You are on page 1of 6

DISTRIBUIO DE INDIVDUOS ADULTOS E PLNTULAS DO JATOB EM REA DE VRZEA ALTA E VRZEA BAIXA NA ILHA DO ARAPUJ, NO RIO XINGU.

Olair S. do Nascimento, rik O. Melo; Jonatas Monteiro G. Cruz; Wallacy F. Barreto.


Acadmicos de Graduao do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par/ Campus Altamira. Email: olairsn@yahoo.com.br; olairsn@hotmail.com.

RESUMO Este estudo objetiva conhecer a distribuio do Jatob (Hymenaea courbaril L.) em rea de vrzea alta e vrzea baixa na ilha do Arapuj, no rio Xingu. Para tal, foi delimitado o espao de 100m x 100m, em parcelas de 25m x 25m, nas quais foram feitos os levantamentos do nmero de rvores adultas e plntulas da espcie. Tambm foram coletados 100 frutos e feita contagem do nmero de sementes de cada um. Foram encontradas 8 rvores adultas, e constataram-se as densidades mdias de 1,08 plntulas/m na rea de abrangncia da copa e de 0,34 plntulas/m em um raio de at 2m fora da abrangncia da copa. Nas reas de vrzea baixa, no foram encontrados indivduos adultos e plntulas do Jatob. PALAVRAS-CHAVES: Jatob; Vrzea; Distribuio. ABSTRACT This study aims to examine the distribution of Jatoba (Hymenaea courbaril L.) in a lowland area of high and low floodplain on the island of Arapuja on the Xingu river. To this end, the enclosed space of 100m x 100m in plots of 25m x 25m, in which the surveys were made of the number of mature trees and seedlings of the species. Were also collected 100 fruits and made counting the number of seeds each. Were found 8 adult trees, and it appears that the average densities of 1.08 seedlings / m in area of the canopy and 0.34 seedlings / m in a radius of up to 2m beyond the scope of the cup. In the lower floodplain areas, there are no adults and seedlings of the Jatoba. KEY - WORDS: Jatoba; Floodplain; Distribution. INTRODUO O Jatob (Hymenaea courbaril L.) uma espcie de grande importncia, devido seu valor econmico e uso tanto para a indstria madeireira quanto para as comunidades tradicionais da Amaznia (SHANLEY e MEDINA, 2005). De acordo com MELO e MENDES (2005) algumas espcies do gnero Hymenaea L. so conhecidas pelos mesmos nomes vulgares, (Jatob, juta, jutaau, jata, jata-au, jataba, jataba, jupati, copal, dentre outros), apresentando similaridades e distines morfolgicas. O Hymenaea courbaril L. apresenta tronco com at 1 m de dimetro e altura de 15-20 cm. Folhas compostas de dois fololos brilhantes, de 6-14 cm de comprimento. Fruto legume indeiscente,

marrom, com 2-4 sementes envoltas por uma polpa farincea, de cor amarela e com forte odor. O Hymenaea stigonocarpa apresenta altura de 6-9 m, com tronco de 30-50 cm de dimetro. Folhas compostas de 2 fololos glabros, coriceos, de 8-15 cm de comprimento. Fruto legume marrom, indeiscente, contendo 2-4 sementes duras, envoltas por polpa farincea amarelada (LORENZI, 2002). Quanto frutificao, o perodo produtivo se inicia entre oito a doze anos na regio oeste do Par, nos meses de setembro a novembro, de acordo com Knowles e Parrotta (1995), produzindo, em mdia, 800 frutos por ano (SHANLEY; MEDINA, 2005). O Jatob ocorre em altitudes de at 900 metros acima no nvel do mar, em solos pobres argilosos e arenosos, em reas de terra firme e em vrzeas altas, com raros casos em campo aberto (MELO; MENDES, 2005). O inverno amaznico tem inicio em janeiro indo at meados de maio, alagando as partes baixas da ilha do Arapuj, o que impede a disperso das sementes do Hymenaea courbaril L. em virtude de sua pouca resistncia ao excesso de umidade, A presente pesquisa objetiva verificar o modo de distribuio do Hymenaea courbaril L. nas reas de vrzeas altas e baixas na Ilha do Arapuj, no municpio de Altamira, Estado do Par. MATERIAL E MTODOS O municpio de Altamira est localizado na regio Oeste do Estado do Par, possuindo uma rea territorial de 161.445 Km, com sua rea urbana margeando o lado esquerdo do Rio Xingu. O acesso por via terrestre feito atravs da BR 230, Rodovia Transamaznica. O Rio Xingu possui em sua calha diversas ilhas, dentre elas a ilha do Arapuj, localizada defronte a orla da cidade, possui em sua geografia reas de vrzea, devido influncia das enchentes do Rio Xingu, em maior ou menor grau de acordo com sua altitude. Com presena de vegetao diversificada, indo de rea de vegetao alta e reas de campo (PIOVESAN; SILVA, 2010). Para este estudo, a vrzea baixa foi caracterizada como sendo reas que sofrem influncia de alagamento sazonal das vazantes em todo o perodo chuvoso, enquanto a vrzea alta aquela inundada esporadicamente, de acordo com a intensidade pluviomtrica em determinado perodo.

