You are on page 1of 14

ALTERAES NA SOCIEDADE, EFERVESCNCIA NAS IDIAS: A FRANA DO SCULO XVIII

As luzes foram um arco-ris, ou melhor dizendo, fogos cruzados. J. Deprun O perodo que vai de fins do sculo XVII at fins do sculo XVIII caracteriza-Se por ser uma fase em que uma srie de mudanas econmicas e polticas se deu em diferentes partes do mundo, embora essas mudanas no tenham ocorrido concomitantemente. Nesse perodo, enquanto a Inglaterra j havia realizado as transformaes econmicas caractersticas da Revoluo Industrial, o mesmo no havia ainda ocorrido com a Frana e a Alemanha. A Frana, nesse perodo, mantinha ainda um regime feudal, mas apareciam j os germes da revoluo que conduziria tambm esse pas na direo do capitalismo. Segundo Efimov, Galkine e Zubok (1981), at fins do sculo XVIII reina ainda na Frana o feudalismo, predominando a uma populao camponesa de 23 Milhes de pessoas, maioria dentre os 25 milhes que constituam a populao total. Vivendo em regime de servido, esses camponeses tinham uma srie de deveres que envolviam o pagamento de impostos ao Estado, dzimos ao clero e taxas feudais nobreza. Essa situao insustentvel de empobrecimento da populao, aliada ao descontentamento da burguesia. que via cerceada a to desejada liberdade de comrcio e produo e aos problemas econmicos da monarquia, gerou uma crise que acaba por culminar em mudanas que instituram na Frana a Primeira Repblica em 1793. Segundo Aquino e outros (1982), o capitalismo emergente na Frana chocava-se com as fortes barreiras feudais que por todos os meios buscavam impedir a desestabilizao do regime e a perda de privilgios da nobreza e do clero. Nesse perodo de transio, em que o regime feudal vai sendo desestruturado e substitudo por novas formas de organizao e produo e em que uma nova classe a burguesia visa ascender ao poder substituindo a nobreza e o clero, novas idias tambm vo se desenvolvendo, idias essas que refletiam os anseios da sociedade nesse contexto de transformao. Autores como Diderot (1713-1784), Voltaire (1694-1778), Helvtius (1715-1771), dHolbach (1723-1789), La Mettrie (1709-1751), Montesquieu (1689-1755),

Maupertuis (1698-1759), Bufon (1707-1788), Condillac (1715-1780), Vauvenargues (1715-1747), dAlembert (1717-1783) e Rousseau (1712-1778) podem ser destacados como representantes do pensamento francs do sculo XVIII.

ANDREY, Maria Amlia et alii. Para Compreender a Cincia. So Paulo : EDUC Editora da PUC-SP, 2000.

2
Alguns aspectos podem ser levantados como caractersticos do pensa mento francs desse perodo: a crena no poder da razo como instrumento de obteno do conhecimento e de modificao da realidade, a nfase aos dados obtidos por meio da observao e da experimentao, o antidogmatismo (e, conseqentemente, a crtica religio) e a noo de progresso. Embora possam ser identificadas essas caractersticas mais gerais no pensamento francs do sculo XVIII, isto no significa que todos os pensa- dores desse momento expressaram a mesma posio em relao a todos esses aspectos; ao contrrio, pode-se observar que alguns deles apresentam oposies ou nuanas em relao a uma ou mais dessas caractersticas em particular. Esse um momento em que as opinies e posies so mais amplamente veiculadas, e esta talvez possa ser considerada uma outra caracterstica, fato que pode ter contribudo para que diferenas e nuanas aparecessem. Nesse perodo, em vez de utilizarem o latim, os autores expressavam-se na lngua ptria e faziam-no por meio de artigos, peas de teatro, contos, por exemplo. Assim, houve um maior acesso s idias produzidas por parte da sociedade, seja por terem uma caracterstica menos erudita e tcnica, seja pela quantidade de reprodues feitas. Um dos empreendimentos culturais desse momento foi a proposta de elaborar uma Enciclopdia que abordasse temas de todas as reas de conhecimento humano (artes, cincias, etc.), proposta essa iniciada por Diderot e dAlembert. A Enciclopdia foi um veculo de divulgao das idias dos pensadores franceses, j que grande parte deles elaborou artigos expondo suas opinies e crticas, sendo os mais famosos Diderot, dAlembert, Voltaire, Rousseau, Montesquieu e dHolbach.

