You are on page 1of 33

Apresentao de Projetos de Drenagem e Manejo Ambiental em reas Endmicas de Malria Orientaes Tcnicas

Braslia, 2006

Copyright 2004 Fundao Nacional de Sade (Funasa) Ministrio da Sade 2006 - 1 reimpressao Editor Assessoria de Comunicao e Educao em Sade Ncleo de Editorao e Mdias de Rede/Ascom/Presi/Funasa/MS Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N. 2 andar - ala Norte 70.070-040 - Braslia/DF Distribuio e Informao Departamento de Engenharia de Sade Pblica Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 6 andar, ala norte Telefone: 0XX61 3226-0413 70.070-040 - Braslia/DF Tiragem 2.000 exemplares

Brasil. Fundao Nacional de Sade. Orientaes tcnicas para apresentao de projetos de drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria. 1 reimpresso. Braslia: Funasa, 2006. 32 p. 1. Drenagem Sanitria. 2. Engenharia Sanitria. 3. Malria Preveno e Controle. I. Ttulo.

permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Sumrio
Apresentao 1. Objetivo 2. Projeto de engenharia 2.1. Definies 2.2. Componentes do projeto bsico 3. Anlise do projeto 4. Sustentabilidade dos sistemas de drenagem e manejo ambiental 5. Documentos adicionais 6. Anexos 7. Referncias bibliogrficas 7 9 10 11 19 21 23 25 31

Apresentao
A presente cartilha objetiva subsidiar os estados, municpios, Distrito Federal e outros rgos interessados na elaborao de proposta de financiamento para projeto de drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria, especificamente, quanto documentao tcnica exigida para formalizao de convnios, nos casos de obras e servios de saneamento, conforme estabelecido em Instruo Normativa vigente da Secretaria do Tesouro Nacional, Portaria Interna vigente da Funasa referente a Critrios e Procedimentos para Aplicao de Recursos Financeiros e em conformidade com a Portaria vigente do Ministrio da Sade sobre Normas de Cooperao Tcnica e Financeira de Programas e Projetos mediante a Celebrao de Convnios e Instrumentos Congneres.

1. Objetivo
Desenvolvimento de aes de drenagem e manejo ambiental em aglomerados urbanos, em municpios localizados em rea endmica de malria com transmisso urbana autctone.

2. Projeto de engenharia
Os requisitos e orientaes para a apresentao de projetos de drenagem e manejo ambiental para controle de malria e os critrios para financiamento de aes e servios esto sendo aqui apresentados para disciplinar os procedimentos tcnicos mnimos necessrios para que as solicitaes de estados e municpios sejam viabilizados no mbito da Funasa, com vistas a facilitar e aperfeioar o processo de celebrao de convnios, como importante mecanismo para a prestao de cooperao tcnica e financeira. Os projetos de sistemas de drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria da Fundao Nacional de Sade visa a promover a melhoria das condies de sade das populaes residentes em municpios elegveis pela Portaria Interna vigente da Funasa que trata sobre os Critrios e Procedimentos para Aplicao de Recursos Financeiros, visando a ampliar e aprimorar os parmetros utilizados pela Instituio, buscando maior eficincia na aplicao de recursos financeiros e maior impacto das aes na qualidade de vida e da sade da populao. A apresentao do pleito dever ser feita junto s coordenaes regionais, s quais caber a anlise da documentao necessria para a habilitao e das condies de atendimento. No caso do Distrito Federal a solicitao dever ser encaminhada ao Edifcio Sede da Funasa. O procedimento de solicitao de apoio tcnico e financeiro dividido em duas fases; uma de habilitao e outra de formalizao do pleito conforme estabelecido pela Portaria vigente.

