You are on page 1of 5

PRODUO DE BIOJIAS E MVEIS ARTESANAIS, COMO INSTRUMENTO DE GERAO DE RENDA POR FAMLIAS DO PDS VIROLA JATOB, MUNICPIO DE ANAPU

Iselino Nogueira Jardim


Qumico, M.Sc., Docente do Campus Universitrio de Altamira/UFPA, jardim@ufpa.br

RESUMO Este trabalho apresenta reflexes sobre as atividades realizadas pelo Projeto de Extenso Universitria da Universidade Federal do Par/Campus de Altamira, na Comunidade do Assentamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentvel (PDS) Virola Jatob, localizada no Municpio de Anapu. O projeto denominado Aproveitamento dos Produtos Florestais No Madeireiros para Produo de Biojias e Mveis Artesanais por Famlias do PDS Virola-Jatob, Municpio de Anapu, iniciou em Junho de 2009 e continua em andamento na comunidade supracitada. O objetivo deste projeto estruturar e consolidar a produo de Biojias e Mveis Artesanais (MA) de alto potencial na comunidade do assentamento Virola Jatob, por meio do levantamento de informaes do potencial produtivo, de mercado e de modelos de gesto aplicveis realidade local. Como resultado geral das aes proporcionadas pela parceria deste Projeto de Extenso Universitria, Comunidade e Associao dos Moradores concretizou-se um sonho antigo coletivo com a oficializao e fundao, em assemblia geral, da COOPAF Cooperativa Orgnica dos Produtores Agrcolas e Florestais. PALAVRAS-CHAVE: Sustentvel, Transamaznica, Extenso Universitria, Assentamento ABSTRACT This work presents reflections on the activities performed by Project of University Extension of the Federal University of Par/ Campus of Altamira, in the Community of the settlements of the Project for Sustainable Development (PDS) Virola Jatoba, located in Anapu Municipality. The project called Employment Forest Products non-wood for the Production of Biojoias and Artisan Furniture by Families from PDS Virola Jatoba, Anapu municipality, started in June of 2009 and continues in course in the abovementioned community. The objective of this project is to structuralize and to consolidate the production of Bio-jewels and Artisan Furniture of high potential in the community of the settlements Virola Jatoba, by means of the survey of information of the productive potential, of market and applicable management models to the place reality. As general result of the proportionate actions for partnership this Project of University Extension, Community and Association of residents a collective old dream was materialize with the officialization and foundation, in general assembly, of the COOPAF Organic Cooperative of the Agricultural and Forest Producers. KEY-WORDS: Sustainable, Transamazonica, University Extension, Settlements

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO Em toda a histria, as florestas tropicais tm sido valorizadas pela variedade de produtos e benefcios que delas provm, tanto para a subsistncia como para o comrcio, tais como: alimentos, produtos medicinais, especiarias, resinas, gomas, ltex, vida selvagem, combustvel e produtos madeireiros. Entretanto, na maior parte da era moderna o desenvolvimento das perspectivas florestais se limitou madeira. Dessa forma, os recursos madeireiros sempre foram o carrochefe do ecossistema florestal. Essa preferncia pela madeira fica muito clara em toda a histria de formao do Brasil desde a explorao do pau-brasil (Caesalpinia Lam.) no incio da colonizao. No entanto, as florestas oferecem diversos outros produtos e, por isso, possuem alto potencial socioeconmico por meio de potenciais alimentcios, oportunidades de emprego, turismo e outros produtos, alm dos madeireiros. Os Produtos Florestais No Madeireiros (PFNM) (VILLALOBOS e OCAMPO, 1997) so recursos florestais chaves na subsistncia de comunidades ao mesmo tempo em que constituem importante fonte de renda. Os esforos para a conservao ambiental agora fazer com que a rentabilidade se desloque dos produtos madeireiros para os produtos no madeireiros e para os servios ambientais. Estes produtos independentemente do conceito devem ser vistos como recursos valiosos com potencial de comercializao a partir do aproveitamento de suas populaes, com a grande vantagem de serem mais facilmente manejados de forma sustentvel do que a madeira. Os PFNMs so recursos vitais para a sobrevivncia de um nmero de moradores da floresta que vive dentro ou prximo de florestas, na maior parte dos pases tropicais. A dependncia se d em vrios nveis de uso: alimentcios, medicinais, aromticos, corantes, energticos e industriais, artesanais e ornamentais. Esses produtos proporcionam segurana alimentar para uma grande parte da populao tradicional e fornecem rao para criaes e animais domsticos, particularmente, em pocas de seca e escassez. Desta forma, sua principal importncia econmica continua sendo garantir alimento e gerar potencial de renda. O objetivo deste trabalho mostrar que o uso dos resduos da madeira obtidos a partir da explorao madeireira e das sementes para fins artesanais podem gerar renda e oportunidade de trabalho na comunidade do assentamento Virola Jatob.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