O RACIONALISMO FRANCS: APOIO NA OBSERVAO E NA EXPERINCIA

Como j foi dito, uma das caractersticas desse perodo a nfase no poder da razo. Os autores desse sculo so, portanto, racionalistas, j que para eles a razo tem um papel primordial na vida do homem. Sendo considerada uma caracterstica natural do ser humano, que inerente a todo indivduo, a razo vista como mecanismo, meio de obteno do conhecimento e guia das aes humanas. Segundo Desn (1982), esse racionalismo, embora tenha herdado de pescartes (...) o gosto do raciocnio, a busca da evidncia intelectual, e, sobretudo, a audcia de exercer livremente seu juzo e de levar a toda parte o esprito da dvida metdica (p. 75), a ele se ope.

3
O racionalismo do sculo XVIII contraria o de Descartes, pois, enquanto para este a razo tinha uma caracterstica de recipiente isto , possua idias inatas, verdades eternas... , para os pensadores franceses desse perodo ela tinha uma caracterstica de instrumento. Ainda contrariamente a Descartes, que dava nfase ao processo dedutivo partia de verdades auto-evidentes e inatas e delas deduzia novos conhecimentos os pensadores franceses vo dar nfase observao e experincia, no sentido de experienciado e experimental. Assim, a observao e a experincia so os pontos de partida para o conhecimento; o raciocnio, embora necessrio, no prescinde dos dados empricos. Locke e Newton j haviam feito crticas a Descartes: o primeiro, ao opor-se ao inatismo das idias, e o segundo, ao afirmar que as hipteses s podem ser obtidas a partir dos fatos; em ambos, o mesmo suporte: a observao e a experincia como origem do conhecimento. Os pensadores franceses do sculo XVIII, opondo-se a Descartes, tm como seus grandes mestres Locke e Newton. A influncia desses dois pensadores evidencia-se na forma como se discute, na Frana desse perodo, o processo do conhecimento. Segundo Cassirer (1950), busca-se explicar o conhecer tal como os demais fenmenos da natureza eram explicados, ou seja, sem a interposio de qualquer entidade sobrenatural. A noo de idias inatas que, para Descartes, estava vinculada atuao de Deus substituda pela preocupao em descobrir os processos naturais que esto envolvidos na aquisio do conhecimento pelo homem. Os pensa- dores franceses desse perodo defendem a postura de que qualquer idia tem origem em uma impresso anterior, mesmo que nem sempre possamos identificar qual seja ou quando ocorreu. Tais idias foram desenvolvidas a partir das de Locke que, segundo dAlembert, havia sido o (...) criador da filosofia cientfica como Newton o foi da fsica cientfica (Cassirer, 1950, p. 119). Locke, combatendo a noo de idias inatas de Descartes, afirma que todo conhecimento humano era obtido a partir da experincia. Ele afirmava, no entanto, que faculdades humanas, tais como a comparao, a volio, o JUZo, etc., so fundamentais da alma. Segundo os filsofos franceses, embora Locke tivesse dado um passo importante ao entendimento dos mecanismos do conhecimento humano, havia parado no meio do caminho, j que acabou por pressupor o inatismo das operaes psquicas. A postura de que o homem se transforma em funo das impresses que vai registrando do mundo, segundo os filsofos franceses, deveria valer tanto para o conhecimento que o homem vai obtendo sobre o mundo quanto para as operaes psquicas (comparao, vontade, sentimentos, etc.) que passam a ser vistas como sensaes transformadas.

4
Exemplos dessa posio podem ser encontrados em obras de autores como Condillac e Voltaire. O primeiro afirma que a alma sente quando se do mudanas em nosso corpo, sendo os sentidos a causa de todos os sentimentos. Busca encontrar os fundamentos das operaes psquicas, utilizando observaes empricas, muito embora sua obra contenha tambm afirmaes que, segundo Cassirer (1950), so especulativas. Assim, por meio de um plano rigoroso e sistemtico, busca demonstrar passo a passo como cada uma das faculdades humanas vai gradativamente se desenvolvendo. Para tal, apresenta a imagem de urna esttua que, em funo das impresses que vo sendo nela colocadas, vai pouco a pouco adquirindo vida, chegando a trans formar-se num ser humano. Voltaire afirma que tal a importncia das impresses na formao das idias do homem que uma possvel transformao na disposio de seus rgos traria em conseqncia mudanas em seu ser espiritual, ou seja, transformar-se-iam com as mudanas corpreas os mundos religioso, moral, intelectual, esttico, etc. A base de todo o conhecimento humano, como se pode observar nos exemplos acima, reside, ento, na experincia que, movendo a razo, pode conduzir o homem por diferentes caminhos. Diderot sintetiza essa posio ao enfatizar que o pensamento filosfico-cientfico deveria usar a observao dos fatos, a reflexo sobre suas possveis combinaes e a verificao, por meio da experincia, dos resultados da reflexo.