2.1. Definies
2.1.1. Projeto bsico Conjunto de elementos necessrios e suficientes, com preciso adequada, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo, devendo conter os seguintes elementos: a) desenvolvimento da soluo escolhida de forma a fornecer viso global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; b) solues tcnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do projeto executivo e de realizao das obras e montagem; c) identificao dos tipos de servios a executar e de materiais e equipamentos a incorporar obra, bem como suas especificaes que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o carter competitivo de sua execuo; d) informaes que possibilitem o estudo e a deduo de mtodos construtivos, instalaes provisrias e condies organizacionais para a obra, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo;

e) subsdios para montagem do plano de licitao e gesto da obra, compreendendo a sua programao, a estratgia de suprimentos, as normas de fiscalizao e outros dados necessrios em cada caso; f) oramento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de servios e fornecimento propriamente avaliados (Fonte: Lei n 8.666/1991). 2.1.2. Projeto executivo O conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) (Fonte: Lei n 8.666/1991).

2.1.3. Microdrenagem urbana Definida pelos sistemas de condutos pluviais a nvel de loteamento ou de rede primria urbana que propicia a ocupao do espao urbano ou periurbano por uma forma artificial de assentamento, adaptando-se ao sistema de circulao viria.

2.1.4. Macrodrenagem urbana Destina-se conduo final das guas captadas pela drenagem primria, dando prosseguimento ao escoamento dos deflvios oriundos das ruas, sarjetas, valas e galerias, que so elementos de microdrenagem, isto , corresponde rede de drenagem natural preexistente nos terrenos antes da ocupao, sendo constituda pelos crregos, riachos e rios localizados nos talvegues e vales.

2.1.5. Manejo ambiental uma forma de ordenamento do meio consistente em qualquer atividade peridica planejada dirigida a originar condies temporais desfavorveis para a criao dos vetores em seus hbitats. Ex. limpeza da vegetao, mudanas de salinidade da gua.

2.1.6. Aprovao do conselho a) do Conselho Municipal de Sade, quando o pleito for municipal; b) do Conselho Estadual de Sade, quando o pleito for estadual.

2.2. Componentes do projeto bsico


- Memorial descritivo; - Memria de clculo; - Plantas;

Or

10

- Planilha oramentria; - Cronograma fsico-financeiro; - Normas tcnicas. Anotaes de Responsabilidade Tcnica (ART) - Posse de rea; - Licenciamento ambiental; - Aprovao do Conselho Municipal ou Estadual; - Anexos. O projeto tcnico deve ser elaborado, considerando-se os aspectos sociais, hidrulicos, construtivos e econmicos. Os projetos bsico e executivo devero ser elaborados e assinados por tcnicos legalmente habilitados no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) local. O autor ou autores devero assinar todas as documentaes tcnicas e peas grficas dos projetos, providenciando sempre a ART, correspondente. Na elaborao e/ou implementao dos projetos devero ser observadas as Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). As orientaes para preenchimento dos modelos de Plano de Trabalho, so vlidas enquanto as portarias citadas na apresentao, estiverem em vigor.

2.2.1. Concepo e apresentao da microdrenagem Somente ser passvel de anlise o projeto de microdrenagem, se for apresentado em complementao a macrodre-nagem, abrangendo a rea adjacente ao canal. O projeto dever constar dos seguintes elementos: a) Memorial descritivo informaes relativas situao existente na localidade: - dados gerais do municpio: localizao geogrfica, dados populacionais, municpios circunvizinhos, quadro atualizado de morbidade e mortalidade de malria, condies topogrficas, existncia de plano diretor municipal e outros aspectos relevantes ao municpio, destacando as localidades que sero trabalhadas; - cadastro: de rede de esgotos pluviais ou de outros servios que possam interferir na rea de projeto; - urbanizao: devem-se selecionar os elementos relativos urbanizao da bacia contribuinte, nas situaes atuais e previstas no Plano Diretor, tais como: tipo de ocupao das reas (residncia, comrcio, praas, etc.), porcentagem de ocupao dos lotes, ocupao e recobrimento do solo nas reas no urbanizadas pertencentes bacia;

