You are on page 1of 9

MATEMTICA PARA CONCURSOS PBLICOS

Matemtica comentada para concursos aqui.


Acesse www.professorfabiano.com e tenha acesso a vrias questes comentadas.

Matemtica e Lgica Em DVDs e Aulas Online a partir de R$2,00


Acesse www.professorfabianocursos.blogspot.com

1) Todos os advogados que trabalham numa cidade formaram- se na universidade X. Sabe-se ainda que alguns funcionrios da prefeitura dessa cidade so advogados. A partir dessas informaes, correto concluir que, necessariamente, a) existem funcionrios da prefeitura dessa cidade formados na universidade X. b) todos os funcionrios da prefeitura dessa cidade formados na universidade X so advogados. c) todos os advogados formados na universidade X trabalham nessa cidade. d) dentre todos os habitantes dessa cidade, somente os advogados formaram-se na universidade X. e) existem funcionrios da prefeitura dessa cidade que no se formaram na universidade X. 2) Um dos novos funcionrios de um cartrio, responsvel por orientar o pblico, recebeu a seguinte instruo: "Se uma pessoa precisar autenticar documentos, encaminhe- a ao setor verde." Considerando que essa instruo sempre cumprida corretamente, pode-se concluir que, necessariamente, a) uma pessoa que no precise autenticar documentos nunca encaminhada ao setor verde. b) toda pessoa encaminhada ao setor verde precisa autenticar documentos. c) somente as pessoas que precisam autenticar documentos so encaminhadas ao setor verde. d) a nica funo das pessoas que trabalham no setor verde autenticar documentos. e) toda pessoa que no encaminhada ao setor verde no precisa autenticar documentos. 3) Entre os membros de uma famlia existe o seguinte arranjo: Se Mrcio vai ao shopping, Marta fica em casa. Se Marta fica em casa, Martinho vai ao shopping. Se Martinho vai ao shopping, Mrio fica em casa. Dessa maneira, se Mrio foi ao shopping, pode-se afirmar que: a) Marta ficou em casa. b) Martinho foi ao shopping. c) Mrcio no foi ao shopping e Marta no ficou em casa. d) Mrcio e Martinho foram ao shopping. e) Mrcio no foi ao shopping e Martinho foi ao shopping.

5) Entre outros, trs enfermeiros - Abigail, Bencio e Clvis - foram incumbidos de acompanhar um Programa de Vacinao contra o vrus da dengue, a ser executado em uma mesma estao de trens metropolitanos da cidade de So Paulo. Sabedor de que, no dia estipulado para a execuo do programa, pelo menos um desses trs enfermeiros no havia comparecido ao local designado, o Coordenador do Programa convocou-os a prestar esclarecimentos sobre o assunto, ouvindo deles as seguintes declaraes: Abigail: Bencio faltou e Clvis faltou. Bencio: Clvis compareceu ou Abigail faltou. Clvis: Se Bencio compareceu, ento Abigail faltou. Considerando que as trs declaraes so falsas, correto afirmar que, apenas, a) Abigail faltou. b) Bencio faltou. c) Clvis faltou. d) Abigail e Bencio faltaram. e) Bencio e Clvis faltaram. 6) Considere que as seguintes premissas so verdadeiras: - As condies de trabalho so mudadas ou os funcionrios no fazem exames clnicos anuais. - As condies de trabalho no so mudadas. Como consequncia dessas premissas, uma concluso que resulta em um argumento vlido : a) Os funcionrios fazem exames clnicos anuais. b) As condies de trabalho so mudadas. c) Os funcionrios fazem exames clnicos anuais e as condies de trabalho so mudadas. d) Se os funcionrios fazem exames clnicos anuais, ento as condies de trabalho so mudadas. e) Se as condies de trabalho no so mudadas, ento os funcionrios fazem exames clnicos anuais.

7) Certo dia, trs tcnicos de segurana do trabalho - Altamiro, Baslio e Cndido - inspecionaram obras de expanso da rede de estaes de trens da CPTM. Para que no sujassem seus trajes durante a inspeo, cada um deles vestiu um avental que tinha uma nica das trs cores: azul, verde e cinza. Sabe-se que: * no momento da inspeo, as cores das calas que vestiam eram azul, verde e cinza; * Cndido foi o nico que vestiu o avental que tinha a mesma cor de sua cala; * Nem o avental e nem a cala de Altamiro eram azuis; * Baslio vestiu o avental cinza. Nessas condies, verdade que a) a cala de Altamiro era cinza e a de Cndido era verde. b) o avental de Altamiro era azul e o de Cndido era verde. c) a cala de Baslio era verde e o avental de Altamiro era verde. d) a cala de Baslio era azul e o avental de Cndido era cinza. e) a cala de Cndido era azul e o avental de Altamiro era cinza. 8) Na sequncia a seguir, cada figura formada por vrios quadrados iguais.

