You are on page 1of 8

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

ORIGINAL ARTICLE ANALYSIS OF PRACTICES CONDUCTED BY PROFESSIONAL TEAMS OF FAMILY HEALTH


ANLISE DAS PRTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE SADE DA FAMLIA
ANLISIS SOBRE LAS PRCTICAS EDUCATIVAS DESARROLLADAS POR PROFESIONALES DE LOS EQUIPOS DE SALUD DE LA FAMILIA Leila Alcina Correia Vaz Bustorff1, Maria do Carmo Moura2, Cludia Maria Ramos Medeiros Souto3, Thatielle Vaz Carvalho Rigo4, Verbena Santos Arajo5 ABSTRACT
Objective: to verify the design of health workers of primary health education on health, in order to understand how educational practices are developed in these units, as well as the difficulties encountered and suggested strategies. Methodology: this is about an exploratory and descriptive study from qualitative approach, carried out in units of Family Health in the community of Mandacaru in Joo Pessoa city, the sample consisted of 20 professional Team Family Health, data were collected through interviews and analyzed from the Collective Subject Discourse approved by the Ethics Committee of Health Department of the state of Paraba protocol number 2012/2006. Results: we found that in the daily educational activities are conducted with the cooperation of health staff and the professional is aware of its responsibility in this process to promote health, but health education is understood narrowly focused on prevention diseases, and even bar in difficulties such as lack of support materials, training of health professionals, involvement of users, among others. Conclusion: The results highlight the need for changes in educational activities to become an instrument of emancipation of the subjects. Descriptors: health promotion; health education; health care.

RESUMO
Objetivo: verificar a concepo dos profissionais de sade da rede bsica municipal sobre educao em sade, com vistas a compreender como as prticas educativas so desenvolvidas nessas unidades, assim como as dificuldades encontradas e estratgias sugeridas. Metodologia: estudo de campo do tipo exploratrio descritivo com abordagem qualitativa, realizado em Unidades de Sade da Famlia na comunidade de Mandacaru no municpio de Joo Pessoa- PB, a amostra foi constituda por 20 profissionais da Equipe de Sade da Famlia, os dados foram coletados atravs de entrevistas e analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo, aprovado pelo Comit de tica da Secretaria de Sade do Estado da Paraba protocolo de nmero 2012/2006 . Resultados: identificou-se que no cotidiano as aes educativas so realizadas com a cooperao da equipe de sade e que o profissional consciente da sua responsabilidade neste processo de promover sade, porm a educao em sade compreendida de forma restrita com enfoque na preveno de doenas, e ainda barra em dificuldades como falta de material de apoio, de capacitao dos profissionais, de participao dos usurios, entre outras. Concluso: os resultados apontam a necessidade de transformaes nas aes educativas para que se tornem um dos instrumentos de emancipao dos sujeitos. Descritores: promoo de sade; educao em sade; profissional da sade.

RESMEN
Objetivo: verificar la concepcin de los profesionales de salud de la red primaria de atencin municipal, sobre la educacin en salud, con vistas a comprender cmo las prcticas educativas se desarrollan en esas unidades, as como las dificultades encontradas y las estrategias sugeridas. Metodologa: Estudio de campo de tipo exploratorio descriptivo con abordaje cualitativo, realizado en Unidades de Salud de la Familia en la comunidad de Mandacaru, municipio de Joo Pessoa, Paraba. La muestra estuvo formada por 20 profesionales del Equipo de Salud de la Familia; los datos fueron levantados a travs de entrevistas, y analizados a partir del Discurso del Sujeto Colectivo. Aprobado por el Comit de tica de la Secretara de Salud del Estado da Paraba, protocolo n. 2012/2006. Resultados: Se identific que en lo cotidiano, las acciones educativas se realizan con la cooperacin del equipo de salud, y que el profesional est conciente de su responsabilidad en el proceso de promocin de la salud. Sin embargo, la educacin en salud es comprendida de manera restringida con enfoque en la prevencin de enfermedades, y an tropieza en dificultades como la falta de materiales de apoyo, la formacin de profesionales de la salud, la participacin de los usuarios, entre otros. Conclusin: Los resultados sealan la necesidad de cambios en las acciones educativas para que se transformen en uno de los instrumentos de emancipacin de los sujetos. Descriptores: promocin de la salud; educacin en salud; profesional de la salud.
1