Or

11

- dados relativos ao corpo receptor, tais como: indicaes de nvel mximo do rio que ir receber o lanamento final, levantamento topogrfico do local da descarga final; - chuva prevista no clculo. Determinao da vazo a escoar; - especificaes tcnicas dos materiais, servios e equipamentos a serem empregados e normas tcnicas dos servios previstos para execuo da obra. b) memria de clculo clculo hidrulico dos coletores e ramais; planilhas de clculos. c) plantas planta da bacia esgotada - planta da situao da localizao dentro do estado; - planta geral da bacia contribuinte em escalas 1:5.000 ou 1:10.000; - planta planialtimtrica da rea do projeto em escala 1:2.000 ou 1:1.000, com pontos cotados nas esquinas e em pontos notveis; - curvas de nvel espaadas, no mximo de 4m em 4m, em regies pouco acidentadas, convm um menor espaamento destas curvas. Destas plantas devem constar pontos crticos e reas afetadas pelas inundaes e deposio de matria slida, obras de cabeceiras para conteno de matria slida e delimitao de reas do terreno de acordo com seu uso e permeabilidade. planta de situao da rede - planta em escala 1:100; - traado da rede projetado at o corpo receptor existente, com os respectivos dimetros e sentido de escoamento at esse corpo; perfis atendendo os seguintes padres: - escala vertical 1:100; - escala horizontal 1:1000. Deste desenho devem constar: - perfil natural do terreno; - grade, projetado para o logradouro com respectivos elementos; - fundo e teto das galerias projetadas; - poos de visita; - cota de fundo em todos os poos de visita, referidas a RN (referncia de nvel), oficial, devidamente identificado; - a marcao das estacas de locao das galerias ser em ordem crescente da esquerda para a direita, e comeando sempre de jusante;

Or

12

- elementos finais de clculo hidrulico, para cada trecho entre poos de visita, como: declividade; descarga real; velocidade real; tirante real; comprimento do trecho. d) planilha oramentria devero ser observados, no mnimo, o que se segue: detalhamento, item por item, de todos os servios que compe cada fase da execuo; o detalhamento dever incluir material e mo-de-obra e estar compatvel com as aes propostas; o custo das obras ou servios dever estar atualizado com base nos preos de mercado praticados regionalmente; a indicao dos servios preliminares dever estar de acordo com as respectivas unidades e quantidades propostas; caso seja indispensvel a implantao de canteiro de obras, o custo dos servios preliminares dever estar abaixo de 4% do valor da obra; verificar se a Bonificao e Despesas Indiretas (BDI) e encargos sociais esto embutidos nos preos unitrios de servios e materiais; os custos de mobilizao e desmobilizao de equipamentos devero estar relacionados com a utilizao de equipamentos pesados; as unidades devero estar compatveis, evitando-se itens globais. e) cronograma fsico-financeiro dever ser observado: compatibilizao do prazo de execuo da obra ou dos servios com as aes propostas; pertinncia do cronograma fsico-financeiro com o custo e durao das obras ou servios. 2.2.2. Concepo e apresentao do projeto de macrodrenagem As obras de macrodrenagem consistem em: a) retificao e/ou ampliao das sees de cursos naturais; b) limpeza manual ou mecnica; c) desmatamento, manual ou mecnico; d) construo de canais superficiais ou galerias de grandes dimenses; e) aterro; f) revestimento de canais; g) obras auxiliares para proteo contra eroses e assoreamento, travessias (obras de arte) e estaes de bombeamento; h) obras de contenes de encostas, tais como plantao de vegetao, estabilizao da inclinao do talude, aterramento, gabio e muro de arrimo.