Nessas condies, a 21a figura da sequncia ser formada por a) 1.888 quadrados. b) 1.802 quadrados. c) 1.006 quadrados. d) 502 quadrados. e) 458 quadrados. 9) Seis amigos disputaram uma corrida em que no houve empate em nenhuma posio. Sabe-se que: - Paulo no ganhou a corrida; - Bruno chegou depois de Felipe; - Paulo chegou quatro posies frente de Csar; - Srgio ficou imediatamente depois de Felipe na classificao final. Sabendo que um dos amigos chama-se Renato, correto concluir que o primeiro e o ltimo colocados foram, respectivamente, a) Felipe e Bruno. b) Felipe e Csar. c) Felipe e Srgio. d) Renato e Bruno. e) Renato e Csar. Denomina-se proposio toda frase que pode ser julgadacomo verdadeira V ou falsa F , mas no como V e F simultaneamente. As proposies simples so aquelas que no contm mais de uma proposio como parte. As proposies compostas so construdas a partir de outras proposies, usando-se smbolos lgicos e parnteses para evitar ambiguidades. As proposies so usualmente simbolizadas por letras maisculas do alfabeto: A, B, C etc. Uma proposio composta na forma A B, chamada disjuno, lida como A ou B e tem valor lgico F se A e B so F, e V, nos demais casos. Uma proposio composta na forma A B, chamada conjuno, lida como A e B e tem valor lgico V se A e B so V, e F, nos demais casos. Uma proposio composta na forma A B, chamada implicao, lida como se A, ento B e tem valor lgico F se A V e B F, e V, nos demais casos. Alm disso, A, que simboliza a negao da proposio A, V se A for F, e F se A for V. A partir do texto, julgue os itens a seguir. 10) Na sequncia de frases abaixo, h trs proposies. * Quantos tribunais regionais do trabalho h na regio Sudeste do Brasil? * O TRT/ES lanou edital para preenchimento de 200 vagas. * Se o candidato estudar muito, ento ele ser aprovado no concurso do TRT/ES. * Indivduo com 50 anos de idade ou mais no poder se inscrever no concurso do TRT/ES.

11) A negao da proposio "O juiz determinou a libertao de um estelionatrio e de um ladro" expressa na forma "O juiz no determinou a libertao de um estelionatrio nem de um ladro". 12) Caso a proposio "No Brasil havia, em mdia, em 2007, seis juzes para cada 100 mil habitantes na justia do trabalho estadual, mas, no estado do Esprito Santo, essa mdia era de 13 juzes" tenha valor lgico V, tambm ser V a proposio "Se no Brasil no havia, em mdia, em 2007, seis juzes para cada 100 mil habitantes na justia do trabalho estadual, ento, no estado do Esprito Santo, essa mdia no era de 13 juzes". 13) As proposies proposies A e B.

(A) (B)

AB

tm os mesmos valores lgicos para todas as possveis valoraes lgicas das

Uma deduo uma sequncia de proposies em que algumas so premissas e as demais so concluses. Uma deduo denominada vlida quando tanto as premissas quanto as concluses so verdadeiras. Suponha que as seguintes premissas sejam verdadeiras. I Se os processos estavam sobre a bandeja, ento o juiz os analisou. II O juiz estava lendo os processos em seu escritrio ou ele estava lendo os processos na sala de audincias. III Se o juiz estava lendo os processos em seu escritrio, ento os processos estavam sobre a mesa. IV O juiz no analisou os processos. V Se o juiz estava lendo os processos na sala de audincias, ento os processos estavam sobre a bandeja. A partir do texto e das informaes e premissas acima, correto afirmar que a proposio. 14) "Se o juiz no estava lendo os processos em seu escritrio, ento ele estava lendo os processos na sala de audincias" uma concluso verdadeira. 15) "Se os processos no estavam sobre a mesa, ento o juiz estava lendo os processos na sala de audincias" no uma concluso verdadeira. 16) "Os processos no estavam sobre bandeja" uma concluso verdadeira. 17) "Se o juiz analisou os processos, ento ele no esteve no escritrio" uma concluso verdadeira. Proposies so frases que podem ser julgadas comoverdadeiras V ou falsas F , mas no como V e F simultaneamente. As proposies simples so aquelas que no contm nenhuma outra proposio como parte delas. As proposies compostas so construdas a partir de outras proposies, usando-se smbolos lgicos, parnteses e colchetes para que se evitem ambiguidades. As proposies so usualmente simbolizadas por letras maisculas do alfabeto: A, B, C etc. Uma proposio composta da forma A B, chamada disjuno, deve ser lida como A ou B e tem o valor lgico F, se A e B so F, e V, nos demais casos. Uma proposio composta da forma A B, chamada conjuno, deve ser lida como A e B e tem valor lgico V, se A e B so V, e F, nos demais casos. Alm disso, A, que simboliza a negao da proposio A, V, se A for F, e F, se A for V. A partir das informaes do texto, julgue os itens a seguir. 18) A sequncia de frases a seguir contm exatamente duas proposies. * A sede do TRT/ES localiza-se no municpio de Cariacica. * Por que existem juzes substitutos? * Joo um advogado talentoso.

