica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto. Com o tempo, a superao do analfabetismo em massa e a crescente complexidade de nossas sociedades fazem surgir maiores e mais variadas prticas de uso da lngua escrita. To fortes so os apelos que o mundo letrado exerce sobre as pessoas que j no lhes basta a capacidade de desenhar letras ou decifrar o cdigo da leitura. Seguindo a mesma trajetria dos pases desenvolvidos, o final do sculo XX imps a praticamente todos os povos a exigncia da lngua escrita no mais como meta de conhecimento desejvel, mas como verdadeira condio para a sobrevivncia e a conquista da cidadania. Foi no contexto das grandes transformaes culturais, sociais, polticas, econmicas e tecnolgicas que o termo letramento surgiu, ampliando o sentido do que tradicionalmente se conhecia por alfabetizao (Soares, 2003). Hoje, to importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita poder se engajar em prticas sociais letradas, respondendo aos inevitveis apelos de uma cultura grafocntrica. Enquanto a alfabetizao se ocupa da aquisio da escrita por um indivduo, ou grupo de indivduos, o letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio de uma sociedade (Tfouni, 1995, p. 20). Com a mesma preocupao em diferenciar as prticas escolares de ensino da lngua escrita e a dimenso social das vrias manifestaes escritas em cada comunidade, Kleiman, apoiada nos estudos de Scribner e Cole, define o letramento como... um conjunto de prticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simblico e enquanto tecnologia, em contextos especficos. As prticas especficas da escola, que forneciam o parmetro de prtica social segundo a qual o letramento era definido, e segundo a qual os sujeitos eram classificados ao longo da dicotomia alfabetizado ou no-alfabetizado, passam a ser, em funo dessa definio, apenas um tipo de

prtica de fato, dominante que desenvolve alguns tipos de habilidades mas no outros, e que determina uma forma de utilizar o conhecimento sobre a escrita. (1995, p. 19) Mais do que expor a oposio entre os conceitos de alfabetizao e letramento, Soares valoriza o impacto qualitativo que este conjunto de prticas sociais representa para o sujeito, extrapolando a dimenso tcnica e instrumental do puro domnio do sistema de escrita: Alfabetizao o processo pelo qual se adquire o domnio de um cdigo e das habilidades de utiliz-lo para ler e escrever, ou seja: o domnio da tecnologia do conjunto de tcnicas para exercer a arte e cincia da escrita. Ao exerccio efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades vrias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (In Ribeiro, 2003, p. 91). Ao permitir que o sujeito interprete, divirta-se, seduza, sistematize, confronte, induza, documente, informe, oriente-se, reivindique, e garanta a sua memria, o efetivo uso da escrita garante-lhe uma condio diferenciada na sua relao com o mundo, um estado no necessariamente conquistado por aquele que apenas domina o cdigo (Soares, 1998). Por isso, aprender a ler e a escrever implica no apenas o conhecimento das letras e do modo de decodific-las (ou de associ-las), mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefcio de formas de expresso e comunicao, possveis, reconhecidas, necessrias e legtimas em um determinado contexto cultural. A dimenso que a escrita tem em nossas vidas enorme, desde que nascemos, quando precisamos ser registrados para termos existncia civil reconhecida. Assim, essa linguagem atravessa a vida de todos, em vrios nveis analfabetos ou letrados, urbanos ou rurais, crianas, jovens ou adultos todos a usam, por curiosidade, por necessidade ou por prazer. O desafio de ensinar a ler e a escrever Partindo da concepo da lngua escrita como sistema formal (de regras, convenes e normas de funcionamento) que se legitima pela possibilidade de uso efetivo nas mais diversas situaes e para diferentes fins, somos levados a admitir o paradoxo inerente prpria lngua: por um lado, uma estrutura suficientemente fechada que no admite transgresses sob pena de perder a

dupla condio de inteligibilidade e comunicao; por outro, um recurso suficientemente aberto que permite dizer tudo, isto , um sistema permanentemente disponvel ao poder humano de criao (Geraldi, 93). Ensinar a ler e escrever um desafio que transcende amplamente a alfabetizao em sentido estrito. O desafio da escola hoje o de incorporar todos os alunos a cultura do escrito e o de conseguir que todos cheguem a ser leitores e escritores. O necessrio :

* fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos buscando a soluo de problemas e compreenso do mundo.

* fazer da escola uma comunidade de escritores que produzem seus prprios textos para mostrar suas idias, para informar sobre fatos que os destinatrios necessitam e devem conhecer, enfim, por tantos outros motivos reais e importantes.