O PAPEL DA ANLISE NA ELABORAO DO CONHECIMENTO

Em relao produo de conhecimento cientfico, o sculo XVIII, na Frana, toma rumos diferentes daqueles empreendidos no sculo anterior. O sculo XVII caracterizou-se pela construo de sistemas filosficos baseados na idia de que s se chegaria ao saber se chegasse a certezas das quais novos conhecimentos pudessem ser dedutivamente derivados. J no sculo XVIII renuncia-se a esse procedimento, com base em Newton que propunha a anlise em vez da deduo como procedimento para obteno de conhecimento. Assim a experincia, a observao e o pensamento deveriam buscara ordem das coisas nos prprios fatos e no mais nos conceitos. A anlise possibilitaria a identificao daquilo que comum e permanente entre os particulares, conduzindo a princpios gerais. Cabe razo, partindo de fatos recolhidos pela observao , relacion-los identificando sua dependncia. por meio da anlise que Condifiac mostra que as atividades corpreas e psquicas possuem um denominador comum: as impresses. Ao explicar a origem do conhecimento, coloca a sensao como fonte: no h mais Deus mediando a relao entre o sujeito que conhece e o objeto do conhecimento. A relao se d diretamente entre homem e mundo por meio da sensao, da qual derivam todas as operaes intelectuais. O mtodo por intermdio do qual se chega ao conhecimento o da anlise: Consiste, partindo de um todo confuso, em perceber sucessiva e separadamente os detalhes, de comeo os pontos mais importantes que ressaltam deles mesmos, a seguir as partes intermedirias, para chegar, finalmente, a uma percepo simultnea e distinta. (... um movimento de decomposio e de recomposio. (Brhier, 1977a, p. 78) As teorias acerca do Estado e da sociedade, como a de Montesquieu, por exemplo, tendem a v-los corno compostos por partes que se influenciam mutuamente e que precisam ser identificadas. Montesquieu constri modelos polticos a partir de seus elementos constitutivos. Segundo esse autor, possvel identificar (...) a lei (no sentido newtoniano) que governa o regime de um povo, o esprito geral de uma nao (Desn, 1982, p. 95), a partir da considerao de diferentes elementos fsicos (clima, solo, territrio) e sociais (tradio, moeda, religio, leis).

AS REGULARIDADES DOS FENMENOS NATURAIS FSICOS E SOCIAIS

A afirmao do potencial da razo humana no entendimento do mundo relaciona-se idia de que todas as explicaes sobre a natureza que envolvem o sobrenatural devem ser abolidas, j que esta pode ser racionalmente entendida e explicada.

6
A possibilidade de se chegar a leis sobre a natureza, assim como a Possibilidade humana de nela atuar, apoia-se no pressuposto de que h regularidades e uniformidades nos fenmenos quer fsicos, quer sociais , j que passam todos a ser considerados fenmenos naturais Tais regularidades Se expressam em leis, e o conhecimento dessas leis se dar pela observao dos fenmenos naturais, seguindo seu curso e registrando-o mediante experimentos medida, observao e clculo. A idia de que a natureza se comporta segundo seu prprio curso expressou-se, segundo Cassirer (1950), por meio de posturas materialistas me. canicistas como as de La Mettrie e dHolbach e por meio de postura que se opem a esse materialismo mecanicista, como a de dAlembert. Este ltimo, opondo-se a ambos, defende no ser necessrio buscar a essncia ltima das coisas, mas buscar conexes e relaes entre os fenmenos, segundo ele o possvel de se conhecer. La Mettrie e dHolhach consideravam a matria como essncia lti11 das coisas e afirmavam que todos os fenmenos, inclusive o pensamento, so resultado de processos materiais. Segundo La Mettrie, lista de propriedades da matria na qual j se inclua a extenso como fundamental, deveriam ser acrescentadas as capacidades de sentir, recordar, pensar; o movimento da matria poderia, ento, explicar no s nossas sensaes como nossa vontade, nossos desejos, etc. Segundo dHolbach, uma certa disposio dos tomos forma o homem e o que o impulsiona o movimento desses tomos; o destino humano encontra-se, portanto, dirigido por condies naturais que independem da vontade ou dos desejos humanos. A defesa de que existem regularidades que se expressam em leis pode ser identificada em relao aos fenmenos sociais, nas posturas do Montesquieu, Voltaire e Diderot, que afirmam buscar em relao moral e ao direito a ordem e a regularidade encontradas no mundo fsico, em apoio idia de que todo o universo regido por leis e princpios ltimos que podem ser descobertos. Montesquieu, de acordo com Cassirer (1950), Coloca-se como jurista, a mesma questo que Newton se colocou como fsico; no se d por satisfeito com leis do cosmos poltico empiricamente conhecidas, mas pretende reduzira multiplicidade destas leis a uns princpios determinados (p. 269). Montesquieu tem como objeto de estudo a sociedade e para analis-la aplica a noo de lei geral, j que entende que As leis, no seu sentido mais amplo, so relaes necessrias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos os seres tm suas leis; a divindade possui suas leis; o mundo material possui suas leis; as inteligncias superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis; o homem possui suas leis. (Do esprito das leis, Primeira parte, Livro primeiro, cap. 1, p. 33)