20) A proposio "A Constituio brasileira moderna ou precisa ser refeita" ser V quando a proposio "A Constituio brasileira no moderna nem precisa ser refeita" for F, e vice-versa. 21) Para todos os possveis valores lgicos atribudos s proposies simples A e B, a proposio composta exatamente 3 valores lgicos V e um F. tem

22) Considere que uma proposio Q seja composta apenas das proposies simples A e B e cujos valores lgicos V ocorram somente nos casos apresentados na tabela abaixo.

Nessa situao, uma forma simblica correta para Q

Considere que cada pessoa cujo nome est indicado na tabela abaixo exera apenas uma profisso. Se a clula que o cruzamento de uma linha com uma coluna apresenta o valor V, ento a pessoa correspondente quela linha exerce a profisso correspondente quela coluna; se o valor for F, ento a pessoa correspondente linha no exerce a profisso correspondente quela coluna. Assim, de acordo com a tabela, Jlio administrador, Flvio no contador nem Mrio tcnico de informtica.

Considerando as informaes e a tabela apresentadas acima, correto afirmar que a proposio 23) "Flvio no tcnico em informtica" V. 24) "Jlio no tcnico em informtica e Mrio contador" F. 25) "Mrio no contador ou Flvio tcnico em informtica" V. Considere que cada uma das proposies seguintes tenha valor lgico V. I Tnia estava no escritrio ou Jorge foi ao centro da cidade. II Manuel declarou o imposto de renda na data correta e Carla no pagou o condomnio. III Jorge no foi ao centro da cidade. A partir dessas proposies, correto afirmar que a proposio. 26) "Tnia no estava no escritrio" tem, obrigatoriamente, valor lgico V. 27) "Carla pagou o condomnio" tem valor lgico F. 28) "Manuel declarou o imposto de renda na data correta e Jorge foi ao centro da cidade" tem valor lgico V. 29) Certo ms, alguns analistas do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe executaram as seguintes atividades: elaborao de pareceres tcnicos, implantao e auditoria de projetos. Relativamente s atividades executadas por tais analistas, observou-se que: - todos os que implantaram projetos tambm elaboraram pareceres tcnicos; - alguns, que executaram a auditoria de projetos, tambm elaboraram pareceres tcnicos. Com base nessas observaes, correto afirmar que, com certeza, a) todo analista que elaborou pareceres tcnicos executou a implantao de projetos. b) se algum analista executou a implantao e a auditoria de projetos, ento ele tambm elaborou pareceres tcnicos. c) pelo menos um analista executou tanto a implantao como a auditoria de projetos. d) pelo menos um analista que executou a auditoria de projetos tambm executou a implantao dos mesmos. e) existem analistas que implantaram projetos e no elaboraram pareceres tcnicos.

39. Considere o seguinte argumento. * Ou Paulo fica em casa, ou ele vai ao cinema. * Se Paulo fica em casa, ento faz o jantar. * Se Paulo faz o jantar, ele vai dormir tarde. * Se Paulo dorme tarde, ele no acorda cedo. *Se Paulo no acorda cedo, ele chega atrasado ao seu trabalho. Sabendo-se que Paulo no chegou atrasado ao seu trabalho, de acordo com as regras de raciocnio lgico, correto deduzirse que Paulo a) ficou em casa. b) foi ao cinema. c) fez o jantar. d) dormiu tarde. e) no acordou cedo.

