You are on page 1of 2

EXPERIMENTO 5 - SNTESE DO [Cu(NH3)4]SO4.H2O 5.1 INTRODUO Cobre um metal essencial para um grande nmero de seres vivos.

s. Sem a quantidade apropriada de cobre na dieta, animais (incluindo os seres humanos) podem desenvolver anemia mesmo com uma dieta rica em ferro para a reproduo de hemoglobina. Como muitos dos ons de metais de transio, Cu2+ forma ligaes covalentes fortes com tomos de oxignio e de nitrognio de molculas orgnicas. A coordenao de Cu2+ com enxofre tambm relativamente comum. O sangue contm uma protena, a ceroplastina, que complexada com Cu2+. A ceroplastina parece desempenhar um papel importante no processo que dispara a liberao de ferro a partir do fgado para a reproduo de hemoglobina. Um complexo de cobre por si mesmo, a hemocianina, atua como transportador de oxignio em muitos invertebrados da mesma forma que a hemoglobina (um complexo de ferro) o faz nos vertebrados. Cobre na forma do on Cu2+, tambm necessrio para um bom nmero de sistemas enzimticos essenciais, nos quais o on de Cu2+ ligado por coordenao aos pares de eltrons de tomos doadores de protenas nas enzimas. Muitas das metaloproteinas so bastante estveis, sugerindo que o on metlico est fortemente preso pelas ligaes covalentes coordenadas, aos tomos de oxignio, nitrognio e enxofre. Neste experimento ser preparado um complexo de cobre muito mais simples, o tetraaminocobre (II), [Cu(NH3)4]2+. A ligao neste complexo como a das cuproproteinas, e a estabilidade da ligao coordenada Cu-N que permite a obteno de um sal cristalino estvel desse complexo catinico. Antes de vir ao laboratrio realizar o experimento, voc deve se familiarizar com os conceitos gerais de formao de complexos. Voc deve tambm fazer os clculos indicados no procedimento, antes de vir ao laboratrio. Apresente seus clculos no Pr-Relatrio. 5.2 MATERIAIS E REAGENTES CuSO4.5H2O Hidrxido de amnio concentrado Etanol 1 Bquer de 100 mL 2 Provetas de 20 mL 1 Basto de vidro Papel de filtro Funil de Bchner Bomba vcuo Placa de aquecimento Estufa

5.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Calcule a massa de CuSO4.5H2O necessria para preparar 3,1 g de [Cu(NH3)4]SO4.H2O, assumindo um rendimento de 90%. Calcule o volume de amnia concentrada (14,8 M) necessrio para converter todo o seu CuSO4.5H2O no complexo de tetraaminocobre(II). Voc utilizar o dobro do volume calculado no sentido de melhorar o rendimento da reao. Confira seus clculos com o professor antes de dar incio ao experimento. 1) Pese a quantia calculada de CuSO4.5H2O em um bquer de 100 mL, em seguida, adicione 15 mL de gua destilada. Agite para dissolver o sal. Voc pode aquecer o bquer ligeiramente para apressar a dissoluo. Caso voc o faa, deixe a soluo esfriar at a temperatura ambiente antes de prosseguir com o experimento. 2) Mea o volume de amnia concentrada necessrio numa proveta de 20 mL. Adicione, lentamente e com agitao contnua, a amnia soluo de Cu2+. Continue agitando at que todo o precipitado inicial de Cu(OH)2, incluindo algumas partculas que se aderiram s paredes do bquer, tenha se dissolvido. Essa etapa deve ser realizada na Capela.

3) Muito lentamente, em pequenas pores, adicione 20 mL de etanol soluo azul escuro. Agite a mistura completamente. Ento deixe-a no banho de gelo por 40 minutos para formao dos cristais. 4) Pese um papel de filtro antes de comear a filtrao. Prepare uma soluo com 10 mL de etanol e 10 mL de gua destilada e resfrie por alguns minutos. Monte um sistema de filtrao a vcuo para isolar seus cristais. Umedea o papel de filtro e decante a maior parte do lquido sobrenadante pelo funil, antes de transferir a massa principal dos cristais do bquer, arrastando-os com a soluo de etanol/gua preparada. 5) Coloque o papel junto com o produto na estufa em 80C a fim de secar, no fim do experimento, transfira o material para um dessecador para completar a secagem. No aplique vcuo no dessecado. Aps alguns dias pese o material seco obtido e determine seu ponto de decomposio.

5.4 RESULTADOS E DISCUSSO Apresente suas observaes durante o experimento, relacionando sempre que possvel com a fundamentao terica. Apresente a massa de sulfato de cobre pesado e a do complexo obtido, juntamente com o seu ponto de decomposio. D o volume de amnia utilizada. Faa os clculos estequiomtricos apropriados e d o rendimento da reao. Apresente as equaes qumicas balanceadas para as reaes que ocorrem durante todo o processo. Faa uma descrio dos fenmenos observados durante o experimento e d explicaes para eles. Justifique a utilizao do excesso de amnia. Explique a utilizao da soluo etanlica. Explique o que deve ocorrer quando o complexo atinge seu ponto de decomposio. Explique o que a colorao do complexo tem haver com sua estrutura atmica. Quais os principais problemas que podem levar ao baixo rendimento da reao? Como poderiam ser minimizados? 5.5 QUESTES 1. Que tipo de ligao h entre o metal e o ligante num composto de coordenao? 2. Quais os orbitais atmicos do metal mais envolvidos nas ligaes de um composto de coordenao? 3. Qual a diferena entre valncia primria e secundria de um metal? 4. Defina nmero de coordenao de um metal. 5. Na sua opinio, qual a diferena entre um ponto de fuso e um ponto de decomposio? importante secar o complexo de cobre obtido nesta sntese abaixo do seu ponto de decomposio. Explique que processo qumico poderia acontecer, se voc aquecer o produto acima desta temperatura. Dica: - a cor muda de azul escuro para azul claro.

Referncias Bibliogrficas SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Qumica Inorgnica. 3 ed. Editora Bookman, 2003. LEE, J. D. Qumica Inorgnica No To Concisa. 5 e. S.P.: Edgard Blcher, 1999.

You might also like