You are on page 1of 51

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Ol pessoal! Chegamos nossa ltima aula.

. No fiquem chateados (risos). Espero que vocs tenham gostado do curso e que ele tenha sido til na preparao para o concurso. Acho que foi cumprida a meta de apresentar para vocs o contedo da disciplina da maneira mais didtica e objetiva possvel. Alm disso, foram comentadas mais de 350 questes no decorrer do curso, de modo que considero que vocs tenham em mos um material de qualidade muito boa. Peo desculpas por eventuais erros cometidos e pelas brincadeiras feitas. Ao fim desta aula, inseri uma MENSAGEM FINAL para vocs. No deixem de ler o que escrevi ali. Ressalto que estarei disponvel por meio do frum caso vocs tenham dvidas at o dia da prova. PROPOSTA DE SOLUO DA DISCURSIVA Em virtude da antecipao desta aula e da elaborao do simulado, ainda no tive tempo de elaborar a proposta de soluo da discursiva. Mas em breve ela estar publicada no Quadro de Aviso do curso, ao qual somente os alunos matriculados tm acesso.

Aula 7: SIAFI
Aula 7 Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI: conceito, objetivos, usurios e segurana do sistema (princpios e instrumentos).

1) Introduo 1.1) SIDOR e SIOP Antes de falarmos sobre o SIAFI, acho importante falar rapidamente sobre o SIDOR, j que comum a Banca tentar confundir os conceitos dos dois sistemas na prova. SIDOR - Sistema Integrado de Dados Oramentrios O SIDOR um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal (SOF). OBJETIVO O SIDOR tem por objetivo dotar o PROCESSO ORAMENTRIO do GOVERNO FEDERAL de uma estrutura de processamento de dados conforme as modernas ferramentas da tecnologia de informao, de
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES processos informatizados e estruturas de dados para dar suporte s atividades do Sistema Oramentrio Federal. PRODUTO FINAL O sistema permite a elaborao da proposta oramentria e a reviso do PPA para a formalizao dos PROJETOS de lei do Oramento Anual (PLOA) e do Plano Plurianual, que so encaminhados ao Congresso Nacional. Cada rgo pblico (os usurios de entrada do SIDOR) informa suas aes e previses oramentrias ao sistema. Depois disso, cada ministrio faz uma consolidao dessas informaes que, por ltimo, chegam SOF para uma consolidao final. De todo esse trabalho surge o PLOA, que vai ao Congresso, onde apreciado, emendado, votado e aprovado.

SIOP - Sistema Integrado de Planejamento e Oramento do Governo Federal Embora o CESPE no tenha cobrado nada acerca do sistema SIOP em suas provas recentes, importante comentar que existe, desde 2009, o Sistema Integrado de Planejamento e Oramento do Governo Federal (SIOP), resultado da iniciativa de integrao dos sistemas e processos de Planejamento e Oramento Federais, que visa otimizar procedimentos, reduzir custos, integrando e oferecendo informaes para a gesto pblica.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES 2) SIAFI 2.1) Conceito do SIAFI SIAFI - Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal O SIAFI o sistema de teleinformtica que processa a EXECUO oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da Administrao Federal, com a utilizao de tcnicas eletrnicas de tratamento de dados, objetivando minimizar custos e proporcionar eficincia e eficcia gesto dos recursos alocados no Oramento Geral da Unio. IMPORTANTE A primeira observao importante que fao que o SIAFI um sistema utilizado no mbito da Administrao Federal. comum o CESPE tentar enganar os candidatos, afirmando que o SIAFI utilizado no mbito estadual e municipal, o que no verdade. Portanto, pode-se esquematizar a seguinte diferena bsica entre o SIDOR e o SIAFI.