Or

13

O projeto dever constar dos seguintes elementos: a) memorial descritivo (especificaes tcnicas) Deve ser abordado nesta etapa os aspectos relativos situao existente e a proposta de interveno para erradicao das condies favorveis ao desenvolvimento dos mosquitos transmissores da doena. Devem constar de: dados gerais do municpio, tais como: localizao geogrfica, dados populacionais, municpios circunvi-zinhos, quadro de morbidade e mortalidade, condies topogrficas, existncia de plano diretor municipal e outros aspectos relevantes ao municpio, destacando as localidades que sero trabalhadas. desempenho e impactos ambientais: - verificao da necessidade de medidas alternativas paralelas com o emprego de tanques de amortecimento e de bacias de deteno de sedimentos; - desocupao das margens, com remoo e reassentamento da populao. um processo que exige interveno e parceria com os rgos pblicos municipais afins, considerando-se o Plano Diretor existente no municpio; - estabelecimento de critrios para desempenho da obra depois de implantada, como, por exemplo, a manuteno e limpeza das sees, a incorporao de elementos retentores de sedimentos, lixo e outros detritos e a especificao de freqncia de manuteno e limpeza; especificaes tcnicas dos materiais, servios e equipamentos a serem empregados e normas tcnicas dos servios previstos para execuo da obra. b) memria de clculo No memria de clculo deve ser apresentado todos os critrios utilizados para o dimensionamento das partes constituintes do sistema de drenagem. Deve conter tambm todos os parmetros e coeficientes adotados, planilhas de clculo e de dimensionamento utilizados. A seguir esto enumerados os principais aspectos a serem considerados: vazo de projeto estudos hidrolgicos consiste na determinao da chuva crtica da regio e conseqentes vazes superficiais, rea de contribuio determinada pelos limites da bacia; diretrizes geomtricas por exemplo, para a escolha de tipo de canal no considerar somente os requisitos hidrulicos, mas tambm as exigncias urbanas locais; o percurso e a declividade longitudinal do canal definiro os limites mximos e mnimos de velocidade e o tipo de seo compatvel bem como a escolha do revestimento; as dimenses e o acesso faixa do canal definiro suas caractersticas, tais como o uso de sees fechadas ou abertas e a localizao dos pontos de acesso para limpeza e dimenses mximas da seo em seus diversos pontos ao longo do traado; dimensionamento e escolha de equipamentos necessrios deve ser inerente especificidade de cada tipo de ao. Seu dimensionamento deve ter coerncia
Or 14

com o cronograma dos servios, respeitando-se as condies climticas e topogrficas da regio. c) plantas constituem o projeto grfico do sistema, devendo conter no mnimo as seguintes plantas: planta geral do municpio indicando os cursos dgua; planta de situao, escala 1:10.000, indicando (iluminando), as reas a serem trabalhadas; plantas topogrficas da regio em escalas que podem variar de 1:500 a 1:2.000 com curvas de nvel de 1m a 0,5m; traado em perfil ao longo do curso dgua ou sua projeo e, se possvel o perfil da enchente mxima observada; atentar para a existncia de pontes, degraus ou outras singularidades que modifiquem o escoamento do curso dgua. Os perfis longitudinais devero ser desenhados com a escala horizontal igual ao projeto e com escala vertical de 1:100 ou 1:200. As sees transversais devem ser apresentadas em escala nica de 1:100 ou 1:200. Devero constar dos desenhos as estacas indicativas; de mudana de declividade, de incio e fim de cada seo transversal e travessia, bem como os trechos de transio. Todas as folhas de projeto devero conter a identificao do(s) responsvel(is) pela elaborao do projeto, contendo nome, registro profissional e assinatura.

2.2.3. Manejo ambiental So mtodos de ordenamento do meio com emprego de medidas de engenharia sanitria para criar condies desfavorveis para a reproduo de vetores. Como principais aes temos a: a) drenagem evacuao ou eliminao das guas que sobram na superfcie do terreno ou nas capas dos subsolos; b) aterros de depresses, aterros hidrulicos; c) retificao das margens; d) limpeza e manuteno dos cursos de gua. 2.2.4. Planilha oramentria Deve apresentar o oramento detalhado do projeto, contendo a descrio clara de cada item, sua quantidade, preo unitrio, preo total do item e preo global do projeto.

2.2.5. Cronograma fsico-financeiro No cronograma fsico-financeiro devero ser apresentados os diversos itens constituintes do sistema, sua previso de implantao ao longo do perodo do projeto e previso de desembolso de cada etapa.
Or 15

2.2.6. Normas tcnicas Os parmetros e faixas de recomendaes para o dimensionamento de unidades componentes de um projeto drenagem urbana esto disponveis nas normas brasileiras editadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e nas diretrizes especficas elaboradas pela Fundao Nacional de Sade (Funasa).

2.2.7. Anotao de Responsabilidade Tcnica A Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) dever ser concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) durante a fase de elaborao do projeto e durante a execuo/fiscalizao da obra. Ressalta-se que dever haver a identificao e assinatura do engenheiro responsvel pelo projeto.

2.2.8. Posse de rea Quando as intervenes no acontecerem em vias pblicas, dever ser apresentada a documentao que comprove que a rea pertence ao proponente e a mesma ser submetida a anlise jurdica.