40. Observe que na sentena abaixo h duas palavras destacadas e dois espaos em branco. Cachorro est para . . . . . assim como pernilongo est para . . . . . . Preenchidos corretamente os espaos, a primeira palavra deve ter com a segunda a mesma relao que a terceira tem com a quarta. Nessas condies, as respectivas palavras que devem ocupar as lacunas so: a) cadela - pernalonga b) pelo - garra c) mordida - ferrolhada d) latido - zumbido e) raiva - picada

41. Considere a figura seguinte:

Se fosse possvel deslizar tal figura sobre a folha em que ela est desenhada, certamente ela coincidiria com a figura: a)

b)

c)

d)

e)

42. Os termos da sequncia (25; 22; 11; 33; 30; 15; 45; 42; 21; 63; . . .) so obtidos segundo um determinado padro. De acordo com esse padro o dcimo terceiro termo da sequncia dever ser um nmero a) no inteiro. b) mpar. c) maior do que 80. d) divisvel por 4. e) mltiplo de 11. 43. Na figura abaixo, as letras do alfabeto foram dispostas na forma de um tringulo, obedecendo a determinado critrio.

Considerando que nessa figura no foram usadas as letras K, W e Y, ento, segundo tal critrio, a letra que substituiria corretamente o ponto de interrogao a) P b) Q c) R d) S e) T 44. Sejam as afirmaes: - "Todo policial forte." - "Existem policiais altos." Considerando que as duas afirmaes so verdadeiras, ento, com certeza, correto afirmar que: a) Todo policial alto no forte. b) Todo policial forte alto. c) Existem policiais baixos e fracos. d) Algum policial alto no forte. e) Algum policial forte alto. 45. Certo ms, alguns analistas do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe executaram as seguintes atividades: elaborao de pareceres tcnicos, implantao e auditoria de projetos. Relativamente s atividades executadas por tais analistas, observou-se que: - todos os que implantaram projetos tambm elaboraram pareceres tcnicos; - alguns, que executaram a auditoria de projetos, tambm elaboraram pareceres tcnicos. Com base nessas observaes, correto afirmar que, com certeza, a) todo analista que elaborou pareceres tcnicos executou a implantao de projetos. b) se algum analista executou a implantao e a auditoria de projetos, ento ele tambm elaborou pareceres tcnicos. c) pelo menos um analista executou tanto a implantao como a auditoria de projetos. d) pelo menos um analista que executou a auditoria de projetos tambm executou a implantao dos mesmos. e) existem analistas que implantaram projetos e no elaboraram pareceres tcnicos.

46. Em uma rua, h apenas 4 casas: uma amarela, uma verde, uma branca e uma azul. Cada uma delas tem um nmero diferente, todos com apenas 1 algarismo. Um lado da rua destinado somente para casas cujos nmeros so pares. De maneira anloga, o outro lado destina-se to somente s casas com nmeros mpares. Sabe-se que: - as casas branca e verde ficam de lados opostos da rua; - o n da casa amarela o produto dos nmeros das casas branca e verde; - o n da casa azul corresponde soma dos nmeros das casas branca e verde; - o nmero da casa amarela uma unidade maior do que o nmero da casa azul. correto afirmar que o nmero da casa: a) verde 1. b) branca 2. c) verde 2. d) azul 5. e) amarela 5. 47. Considere as situaes abaixo:

I. Em uma estrada com duas pistas, v-se a placa:

Como voc est dirigindo um automvel, voc conclui que deve trafegar pela pista da esquerda. II. Voc mora em Recife e telefona para sua me em Braslia. Entre outras coisas, voc diz que "Se domingo prximo fizer sol, eu irei praia". No final do domingo, sua me viu pela televiso que choveu em Recife todo o dia. Ento, ela concluiu que voc no foi praia. III. Imagine o seguinte dilogo entre dois polticos que discutem calorosamente certo assunto: - A: Aqui na Cmara t cheio de ladro. - B: Ocorre que eu no sou ladro. - A: Voc safado, t me chamando de ladro. Em cada situao h, no final, uma concluso. Examinando a lgica na argumentao: a) so verdadeiras as concluses das situaes I e II, apenas. b) so verdadeiras as concluses das situaes II e III, apenas. c) so verdadeiras as concluses das situaes I e III, apenas. d) as trs concluses so verdadeiras. e) as trs concluses so falsas.

