You are on page 1of 20

VESTIBULAR 2011

PRoVA dE ConhECImEnToS ESPECfICoS E REdAo


19.12.2010

3. Cincias da natureza e matemtica


(Questes 13 - 24)
Verifique se esto corretos seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificao no corpo deste caderno acarretar a anulao da prova. Esta prova contm 12 questes discursivas. A prova ter a durao total de 4h30. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. A resoluo e a resposta de cada questo devem ser apresentadas no espao correspondente. No sero consideradas questes resolvidas fora do local indicado. Os rascunhos no sero considerados na correo. O candidato somente poder entregar este caderno e sair do prdio depois de transcorridas 2h15, contadas a partir do incio da prova.

VESTIBULAR 2011

Assinatura do Candidato

no ESCREVA nESTE ESPAo

Questo 13
Leia atentamente os trs textos e analise o grfico. I. Pela primeira vez na histria, os empresrios deparam-se com limites reais de crescimento econmico e de consumo, impostos por questes relacionadas natureza. Todo produto que chega ao consumidor, seja um carro, um tnis ou uma xcara de caf, tem origem na extrao ou colheita de bens da natureza. Esses bens, a gua, as terras cultivveis, as florestas, so finitos.
(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

II. A populao mundial era de cerca de 250 milhes de habitantes no ano 1 da era crist. Em 1999, chegou a 6 bilhes, e poder alcanar 9 bilhes em 2050. Alguns autores consideram que a racionalidade humana e os avanos tecnolgicos so capazes de resolver os problemas ambientais em uma situao de crescimento populacional. Afirmam que as taxas de mortalidade vo continuar caindo, o bem-estar vai continuar aumentando e que o crescimento populacional contribui para o desenvolvimento humano a longo prazo.
(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

III. Alguns autores consideram que a espcie humana expandiu-se a tal ponto que ameaa a existncia dos outros seres. Tornou-se uma praga que destri e ameaa o equilbrio do planeta. E a Terra reagiu. O processo de eliminao da humanidade j est em curso e vai se dar pela combinao do agravamento do efeito estufa com desastres climticos e a escassez de recursos. Bilhes de ns morrero e os poucos casais frteis de pessoas que sobrevivero estaro no rtico, onde o clima continuar tolervel, afirmam.

(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

Curva de potenCial bitiCo e CresCimento populaCional

Cada um dos textos I e II relaciona-se a uma das letras do grfico, A, B ou C. Indique a que letras correspondem os textos I e II e justifique essa correlao. Para fazer jus concluso do texto III, uma das linhas do grfico deveria ser modificada. Faa na figura reproduzida no espao para a resposta, a modificao sugerida pelo texto III e justifique o porqu dessa modificao.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 14
Nova esperana contra a anemia falciforme A anemia falciforme uma doena gentica na qual a hemoglobina A, que produzida pelo organismo aps o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua funo no transporte de oxignio. A cura s possvel por meio do transplante de medula ssea, um procedimento pouco realizado devido dificuldade de encontrar doadores compatveis. A esperana vem da Faculdade de Cincias Farmacuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores est desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sangunea. A hemoglobina fetal no tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxignio, contudo s produzida em abundncia pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produo pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos j existentes.
(Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.)

A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretaes. Segundo Marcos, o novo medicamento, alm de promover a cura do paciente, permitir que as pessoas portadoras de anemia falciforme tenham filhos normais, ou seja, a doena, at ento transmitida hereditariamente, deixar de s-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a nica possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula ssea, situao na qual o indivduo que recebeu o transplante, alm de se apresentar curado, no corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretao est errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretaes esto corretas? Justifique sua resposta.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 15
Em comemorao aos cinco sculos do descobrimento do Pas, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de So Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espcies de rvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a rea possua exemplares com altura de at 26 metros, como o mutambo e o ing. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO2 pelas rvores plantadas. Para isso, calcularam o volume dos troncos, ramos, razes e densidade da madeira das rvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO2. Contudo, os pesquisadores acreditam que este nmero esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das rvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do clculo do volume dos troncos, ramos e razes. Outro importante fator deveria ter sido considerado.

Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Lfgren (Horto Florestal), So Paulo. (www.abjica.org.br)

Que processo fisiolgico permitiu s rvores o acmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cmputo do total de carbono sequestrado pelas rvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 16
Um paciente infectado com vrus de um tipo de herpes toma, a cada 12 horas, 1 comprimido de um medicamento que contm 125 mg do componente ativo penciclovir.