Fisioterapeuta, mestranda em Enfermagem pelo Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal da Paraba/PPGENF/UFPB, bolsista REUNI, integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sade, Mulher e Gnero (GEPSAM) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representaes Sociais (GIEPERS). Joo Pessoa, Paraba, Brasil. E-mail: leila_bustorff@yahoo.com.br; 2Sociloga, mestre em Sociologia, docente do Centro Universitrio de Joo Pessoa/UNIP. Joo Pessoa, Paraba, Brasil. E-mail: mariacmoura@uol.com.br; 3 Enfermeira, doutora em Enfermagem/UFC, docente do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem/PPGENF/UFPB, Vice-lder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sade, Mulher e Gnero (GEPSAM). Joo Pessoa, Paraba, Brasil. E-mail: claudivon@hotmail.com; 4Estudante do Curso de Fisioterapia/UFPB, integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sade, Mulher e gnero (GEPSAM). Joo Pessoa, Paraba, Brasil. E-mail: thatiellecarvalho@hotmail.com; 5Enfermeira, mestranda em Enfermagem pelo Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal da Paraba/PPGENF/UFPB, integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sade, Mulher e gnero (GEPSAM) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representaes Sociais (GIEPERS). Joo Pessoa, Paraba, Brasil. E-mail: verbena.bio.enf@hotmail.com.

Artigo elaborado a partir da monografia << Educao em sade: uma anlise das aes desenvolvidas pelos profissionais das equipes de sade da famlia no bairro de Mandacaru em Joo Pessoa Paraba >>. Apresentada no Centro Universitrio de Joo Pessoa UNIP, 2006.

Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

185

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

INTRODUO
A ideia de Promoo da Sade vem sendo discutida e abordada mundialmente como proposta e estratgia internacional para a melhoria das condies de sade e representam uma estratgia promissora para enfrentar os mltiplos problemas de sade que afetam a populao humana. Tal questo encontra-se associada a um conjunto de fatores relacionados com a qualidade de vida, estilo de vida responsvel, um padro adequado de nutrio, educao, habitao e saneamento, boas condies de trabalho, entre outros. Compreende, ainda, um sentido amplo, de ambientes fsico, social, poltico, econmico e cultural por meio de polticas pblicas e de condies favorveis ao desenvolvimento de sade. Define-se a Promoo de Sade como um conjunto de atividades, processos e recursos, de ordem institucional, governamental ou da cidadania, orientado a propiciar a melhoria das condies de bem-estar e acesso a bens e servios sociais que favoream o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos favorveis ao cuidado da sade e o desenvolvimento de estratgia que permitam populao maior controle sobre sua sade e suas condies de vida a nvel individual e coletivo. Suas aes consistem em atividades dirigidas centralmente transformao dos comportamentos dos indivduos, focando nos seus estilos de vida. Dessa forma os programas de educao consistem em componentes educativos, primariamente relacionados com riscos comportamentais cambiveis que se encontrariam, pelo menos em parte, sob o controle dos prprios indivduos.-2 A Educao em Sade elemento primordial para atingir esses objetivos. Com a atual necessidade da promoo da sade para a melhoria da qualidade de vida, tem se notado a crescente preocupao dos profissionais de sade no Programa de Sade da Famlia (PSF), na realizao de aes que contribuam com a melhoria da qualidade de vida, proporcionando meios de educao em sade para os usurios. Partindo desse pressuposto, metodologicamente, a Educao em Sade procura promover e aplicar saberes destinados ao desenvolvimento humano, buscando a melhoria da qualidade de vida e sade do indivduo. H de atentar que as aes de sade no implicam somente na utilizao do raciocnio clnico, do diagnstico, da prescrio de cuidados e da avaliao da teraputica estabelecida.

Diante das consideraes anteriores o presente estudo tem como objetivo analisar as aes de Educao em Sade desenvolvidas nas Unidades de Sade da Famlia (USF) do bairro de Mandacaru, na cidade de Joo Pessoa PB, a fim de identificar as dificuldades e barreiras encontradas ao longo do processo e assim promover reflexes sobre as melhorias de estratgias que podem ser aplicadas nas prticas de educao em sade que objetivam uma melhor compreenso, por parte da populao, de atitudes que se expressam como prticas de vida saudvel e assim contribuem para uma melhor qualidade de vida.

