You are on page 1of 4

O Professor e a Valorizao Salarial

Introduo: impossvel analisar isoladamente a questo salarial do professor sem refletir sobre a qualidade de ensino oferecida por ele e a servio de quem est a escola. Por tanto se fez necessria breve pesquisa de campo com professores universitrios para descobrirmos o que estes acreditam no que se refere a formao de seus discentes. Desenvolvimento: Se o professor ganha mal, desejamos descobrir para que este professor est sendo formado, como respondeu o prof. Fernando a nossa pesquisa: Preparo trabalhadores que faam do Brasil uma potncia capaz de superar os pases de 1mundo. Quanto vale o servio deste professor para a sociedade? A sociedade nem sabe o que quer, ou no sabe nem o porqu quer, como explicou Paulo Freire ao descrever o efeito de inanimao de pessoas:

Essa tendncia dos opressores de inanimar tudo e todos que se encontra em sua nsia de posse, se identifica indiscutivelmente, com a tendncia sadista [...] Na medida em que para dominar se esforam por deter nsia de busca, a inquietao, o poder de criar que caracterizam a vida, os opressores matam a vida. Da que vo se apropriando, cada vez mais da cincia como instrumento para suas finalidades. Da tecnologia que usam como fora indiscutvel de manuteno da ordem Opressora com a qual manipulam e esmagam. (Paulo Freire, p28, 1988)

S temos duas opes depender da boa vontade de quem tem o poder ou formar melhor os professores para que estes formem melhor seus alunos: Consciente, tico, emancipado, critico detentor de conhecimentos suficientes para ressinificar sua realidade, como sugere a professora Sueli em resposta a nossa pesquisa: O fomento a pesquisa seja terica ou aplicada, o compartilhamento acessvel de dados pesquisados, a observao das demandas da comunidade, o estimulo ao uso das funes cognitivas e da criticidade podem gerar a libertao das amarras de manipulao e de opresso. Mas a prpria cincia prioritria a ser ensinada na escola no da conta de suprir muitas das necessidades reais do alunos, assim confirma Olavo de Carvalho: ridculo supor que uma cienciazinha improvisada, que se imagina muito sria s por ser materialista, possa abranger e explicar a velha e complexa humanidade. (Olavo de Carvalho, p12, 2004).

Assim o professor no s no tem condies de ensinar como tambm no tem motivo e muito menos encontra interesse por parte dos alunos em aprender algo que no interessa a nenhum dos dois. Com uma teia complexa como essa chamada educao, teria vergonha de cair no paradigma da simplificao de dizer: - O problema da educao o salario do professor! Os alunos recebem uma educao que os encaixa neste modelo, como os professores quando discutem educao apenas demonstram que desejam primeiramente ganhar mais dinheiro. E isto vira um circulo vicioso que alimenta e alimentado pelo sistema. A sociedade ensina que o sentido da vida comprar portanto o que todos devem querer dinheiro. Mas os professores que quando aceitam politicas publicas que se resumem a aumento de salario ou bonificaes se fazem parte desta corja, aes do governo no que tange a educao que atuam somente na questo salarial, so, na verdade suborno, maquiagem para algo muito feio que o exterminio do Ser mais que Paulo Freire fala. Enquanto isso a escola se comporta de modo estranho como ilustra Olavo de Carvalho:

A educao brasileira parece orientar-se segundo paradigmas contraditrios: o utilitarismo convive com a preocupao em criar novos paradigmas que contradigam o primeiro: as duas ideologias em disputa procuram apenas utilizar, manipular as crianas, para torn-las instrumentos da economia e da poltica. Uns falam em nome da "eficcia", outros da "mudana". Ningum est interessado nas crianas. (Olavo de Carvalho, p45, 2004)