DVIDA - Professor, no estou entendendo por que est sendo falado tanto em SIDOR se, no nosso edital, no consta esse sistema. Pensei que seria cobrado na prova apenas o SIAFI. Resposta:

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Pessoal, eu sei que no edital no consta nada acerca do SIDOR. Entretanto, conforme j foi comentado, MUITO comum o CESPE colocar uma questo sobre SIAFI confundindo com algum conceito do SIDOR, como, por exemplo, dizendo que o SIAFI cuida do processo de elaborao do oramento, o que no verdade. Desse modo, fundamental que vocs saibam os limites de atuao de cada sistema no processo oramentrio, conforme apresentado a seguir: PROCESSO ORAMENTRIO Aps a aprovao da LOA, a SOF gera os arquivos com as informaes das dotaes oramentrias aprovadas para os rgos, e os remete STN para registro no SIAFI. PLOA o produto final do SIDOR Publicao da LOA incio do SIAFI

AMPLITUDE/ABRANGNCIA 1 - O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as UG at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. 2 - As propostas oramentrias so elaboradas pelas UG a partir dos objetivos e das metas definidos para o exerccio seguinte, consolidadas em nvel de rgo pelas COF e remetidas SOF, que gera a proposta oramentria da Unio. Aps a avaliao, que pode redundar em remanejamentos e cortes, e de acordo com a Lei Oramentria Anual, o Oramento da Unio aprovado pelo Congresso e publicado no Dirio Oficial da Unio. 3 - Aps tal aprovao, a SOF gera os arquivos com as informaes das dotaes oramentrias aprovadas para os rgos, e que remetido STN para registro no SIAFI. 4 Prof. Marcel Guimares www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES 4 - De posse das informaes registradas no sistema, as COF definem os limites oramentrios das UG sob sua jurisdio e procedem descentralizao e transferncia dos crditos, permitindo, assim, que se inicie a execuo oramentria. 5 - As UG passam ento a firmar contratos para aquisio de bens e servios, no sentido de cumprir suas metas; emite os empenhos, a partir da contratao desses bens e servios, formalizando os compromissos financeiros assumidos com fornecedores e prestadores de servio. 6 - Uma vez efetuada a entrega do bem adquirido, ou efetivada a prestao dos servios contratados, e de acordo com sua programao financeira, a UG, de posse dos documentos comprobatrios, procede liquidao da despesa, ou efetua o pagamento ao fornecedor simultaneamente liquidao, encerrando-se desta forma, a execuo financeira e realizada automaticamente a contabilizao dos atos e fatos praticados pela UG. 7 - A qualquer momento, possvel emitir as demonstraes contbeis e conhecer os saldos oramentrios e financeiros da UG. Os itens 1 e 7 acima so os mais cobrados em provas de concursos. Os demais no costumam aparecer muito em provas de concursos. SIAFI Integrao dos Dados O SIAFI permite acompanhar as atividades relacionadas com a administrao financeira dos recursos da Unio, centraliza e uniformiza o processamento da execuo oramentria, atravs da integrao dos dados, que abrange essencialmente:

2.2) Histrico e Antecedentes At o exerccio de 1986, o Governo Federal convivia com uma srie de problemas de natureza administrativa que dificultavam a adequada gesto dos
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES recursos pblicos e a preparao do oramento unificado, que passaria a vigorar em 1987. A soluo desses problemas representava um verdadeiro desafio poca para o Governo Federal. O primeiro passo para isso foi dado com a criao da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, em 10 de maro de 1986, para auxiliar o Ministrio da Fazenda na execuo de um oramento unificado a partir do exerccio seguinte. A STN, por sua vez, identificou a necessidade de informaes que permitissem aos gestores agilizar do processo decisrio, tendo sido essas informaes qualificadas, poca, de gerenciais. Dessa forma, optou-se pelo desenvolvimento e implantao de um sistema informatizado, que integrasse os sistemas de programao financeira, de execuo oramentria e de controle interno do Poder Executivo e que pudesse fornecer informaes gerenciais, confiveis e precisas para todos os nveis da Administrao. Desse modo, a STN definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI em menos de um ano, implantando-o em janeiro de 1987, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos pblicos. Com o SIAFI, os problemas de administrao dos recursos pblicos que apontamos anteriormente ficaram solucionados. Hoje o Governo Federal tem uma Conta nica para gerir, de onde todas as sadas de dinheiro ocorrem com o registro de sua aplicao e do servidor pblico que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficincia e eficcia a correta utilizao dos recursos da Unio. Portanto, a criao do SIAFI foi viabilizada com a criao da STN em 1986. O SIAFI foi implantado em 1987.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e Amrica Latina, que tm enviado, frequentemente, suas delegaes Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada e absorver a experincia adquirida, visando implantao de sistema similar no seu pas de origem. A eficincia do SIAFI como instrumento para controle da execuo oramentria gerou interesse dos Estados e Municpios por um instrumento semelhante. Assim foi criado o SIAFEM - Sistema Integrado de Administrao Financeira para Estados e Municpios. importante destacar que o SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema.