7
Sendo as leis relaes necessrias que derivam da natureza das coisas deve-se partir dos prprios fatos, de sua descrio e comparao, para se chegar aos princpios mais gerais da organizao social. Voltaire defende que existe um princpio universal da moral que os homens podem descobrir por trs das diferenas de costumes e de opinies. A firmao de Voltaire, citada na obra de Cassirer (1950), deixa clara a crena do pensador francs em leis que so universais para todos os homens: Ainda que o que em um pas se denomine virtude se chame vcio em outro, ainda que a maioria das regras sobre o bem e o mal sejam to diferentes como os idiomas que se falam e os vestidos que se usam, inc parece, sem dvida, que existem leis naturais com respeito s quais os homens de todas as partes do globo devem estar de acordo. (...) Assim como Deus dotou as abelhas de um instinto poderoso em funo do qual podem trabalhar em comum e alimentar-se, dotou os homens de determinados sentimentos dos quais nunca podero despojar-se e que so os vnculos eternos e as primeiras leis da sociedade humana. (pp. 27 1-272) Diderot tambm demonstra f na natureza moral e invarivel do homem; para ele as condutas humanas tm como base os instintos a uniformidade de suas inclinaes, impulsos e necessidades sensveis que so de natureza fsica. Conceitos como os de liberdade e vontade, como algo intrnseco ao homem, no passam agora de meios de mascarar os fatos: o justo e o injusto so por ele concebidos como relativos e determinados por necessidades, por nossa vida. Defende que a conduta humana seja dirigida por suas bases biolgicas e que a religio e as leis no limitem necessidades que so naturais, pois obedecendo-se apenas natureza humana ser possvel atingir a felicidade do homem e da sociedade.

8
O ANTIDOGMATISMO E A IDIA DE PROGRESSO HUMANO

Como conseqncia do racionalismo empirista, as idias desse perodo so caracterizadas pelo antidogmatismo; os pensadores contrapem-se s idias preconcebidas, s idias baseadas na autoridade e combatem todas as crenas, principalmente as da religio, pois, para eles, a superstio, o preconceito e a ignorncia impediam o funcionamento natural da razo. As explicaes sobrenaturais so, conseqentemente, eliminadas tanto em relao aos fenmenos fsicos quanto em relao aos fenmenos sociais, psicolgicos, etc. O anteriormente citado combate s idias inatas guarda relao com a Postura antidogmtica, que passa a ser assumida pelos pensadores franceses desse perodo; se para Deus era o fundamento ltimo das idias inatas, para os pensadores franceses a mediao de Deus no processo de conhecimento desnecessria. O antidogmatismo expressa-se de vrias formas no que diz respeito concepo de natureza: por meio da idia de que todo conhecimento sobre O mundo deve ser construdo por intermdio do uso da observao, da experimentao e da razo, o que vai contra a idia de aceitar como verdadeira uma proposio em funo de ser baseada numa autoridade; por meio da idia de que os princpios explicativos apesar de universais no so absolutos, mas o ltimo degrau alcanado pelo pensamento; por meio do combate a toda e qualquer perspectiva religiosa na explicao do mundo, j que religio estavam associadas as idias de verdades eternas, sobrenaturais, indiscutveis, que prescindiam de provas concretas. Nesse perodo, os estudos geolgicos desenvolvidos desvincularam-se da noo de tempo apresentada na Bblia. Buffon representa esse empenho elaborando uma histria do mundo baseada em observaes que nada tm a ver com a perspectiva religiosa da formao do universo. Quanto espcie humana, embora no a considere igual s demais espcies, as razes para diferenci-la nada tm a ver com a idia de alma ou de homem criado imagem e semelhana de Deus. Ao contrrio, as diferenas apontadas por Buffon fundam-se em razes que derivam da observao das atividades humanas: falar, inventar, adaptar-se a diferentes situaes, etc. Segundo Diderot, a integrao da matria explicaria tudo, inclusive a evoluo biolgica. No que diz respeito a essas transformaes, Diderot chega a mencionar um processo de seleo em que a natureza tende a suprimir aquilo que no satisfaz as exigncias da vida. V-se, pois, que nenhuma entidade sobrenatural desempenha qualquer papel a criao e desenvolvi mento do mundo: a natureza atuou e atua por si mesma. Embora no se tenha uma concepo evolucionista das espcies, so veiculadas, nesse perodo, noes relacionadas idia de seleo natural, como j se viu em Diderot. La Mettrie diz