48. No conjunto dos irmos de Maria, h exatamente o mesmo nmero de homens e de mulheres. Mriam irm de Maria. Elas tm um irmo chamado Marcos. Esse, por sua vez, tem um nico irmo homem: Marcelo. Sabendo-se que Maria e seus irmos so todos filhos de um mesmo casal, o nmero total de filhos do casal : a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Mateus, Marcos, Pedro e Paulo so funcionrios do TCU e encontram-se uma vez por ms para exercitarem seus dotes musicais. Nesse quarteto, h um guitarrista, um flautista, um baterista e um baixista, e cada um toca somente um instrumento. Nesse grupo de amigos, tem-se um auditor ( AUD ), um analista de controle externo ( ACE ), um procurador do Ministrio Pblico (PMP) e um tcnico de controle externo ( TCE ), todos com idades diferentes, de 25, 27, 30 e 38 anos. Alm disso, sabe-se que: < Mateus no tem 30 anos de idade, toca guitarra e no procurador do Ministrio Pblico; < o baterista o analista de controle externo, tem 27 anos de idade e no Marcos; < Paulo tcnico de controle externo, tem 25 anos de idade e no flautista; < o procurador do Ministrio Pblico no baixista e no se chama Pedro; < o auditor tem 38 anos de idade e no baixista. Algumas das informaes acima apresentadas esto contempladas na tabela a seguir, em que cada clula corresponde ao cruzamento de uma linha com uma coluna preenchida com S ( sim ), no caso de haver uma afirmao, e com N ( no ), no caso de haver uma negao.

Com base nas informaes apresentadas, correto afirmar que

49. Mateus tem 38 anos de idade. 50. Paulo o baixista. 51. Pedro tem 25 anos de idade. 52. o auditor o flautista. 53. o procurador do Ministrio Pblico Mateus. 54. (I) Todos advogados ingressam no tribunal por concurso pblico; (II) Jos ingressou no tribunal por concurso pblico; e (III) Joo no advogado ou Joo no ingressou no tribunal por concurso pblico. Nesse caso, tambm verdadeira a proposio a) Jos advogado. b) Joo no advogado. c) Se Jos no ingressou no tribunal por concurso pblico, ento Jos advogado. d) Joo no ingressou no tribunal por concurso pblico. e) Jos ingressou no tribunal por concurso pblico e Joo advogado. 55. Num certo dia do ano o av falou para Helena, sua netinha: "Anteontem voc tinha sete aninhos e j no prximo ano completars dez anos". Todos olharam espantados para o vov pensando que ele estava senil. At que seu filho Bruno olhou a folhinha, sorriu e disse: " incrvel, mas o papai tem razo". Assim, correto afirmar que a) tal situao nunca ocorreria. b) isso s poderia ocorrer nos anos bissextos e em 29 de fevereiro. c) Helena nasceu em 30 de dezembro e o vov disse isso no dia 2 de janeiro. d) Helena nasceu em 31 de dezembro, e o vov disse isso no dia 1 de janeiro. e) isso ocorreria para todo fim de ms, desde que a fala do vov ocorresse no primeiro dia do ms seguinte. 56. Considere as proposies: I Ningum ser considerado culpado ou condenado sem julgamento. II Todos os cidados brasileiros tm garantido o direito de herana. Assinale a opo correspondente proposio logicamente equivalente negao da proposio I do texto. a) Existe algum que ser considerado culpado ou condenado sem julgamento. b) Todos sero considerados culpados e condenados sem julgamento. c) Existe algum que no ser considerado culpado nem condenado sem julgamento. d) Todos sero considerados no-culpados enquanto no forem julgados.

e) No existe algum que no ser considerado culpado ou no ser julgado. 57. Considere as proposies: I Ningum ser considerado culpado ou condenado sem julgamento. II Todos os cidados brasileiros tm garantido o direito de herana. Suponha que sejam verdadeiras as seguintes proposies. III Joaquina no tem garantido o direito de herana. IV Todos aqueles que tm direito de herana so cidados de muita sorte. Se III e IV acima, e II, do texto, so premissas de um argumento, assinale a opo correspondente "concluso", que forma com essas premissas um argumento vlido. a) Joaquina no cidad de muita sorte. b) Todos os que tm direito de herana so cidados brasileiros. c) Joaquina no cidad brasileira. d) Ou todos no tm direito de herana ou todos no so cidados brasileiros. e) Se Joaquina no cidad brasileira, ento Joaquina no de muita sorte.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A E C B C D C A E C E C E C E C C C E C

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

C C E E C E C E B B D B A B E A C E B D

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57

E C D E B D E D C C E E E C D A C

You might also like