METODOLOGIA
Trata-se de um estudo exploratrio e descritivo, de abordagem qualitativa. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, cuja amostra compreendeu 20 profissionais da rea da sade, que atenderam aos seguintes critrios: 1) Profissionais atuantes na comunidade de Mandacaru que abrange as trs Unidades de Sade da Famlia selecionadas de forma aleatria 2) Aqueles que manifestaram o desejo de participar voluntariamente da pesquisa, no perodo de coleta de dados, teriam que assinar os termos de consentimento livre e esclarecido e psesclarecido. Seguindo orientao das Normas que regulamentam Pesquisas em Seres Humanos, o presente estudo foi submetido e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da Secretaria de Sade do Estado da Paraba, em 2006 sob nmero de parecer 2012/2006. Em respeito s questes ticas e ao anonimato dos envolvidos os mesmos no foram identificados nominalmente neste estudo. Este estudo foi realizado em trs Unidades de Sade da Famlia da comunidade de Mandacaru, Joo Pessoa - PB, com autorizao prvia da diretora do IV Distrito Sanitrio responsvel pelas USF e assinatura dos termos de consentimento livre e esclarecido e psesclarecido dos participantes, os quais foram orientados quanto aos objetivos da pesquisa assegurando-lhes o sigilo das respostas e que o questionrio iria acompanhado de um "termo de responsabilidade" assinado pelos pesquisadores, responsabilizando-se pelos dados coletados e pelo sigilo absoluto sobre as respostas emitidas individualmente. A pesquisa emprica elegeu, inicialmente, para a viabilizao da pesquisa como instrumento, a tcnica da entrevista sobre a percepo dos profissionais sobre o tema educao em sade. Portanto, a entrevista trata dos objetivos da pesquisa abrangendo
186

Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

perguntas a respeito do que a Promoo da Sade, do que a Educao em Sade, quais as aes de sade realizadas pelos profissionais de sade nas USF, de que forma essas aes de sade so realizadas, quais as dificuldades encontradas, se os objetivos tm sido alcanados aps essa prtica da Educao em Sade e possveis sugestes entre outras. A presente pesquisa utilizou a tcnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), a fim de evidenciar a discursividade, caracterstica prpria e indissocivel do pensamento coletivo, buscando preserv-la em todos os momentos, desde a elaborao das perguntas, passando pelas coletas, pela anlise e discusso dos dados qualitativos, at culminar com a apresentao dos resultados. O Discurso do Sujeito Coletivo uma proposta de organizao e tabulao de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos. A proposta de tal discurso consiste, basicamente, em analisar o material verbal coletado, extraindo-se de cada depoimento, as Ideias Centrais (IC) e ou ancoragens, as suas correspondentes Expresses-Chave (EC) e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O Sujeito Coletivo se expressa por meio de um eu sinttico que, ao mesmo tempo em que sinaliza a presena de um sujeito individual do discurso, expressa uma referncia coletiva.4

bem como de prevenir danos ao indivduo e comunidade como um todo. A ideia da promoo de sade h muitos anos vem sendo discutida e abordada nas conferncias mundiais como proposta e estratgia internacional para as melhorias nas condies de sade, com o objetivo de reduzir os riscos da sade mental e fsica e melhorar o acesso da populao a uma adequada ateno sade. Desta forma, partindo de uma concepo ampla do processo sade-doena e seus determinantes, a promoo da sade prope a articulao de saberes tcnicos e populares e a mobilizao de recursos institucionais e comunitrios, pblicos e privados, de diversos setores, para o enfrentamento e a resoluo dos problemas de sade e seus determinantes. 5 A ideia central 2, refere-se que [...] para promover sade , faz-se necessria a melhoria na qualidade dos servios, por intermdio das melhorias na infraestrutura, educao, lazer, renda, trabalho, moradia e no apenas preveno.[...] (Profissional 2). A sade produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida, incluindo um padro adequado de alimentao, nutrio, habitao e saneamento, boas condies de trabalho e renda, bem como, oportunidades de educao ao longo de toda a vida dos indivduos e das comunidades.6 Dessa maneira, h de se concordar com os sujeitos da pesquisa, que a Promoo da Sade no se resume apenas na preveno, pois sabe-se que inmeros fatores da vida social que contribuem para uma vida com qualidade so tambm essenciais para que indivduos e populaes alcancem um perfil elevado de sade. Alm do acesso a servios mdicoassistenciais de qualidade, preciso enfrentar os determinantes da sade em toda a sua amplitude, o que requer polticas pblicas saudveis, uma efetiva articulao intersetorial do poder pblico e a mobilizao da populao. Na ideia central 3, alguns dos sujeitos pesquisados referiram que a Promoo da Sade um objetivo do Programa de Sade da Famlia. Como se observa no discurso de um dos profissionais ao ser questionado sobre a Promoo da Sade: a Ateno Primria da Sade, atravs do Programa do PSF, proporcionando preveno e Promoo da Sade [...] atravs do PSF promover a sade como um todo [...] Atravs do PSF, promover a reeducao, a integrao, a reabilitao a todos das comunidades para que tenham uma qualidade de vida melhor (Profissional 3).
187