* Fazer da escola um mbito onde a leitura e a escrita sejam prticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o prprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que legtimo exercer e responsabilidade que necessrio assumir.

* preservar o sentido do objeto de ensino para o sujeito da aprendizagem. * preservar na escola o sentido que a leitura e a escrita tm como prticas sociais.

O real que levar prtica o necessrio uma tarefa difcil para a escola. por isso que, antes de formular solues, antes de desdobrar o possvel preciso analisar as dificuldades. O significado do aprender a ler e a escrever Todos sabem que h diferena entre ver e olhar, ouvir e escutar... Ler no apenas passar os olhos por algo escrito, no fazer a verso oral de um escrito. Quem ousaria dizer que sabe ler latim s porque capaz de pronunciar frases escritas naquela lngua?

Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informaes ao que j se . Um poema ou uma receita, um jornal ou um romance, provocam questionamentos, explorao do texto e respostas de natureza diferente; mas o ato de ler, em qualquer caso, o meio de interrogar a escrita e no tolera a amputao de nenhum de seus aspectos. Ler no consiste em encontrar o oral no escrito, nem mesmo nos pases em que a escrita, por motivos muito pouco relacionados leitura, tem uma correspondncia aproximativa com o oral. Tanto em nosso pas como na China, a escrita a linguagem que se dirige aos olhos; funciona e evolui para a comodidade dessa comunicao visual. A correspondncia aproximativa com o oral uma caracterstica suplementar, que no afeta, porm, os processos de leitura. Escrever significa expor tudo o que foi lido e entendido, uma criana que ler bem com certeza ela escrever bem. O quadro da sociedade leitora no Brasil Em leitura o Brasil ocupa apenas a 49 posio. A situao crtica. Fazemos parte do grupo de pases que tm mais de 50% dos estudantes com dificuldades para usar a leitura como meio para adquirir conhecimentos em outras reas. Lado a lado de pases como Azerbaijo, Qatar, Quirguisto, Indonsia, Tunsia, Montenegro, Colmbia, Romnia, Srvia e Bulgria. Na mdia, os estudantes do pas do futebol conseguem apenas localizar informaes ou reconhecer temas de um texto, habilidades do nvel 1, a mais bsica entre as cinco categorias possveis. Lamentavelmente pedir demais aos brasileiros avaliados que organizem informaes, apontem o que mais relevante no texto, avaliem criticamente e demonstrem compreenso aprofundada do contedo lido. Os motivos pelos quais tantos deixam de aprender a ler e a escrever Nesse sentido, os estudos sobre o letramento se prestam fundamentao de pelo menos trs hipteses no excludentes para explicar o fracasso no ensino da lngua escrita. Na mesma linha de argumentao dos educadores que evidenciaram os efeitos do currculo oculto nos

resultados escolares de diferentes segmentos sociais, preciso considerar, como ponto de partida, que as prticas letradas de diferentes comunidades (e, portanto, as experincias de diferentes alunos) so muitas vezes distantes do enfoque que a escola costuma dar escrita (o letramento tipicamente escolar). Lidar com essa diferena (as formas diversas de conceber e valorar a escrita, os diferentes usos, as vrias linguagens, os possveis posicionamentos do interlocutor, os graus diferenciados de familiaridade temtica, as alternativas de instrumentos, portadores de textos e de prticas de produo e interpretao...) significa muitas vezes percorrer uma longa trajetria, cuja durao no est prevista nos padres inflexveis da programao curricular. Aprender a ler e a escrever e ensinar a ler e a escrever so desafios insistentemente presentes no cotidiano escolar. Esses desafios vm, muitas vezes, acompanhados dos incmodos ndices de insucesso na alfabetizao. Insucesso dos alunos e insucesso dos professores. Nas escolas organizadas em ciclos de dois anos, as histrias de fracasso escolar se evidenciam no segundo ano, pois este o momento de tomada de decises sobre as possibilidades dos alunos serem promovidos para o ciclo seguinte. Muitos alunos so retidos diversas vezes por no estarem aptos a acompanhar uma 3 srie, isto , por no estarem alfabetizados. sabido que os alunos provenientes de famlias em que a leitura e a escrita se fazem presentes encontram na escola um local propcio para a ampliao dos conhecimentos que adquiriram antes de entrar nela. No entanto, aqueles alunos oriundos de ambientes em que a leitura e a escrita no fazem parte de seu repertrio, chegam escola sem conhecer as possibilidades de uso e as suas funes. So esses alunos que apresentam as maiores dificuldades no momento da alfabetizao, principalmente quando a escola no lhes apresenta materiais e situaes reais de uso da leitura e da escrita e quando a ao docente no organizada de forma a fazer com que esses alunos reflitam sobre os princpios que constituem o nosso sistema de escrita. Desde o momento em que comeamos a juntar letras e formar palavras, a tendncia natural deveria ser nunca mais pararmos de adquirir competncia lingstica. Ou seja, nos tornarmos cada vez mais capazes de utilizar a lngua como instrumento para expressar nossos pensamentos e nossas idias, para defender nossos pontos de vista, saber argumentar. E, naturalmente, tambm para poder ler e compreender o que os outros dizem ou escrevem.

