You are on page 1of 3

Projeto Piloto

Projeto Ginstica Laboral O Projeto Ginstica Laboral realizado na prpria empresa em todas suas etapas. Aps o copilamento e entrega de dados, os professores passam a aplicar a ginstica no prpr io ambiente de trabalho. So realizados exerccios especficos de acordo com a prescrio de exerccios sugerido pelo avaliador e, para que haja um desenvolvimento evolutiv o orientado e supervisionado para obter resultados. Ginstica Laboral Compensatria - Vernaegen, Apud Kolling (1980, p.34) A G.L.C. (ginastica laboral compensatria) representa um conjunto de exerccios fsico s aplicados aos problemas do trabalho, particularmente aos operrios de fbricas. Esta Ginstica praticada durante a jornada de trabalho, junto s mquinas, eventualmen te no refeitrio ou num espao livre, de conformidade com o tipo de trabalho, por um breve um tempo de 10 a 15 min. Devido ao auto ndice de acidentes no trabalho, que ocorrem com operrios durante su a longa jornada de servio, decorrentes da fadiga muscular e fadiga residual, surg iu a necessidade de se desenvolver um programa especial de atividades fsicas As a tividades previstas devem ser aplicadas durante o horrio detrabalho preferencialm ente no horrio de maior corrncia de acidentes, com o objetivo de diminuir o nmero d estes, bem como promover a educao para a sade no trabalho e uma maior produtividade industrial. Os exerccios programados devem buscar a contrao muscular antagonista daquela exigid a durante o trabalho, provocando assim um alongamento e relaxamento desta. Quand o as atividades de trabalho forem unilaterais, deve-se praticar tambm exerccios de compensao para o lado menos solicitado. Explicitao: G.L.P.- Visa a preparao das estrutuas que vem a ser utilizadas durante a jornada d e trabalho. Ex.: Aquecimento e ou alongamentos especficos para determinadas estruturas exigid as, podendo tambm ter bons resultados com Aquecimento e ou alongamentos gerais. Durao de 05 a 10 minutos, antes da jornada de trabalho. G.L.C. - Busca a compensao das estruturas utilizadas no posto de trabalho. Ex.: Programa de exerccios para um desporto unilateral, Tnis, Polo... Durao geralmente de 10 minutos nas empresas, durante a jornada de trabalho. G.L.R.- Visa o relaxamento das estruturas utilizadas durante a jornada de trabal ho. Ex.: .: Alongamentos especficos para determinadas estruturas exigidas, podendo ta mbm ter bons resultados com alongamentos gerais. Durao geralmente de 10 minutos aps a jornada de trabalho. Histrico da Ginstica Laboral

Sobre a Ginstica Laboral a primeira notcia que se encontra uma pequena brochura editada na POLNIA em 1925, onde foi chamada tambm de Ginstica de Pausa, era destina da a operrios e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rssia. No Incio dos anos 60 surgiu tambm na Bulgria, Alemanha, Sucia e Blgica. No Japo na d a de 60 ocorreu a consolidao e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginstica Laboral Compe nsatria. No Brasil o eforo pioneiro residiu numa proposta de exerccios baseados em anlises biomecnicas.

Esta proposta foi estabelecida pela escola de Educao de FEEVALE no ano de 1973, qu ando se elaborou o projeto de Educao Fsica Compensatria e Recreao, no foi encontrado material de continuidade deste trabalho. O que uma sesso de ginstica laboral? Definida por alguns autores como ginstica destinada a trabalhadores, Uma sesso de ginstica laboral visa dar a oportunidade aos trabalhadores executarem uma sries de exerccios com restrito espao de tempo, com o objetivo de: prepar-lo para a jornada de trabalho, relaxar aps a jornada de trabalho e compensar a musculatura antagon ista a exigida. Conceito segundo Marchi e Santos: Conjunto de atividades fsicas destinadas a trabalhadores, que a partir de uma anli se e avaliao laboral estabelecido um programa de atividade fsica de grupo tendo por objetivo possibilitar o funcionrio executar suas atividades laborais com mais qu alidade e disposio, visando tambm como uma das formas de prevenso de LER/DORT, esse programa de atividade fsica inclui: exerccios de compensao muscular, exerccios de fle xibilidade, tcnicas de relaxamento, alongamento, e tambm peridicas atividades ldicas que visam a integrao entre funcionrios. Programa

Avaliao laboral I Copilamento de dados que so indispensveis para que se estabelea um programa adequad o: Recursos- local onde ir ser executado, sales, auditrios, refeitrios, posto de trabal ho, etc. ... Tempo sesses de 30 min podendo ser dividida em 3ou 2/dia Freqncia semanal a partir de 3 vezes por dia. N total de funcionrios N total de setores Todos estes dados sero observados no ambiente de trabalho com acompanhamento de p essoas competentes e que auxiliem na informao necessria para que poa ser emitido um relatrio e anlize tcnica com a recomendao do programa e 2 alternativas com seus benef ios e limitaes. Sendo tambm observado fatores Ergonmicos que sero apontados somente na segunda etap a. Uma vez que j tenha estes dados definidos requer-se uma nova etapa. Avaliao -I Honorrios gratuito. Avaliao laboral II Quando as turmas j esto definidas mediante a confirmao do contrato, se inicia o Prog rama bsico de ginstica laboral, ser realizado por determinado perodo at que seja obse rvado as necessidades de cada setor feita atravs de anlise cinesiologica, entregue este em relatrio. Parecer Ergonmico O que diferencia e muito do laudo ergonmico, consta dados observ ados que possam ser ou no fatores de risco para a ocorrncia de LER/DORT, por ser f ator de anlise ergonmica o profissional avaliador fica isento pela identificao e que tome providncias referentes estes, sua tarefa apenas de apontar se h ou no o fator . Ex.: Existe fator ergonmico que deve ser reavaliado referente aos acentos e mes a do setor de digitao. Tempo estimado da avaliao 30 dias, aps este encerra-se a fase de avaliao. Honorrios de avaliao embutido no contrato.

Programa especfico O professor monitor receber mensalmente uma planilha de recomendao de exerccios conf eccionada pelo avaliador por cada setor que ter o programa especfico. A chamada fica facultativa ao professor monitor dependendo da exigncia por parte da empresa. N. da turmas N. de componentes de cada turma Horrios etc... Planilha de recomendao de exerccios Consta quais os exerccios do microciclo do ms, tendo que ser tambm emitidos relatrio s mensalmente por parte do professor monitor ao orientador que visa o controle d as atividades.

At onde eficiente e seguro o treinamento de compensao muscular? Para que se faa um treinamento de reforo muscular para a compensao pode-se usar de a lgumas tcnicas especficas, exerccios com banda elstica, exerccios que utilize o peso do prprio corpo, exerccios que tambm visam a contrao esttica, etc...desde que obedea incpios bsicos de treinamento pode-se ento realizar um treinamento seguro e satisfa trio. Qual o embasamento terico da Ginstica laboral? Poucos estudos so publicados sobre ginstica laboral por este motivo se trabalha co m programas especficos dentre a periodizao do treinamento de valncias fsicas que auxi liem os funcionrios em suas atividades laborais. No ambiente de trabalho pode acontecer situaes adversas quanto as atividades cuja funo fuja da produo, por este motivo as atividades so mais globais. Objetivos do treinamento de ginstica laboral. Treinar e desenvolver: flexibilidade, alongamento visando relaxamento da muscula tura, compensao muscular dos funcionrios, que tambm colabora como uma das formas de preveno das LER/DORT.

You might also like