Para a coleta de dados, foi delimitado um espao de 100m x 100m, dividido em dezesseis parcelas de 25m x 25m (Figura 1). Realizou-se a contagem de indivduos adultos; a medio da rea da copa e contagem de plntulas dentro de sua rea de abrangncia e no raio de dois metros alm da copa.

Figura 1: Localizao de vrzea alta, vrzea baixa e rvores do Hymenaea courbaril L. no quadrante pesquisado na ilha do Arapuj, no rio Xingu.

Foi feito o teste estatstico de Mann-Whitney, para verificar a variao existente entre as densidades mdias dentro e fora da copa. Para tal, foram coletados 100 frutos do Jatob, para contagem do nmero de sementes, com intuito de verificar a espcie presente na ilha.

RESULTADOS E DISCUSSO Foram encontrados na vrzea alta, 8 indivduos adultos e 1.288 plntulas, dentre as quais, 1.020 estavam debaixo da copa das rvores adultas e 268 em um raio de dois metros fora da abrangncia da copa (Figura 2). O teste estatstico de Mann-Withney feito para as densidades mdias dentro da copa e fora da copa com os resultados de 1,08 plntulas/m e 0,34 plntulas/m, respectivamente, resultaram em p=0,103, o que demonstra uma significativa variao dentro do espao de incidncia de plntulas. Em relao aos 100 frutos coletados, observou-se grande variedade no seu nmero de sementes, indo desde 02 a 09. A maioria dos frutos (60%) possui entre 04 e 06 sementes (Figura 03).

Figura 3: Relao de frutos e nmero de sementes do Hymenaea courbaril L. na Ilha do Arapuj, no rio Xingu.

H dificuldades em fazer a distino entre as espcies do gnero Hymenaea spp, uma vez que elas possuem muitas semelhanas. Utilizou-se o critrio do nmero de sementes nos frutos para a denominao correta da espcie. Os resultados indicaram que a existente na ilha o Hymenaea courbaril L., onde 60% dos frutos coletados possuam de 04 a 06 sementes, quantidade caracterstica da espcie, de acordo com MELO e MENDES (2005) e estar presente em vrzeas altas da Amaznia (SHANLEY e MEDINA, 2005). Os resultados apresentados mostram que o Hymenaea courbaril L. se distribui nas reas de vrzea altas da Ilha do Arapuj. No houve diferena significativa entre as densidades mdias de plntulas dentro e fora da copa, o que leva a concluso de que a abundncia relativa de plntulas alm da copa dos indivduos adultos pode ocorrer pela ausncia de competio com o sombreamento da rvore me. Outros fatores podem influenciar na abundncia de plntulas, como a mortalidade diferencial entre os dois setores observados, visto que no espao de maior incidncia de plntulas a probabilidade de morte maior, onde competio por recursos comuns pode levar a reduo das taxas de sobrevivncia (BEGON et al., 2007). O nvel de predao pertinente na abundncia das plntulas, pois existem colepteros predadores dos frutos e sementes, corroborando assim com o exposto por Almeida et al. (1998).

Figura 2: Densidade mdia de plntulas/m na vrzea alta na Ilha do Arapuj, no rio Xingu.

CONCLUSO O Hymenaea courbaril L. se apresenta apenas nas partes mais altas da Ilha do Arapuj, onde os alagamentos sazonais no alcanam as rvores mes e plntulas. No foram encontradas plntulas nas reas onde tm ocorrido os alagamentos, sugerindo que a espcie no suporta o estresse hdrico ao longo de seu desenvolvimento primrio.

LITERATURAS CITADAS

ALMEIDA, S. P.; PROENA, C. E. B.; SANO, S. M.; RIBEIRO, J. F. Cerrado: espcies vegetais teis. Embrapa-CPAC: Planaltina, 1998, 464p. BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecologia: de indivduos a ecossistemas. (Traduo: Adriano sanches). - 4 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 752p. FERNANDES, J. M.. Jatob (Hymenaea courbaril L. leguminosae, caesalpinioideae): Uso Medicinal, Cultivo e Contribuies para a Espcie. Publicado em 01/09/2006. Disponvel em http://www.revistaea.org/ artigo.php?idartigo=424&class=19. Acesso em 09 de nov. 2009. KNOWLES, O. H.; PARROTTA, J. A. Amazonian forest restoration: an innovative system for native species selection based on phenological data and field performance indices. Commonwealth Forestry Review, 1995. 74:230-243. LORENZI, H.. rvores Brasileiras: Manual de identificao e cultivo de plantas arbreas do Brasil. Vol. 1. 4 Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantaum, 2002. MELO, M. G G. D. MENDES, . M. S. Jatob. Informativo Tcnico Redes de Sementes da Amaznia, n 09, ano 2005, Verso Impressa Issn 1679-6500. PIOVESAN, P. R. R.; SILVA, S. A. S. A influncia da textura do solo sobre a estrutura da vegetao da Ilha do Arapuj, Altamira-PA. In Anais 10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias Polticas Pblicas para uma Amaznia Sustentvel: Desafios e Alternativas para o Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Par. Altamira: UFPA, 2010, 414p. SHANLEY, P.; MEDINA, G. Frutferas e Plantas teis na Vida Amaznia. Ilustrado por Silvia Cordeiro, Antnio Valente, Bee Gunn, Miguel Imbiriba, Fbio Strympl. Belm: CIFOR, Imazon, 2005.

You might also like