2.2.9. Licenciamento ambiental A Resoluo Conama n 5, de 15 de junho de 1988, artigo 3, inciso III, estabelece que ficam sujeitas a licencia-mento, os sistemas de drenagem urbana que contemplem obras de lanamento de efluentes de sistemas de microdrena-gem e obras de canais, dragagem e retificao em sistemas de macrodrenagem. Dentro desta mesma finalidade, a Resoluo Conama n 237, de 19 de dezembro de 1997 estabelece que as obras de dragagem e derrocamentos em corpos dgua enquadramse como atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Alm disso, a referida Resoluo apresenta que o rgo ambiental competente definir a necessidade da existncia de licenciamento quanto ao processo de implantao das obras citadas.

Or

16

3. Anlise do projeto
Na anlise dos projetos devero ser observados alguns critrios e recomendaes conforme enumerado a seguir: a) a aprovao definitiva do projeto s dever ser efetuada se existir uma aprovao e compromisso formal da Prefeitura quanto s aes a serem desenvolvidas, evitando-se assim possveis paralisaes das intervenes; b) a aprovao tcnica do projeto est condicionada realizao de visita preliminar do analista (tcnico da rea de saneamento da Funasa) ao municpio solicitante e elaborao do respectivo relatrio de visita tcnica preliminar, ilustrado com documentao fotogrfica; c) o analista da Funasa dever, na anlise, verificar se o projeto elaborado e apresentado pelo proponente atendeu a todos os requisitos elencados no presente documento. O no atendimento de partes das recomendaes e orientaes implicar a no aprovao do projeto e no pedido de reformulao do mesmo.

4. Sustentabilidade dos sistemas de drenagem e manejo ambiental


4.1. Entidade ou orgo responsvel pelo sistema
4.1.1. Sistema existente A Entidade Proponente dever indicar o rgo ou entidade responsvel pela operao e manuteno do sistema. 4.1.2. Municpio desprovido de qualquer sistema de drenagem e manejo ambiental Informar o Modelo de Gesto a ser implementado para operao e manuteno do sistema: a) criao, estruturao ou reestruturao de autarquia, servio, departamento, empresa pblica, etc.; b) outras formas de organizao (especificar). 4.1.3. Estratgia de funcionamento Descrever sucintamente o sistema existente e/ou proposto. Informar entre outros: a forma da operao, manuteno e administrao.

4.2. Custeio da operaco e manutenco do sistema


4.2.1. Custo de operao e manuteno Discriminar e prever todos os custos referentes operao, manuteno e administrao do sistema.

4.2.2. Forma de financiamento dos custos de operao e manuteno do sistema O proponente dever garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem e manejo ambiental pelos recursos prprios devidamente comprovados no oramento municipal.

5. Documentos adicionais
5.1. Programa de Educao em Sade e Mobilizao Social (Pesms)
Conforme enuncia a Portaria n 106, de 4 de maro de 2004, o Pesms ser apresentado como condio especfica para celebrao de convnios nos projetos de sistemas de drenagem e manejo ambiental urbana, sendo anexado proposta de convnio, e dever ser elaborado em formulrio padro prprio, seguindo as orientaes deste documento contidas no site da Funasa, cujo endereo eletrnico : www.funasa.gov. br/conv/docs/formses.doc .

5.2. Termo de compromisso para o Programa de Agentes Comunitrios de Sade (Pacs)


Conforme enuncia a Portaria n 106, de 4 de maro de 2004, o Pacs ser apresentado como condio especfica para celebrao de convnios nos projetos de sistemas de drenagem e manejo ambiental urbana, sendo anexado proposta de convnio, e dever ser elaborado em formulrio padro prprio, seguindo as orientaes deste documento contidas no site da Funasa, cujo endereo eletrnico : www.funasa.gov. br/conv/docs/docpacs.doc.

5.3. Declarao de contrapartida


Dever ser apresentada a Declarao de Contrapartida para formulao de convnio para Drenagem e manejo ambiental. O valor da contrapartida do proponente est especificado na Lei n 10.266, de 24/7/2001. A tabela apresenta o percentual de contrapartida financeira dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. O modelo padro da Declarao de Contrapartida est disponvel no site da Funasa, cujo endereo eletrnico : www.funasa.gov.br/conv/docs/docpro15.doc .