2.3) Estrutura do SIAFI O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia, ligado por teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudos no Pas e no exterior. Essa ligao, que feita pela rede de telecomunicaes do SERPRO e tambm pela conexo a outras inmeras redes externas, que garante o acesso ao sistema s quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES

ATENO Prestem ateno no que acabou de ser afirmado! possvel acessar o SIAFI do exterior, para uso das embaixadas brasileiras. Essa uma possvel pegadinha na prova, j que a tendncia natural pensarmos que estaria errado um item que efetuasse tal afirmao. O SIAFI foi concebido para se estruturar por exerccios: cada ano equivale a um sistema diferente (SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.). Apenas a ttulo de curiosidade, j que isso no consta no nosso edital, cada sistema est organizado por subsistemas - atualmente so 21 - e estes, por mdulos. Dentro de cada mdulo esto agregadas inmeras transaes, que guardam entre si caractersticas em comum. Nesse nvel de transao que so efetivamente executadas as diversas operaes do SIAFI, desde entrada de dados at consultas.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES 2.4) Utilizao No Portal do SIAFI, encontra-se a seguinte definio: SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio.
Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi

QUEM OBRIGADO A OPERAR NO SIAFI?

NOTA Pessoal, observo que a figura acima meramente didtica e ilustrativa. bvio que as agncias so autarquias de natureza especial. Mas como uma pergunta que sempre feita em sala de aula, achei importante separar dessa forma. UTILIZAO - Outras entidades Alm dos anteriores (OFSS), o sistema tambm PODE ser utilizado pelas:

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES - Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais: apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) dos rgos que utilizam o sistema. - ENTIDADES DE CARTER PRIVADO tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da CELEBRAO DE CONVNIO ou ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAO TCNICA entre os interessados e a STN.

DVIDA - Professor, no entendi. Antes voc tinha dito que o SIAFI era usado apenas no mbito federal. Agora j tem uma possibilidade de uso por entidades pblicas federais, estaduais e municipais. Afinal, o sistema ou no somente para a Unio? Resposta: Calma, pessoal, no to complicado como parece. Estudamos que o SIAFI o sistema de teleinformtica que processa a EXECUO oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da Administrao Federal. Entretanto, existem casos em que entidades federais ou at mesmo estaduais ou municipais, mesmo no sendo obrigadas a usar o SIAFI, podem acess-lo de forma parcial, apenas para consultar determinadas informaes de seu interesse. Querem ver um exemplo? Vrios rgos pblicos federais localizados em Braslia utilizam servios pblicos prestados pelo governo local, como fornecimento de gua, energia eltrica, telefone, esgoto, etc. Assim, a Unio deve pagar s entidades locais os valores referentes prestao mensal desses servios. Desse modo, essas entidades do governo do
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

10

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Distrito Federal, apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) PODEM, caso queiram, utilizar o SIAFI. FORMAS DE ACESSO Existem duas formas de acesso ao SIAFI: ON LINE e OFF LINE.

Cabe Secretaria do Tesouro Nacional definir qual a forma de acesso de cada UG, ouvindo o respectivo Ministrio ou rgo.

DICA
No que se refere forma de acesso, o assunto mais cobrado em prova o fato de, na forma de acesso OFF-LINE, a UG no introduzir os dados diretamente no sistema, sendo necessrio que a unidade gestora - UG repasse a uma outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis.