Assim o trabalho do professor no vale mais do que pago mesmo, mas dizer que a qualidade do ensino depende deste salario o que nos preocupa saber. Pois se para atrair gente inteligente para o curso de pedagogia, mas que sero formadas da maneira que estamos sendo, duvido que v mudar alguma coisa. Concluso: A cultura antigamente era a busca de objetivos superiores simples sobrevivncia material. Mas hoje em dia o que se chama cultura se torna a criao ilimitada de novos apetites materiais que se multiplicam sem fim e que impedem as pessoas de ter outras ambies. Voc v, todos os debates ditos culturais da atualidade se desenvolvem em torno de assuntos ligados vida corporal e busca de bens de ordem material. Os capitalistas proclamam que o nico bem a riqueza e os socialistas respondem que o nico mal a pobreza. De outro lado, so ambies exaltadas at ao delrio. A multiplicao das necessidades e das insatisfaes materiais (at mesmo causadas pela

prpria abundncia) no tem limite, uma vez que se tenha tomado essa direo. Como professor ao falar em educao, no podemos discutir prioritariamente o salario do professor , como professor, discutir primeiramente o salario do professor s mais uma faceta de nossa personalidade materialista formada e estimulada por uma cultura ao extremo consumista. Rubem Alves ao pensar sobre a viso de Karl Marx chegou a concluses interessantes no tocante a diferena entre o dinheiro e o prazer, o papel de ambos a discutir economia.

" - Voc est enganado sobre a economia", ele me disse em voz baixa. Parecia temer que algum o ouvisse, como se estivesse dizendo uma heresia. " A economia no a cincia das caixas registradoras, do dinheiro. Sei que, para muitos, isso que ela . Mas para mim outra coisa: a cincia do prazer. Dizer que a economia a cincia do dinheiro o mesmo que dizer que a culinria a cincia das panelas. Alguns pensam que sou um economista como os outros porque dediquei grande parte da minha vida ao estudo do maior jogo de dinheiro jamais havido na histria. Mas, se eu o fiz, foi porque eu queria decifrar os descaminhos do prazer. Estudei a panela para saber o que estava acontecendo de errado com a comida. Eu acho que o objetivo da vida o prazer. Isto est inscrito em nossos prprios corpos. Nossos corpos no so mquinas produtivas - no pertencem inteiros a " Feira das Utilidades". Sim, claro, trabalhamos, produzimos. Mas somos diferentes dos animais. Os animais constroem somente de acordo com as padres e necessidades da espcie. Os homens constroem tambm de acordo com as leis da beleza Gostamos dos livros, mesmo quando no derivamos de sua leitura nenhum resultado prtico. O corpo contm certa exigncia de prazer intil sem valor econmico. Desde jovem sonhei com uma condio em que o trabalho, semelhana daquilo que acontece com os artistas, pudesse ser um motivo de prazer. O trabalho no apenas como meio de vida, mas o trabalho como brinquedo. As crianas brincam por puro prazer. Imaginava uma situao em que os homens, ao terminar o seu trabalho, sorririam de felicidade, e veriam o seu prprio rosto refletido em sua obra, da mesma forma como Narciso via o seu rosto refletido na gua da fonte.

O mais irnico de tudo que a tradio da cultura "politicamente engajada", que foi outrora um instrumento de libertao, se tornou um meio de escravizao: ela tem por misso tornar os homens escravos de suas insatisfaes menores, de modo a jamais permitir que aspirem uma vida mais elevada. preciso que cada um s pense naquilo que o incomoda no meio imediato, seja o desejo sexual insatisfeito, seja a fumaa dos cigarros que o perturba, seja a falta de dinheiro ou o dio invejoso que ele volta contra pessoas que ele imagina mais felizes.

Referncias Bibliogrficas ALVES, Rubem. Filosofia da Cincia. So Paulo: Brasilhense. 1981. CARVALHO, Olavo. O Imbecil Coletivo II. Rio de Janeiro: E Realizaes. 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed.23. So Paulo. Paz e Terra. 1988.

You might also like