6. anexos
Exemplo 1 Plano de Trabalho (anexo IV); Exemplo 2 Plano de Trabalho (anexo V); Exemplo 3 Plano de Trabalho (anexo VI); Exemplo 4 Modelo de planilha oramentria.

Ministrio da Sude
01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Plano de trabalho Descrio do projeto Anexo IV

02 - Condio de gesto do estado ou municpio

03 - Exerccio

04 - UF

Indicar a modalidade de habilitao prevista na Noas/SUS 01/02 Prefeitura municipal de MMMMM


06 - DDD 07 - Fone 05 - CNPJ

aaaa

SS

00.000.000/0001-00
08 - Fax 09 - E-mail

00
10 - Conta corrente

0000-0000
11 - n. Banco 1. BB 2. CEF 3. Outros

0000-0000
12 - Agncia 13 - Praa de pagamento

NNNN@NNNN.NNN.NN
14 - UF

0000-0
17 - Particpe
1 - Interveniente 2 - Executor

NONONONO
18 - CNPJ do partcipe

SS

15 - Recurso oramentrio
1 - Normal 2 - Emenda

16 - Emenda n.

0000

2
20 - rgo financiador

19 - Programa

Saneamento bsico
21 - Ao a ser financiada

MS

Funasa

Drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria


22 - Descrio sinttica do objeto

Construo do sistema de drenagem urbana na localidade de --------------------.


23 - Justificativa da proposio

Exemplo 1

O municpio de MMMMMMM possui uma populao desprovida de recursos financeiros, necessitando portanto, de aes governamentais voltadas preveno de doenas relacionadas com a falta ou inadequao dos servios de saneamento bsico.

24 - Autenticao

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Assinatura do dirigente ou representante legal

Or

25

Plano de trabalho Anexo V Cronograma de execuo e plano de aplicao


02 - Ao Drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria 03 - Processo n

Or

Ministrio da Sade
07 - INDICADOR FSICO UNIDADE DE MEDIDA QTDE. INCIO 08 - PREVISO DE EXECUO* TRMINO

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM

Cronograma de execuo 04 - Meta 05 - Etapa/fase

06 - Especificao

1 unid unid unid unid unid


12 - Proponente

00 00 00 00 00

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

1.1 1.2 2.1 2.2

Sistema de Drenagem Urbana Terraplenagem Placa de obra padro Funasa Pavimentao Canalizao Pesms

Plano de aplicao 11 - Concedente

09 - Nat. Despesa

10 - Especificao

Consultoria

Exemplo 2
0,00 0,00 0,00
Subtotal por categoria econmica

13 - Subtotal por natureza de gasto (em R$ 1,00)

Dirias

Material de consumo

0,00

Passagens

Servios de terceiros Pessoa fsica

Servios de terceiros Pessoa jurdica

0,00 0,00

Reforma adequao/recuperao (Servios de terceiros pessoa fsica ou jurdica)

0,00 0,00 0,00

0,00 0,00

Concluso parcial/total

Construo/nova

Ampliao Subtotal por categoria econmica

Equipamento e material permanente

14 - T otal

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

26
Nome do dirigente ou representante legal

15 - Autenticao

Data

Assinatura do dirigente ou representante legal

* Perodo mnimo de seis meses

Plano de trabalho Cronograma de desembolso Anexo VI

Ministrio da sade
02 - Ao Drenagem e manejo ambiental em reas endmicas de malria Fevereiro Maro Abril Maio Junho 03 - Processo n

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Or

Prefeitura municipal de MMMMMM

04 - Ano

05 - Meta

06 - (Meses) - Janeiro

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

07 - Total acumulado de recursos do concedente (em R$ 1,00) Fevereiro Maro Abril Maio Junho

11 - Total acumulado de recursos do proponente (em R$ 1,00)

12 - Total geral dos recursos

13 - Autenticao

Concedente (em R$ 1,00)

aaaa

Exemplo 3
0,00
Agosto Setembro Outubro Novembro

0,00

0,00

08 - Ano

09 - Meta

10 - (Meses) - Janeiro

Julho

Dezembro

Proponente (em R$ 1,00)

aaaa aaaa

1 2

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

27
Assinatura do dirigente ou do representante legal

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Modelo de Planilha Oramentria

Prefeitura municipal de ____________________________

UF: _____

Planilha de custo unitrio


Projeto: Sistema de drenagem e manejo ambiental urbana
Obra:
Item

Localidade:

Discriminao/especificao

Unid

Quant P. Unit.