DVIDA

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

11

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES - Professor, o que unidade gestora - UG? Resposta: Pessoal, quando estamos estudando o SIAFI, comum aparecerem os conceitos de UG e UO, a saber: UNIDADE ORAMENTRIA (UO) - repartio da administrao federal a que o oramento da Unio consigna dotaes especficas para a realizao de seus programas de trabalho e sobre os quais essa repartio exerce o poder de disposio. UNIDADE GESTORA (UG) - unidade oramentria ou administrativa que realiza atos de gesto oramentria, financeira e/ou patrimonial. MODALIDADES DE USO Outro ponto importante a ser abordado so as modalidades de uso, TOTAL e PARCIAL.

Os rgos que se valem da utilizao do sistema na modalidade parcial faro uso somente dos grupos de eventos prprios para essa modalidade

DICA
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

12

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES No que se refere s modalidades de uso, o ponto mais cobrado em provas o fato de, na modalidade de uso PARCIAL, o SIAFI no substituir a contabilidade do rgo, sendo necessrio o envio de balancetes para incorporao de saldos. No caso da modalidade de uso TOTAL, observa-se que o SIAFI constitui a base de dados oramentrios, financeiros e contbeis para todos os efeitos legais, sendo possvel, portanto, que substitua a contabilidade do rgo. ATENO obrigatria a utilizao do sistema na modalidade de uso TOTAL por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de carter financeiro. Os rgos dos Poderes Legislativos e Judicirio podero, tambm, fazer uso do sistema na modalidade total.

Onde PCU = Plano de Contas nico do Governo Federal Cabe ressaltar que existem casos de empresas pblicas que, mesmo no sendo obrigadas, utilizam o SIAFI como sistema contbil, como o caso do SERPRO e da Casa da Moeda, que integram o oramento de investimento das estatais, mas utilizam o sistema na modalidade total. Notem que os Manuais do SIAFI se referem, a todo momento, ao plano de contas nico, utilizado no mbito federal. Trata-se do Plano de Contas antigo, de 6 classes. Portanto, no constam ainda nos manuais do sistema as diretrizes relativas ao novo plano de contas (8 classes). Isso porque os manuais do sistema ainda no foram atualizados aps a publicao no novo PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico), vlido para Unio, Estados, DF e Municpios. Desse modo, na prova, quando a questo se tratar de SIAFI, o que estar valendo 13 Prof. Marcel Guimares www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES o Plano de Contas nico, vlido somente para o Governo Federal (6 classes).

DVIDA - Professor, o fato de uma entidade usar o SIAFI na modalidade total a obriga a ter acesso on-line? Resposta: Pessoal, a modalidade de uso e a forma de acesso no dependem uma da outra. Existem entidades que utilizam o sistema na modalidade parcial e esto interligadas na forma on-line, ou seja, utilizam o sistema de forma voluntria. Normalmente, essas entidades celebram termo de cooperao tcnica com a STN para utilizao da Conta nica, com o objetivo de agilizar as transaes com unidades do Sistema com imediata identificao dos pagamentos efetuados. Como exemplo, podese citar a ECT (Correios), que usa o SIAFI na modalidade parcial, com o objetivo de facilitar o pagamento de faturas de entidades integrantes do SIAFI. Existem casos de empresas prestadoras de servios que nem pertencem ao Governo Federal, como o caso da Companhia de Energia de Braslia - CEB, mas que integram o SIAFI. Em contrapartida, essas entidades so obrigadas a efetuar o recolhimento de seus tributos tambm por meio do SIAFI. 2.5) Objetivos OBJETIVOS DO SIAFI: Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade,
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

14

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos BALANCETES dos ESTADOS E MUNICPIOS e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo FEDERAL; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo FEDERAL. Na Seo 020800 - ACESSO E SEGURANA DO SISTEMA SIAFI, constam, ainda, os seguintes objetivos: Permitir aos segmentos da sociedade transparncia dos gastos pblicos; obterem a necessria

Permitir a programao e o acompanhamento fsico-financeiro do oramento, em nvel analtico; Pessoal, a pegadinha clssica em questes sobre os objetivos do SIAFI a Banca induzir o candidato a achar que o sistema utilizado pelos governos estaduais e municipais, e no somente pelo governo federal. Mas ns sabemos que apenas o governo FEDERAL que utiliza o sistema, salvo algumas excees, j estudadas.