9
que as ms formaes so eliminadas e Maupertuis defende que nem todas as combinaes da matria permanecem, j que, conforme salientado por Desn (1982), (...) os elementos da matria tendem a se organizar em formas vivas que s se realizam, de maneira durvel, em seguida a nUmerosos tateamentos e fracassos: subsistiram somente as combinaes felizes que do a iluso, para ns atualmente, de uma finalidade. (p. 85) Deus excludo, tambm, do destino do homem; as aes humanas deixam de ser explicadas em funo de uma finalidade divina; o homem passa a ser dono do seu destino e, como tal, criador da prpria sociedade. Voltaire cr que o mundo foi deixado merc de sua prpria sorte; o bem e o mal so realidades sociais e no, respectivamente, a iluminao de Deus e o afastamento dEle pela alma pecadora; Montesquieu v as instituies como frutos do prprio homem, excluindo a perspectiva religiosa na anlise da sociedade. Alm de criticar o recurso s Escrituras ou a Deus nas explicaes dos fenmenos, os pensadores do sculo XVIII questionam noes como a alma e a crena em Deus, base da religio crist. A noo de alma atacada por La Mettrie, para o qual (...) no mais que uma palavra vazia (Cassirer, p. 86); dHolbach, considerando que a teologia um obstculo para a cincia, defende ser necessrio deixar de lado as idias de Deus e imortalidade. A excluso de Deus ou de elementos sobrenaturais corno explicao dos fenmenos fsicos, sociais ou psicolgicos no significa, necessariamente, negar a existncia de Deus, como fazem La Mettrie, dHolbach e Helvtius ao contrrio, alguns pensadores, como Voltaire e Rousseau, admi tem-na. Voltaire, por exemplo, afirma a existncia de um ser criador de todas as coisas, responsvel pela ordem existente na natureza; nenhuma outra interferncia teria exercido Deus sobre o mundo aps a sua criao. Alm da idia de criao do mundo por Deus, Voltaire nada mais aceita do que afirma a tradio judaico-crist. Para os pensadores franceses, ateus ou no-ateus, o fato que Deus deixa de ser o mediador entre o homem e o mundo, cabendo ao homem a responsabilidade por aquilo que faz: Deus, quando admitido, o apenas enquanto iniciador e mantenedor do funcionamento da mquina newtoniana do mundo, sem nele interferir. O Deus todo-poderoso passa a ser substitudo pelo homem todo- poderoso: a crena no poder do homem intensa, e isso se d em funo da crena no poder da razo, seja como instrumento de produo de conhecimento, seja como guia das aes humanas. Inter-relacionada crena no poder da razo est a idia de progresso, urna vez que se concebe a prpria razo como agente do progresso humano; o progresso ocorre na medida em que existe a aplicao crescente da razo no controle do ambiente fsico e Cultural.

10
Nesse perodo, comea-se a defender a idia de que a superao da ignorncia leva ao progresso, de que a sociedade do presente melhor que a do passado; a idia de que o acmulo do conhecimento obtido levar, por sua prpria direo interna, obteno de uma sociedade cada Vez melhor. Voltaire exemplifica essa crena, ao defender ser possvel ao homem dotado de conhecimento libertar-se de preconceitos e modificar sua forma de Viver e de pensar. Segundo Brhier (1 977a), as obras de Voltaire constituem se em (...) campanhas contra os preconceitos e propaganda em favor do esprito novo (p. 140).