P. total

1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

Servios preliminares Placa da obra Vigilncia Barraco da obra Acompanhamento topogrfico Demolio de estrutura de madeira Mobilizao e desmobilizao de equipamento

2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7

Terraplenagem Limpeza de terreno (mecnica) Escavao mecnica de vala Escavao manual abaixo do n.a. Carga e transporte de material imprestvel Escavao e carga de material Transporte de material Espalhamento e compactao de aterro

Exemplo 4
Subtotal

m2 vb m2 vb m2 vb

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

m2 m3 m3 m3 m3 m3 m3

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

3.0 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6

4.0 4.1 4.2 4.3 4.4

5.0 5.1

Subtotal Pavimentao Fornecimento e assentamento de meio-fio Fornecim. e assent. de tubo concreto armado, d= 0,60m Fornecim. e assent. de tubo concreto armado, d= 0,80m Fornecim. e assent. de tubo concreto armado, d= 1,00m Sarjeta, e= 0,80m. largura= 0,40m Calada em concreto, e= 0,70m c/ entarugamento Subtotal Canalizao Gabio tipo caixa h= 1,00m de malha 0,06x0,08m c/ revest PVC Gabio tipo caixa h= 0,30m de malha 0,06x0,08m c/ revest PVC Filtro de transio geotextil no-tecido Fornecimento e assentamento de tubo pvc rgido de 100mm Subtotal Tratamento Limpeza final da obra

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

m m m m m m2

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

m3 m3 m2 m

0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

vb

0,00

0,00

0,00

Total geral

0,00

Or

28

7. Referncias bibliogrficas
Macintyre AJ. Instalaes hidrulicas. Rio de Janeiro: Guanabara; s.d. Tucci C, Porto RL. Barros MT. Drenagem urbana. Porto Alegre:Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; s.d. Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Instrues para projetos de canalizaes para macrodrenagem urbana. Braslia: Dnocs; s.d.

Responsvel pela 1 Edio Lucimar Corra Alves Cgesa/Densp/Funasa/MS Equipe responsvel pela reviso/atualizao da 2 Edio Alfredo Guerra da Costa Machado Cgesa/Densp/Funasa/MS Altamirando Lima Azevedo Core/BA/Funasa/MS Arduno Nogueira Nobre Core/AC/Funasa/MS Carlos Augusto Jorge Cardoso Core/AP/Funasa/MS Geraldo Sales Ch Filho Core/ES/Funasa/MS Jamaci Avelino do Nascimento Jnior Cgesa/Densp/Funasa/MS Joilson Damasceno do Esprito Santo Core/GO/Funasa/MS Jucineide Souza de Arajo Core/AM/Funasa/MS Leonardo Decina Laterza Cgesa/Densp/Funasa/MS Paulo Renato da Silva Abbad Core/RS/Funasa/MS Pedro Rodrigues Contente Core/PA/Funasa/MS Urias Gonzaga do Nascimento Core/PI/Funasa/MS Maria Fernanda Nogueira Bittencourt Cgesa/Densp/Funasa/MS Colaborao Edmilson Trindade Mamede Silva Cgear/Densp/Funasa/MS Rogrio Pinheiro Magalhes Carvalho Cgear/Densp/Funasa/MS Romeu Rodrigues Fialho Gt malria/Cenepi//Funasa/MS Capa e projeto grfico domiolo Glucia Elisabeth de Oliveira Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Diagramao Flvio Rangel de Souza Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Reviso ortogrfica e gramatical Olinda Myrtes Bayma S. Melo Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Normalizao bibliogrfica Raquel Machado Santos Comub/Ascom/Pre/Funasa/MS

You might also like