RESULTADOS E DISCUSSO
Quanto s profisses, dois eram mdicos, dois enfermeiros, dois odontlogos, trs auxiliares de enfermagem, dois auxiliares de consultrio dentrio (ACD) e nove agentes comunitrios de sade (ACS). De acordo com o perfil do entrevistado, a maioria dos profissionais pesquisados era do sexo feminino, perfazendo dezoito profissionais da amostra, sendo a idade mdia dos profissionais mdicos variando entre 55 58 anos, os odontlogos entre 58 62 anos, os enfermeiros entre 41 66 anos, os ACD entre 39 - 43 anos, os ACS 27 49 anos e auxiliar de enfermagem entre 37 50 anos. O primeiro questionamento direcionado aos profissionais trata do seu conhecimento a respeito da Promoo da Sade. Observou-se, ento, a diversidade de respostas, surgindo diferentes ideias centrais. Na ideia central 1, identificou-se como resposta que a Promoo da Sade dita como [...] aes realizadas por meio dos profissionais, objetivando a preveno de doenas. [...] (Profissional 1), percebe-se, ento, que o profissional tem o conhecimento da promoo da sade e da participao do profissional nesta demanda como uma estratgia de proporcionar sade,
Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

O SUS tem como grande desafio possibilitar acesso de todos os cidados de maneira universal e equnime, garantindo a integralidade, universalidade, humanizao e qualidade na ateno, reafirmando o direito universal sade e priorizando a ateno primria, passando a exigir opes mais efetivas, almejando a implementao de um modelo integral resolutivo em todos os nveis de ateno.7 Nesse contexto, o Ministrio da Sade promove polticas de um novo modelo assistencial, procurando consolidar os princpios do SUS, cujas estratgias seriam viabilizadas inicialmente por meio de programas como o Programa de Agentes Comunitrios de Sade (PACS) e o PSF, que tem como prtica destacar a famlia como uma unidade de trabalho onde cada indivduo deveria ser valorizado integralmente, utilizando conceitos como estabelecimento de territrio, populao adstrita, racionalidade de demanda, acessibilidade, vigilncia sade e participao popular assim realizando a Promoo da Sade.8 A ideia 4, refere-se promoo da sade como [...] medidas preventivas que necessitam da participao da comunidade nas aes educativas, divulgao, comunicao entre os indivduos. [...] (Profissional 4). Acredita-se que de nada adiantariam as propostas polticas, os investimentos governamentais e privados, as melhorias na qualidade dos servios e nos fatores que influenciam a qualidade de vida, se no houver interesse e participao da comunidade, pois o indivduo deve ser o principal interessado em adquirir meios de manter e melhorar sua sade. Pois, assim como declara a Carta de Ottawa9, promoo da sade o processo de capacitao da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e sade, incluindo uma maior participao no controle desse processo. Para atingir um estado de completo bem estar fsico, mental e social, os indivduos e grupos devem saber identificar aspiraes, satisfazer necessidade e modificar favoravelmente o meio ambiente. No segundo questionamento direcionado aos profissionais, indagou-se sobre o seu entendimento a respeito da Educao em Sade, a qual definida como um campo de prticas que se do no mbito das relaes sociais normalmente estabelecidas pelos profissionais de sade, entre si, com a instituio e, sobretudo com o usurio, no desenvolvimento cotidiano de suas 10 atividades.
Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

Partindo desse conceito, surgiram diferentes percepes por parte dos profissionais, na ideia central 1, alguns profissionais expressando o discurso dos profissionais ao relatar seu entendimento no que se refere a Educao em Sade compreende: [...] Informar e orientar a comunidade, atravs de nossos conhecimentos, desenvolvendo atividades com a comunidade, para a melhoria das condies de sade [...] (Profissional 5). Nota-se nessa ideia a conscientizao do profissional quanto ao seu dever de informar e educar os usurios atravs de seus conhecimentos, pois delegado a ele o dever e a capacitao de levar as informaes necessrias sobre a sade e o aperfeioamento do usurio. Sabe-se ainda que, quando essas informaes so passadas corretamente, resultados benficos nesse sentido so obtidos. A Organizao Mundial de Sade (OMS) recomenda que o educador de sade passe a ser aluno e facilitador e os membros da comunidade sejam professores e tambm alunos.11 Na ideia Central 2, surge ento um outro entendimento, contrrio ao anterior, onde percebe-se nos discursos de uma parte dos profissionais um isolamento do entendimento geral do que se trata a Educao em Sade, onde muitos relataram que a Educao em Sade refere-se apenas [...] a capacitao dos profissionais, atravs de aes pedaggicas, sobre as questes da sade [...] (Profissional 6). Entende-se por Educao em Sade quaisquer combinaes de experincias de aprendizagem com o propsito de facilitar aes voluntrias voltadas sade, confirmando-se, ento, que abrange o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais, a fim de proporcionar uma melhor qualidade na transmisso das informaes. Deve-se, contudo, acrescentar que a Educao em Sade visa assegurar a igualdade de oportunidade e proporcionar capacitaes que permitam a todas as pessoas realizarem completamente seu potencial de sade. Ressalta-se, ento, que tanto os profissionais como os grupos sociais, tm a responsabilidade de contribuir para a mediao entre os diferentes interesses, em relao sade, existente na sociedade. Sabe-se que a Educao em Sade deve oferecer condies para que as pessoas desenvolvam o senso de responsabilidade, tanto por sua prpria sade, como pela sade da comunidade, merecendo considerao
188