ROUSSEAU: UMA CRTICA NOO DE PROGRESSO

A idia de progresso, como foi visto, est estritamente relacionada crena no poder do conhecimento racionalmente obtido: quanto mais culta a sociedade, melhor ela se toma; quanto mais culto o homem, melhor ele ser. Assim, os pensadores franceses desse perodo acabam por vincular a prpria moralidade ao saber. Nesse coro de vozes que vincula a moralidade cultura e que defende o progresso como inerente ao desenvolvimento do conhecimento cientfico, artstico, etc. destoa Rousseau. Rousseau o nico a colocar em xeque o elo de necessidade entre acmulo do conhecimento racionalmente obtido e.t progresso da sociedade; o nico a dissolver o vnculo at ento inquestionvel. A unidade entre conscincia moral e conscincia culta em geral, que at ento havia sido suposta de forma crdula e ingnua, {Rousseaul a coloca como problemtica e questionvel ao extremo (Cassirer, 1950, p. 298). Ao analisar a sociedade de sua poca, Rousseau procura demonstrar que, a despeito de todo o progresso das cincias e das conquistas alcanadas, ela no apresentou urna melhoria em termos do prprio homem ao contrrio, contribuiu para a decadncia em nvel dos costumes, valores e prticas: a origem de suas misrias fruto do pretenso aperfeioamento humano. Embora os costumes, valores e prticas possam ter se sofisticado e at aprimorado, no se tornaram moralmente e espiritualmente melhores; em vez de impulsos morais verdadeiros, desenvolveram-se o poder, a ambio, a misria. Para Rousseau, a prpria sociedade a responsvel pela desigualdade, injustia e arbitrariedade existentes. Desvinculando a tica do saber, Rousseau resgata o papel da vontade no estabelecimento de um verdadeiro estado social, isto , um estado social no qual reinem a igualdade e a justia.

11
Para Rousseau, essa vontade transcende a bondade individual, j que o verdadeiro estado social se apia na vontade geral. E mediante um contrato social que existe a submisso voluntria das diferentes vontades individuais vontade geral, a qual soberana e por meio da qual os indivduos podem se realizar em sua plenitude. A submisso voluntria d aos indivduos um carter de sujeitos de vontade: eles atuam em funo daquilo que devem; eles querem se submeter como um dever. Conforme afirma Rousseau, Quando os cidados se submetem s condies que eles mesmos acordaram, ao aceitarem por deciso livre e racional no obedecem a ningum mais que sua prpria vontade (em Cassirer, 1950, p. 289). Ao resgatar a vontade, resgata um imperativo tico que deve estar unido ao saber; ao mostrar que no existe o vnculo de necessidade entre razo e moral, Rousseau mostra que h limites para a razo e que o saber no deve ter um primado absoluto; ao estabelecer esses limites, acaba por reafirmar o prprio racionalismo na medida em que identifica sua verdadeira importncia. De acordo com Cassirer (1950), Rousseau substituiu um racionalismo puramente terico, por um racionalismo tico: Porque Rousseau um autntico filho do Iluminismo quando o combate e o supera. Seu evangelho do sentimento no significa urna ruptura, porque no atuam fatores puramente emotivos, mas atuam convices autenticamente intelectuais e morais. Com a sentimentalidade de Rousseau no se abre brecha para um mero sentimentalismo, mas para urna fora e vontade ticas novas. (p. 302)

INOVAES E LIMITES DO PENSAMENTO FRANCS

Com o que at aqui se discutiu, fica patente que o sculo XVIII, na Frana, constituiu-se num perodo de questionamentos que colocavam em xeque no s a prtica social (econmica, jurdica, religiosa, etc.) como tambm as concepes das quais essa prtica derivava. Tais questionamentos acarretaram a proposio de novos conceitos e pressupostos que, por sua vez, acabaram por gerar novas propostas em todos os nveis da prtica social e do conhecimento humano. Vrios exemplos da revoluo na forma de pensar o homem, o mundo e o conhecimento, nesse perodo, podem ser pinados como meio de ilustrar como os mais diferentes assuntos, alm dos j mencionados, foram objeto de anlise e crtica dos pensadores franceses desse sculo.