atravs desse exerccio permanente que se adquire o prazer de ler. Assim, apresenta-se o tema "letramento e alfabetizao" que se prope a aprofundar a anlise das suas relaes, indagando os percursos que fizeram crianas passarem de uma srie a outra, se tornando adolescentes e adultos sem alfabetizao.

Hoje no basta ser alfabetizado na concepo clssica do termo, que se resume a dominar pura e simplesmente a mecnica da leitura e da escrita. A pessoa pode "saber" ler e escrever e ser um analfabeto funcional, ou seja, no saber fazer uso da leitura e da escrita. Por isso hoje se fala em letramento, termo usado para definir um novo conceito de alfabetizao e que, embora ainda no esteja nos dicionrios, traduz o acesso permanente leitura, que s ocorre com o uso e desenvolvimento contnuo das habilidades de leitura e escrita. O tema letramento vem sendo objeto de pesquisas e publicaes no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1980, basicamente. Os estudos do letramento preocupam-se com usos e funes sociais da leitura e da escrita. Perspectivas das pesquisas sobre letramento Nesse contexto, o letramento dos cidados vai desde o letramento no sentido do entendimento de princpios bsicos de fenmenos do cotidiano at a capacidade de tomada de deciso em questes relativas a cincia e tecnologia em que estejam diretamente envolvidos, sejam decises pessoais ou de interesse pblico. O letramento como prtica social implica a participao ativa do indivduo na sociedade, em uma perspectiva de igualdade social, em que grupos minoritrios, geralmente discriminados por raa, sexo e condio social, tambm pudessem atuar diretamente pelo uso do conhecimento cientfico. Isso requer tambm o desenvolvimento de valores, vinculados aos interesses coletivos, como solidariedade, fraternidade, conscincia do compromisso social, reciprocidade, respeito ao prximo e generosidade. Eles esto relacionados s necessidades humanas e deveriam ser vistos como no subordinados aos valores econmicos.

Concluso Concluo, afirmando que alfabetizao e letramento devem caminhar juntos, pois muito pouco para o exerccio da plena cidadania apenas saber ler e escrever, decodificar as letras, [...] nas sociedades letradas; ser alfabetizado insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder s demandas de hoje (SOARES, 2000). preciso saber usar a leitura e a escrita em prticas sociais que a requeiram com autonomia e criticidade. A Educao Infantil apenas o incio dessa formao, e, como o que vem antes serve de base para o que vem depois, preciso que o professor se d conta de todas as possibilidades e implicaes deste momento da formao de seus alunos. Referncias bibliogrficas: COLELLO, S. M. G. A pedagogia da excluso no ensino da lngua escrita In VIDETUR, n. 23. Porto/Portugal, Mandruv, 2003, pp. 27 34 (www.hottopos.com). COLELLO, S. M. G. & SILVA, N. Letramento: do processo de excluso social aos vcios da prtica pedaggica In VIDETUR, n. 21. Porto/Portugal: Mandruv, 2003, pp. 21 34 (ww.hottopos.com). FEEREIRO, E. Cultura escrita e educao. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2001. __________ Alfabetizao e cultura escrita, Entrevista concedida Denise Pellegrini In Nova Escola A revista do Professor. So Paulo, Abril, maio/2003, pp. 27 30. GERALDI, W. Portos de Passagem. So Paulo, Martins Fontes, 1993. IBGE, Censo Demogrfico, Mapa do analfabetismo no Brasil, Braslia, MEC/INEP, 2003. KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995. LEITE, S. A. S. (org.) Alfabetizao e letramento contribuies para as prticas pedaggicas. Campinas, Komedi/Arte Escrita, 2001.

10

RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003. SOARES, M. B. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte, Autntica, 1998. SOARES. Magda. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educao, Minas Gerais, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr./ 2004. TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1995.

You might also like