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

como um dos mais importantes elos entre as perspectivas dos indivduos, os projetos governamentais e as prticas de sade.12 Em seguida observa-se os Discursos dos Sujeitos referindo-se s aes educativas que so realizadas em suas Unidades Bsicas de Sade (UBS), nos quais os atores referem que as aes so iniciadas ainda no acolhimento, durante o agendamento, no momento do atendimento, onde so prestadas informaes importantes. Outros atores relatam ainda que as aes ocorrem mediante palestras, reunies, panfletagens tanto no ambiente fsico das Unidades de Sade como nas escolas e creches de sua abrangncia, nestas, a grande maioria de aes so realizadas pelo odontlogo e o ACD dentro da educao em sade bucal e a realizao da parte prtica com o ensino sobre a escovao, aplicao de flor, entre outros. Nota-se ainda que os grupos so formados levando-se em considerao as patologias mais frequentemente acometidas pela populao. As aes so realizadas, ainda nas consultas, sobre planejamento familiar e atendimentos s gestantes. A Educao em Sade considerada como disciplina de ao, o que significa que as suas aes sero dirigidas para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que elas desenvolvam juzo crtico e capacidade de interveno sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem e assim, criarem condies para se apropriarem de sua prpria existncia. A ateno universal, equnime e integral sade traz implcita, em sua concepo bsica, um significado muito mais profundo que a simples reorganizao e manuteno da rede de servios de sade. A melhoria na qualidade dos servios prestados aos usurios do sistema de sade, a democratizao do conhecimento, a utilizao de recursos humanos no especializados e de tecnologia simplificada, a participao da populao na definio dos problemas de sade e das prioridades e estratgias a serem implementadas so ideias norteadoras da nova filosofia sanitria brasileira, expressas por meio das aes de Educao em Sade.12 Quando se questionou de que formas so realizadas as aes de Educao em Sade, interessa-nos saber a metodologia das atividades. No h dvida que a principal metodologia realizada a educao, porm a maneira como se veicula essa educao resultar na compreenso adequada por parte do usurio.

Para uma efetiva realizao das aes educativas, se faz necessrio estabelecer componentes metodolgicos s mesmas, considerando que estas devem ser: estimulativas, almejando atrair o indivduo na participao do processo educativo; teraputicas - condio para aquisio e formao de hbitos, assim como para a assimilao, construo e reconstruo de experincias; orientadoras, que enfocam os aspectos de liberdade, autoridade, autonomia e independncia; didticas, que se responsabilizam pela transmisso e veiculao dos conhecimentos; e, acima de tudo, teraputicas, que permitam retificar os eventuais descaminhos do processo 12 educativo. Destarte, identificou-se na ideia central 1, que as aes so realizadas atravs da fala, ou seja, da comunicao e organizadas nas formas de visitas, palestras, panfletagens, reunies, dinmicas de grupo, com formao de grupos especficos. Nota-se a importncia de se reunir as pessoas, com a finalidade de estimular o aprendizado coletivo, possibilitando que todos compartilhem, integralmente, das ideias, dvidas e conhecimentos de interesse da populao, permitindo o autocontrole, bem como, a fiscalizao do outro e da comunidade como um todo. As aes educativas devem ser consideradas prioridades, pois sabe-se que s os mdicos no resolvem os problemas da sade e a educao fundamental na preveno, diagnstico e tratamento precoce, permitindo desenvolver nas pessoas uma conscincia crtica da causa de seus problemas. Muitos profissionais no priorizam essas aes por atenderem a outras atividades como as consultas agendadas, emergncias dirias, alta demanda e, particulamente, pela falta de interesse da populao. Acredita-se que a simples execuo de aes educativas informais durante o atendimento, cartazes expostos nas paredes das Unidades, confeccionados de modo a atrarem o interesse dos usurios, informaes passadas pelos ACS so eficazes para o aprendizado, mas sabemos que, alm dessas aes, se faz necessrio o ato de educar em sade de forma contnua, ou seja, um processo presente em todas as atividades, objetivando o desenvolvimento da crtica, da iniciativa, da criatividade e do senso participativo em todos os nveis. Acredita-se que o PSF oferece uma oportunidade mpar para o desenvolvimento de atividades dessa natureza. Estudiosos recomendam a sistematizao do componente
189

Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

Educao em Sade, pelas equipes do PSF, sugerindo a aplicao de uma metodologia de educao popular, formando grupos de interesses comuns, oportunizando discusses com a comunidade e promovendo a aproximao dos profissionais com os movimentos sociais.13 Em seguida, encontramos a ideia central 2, expressando-se que [...] as aes de educao em sade so realizadas mediante a comunicao de maneira clara e dinmica com a participao de todos os profissionais para que se tenham uma interpretao correta e clara das informaes [...] (Profissional 7), como foi dito anteriormente, a comunicao o principal meio de veiculao, caso os profissionais se deparassem, em algum momento, com uma situao onde lhes faltassem espao fsico, indisponibilidade de materiais didticos, ainda assim seria possvel uma ao educadora, por meio da fala, promovendo-se a troca de ideias. Para se alcanar um bom entendimento por parte dos usurios, se faz necessrio uma linguagem clara, sem uso de linguagem tcnica e cientfica, procurando estimular a participao atravs de perguntas, dando a oportunidade de todos se expressarem, permitindo-se entrar na realidade vivenciada no dia-a-dia da comunidade com suas dificuldades, anseios, dvidas e resolubilidade cultural. Uma outra forma expressiva de se levar as noes de sade e doena so os veculos de comunicao, como TV, Rdio, difusoras, Jornais, Internet, revistas especializadas, cuja presena tm ocupado cada vez mais espao na vida cotidiana dos indivduos. A mdia se faz presente nos espaos de trabalho, lazer e intimidade, ocupando muitas vezes o lugar do outro no processo dialgico que fundamenta as relaes de sociabilidade e de formao de identidade, condies de ser humano. 14 Observa-se que a realizao dessas atividades educacionais podem ser realizadas tanto no ambiente da USF, como tambm, estimular a sada deste ambiente para tornarse mais estimulativa, somando-se participaes de indivduos. Pode-se utilizar reas de clubes, associaes de moradores, praas para a realizao de palestras, reunies, como tambm caminhadas, feiras de sade, cafs da manh comunitrios, comemoraes de datas festivas, dentre outras. Ainda na ideia central 2, identifica-se a preocupao dos profissionais em ressaltar a necessidade da participao de todos os profissionais da sade nesse processo de realizao das aes educativas.
Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

Na ideia central 3, percebe-se a preocupao dos profissionais com a sua capacitao para as prticas das aes educativas, pois qualquer tipo de atuao visando melhoria dos servios de sade deve capacit-los para a busca constante do aperfeioamento das relaes sociais que se desenvolvem no dia-a-dia dos servios, numa perspectiva crtica de visualizar, com naturalidade, os problemas advindos da convivncia humana, em qualquer situaes na qual ela ocorra. O aperfeioamento desses profissionais deve ser considerado to necessrio quanto as outras capacitaes em outras reas como, por exemplo, da Epidemiologia e do Planejamento. Atualmente, possvel dispor de instrumentos adequados para o desenvolvimento desse tipo de capacitao por meio da Educao Permanente. No que diz respeito aos instrumentos utilizados observou-se a diversidade de itens citados, porm nota-se que muito se sabe na teoria do que poderia ser realizado, mas na prtica no se utiliza com frequncia, devido escassez das prticas educativas, justificados pela grande procura da populao ao atendimento de assistncia curativa tradicional, falta de integrao da comunidade com a equipe de sade, ausncia de enfoques multisetoriais, ceticismo por parte do pessoal quanto proposta de trabalhar conjuntamente com a comunidade e, finalmente, falta de pessoal qualificado para promover atividades comunitrias na rea de Educao em Sade. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que programas de Educao em Sade se limitam apenas produo e distribuio de material escrito e de audiovisuais11 Julgam que, apenas com esse enfoque, sero capazes de mudar o comportamento dos indivduos e de alterar sua prtica tradicionais de sade, o que de fato sabemos que no ocorre. As questes seguintes seguem analisando-se a compreenso adequada das informaes pela populao atendida, realizadas a partir das atividades educativas por profissionais das USF. A maioria, quinze profissionais, acredita que sim, a populao compreende corretamente as informaes passadas atravs das aes educativas, no citando nenhum fator que leve falta de entendimento, enquanto, apenas um refere que no h uma boa compreenso dos usurios s informaes passadas nas aes de Educao em Sade. J para quatro profissionais as informaes so pouco compreendidas pelos indivduos participantes das atividades educativas.