penCiClovir
Dados: Massa molar (g.mol1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16. Constante de Avogadro: N = 6,02 1023 mol1. D a frmula molecular e a massa molar do penciclovir e calcule o nmero de molculas desse componente que o paciente ingere por dia.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 17
O folheto de um leo para o corpo informa que o produto preparado com leo vegetal de cultivo orgnico e leos essenciais naturais. O estudo da composio qumica do leo vegetal utilizado na fabricao desse produto permitiu identificar um ster do cido cis,cis-9,12-octadecadienoico como um de seus principais componentes. Escreva a frmula estrutural completa do cido cis,cis-9,12-octadecadienoico e indique como essa substncia pode ser obtida a partir do leo vegetal.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 18
A quantidade de oxignio dissolvido em um reservatrio com 10 000 L de gua foi determinada pela dosagem do hidrxido de mangans III, formado segundo a reao descrita pela equao: xMn(OH)2(aq) + yO2(aq) + wH2O(aq) zMn(OH)3(s) Conhecidas as massas molares (g.mol1) do Mn(OH)3 = 106 e do O2 = 32, e sabendo que o tratamento de 1 L dessa gua com excesso de Mn(OH)2(aq) produziu 0,103 g de Mn(OH)3, determine os coeficientes da equao e calcule a massa total, em gramas, de O2 dissolvido no reservatrio de gua.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 19
A montagem de um experimento utiliza uma pequena rampa AB para estudar colises entre corpos. Na primeira etapa da experincia, a bolinha I solta do ponto A, descrevendo a trajetria AB, escorregando sem sofrer atrito e com velocidade vertical nula no ponto B (figura 1). Com o auxlio de uma folha carbono, possvel marcar o ponto exato C onde a bolinha I tocou o cho e com isto, conhecer a distncia horizontal por ela percorrida (do ponto B at o ponto C de queda no cho), finalizando a trajetria ABC.

Na segunda etapa da experincia, a bolinha I solta da mesma forma que na primeira etapa e colide com a bolinha II, idntica e de mesma massa, em repouso no ponto B da rampa (figura 2).

Admita que as bolinhas I e II chegam ao solo nos pontos C1 e C2, percorrendo distncias horizontais de mesmo valor (d1 = d2), conforme a figura 3. Sabendo que H = 1 m; h = 0,6 m e g = 10 m/s2, determine as velocidades horizontais da bolinha I ao chegar ao cho na primeira e na segunda etapa da experincia.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 20
Considere um objeto luminoso pontual, fixo no ponto P, inicialmente alinhado com o centro de um espelho plano E. O espelho gira, da posio E1 para a posio E2, em torno da aresta cujo eixo passa pelo ponto O, perpendicularmente ao plano da figura, com um deslocamento angular de 300, como indicado

Copie no espao especfico para Resoluo e Resposta, o ponto P, o espelho em E1 e em E2 e desenhe a imagem do ponto P quando o espelho est em E1 (P1) e quando o espelho est em E2 (P2). Considerando um raio de luz perpendicular a E1, emitido pelo objeto luminoso em P, determine os ngulos de reflexo desse raio quando o espelho est em E1 (1) e quando o espelho est em E2 (2).

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

10

Questo 21
Um gerador eletromagntico constitudo por uma espira com seo reta e rea S, que gira com velocidade angular no interior de um campo magntico uniforme de intensidade B. medida que a espira gira, o fluxo magntico que a atravessa varia segundo a expresso (t) = B.S.cost onde t o tempo, produzindo uma fora eletromotriz nos terminais do gerador eletromagntico, cujo sentido inverte-se em funo do giro da espira. Assim, a corrente no resistor R, cujo sentido inverte a cada meia volta, denominada corrente alternada.

Considere a espira com seo reta de 10 cm2, girando razo de 20 voltas por segundo, no interior de um campo magntico de intensidade igual a 2 105 T. Trace o grfico do fluxo magntico (t) que atravessa a espira em funo do tempo, durante um perodo (T) indicando os valores do fluxo magntico nos instantes

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

11

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 22
Considere um tringulo issceles de lados medindo L, e L centmetros. Seja h a medida da altura relativa ao lado de medida .

Se L, h e a rea desse tringulo formam, nessa ordem, uma progresso geomtrica, determine a medida do lado L do tringulo.

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

12

Questo 23
A mdia aritmtica dos elementos de um conjunto formado por n valores numricos diminui quatro unidades quando o nmero 58 retirado. Quando o nmero 57 adicionado ao conjunto original, a mdia aritmtica dos elementos desse novo conjunto aumenta trs unidades em relao mdia inicial. Qual o valor da soma dos elementos originais do conjunto?

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

13

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

Questo 24
Em todos os 25 finais de semana do primeiro semestre de certo ano, Maira ir convidar duas de suas amigas para ir sua casa de praia, sendo que nunca o mesmo par de amigas se repetir durante esse perodo. Respeitadas essas condies, determine o menor nmero possvel de amigas que ela poder convidar. Dado:

RESoLUo E RESPoSTA

CoRREo

REVISo

UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

14

os rascunhos no sero considerados na correo.

no ASSInE ESTA foLhA


15
UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

os rascunhos no sero considerados na correo.

no ASSInE ESTA foLhA


UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

16

os rascunhos no sero considerados na correo.

no ASSInE ESTA foLhA


17
UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

os rascunhos no sero considerados na correo.

no ASSInE ESTA foLhA


UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

18

os rascunhos no sero considerados na correo.

no ASSInE ESTA foLhA


19
UNESP/3-CE-CincNatMatemtica

You might also like