DICA
Observem que quase todos os objetivos se relacionam ao governo FEDERAL. H somente um caso que feita referncia a estados e municpios, que no caso do registro contbil dos BALANCENTES. Portanto, fiquem de olho nesse detalhe na prova. Somente neste caso que estar correto vincular um objetivo do SIAFI a estados e municpios. O outro caso em que est correto vincular o SIAFI a entidades estaduais e municipais aquele do recebimento de receitas, j estudado anteriormente. 2.6) Segurana do Sistema (princpios e instrumentos)
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

15

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES O SIAFI apresenta uma srie de mtodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manuteno da integridade dos dados e do prprio sistema. Esta proteo se d tanto contra utilizaes indevidas ou desautorizadas como eventuais danos que pudessem ser causados aos dados. Assegura-se, portanto, a confiabilidade dos dados no sistema, sua responsvel utilizao e a responsabilizao dos gestores e usurios que delas dispe. A segurana do instrumentos: Sistema tem por base os seguintes princpios e

SEGURANA DO SISTEMA 2.6.1) SENHA Para utilizar o SIAFI, os usurios so habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha SENHA, quando so especificados os PERFIS e NVEIS DE ACESSO de cada usurio. Perfil o conjunto de determinadas transaes atribudos a cada Operador, para atender s necessidades de execuo e consulta ao Sistema. O nvel de acesso determina o grau de incluso de dados e a abrangncia das consultas feitas pelo usurio no sistema SIAFI. Cabe sempre lembrar que o usurio responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurana institudos pela STN, sujeitando-se s consequncias das sanes penais ou administrativas cabveis em decorrncia do mau uso. ACESSO Usurios O SIAFI deve ser acessado, preferencialmente, por servidores pblicos vinculados diretamente ao rgo responsvel pelos lanamentos no sistema ou por ele requisitados. Em casos 16 Prof. Marcel Guimares www.pontodosconcursos.com.br

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES excepcionais, usurios terceirizados podero, sob autorizao expressa do titular da Unidade Gestora, ser cadastrados no SIAFI. O acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI somente ser autorizado aps o prvio cadastramento e habilitao dos usurios. Para viabilizar esse cadastramento, cada rgo da Administrao Direta do Governo Federal deve indicar, formalmente, Secretaria do Tesouro Nacional um servidor, e seu substituto, para serem os responsveis pelo processo de cadastramento dos usurios do Sistema no mbito do respectivo rgo denominados Cadastradores de rgo. So considerados como rgos da Administrao Direta do Governo Federal, para efeito do estabelecido no pargrafo anterior, os Ministrios, o Ministrio Pblico, a Advocacia Geral da Unio, os Tribunais do Poder Judicirio, as Casas do Poder Legislativo e as Secretarias da Presidncia da Repblica. NVEIS DE ACESSO - USURIOS

rgos que possuem cadastradores nvel 09: Prof. Marcel Guimares www.pontodosconcursos.com.br

17

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Secretaria do Tesouro Nacional; Secretaria Federal de Controle Interno; Cmara dos Deputados; Senado Federal; Ministrio Pblico Federal; Tribunal de Contas da Unio.

2.6.2) Conformidade Contbil A Conformidade Contbil a conferncia efetuada pelas Unidades Setoriais Contbeis de UG e de rgo tendo como objetivo assegurar o fiel e tempestivo registro dos dados contbeis registrados pelas UG no SIAFI, relativos aos atos e fatos de sua gesto financeira, oramentria e patrimonial, de acordo com a documentao. 2.6.3) Conformidade de Operadores A Conformidade de Operadores OU CIRCULARIZAO DE SENHAS tem por objetivo automatizar a rotina peridica de confirmao ou desativao de usurio pela prpria Unidade Gestora (UG), atravs de seu operador habilitado a proceder a confirmao. A no execuo da Conformidade de Operadores no ms implica a suspenso dos usurios da UG. 2.6.4) Conformidade de Registro de Gesto A Conformidade dos Registros de Gesto consiste na certificao dos registros dos atos e fatos de execuo oramentria, financeira e patrimonial includos no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI e da existncia de documentos hbeis que comprovem as operaes. 2.6.5) Identificao das Operaes do Usurio Quando o usurio entra no sistema, automaticamente so registrados o seu CPF, a hora e de qual terminal foi feito o acesso. Esta medida tem o objetivo de monitorar as aes danosas ou fraudulentas executadas utilizando-se o sistema. Da mesma forma, a incluso ou modificao de dados no sistema tambm registrada com a identificao do CPF, a hora e o nome do autor da operao.

