You are on page 1of 2

PROF.

IVAN VELOSO SIMULADO 01 1 FASE

01 (PUC) Considere o texto que segue. "O homem cria espaos que so produzidos ou organizados, s vezes, muito menos para atender seus prprios interesses e muito mais para produzir e reproduzir o capital. Assim, os interesses do capital podem chocar-se com os interesses dos pequenos proprietrios, dos garimpeiros, dos indgenas, dos 'sem terras' ou dos trabalhadores. Chocam-se tambm com a necessidade de se manter o equilbrio da natureza." Da leitura do texto possvel afirmar que: a) o predomnio dos interesses coletivos na produo do espao garante a sobrevivncia do homem na superfcie terrestre. b) sendo a natureza e os seus recursos uma fonte de vida para a humanidade, o espao deve ser criado e modificado constantemente pelo capital. c) o capital organiza espaos que apresentam garantias de progresso e melhoria dos padres de vida da populao como um todo. d) o espao reflete a sociedade que nele vive e, principalmente, as relaes que se estabelecem entre os homens. e) o meio natural ainda determinante para a produo do espao, isto , em um meio ambiente pouco propcio ocupao humana no h investimento de capital. 02 (UFRJ) Analise as proposies a seguir: 1. A conservao atualmente definida como a utilizao racional do meio ambiente, a fim de conseguir a mais alta qualidade de vida para o homem. 2. Os desmatamentos e queimadas nas florestas africanas ou sul-americanas constituem um problema ambiental somente para os pases ali localizados. 3. A intensa urbanizao de uma rea altera o clima, pois modifica a umidade do ar, os ventos, as temperaturas e at aumenta as precipitaes. 4. A vida na Terra ocorre numa fina camada de solo, gua e atmosfera, prxima superfcie do planeta, denominada biosfera. 5. A conservao do meio ambiente pode ser considerada uma preocupao apenas geogrfica e econmica. Esto corretos apenas os itens: a) 1, 2 e 3; b) 2, 3 e 4; c) 3, 4 e 5; d) 1, 3 e 4; e) 2, 4 e 5. 03 (UNIFESP) Numa rede mundial de comunicaes, a eficincia e a centralidade so essenciais em setores onde se requerem interaes pessoais de tomadores de decises importantes. (Harvey, 2005:177) De acordo com o texto, preciso a) capacitar mo-de-obra industrial para o mercado de trabalho globalizado. b) democratizar as informaes e ampliar a participao popular nas decises. c) propor metas educacionais de mdio prazo para formar tomadores de deciso. d) investir mais em transporte e em transmisso de dados que na educao superior. e) formar intelectuais capazes de instruir executivos de grupos transnacionais.

04 (UFRJ) Com a emergncia da Terceira Revoluo Industrial e da reestruturao do capitalismo, nas ltimas dcadas do sculo passado, alm da ruptura do modelo industrial e tecnolgico, eram questionadas tambm as relaes econmicas, sociais e polticas definidas pelo padro de industrializao fordista. Sobre a reestruturao do capitalismo e as conseqncias sobre a organizao do trabalho no correto afirmar que: a) reverteu o longo perodo de alinhamento da relao capital/trabalho, relativamente favorvel ao segundo. b) admitiu as regulaes governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade. c) golpeou a organizao sindical que, na defensiva, perdeu parte do seu poder de representao e enfrentamento. d) alterou o processo produtivo e o trabalho envolvido na produo, acentuando a excluso econmica e social. e) afetou o mundo do trabalho ao mudar as relaes no processo produtivo, a diviso do trabalho e as negociaes coletivas. 05 (UFRJ) Leia o texto que menciona a ao do Estado na economia. Os argumentos favorveis reforma do Estado podem ser resumidos nos seguintes termos: com a crescente globalizao da produo, da circulao de mercadorias, dos padres de consumo e do sistema financeiro, alega-se que o desenvolvimento socioeconmico no pode mais ser pensado a partir da dimenso nacional, menos ainda a partir de uma estrutura burocrtica estatal. OLIVA, J.; GIANSANTI, R. "Temas da Geografia do Brasil". So Paulo: Atual, 1999. p. 55. A partir da argumentao apresentada no texto, o desenvolvimento socioeconmico deve ser estruturado em funo do a) mercado e da integrao econmica mundial. b) interesse social e da economia local. c) poder econmico local e do consumo nacional. d) interesse estatal e das preocupaes sociais. e) interesse do capital e do governo nacional. 06 (UFRJ) O texto a seguir se refere organizao do espao mundial, voltado para os processos de desenvolvimento e subdesenvolvimento. A economia mundial passou por um rpido crescimento do final da Segunda Guerra Mundial (19391945) ao incio da dcada de 1970, principalmente nas regies centrais do sistema capitalista. Nas ltimas dcadas do sculo XX, com a chamada Revoluo Tcnico-cientfica informacional, foram desenvolvidos novos ramos industriais e de servios. Embora a sua difuso ocorra de forma desigual nos pases, esses rpidos avanos tcnicos e cientficos causaram fortes impactos na produo e circulao de mercadorias, nos transportes e na cultura. Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. "Geografia para o ensino mdio: geografia geral e do Brasil". So Paulo: Scipione, 2002. p. 279. A opo que contm os novos ramos industriais e de servios, que cresceram com a Revoluo Tcnicocientfica informacional a) Mecanizao e Informtica. b) Mecanizao e Telecomunicaes. c) Robtica e Mecanizao. d) Robtica e Biotecnologia. e) Internet e Mecanizao.