12
Por exemplo, toma forma a noo de natureza humana a qual supe a existncia de caractersticas que so comuns a todos os homens. Essa noo se relaciona de que os homens tm direitos que so prprios de todo ser humano; nesse sentido, ope-se noo de que existem direitos que so exclusivos de um dado grupo social, como era o caso da educao, propriedade..., que se restringiam praticamente ao clero e nobreza. Por outro lado, a despeito do coletivo implcito na noo de natureza humana, enfatiza-se o t por meio da idia do indivduo como responsvel pela direo de Sua prpria vida e da sociedade. Isso fica claro, quando Voltaire advoga que, Para mudar a sociedade, preciso mudar o indivduo, o que seria feito me diante uma educao crtica. O interesse dos pensadores franceses do sculo XVIII recai tambm sobre muitas outras reas do conhecimento humano, o que se pode notar em artigos presentes na Enciclopdia, nos quais se revelam as novas formas de abordar essas reas e seus objetos de estudo. Os artigos sobre teoria da tica, por exemplo, partem da idia de homem como ser de natureza socivel e que, portanto, seguia uma tica social natural. As bases dessa teoria deixam de ser, portanto, o desejo de Deus para transformar-se em algo fundado na prpria natureza humana. Data dessa poca, tambm, o desenvolvimento do estudo de povos primitivos orientado pela preocupao de desvendar a origem da sociedade humana. Desenvolve-se, tambm, a teoria lingstica baseada na idia de que o conhecimento depende do uso correto da linguagem. Revelase um interesse cientfico na natureza da linguagem que se expressa na presena de artigos na Enciclopdia que versavam sobre gramtica e sinnimos. A noo de homem enquanto um ser socivel ressaltada na poca, o que acarreta mudanas na forma de conceber a histria humana, assim como transformaes na forma de estud-la. Por exemplo, para Buffon, a histria do homem a histria da sociedade; para dHolbach, a felicidade do indivduo vincula-se da sociedade na qual est inserido. Helvtius d nfase s relaes dos indivduos com o meio social; o indivduo formado e essa formao depende mais da educao que da natureza e fisiologia humanas. O estudo histrico das sociedades foi empreendido por Voltaire, a partir da busca de dados acerca dos costumes e das condies econmico-sociais, em vez do destaque de fatos particulares. Essa modificao reflete unia mudana na prpria concepo de histria; segundo Desn (1982), Duas concepes antigas da histria vo desmoronar-se aqui: a histria genealgica (uma famlia, por mais prestigiosa que seja, no um povo) e a histria militar. (...) A concepo moderna da histria aquela de uma histria que abarca o conjunto das atividades humanas (...). Pg. 93-94) Outros pensadores, preocupados com questes metodolgicas e com a aplicao do modelo de investigao das cincias naturais a outras cincias, chegam, nesse perodo, a problematizar a aplicabilidade direta desse modelo s cincias que lidavam com a vida e com o