2.6.6) Integridade e Fidedignidade dos Dados Prof. Marcel Guimares www.pontodosconcursos.com.br

18

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Uma vez registrado um documento no sistema, no permitida a sua alterao. A imutabilidade dos documentos permite que sejam acompanhadas todas as modificaes nos dados do sistema e para a correo ou anulao de um documento j registrado necessrio que seja includo um novo documento de forma a retificar o anterior. 2.6.7) Inalterabilidade dos Documentos Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps sua contabilizao, qualquer irregularidade for constatada nesses dados, somente ser possvel corrigi-la por meio da emisso de um novo documento que efetue o acerto do irregular.

DICA
De todos esses procedimentos de segurana, os mais cobrados em prova so a SENHA e a INALTERABILIDADE DOS DOCUMENTOS. importante destacar que os documentos registrados no SIAFI no podem ser alterados. Em caso de erro, necessrio que seja includo um novo documento de forma a retificar o anterior.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

19

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES 3) Questes comentadas (CESPE/SESAS ES 2011: CARGO: ESPECIALISTA EM GESTO, REGULAO E VIGILNCIA EM SADE REA DE FORMAO 5: CONTADOR ATUAO: AUDITORIA) Com relao a caractersticas, modalidades de uso e universo dos usurios do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir. 1 - (CESPE/SESAS ES 2011 - Item 116) Em razo do comprovado desempenho do SIAFI para a execuo oramentria, financeira e contbil, o sistema utilizado atualmente por todas as administraes estaduais e municipais. A regra o uso do SIAFI no mbito Federal, por entidades constantes dos oramentos fiscal e da seguridade social. Entretanto, alm dos rgos federais (OFSS), o sistema tambm PODE ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) dos rgos que utilizam o sistema. Portanto, NO se pode afirmar que o SIAFI utilizado atualmente por todas as administraes estaduais e municipais. Gabarito: ERRADO 2 - (CESPE/SESAS ES 2011 - Item 117) O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia e ligado, por teleprocessamento, aos rgos do governo federal no Brasil e no exterior. exatamente isso, pessoal. Vimos que o SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia, ligado por teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudos no Pas e no exterior. Seria o caso do uso do sistema pelas embaixadas, por exemplo.

Gabarito: CERTO
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

20

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/ANTAQ/Caderno L/ 2009 - Cargo 10: Analista Administrativo Qualquer rea de Formao) 3 - (CESPE/ANTAQ/Caderno L/ 2009 - Cargo 10 - Item 74) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. O SIDOR utilizado para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria do GOVERNO FEDERAL, e NO dos ENTES GOVERNAMENTAIS, como afirmado na assertiva. Gabarito: ERRADO (CESPE/SEPLAG/DFTRANS 2008 - Cargo 3: Analista de Transportes Urbanos Especialidade: Contador) Em relao ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), julgue o item abaixo. 4 - (CESPE/SEPLAG/DFTRANS 2008 - Cargo 3 - Item 82) Cabe Secretaria do Tesouro Nacional definir a forma de acesso de cada unidade gestora ao SIDOR, bem como solicitar a alterao dessa forma de acesso, de acordo com a necessidade do rgo solicitante. A STN faz a gesto do SIAFI. O rgo responsvel pelo SIDOR a SOF.

Gabarito: ERRADO (CESPE/ANEEL 2010 Cargo 7: Analista Administrativo rea 2) Com relao amplitude do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), Julgue o item que se segue. 5 - (CESPE/ANEEL 2010 Cargo 7- Item 82) Abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at a emisso das demonstraes contbeis mensais e
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

21

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. Vimos na parte terica que o SIAFI de fato abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as UG at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. Gabarito: CERTO (CESPE/STM 2010 - CARGO 20: ANALISTA JUDICIRIO REA: APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE) Acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir. 6 - (CESPE/STM 2010 - CARGO 20 - Item 89) O SIAFI foi utilizado, em sua implantao, apenas pelo Poder Executivo, tendo se expandido pelos demais Poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. Exatamente isso, pessoal. O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema.