190

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

Destes entrevistados muitos apontam como dificuldades encontradas para a prtica de educao em sade o fato das informaes no serem compreendidas corretamente, ou mesmo pouco compreendidas pela populao, a maioria faz referncia que as causas relacionadas a essa dificuldade se d pela [...] falta de escolaridade [...] (Profissional 8). Refletindose a necessidade de investimentos e polticas de incentivo no mbito da educao escolar s aes que colaborem com maior alfabetizao da populao, frequncia dos alunos sala de aula, a transferncia das crianas e mesmo adultos das ruas para as escolas, contribuindo para uma melhor educao e assim auxiliando na mudana de comportamento e maior compreenso dos fatores que promovam mudanas na preveno e promoo da sade de todos. Outro problema identificado refere-se falta de espao adequado para a realizao das mesmas adicionando-se a falta de cadeiras e material qualificado, evidenciando a necessidade de investimentos na infraestrutura, para tornar esse ambiente mais agradvel, atrativo, e adequado para as atividades junto comunidade. Outra dificuldade de grande relevncia a falta de participao da populao e a falta de interesse devido a outras prioridades, como a busca pelo atendimento apenas curativo. Necessita, assim, maiores estmulos participao de todos, divulgaes buscando, desta forma, maior frequncia s atividades. Quando solicitados a sugerirem quanto s melhorias que devem ser aplicadas para que as informaes sejam transmitidas populao de forma mais eficaz os discursos dos Sujeitos Coletivos revelam uma complementao no que foi visto quanto s dificuldades. Referem-se, assim, na ideia central 1, que as melhorias devem ocorrer em todos os aspectos no que diz respeito ao mbito da sade. Melhorias como estrutura fsica, emocional e integral, para que as equipes das Unidades Bsicas de Sade (UBS) tenham mais dinamismo aos seus usurios, afinal sade no apenas a ausncia de doena e sim todos os fatores sociais, emocionais e mentais que envolvem o ser humano. Na ideia central 2, os sujeitos sugerem melhorias na educao da populao para um melhor entendimento das informaes passadas. Na ideia central 3, pode-se observar sugestes como melhorias na qualificao dos
Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

profissionais, para tornarem-se mais capacitados pedagogicamente s prticas educativas. A Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS) e a OMS reconhecem que a educao em Sade e a participao comunitria, como uma de suas formas de interveno, precisam se transformar em fato regular do sistema de sade, ou seja, devem se tornar permanente. 15 Para que a Educao em Sade se torne bem sucedida se faz mister contar com tcnicos altamente qualificados, por treinamento, que possam garantir a implementao das melhores solues e procedimentos possveis, orientando tambm outros profissionais da sade quanto s aes com mais probabilidade de xito. Sabe-se que h uma imensa necessidade de treinamento dos indivduos envolvidos na prtica da educao quanto s metodologias de planejamento, educao e comunicao, implementao, superviso, administrao, acompanhamento e avaliao, etapas necessrias ao processo educativo. Tambm se faz necessrio perceber como se devem aplicar essas tcnicas e metodologias, de acordo com as peculiaridades do ambiente e da populao-alvo. H de se ressaltar que as prticas de educao em sade, bem como a qualificao dos profissionais devem estar associadas qualidade do atendimento onde devem ser priorizado a escuta qualificada bem como o atendimento humanizado que entendem-se pela valorizao dos diferentes sujeitos implicados no processo de produo de sade - usurios, trabalhadores e gestores fomentando autonomia e o protagonismo desses sujeitos, estabelecendo a corresponsabilidade, vnculos solidrios e a participao coletiva no processo de gesto. 16

CONSIDERAES FINAIS
Aps a anlise dos dados identificou-se que a maior parte dos profissionais de sade compreende a educao em sade como informaes e orientaes ensinadas aos usurios nas prticas assistenciais atravs de atividades desenvolvidas individualmente e em comunidade, no cotidiano das USF pesquisadas as aes educativas so realizadas com a cooperao da equipe de sade, porm a educao em sade na prtica, ainda, compreendida com enfoque na preveno de doenas, e esbarra em dificuldades como estrutura fsica e materiais insuficientes, falta de capacitao do profissional, falta de participao e compreenso da comunidade. Diante disso nota-se a necessidade da Educao em Sade tornar-se uma prtica regular e para se atingir este objetivo se faz
191

ISSN: 1981-8963

DOI: 10.5205/reuol.1195-10319-1-LE.0502201105

Bustorff LACV, Moura MC, Souto CMRM et al.