MATERIAIS E MTODOS

A rea de impacto do estudo no Projeto de Assentamento de Desenvolvimento Sustentvel PDS Virola Jatob, situado Rod. Transamaznica km 120 norte (Gleba Belo Monte), municpio de Anapu, sudoeste do Estado do Par. O mtodo proposto para o levantamento das informaes o da pesquisa-ao. Segundo Marconi e Lakatos (1999), este se caracteriza, sob o ponto de vista da tipologia, como pesquisa prtica; e, sob o aspecto metodolgico, como pesquisa onde a ao est voltada para a interveno e transformao das questes relativas ao Design de Produtos e aos Materiais. A anlise e discusso de dados so realizadas no mbito do paradigma quantitativo, onde se utiliza a abordagem metodolgica em desenvolvimento de produtos, com aplicao da metodologia intitulada Metodologia de Ecodesign para Desenvolvimento de Produtos Sustentveis, proposta por Platchek, 2003. Sua aplicao foi determinada conforme as etapas: ETAPA 1: Contato com os comunitrios e com a direo da associao dos moradores do assentamento do PDS Virola Jatob, onde se avaliou a implantao do Projeto e a seleo das famlias que poderiam participar do projeto; ETAPA 2: Foram realizadas reunies visando aproximao entre os parceiros do projeto com o objetivo de continuar a parceria aps o trmino do projeto; ETAPA 3: Foi feita a definio dos materiais a serem trabalhados. A princpio foram utilizadas apenas as sementes mais comuns e de fcil manuseio, assim como, os galhos, caules ocos e troncos de rvores que j haviam sido retiradas da rea de extrao da reserva legal do assentamento para comercializao. ETAPA 4: Foi feita uma pr-avaliao das entidades participantes do projeto, evidenciando o nvel em design de produto atualmente desenvolvido, e a quantidade de materiais reaproveitados utilizados; ETAPA 5: Foram executadas 4 oficinas de capacitao at o momento, sendo que duas destas foram para capacitar um grupo de 20 participantes do projeto a trabalhar com as sementes na produo de biojias. As outras duas foram feitas para capacitar outro grupo de 16 pessoas a trabalhar na produo de mveis artesanais. Cabe salientar que estes dois grupos de trabalho so formados por pessoas exclusivamente da comunidade e em sua maioria participam de apenas um grupo.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

ETAPA 6: Por fim foi realizada uma avaliao, do nvel de design do produto alcanado pelo arteso, assim como, a gerao de renda oriunda do aprimoramento do design dos produtos ao final dessa etapa do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSO

O processo de capacitao na produo de biojias e mveis artesanais foi conduzido de forma didtica para o fcil entendimento dos participantes das oficinas. As duas oficinas de biojias contaram com 20 participantes (15 mulheres e 5 homens), enquanto as duas oficinas de produo de mveis artesanais contaram com 16 participantes (13 homens e 3 mulheres). Em nenhuma das oficinas realizadas houve desistncia o que demonstrou grande interesse das pessoas em se apropriar da tcnica em todas as fases do processo de produo. Alm disso, algumas pessoas dos dois grupos contriburam com seus conhecimentos, o que resultaram em adaptaes realidade deles, caracterizando uma inovao. Essas adaptaes ocorreram desde a escolha das sementes que deveriam ser trabalhadas durante as oficinas e, isso justificvel, uma vez que a proposta fazer o uso das sementes mais comuns e de fcil acesso na rea de reserva legal do assentamento. Alguns membros do grupo de mveis artesanais indicaram os tipos de madeiras que deveriam ser trabalhadas para a obteno das peas e, isso foi levado em considerao pela coordenao do projeto, devido o conhecimento da rea de explorao madeireira pelos agricultores. Durante as primeiras oficinas observou-se a baixa qualidade dos produtos desenvolvidos pelos dois grupos, devido principalmente a forma material e da dificuldade do processo de transformao pelo arteso. Tambm foi observado que muitos produtos desenvolvidos possuam grande defasagem esttica e que o prprio arteso sentia a necessidade de orientao em design para criao de seus produtos.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Ao trmino das quatro capacitaes, observou-se uma mudana significativa no comportamento do arteso aprendiz, eles tinham iniciativas para escolher o objeto (Figura 2A) para produzir as peas a partir de sua criatividade (Figura 2B) e com boa qualidade.

CONCLUSES

As atividades executadas at o presente momento pelo projeto so consideradas de suma importncia pelos moradores da Comunidade do Assentamento do PDS Virola Jatob, pois esto sendo desenvolvidas atravs do esforo coletivo entre moradores e os parceiros do projeto. O aproveitamento dos produtos florestais no-madeireiros para a produo de biojias e mveis artesanais pelos comunitrios do PDS Virola Jatob visto como uma alternativa de sucesso, gerao de renda e de trabalho. Alm disso, o projeto sustentvel, ou seja, desenvolve um produto economicamente vivel, socialmente justo e ambientalmente correto.

LITERATURA CITADA VILLALOBOS, R.; OCAMPO, R. Productos no maderables del bosque em Centroamrica y el Caribe. Costa Rica: CATIE/OLAFO, 1997. 103p. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Tcnicas de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1999. PLATCHEK, E.R. Metodologia de Ecodesign para o desenvolvimento de produtos sustentveis. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like