13
homem. Esse questionamento surge em funo do fato de que durante esse sculo, na Franca, o modelo das cincias naturais que tem fundamentalmente Newton como mestre vai estenderse a outros campos do conhecimento, uma vez que todos os fenmenos passaram a ser vistos como naturais, quer os da fsica, qumica, biologia, quer os sociais, psicolgicos, artsticos. Segundo Cassirer (1950), coloca-se, nesse perodo, o problema de descobrir se o modelo de investigao dos fenmenos fsicos pode ser aplicado na ntegra para a investigao de todo e qualquer outro tipo de fenmeno. Questiona-se o papel da matemtica, da lgica e da descrio na explicao do mundo, discutindo-se as peculiaridades das diferentes reas de conheci mento. o que vemos presente nas idias de Diderot, quando este afirma que a metodologia e a sistematizao necessrias a qualquer investigao devem, no entanto, adequarse aos diferentes objetos de estudo. Buffon, um estudioso da biologia, afirmava que o conhecimento biolgico tinha uma estrutura peculiar. Em funo dessa estrutura, no pode ser dirigido exclusivamente pelas leis da matemtica, mas deve fundamentalmente buscar seguir o curso histrico dos fenmenos. Assim, nas cincias biolgicas, deve-se adotar o procedimento de busca arqueolgica em substituio ao mtodo de conceitos lgico-matemticos que tenderia, na biologia, a produzir exclusivamente uma classificao dos indivduos em gneros e espcies. H de se substituir a definio pela descrio, o gnero pelo individuo, substituio que resultaria na compreenso das transformaes ocorridas no tempo; da a nfase na descrio e na investigao histrica. Segundo Cassirer (1 950), o ideal de um conhecimento natural matemtico, importante no avano da Fsica do sculo XVIII, vai sendo substitudo por uni ideal de um conhecimento natural puramente descritivo. Assim, embora na matemtica descrio e mensurao coincidam, em cincias como a biologia, por exemplo, a descrio ganha um novo sentido. As propostas inovadoras na.s vrias reas de conhecimento, as novas idias e valores, as crticas s idias vigentes no passaram, obviamente, despercebidas diante das estruturas do regime que visavam a combater. Assim sendo, pode-se imaginar a resistncia oposta s novas idias e a seus representantes pelos poderes estabelecidos. No de estranhar, portanto, que os pensadores tivessem sofrido sanes: Voltaire precisou deixar Paris em funo de sua obra Cartas filosficas; Diderot foi encarcerado por seis meses, em funo de haver escrito duas obras, tambm condenadas; a Enciclopdia foi proibida, Rousseau precisou fugir e La Mettrie foi exilado. A despeito de inovadoras para a poca, impossvel desvincular as propostas defendidas pelos pensadores desse perodo dos interesses de classe que privilegiavam. Assim, se, por uni lado, combatiam a Igreja e o regime feudal, por outro, defendiam idias que valorizavam ou visavam a colocar no poder camadas Sociais s quais pertenciam, em geral, tais pensadores: a burguesia ou mesmo a nobreza. Exemplos de corno o contexto econmico, Poltico e social determinou idias e defesa de certos interesses podem ser encontrados nas obras de praticamente

14
todos os autores do perodo, dentre os quais foram selecionados Montesquieu, Voltaire e Rousseau. Nobre de nascimento, Montesquieu lutou contra o absolutismo e a Igreja, mas mostravaSe favorvel monarquia moderada. Lembrado como o autor da teoria dos trs poderes, inspirouse no regime ingls, propondo a separao dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Em sua teoria prev, no entanto, excees a essa diviso de poderes: o monarca podia vetar decises do legislativo e os nobres, quando infringissem as leis, no passa riam por julgamento comum a qualquer cidado, mas seriam julgados por membros da prpria nobreza. Ao admitir que os nobres no passassem pelas instncias normais de julgamento e estabelecendo, no legislativo, uma cmara alta composta por nobres, Montesquieu deixa claro responder aos interesses da nobreza. Voltaire, embora defendesse que todos os homens podiam se libertar de preconceitos e mudar sua forma de vida a partir de conhecimentos, esperava que a mudana no regime vigente se desse no por movimentos populares, mas por meio de um monarca ilustrado (filsofo). Segundo Efimov e outros (1981), temia a revoluo e defendia interesses de um grupo da nobreza avanada e da burguesia. Segundo os mesmos autores, Rousseau exprimia anseios da pequena burguesia (pequenos proprietrios), propondo o aniquilamento da propriedade senhorial, mas defendendo a manuteno da propriedade privada, acreditando ser possvel mant-la ao mnimo. Alm disso, a separao entre as propostas tericas por ele formuladas e sua prtica fica evidente, se compararmos as idias veiculadas no Contrato social ou no Discurso sobre a desigualdade com outros textos, em que se prope a resolver problemas prticos. Segundo Fortes (1976), no plano terico vigora a idia de soberania da vontade geral, enquanto no texto Consideraes sobre o governo da Polnia (...) Rousseau patrocina a causa de um conservadorismo aristocrtico pouco compatvel com o igualitarismo republicano que advogava no plano da teoria (p. 26). Solicitado pela nobreza polonesa para orientar a reorganizao poltica do pas, no chega a ser nem um reformador, j que mantm intactas as estruturas de poder e as leis. Mantm o senado, o rei e a dieta (cmara de representantes), aquele que afirma que o povo deveria ser soberano, e contraria o princpio de que toda lei deve ser ratificada pelo povo, ao atribuir s decises das dietas carter definitivo. Tais limites podem ser entendidos, se nos reportarmos ao contexto em que viveram os pensadores franceses do sculo XVIII: um contexto de luta da burguesia para ascender ao poder e da nobreza feudal para manter seus privilgios. Conforme Marx e Engeis (1980): A produo de idias, de representaes e da conscincia est em primeiro lugar direta e intimamente ligada atividade material e ao comrcio material dos homens. (...) No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia. (pp. 25-26)

You might also like