07 - No texto a seguir, so feitas algumas consideraes sobre o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento ao longo da histria. O capitalismo, como sistema econmico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do sculo XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar s novas formas de relaes polticas e econmicas estabelecidas entre as naes ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se transformando medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim, um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor entender a sua evoluo e a construo do espao geogrfico, costuma-se dividir o capitalismo em 3 (trs) fases distintas. Adap. SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espao Geogrfico e Globalizao". So Paulo: Scipione, 1998. p. 14 Considerando o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento atravs da histria, marque a opo que corresponde respectivamente a essas fases : a) Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial. b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo Industrial e Capitalismo Comercial. c) Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro. d) Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial. e) Capitalismo Industrial, Capitalismo Comercial e Capitalismo Financeiro. 08 (UFMG) A ONU organizou, no final do sculo XX, um plano de ao - denominado Metas do Milnio -, que tem como um de seus objetivos a melhoria da condio de vida nas regies menos desenvolvidas do mundo. De acordo com o cronograma desse plano, os nveis de pobreza da populao mundial comeariam a se reduzir nos primeiros anos do sculo XXI. Considerando-se essa informao, INCORRETO afirmar que o fator responsvel pelo no-cumprimento do cronograma do Plano de Metas da ONU : a) a exigncia da ONU quanto aplicao de estratgias de desenvolvimento sustentvel nos pases pobres tem reduzido o retorno de capital, desestimulando os investimentos estrangeiros. b) a defasagem entre a ajuda prometida pelos pases da OCDE - ou pelos pases mais desenvolvidos - e aquela efetivamente concedida at o momento atual. c) a incapacidade de universalizao da educao primria, j constatada em um nmero significativo dos pases-alvo do programa. d) o aumento do percentual da populao que convive com a fome em regies como o Oriente Mdio e a frica Subsaariana, em contraposio ao que se esperava no conjunto das Metas. 09 (UFF)

Quem tem fome no tem cara: tem careta. E mora longe, l no sul do planeta. Fonte: TANAKA, Beatrice. "BIA, BOI E BANG". 2 ed. Rio de Janeiro. Antares, 1985. "A cada sete segundos, em algum lugar do mundo, uma criana de menos de 10 anos morre diretamente ou indiretamente de fome". "A cada dia, 100.000 pessoas morrem de fome ou de suas conseqncias". (Relatrio da FAO/ONU, outubro de 2003) A partir das informaes apresentadas acima, pode-se apontar como causas principais da fome no mundo: a) a concentrao de riqueza entre as classes sociais, o desenvolvimento industrial restrito s indstrias de base e a indisponibilidade de terras arveis nos pases do hemisfrio sul; b) a insuficiente produo de alimentos, as poucas terras cultivveis e as adversas condies climticas nos diferentes pases; c) a inexistncia de tecnologias agrcolas adequadas produo de alimentos, o excedente demogrfico e o desperdcio dos bens de consumo durveis; d) as fortes desigualdades sociais, a alta dvida externa dos pases em desenvolvimento e o desequilbrio das condies de trocas comerciais entre o Norte e o Sul; e) as altas taxas de fertilidade da populao, a escassez de gua potvel em algumas regies do mundo e o elevado desenvolvimento industrial dos pases do hemisfrio norte. 10 (UERJ) Observe a charge a seguir que apresenta uma crtica relao estabelecida entre as sociedades centrais e perifricas do Capitalismo no que diz respeito ao domnio das tecnologias.

("Jornal da Campanha contra a ALCA", agosto de 2002) Esta crtica se justifica pelo exposto na seguinte alternativa: a) a pesquisa em tecnologia reduz fluxos de capitais b) a concentrao tecnolgica hierarquiza relaes econmicas c) a legislao sobre propriedade intelectual agiliza trocas mercantis d) a capacidade tecnolgica diferenciada inviabiliza relaes comerciais

You might also like