Analysis of practices conducted by professional

necessrio o investimento na infraestrutura, na qualificao e simplificao dos materiais didticos, estmulos a participao da comunidade, por meio de veculos de massa, como tambm pela atuao do agente de sade do PSF e principalmente a qualificao do educador, por treinamento desse profissional, bem como todos os integrantes da Unidade de Sade. Percebe-se, assim, que o uso judicioso da educao em sade prov subsdios adequados para atuar diretamente junto populao, incentivando uma nova postura frente o autocuidado, promovendo melhoras significativas na qualidade de vida das pessoas, utilizando o Programa de Sade da Famlia, como local singular para a efetivao dessas prticas.

REFERNCIAS
1. Gutierrez PR, Oberdiek HI. Concepes sobre a Sade e a Doena. In: Andrade SM, Soares DA, Cordoni Jnior L. Bases da Sade Coletiva. Londrina: Ed. UEL; 2001. p. 01-25. 2. Pereira ALF. As tendncias pedaggicas e a prtica educativa nas cincias da sade. Cad. Sade Pblica [peridico na Internet]. 2003 set/out acesso em 2010 nov];19(5):1527-1534. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.p df 3. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade (CNS). Normas de pesquisa envolvendo seres humanos. Resoluo 196/96. Dispe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Braslia: Ministrio da Sade; 1996. 4. Lefvre F, Lefvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2 ed. Caxias do Sul: Educs; 2005. 5. Buss PM. Promoo da sade e qualidade de vida. Cinc. sade coletiva [peridico na Internet]. 2000 [acesso em 2010 Dec ] ; 5(1): 163-177. Disponvel em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S14131232000000100014&lng=en . doi: 10.1590/S1413-81232000000100014 6. Sonati JG, Vilarta R, Affonso CV. Alimentao saudvel, atividade fsica, qualidade de vida. 1a Campinas: Ips Editorial; 2006. p. 29. 7. Cohn A, Elias PEM. Sade no Brasil: Polticas e organizao de servios. 3a ed. So Paulo: Cortez: CEDEC; 1999. 8. Santana GFS. Acolhimento no Programa de Sade da Famlia... o mundo vai ver brotar uma flor do impossvel cho [especializao em Sade da Famlia]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraba; 2004.
Rev enferm UFPE on line. 2011 mar./abr.;5(2):185-92

9. Brasil. Ministrio da Sade. Promoo da Sade: declarao de Alma-Ata, carta de Ottawa, declarao de Adelaide, declarao de Sundsvall, declarao de Santaf de Bogot, declarao de Jacarta, rede dos megapases, declarao d. Traduzido por Lus Eduardo Fonseca. Braslia:[s.n.], 2001. 10. L'abbate S. Anlise Institucional e Educao em Sade um dilogo produtivo. BIS(Boletim do Instituto de Sade). 2004; 34:6-9. 11. Rice M, Candeias NMF. Padres mnimos da prtica da educao em sade: Um projeto pioneiro. Rev. Sade Pblica [peridico na Internet]. 1989 [acesso em 2010 out 10]; 23: 347-353. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v23n4/12.pdf 12. Levy SN et al. Educao em Sade: histrico, conceitos e propostas. Braslia: Ministrio da sade. 2004. 13. Moura ERF, Sousa RA. Educao em sade reprodutiva: proposta ou realidade do programa sade da famlia? Cad. Sade Pblica [peridico na Internet]. 2002 [acesso em 2010 out]; 18(6):1809-1811. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v18n6/13280.p df 14. Bustorff LACV. Educao Em Sade: Uma Anlise das Aes Desenvolvidas Pelos Profissionais das Equipes de Sade da Famlia (ESF) no Bairro de Mandacaru em Joo Pessoa Paraba [monografia]. Joo Pessoa: UNIP; 2006. 15. Arajo VS. A instrumentalizao da educao preventiva em sade, aplicada pelos profissionais das equipes de sade da famlia, no bairro do Tambor na cidade de Campina Grande PB [monografia]. Campina Grande: FCM Faculdade de Cincias Mdicas; 2008. 16. Almeida SMO, Silveira MFA. Humanizao do parto: avanos e dificuldades para sua implantao. Rev Enferm UFPE On Line [peridico na Internet]. 2009 [acesso em 2010 nov]; 3(4): 160-168. Disponvel em: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/inde x.php/revista/article/view/105/105

Sources of funding: REUNI Conflict of interest: No Date of first submission: 2000/07/06 Last received: 2011/01/02 Accepted: 2011/01/03 Publishing: 2011/03/01 Address for correspondence Leila Alcina Correia Vaz Bustorff Rua Maestro Osvaldo Evaristo Costa, 542 Bairro dos Ips CEP: 58028-150 Joo Pessoa, Paraba, Brasil
192

You might also like