Gabarito: CERTO (CESPE/MPU 2010 - Cargo 30: Analista de Oramento) Julgue os itens a seguir, no que se refere ao sistema integrado de administrao financeira (SIAFI) do governo federal. 7 - (MPU 2010 - Cargo 30 - Item 94) O SIAFI centraliza e uniformiza, por meio da integrao dos dados, o processamento da execuo
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

22

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES oramentria, que abrange, essencialmente, a programao financeira, a execuo contbil e a administrao oramentria. O SIAFI permite acompanhar as atividades relacionadas com a administrao financeira dos recursos da Unio, centraliza e uniformiza o processamento da execuo oramentria, atravs da integrao dos dados, que abrange essencialmente:

Gabarito: CERTO (CESPE/DPU 2010 - Cargo 5: Contador 17) 8 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa B) A implantao do SIAFI foi viabilizada aps a criao, em 1986, da Secretaria Federal de Controle Interno, com o objetivo de promover a modernizao e a integrao dos sistemas de programao financeira, de execuo oramentria e de contabilidade. A criao do SIAFI foi viabilizada com a criao da STN em 1986, e no da SFC/CGU. Vale lembrar que o SIAFI foi implantado em 1987.

Gabarito: ERRADO (CESPE/DPU 2010 - Cargo 5: Contador 17) 9 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa C) O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo,
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

23

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. Acabamos de ver uma questo bem parecida. O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. Gabarito: CERTO (CESPE/TCU/2009 - Cargo 4: Tcnico Federal de Controle Externo rea: Apoio Tcnico e Administrativo Especialidade: Tcnica Administrativa) 10 - (TCU/2009 - Cargo 4 - Item 91) O SIAFI abrange a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais; entretanto, como permite, a qualquer momento, apurar os saldos oramentrios e financeiros, possibilita, tambm a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstraes. Estudamos na parte terica amplitude/abrangncia do sistema: os seguintes itens relativos

1 - O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as UG at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. 7 - A qualquer momento, possvel emitir as demonstraes contbeis e conhecer os saldos oramentrios e financeiros da UG. O item misturou o conhecimento dos dois dispositivos. Gabarito: CERTO (CESPE/CESPE/UNIPAMPA/2009 Contabilidade) Cargo 39: Tcnico de

O SIAFI, como sistema computacional, foi implantado em 1987, tornando-se, desde ento, um importante instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal, configurando-se, atualmente, no maior e mais abrangente instrumento de administrao das finanas pblicas, entre os seus congneres conhecidos no mundo. A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e Amrica
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

24

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Latina, que tm enviado, frequentemente, suas delegaes Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada e absorver a experincia adquirida, visando implantao de sistema similar no seu pas de origem. At o exerccio de 1986, o governo federal enfrentava uma srie de problemas de natureza administrativa que impedia a adequada gesto dos recursos pblicos e dificultava a preparao do oramento unificado, que passaria a vigorar em 1987. Internet: adaptaes). <www.manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br> (com

A partir desse texto, julgue os itens subsequentes. 11 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 86) O SIAFI um sistema computacional de acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal. O SIAFI o sistema de teleinformtica que processa a EXECUO oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da Administrao Federal, com a utilizao de tcnicas eletrnicas de tratamento de dados, objetivando minimizar custos e proporcionar eficincia e eficcia gesto dos recursos alocados no Oramento Geral da Unio.

Gabarito: CERTO 12 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 87) O SIAFI tem despertado somente a ateno de organismos internacionais. O sistema tem despertado interesse em Estados e Municpios (Siafem), alm de pases e organismos internacionais. Gabarito: ERRADO 13 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 88) O governo federal implantou o SIAFI em 1986. J estudamos que o SIAFI foi implantado em 1987. A STN que foi criada em 1986.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

25

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Gabarito: ERRADO (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) Em relao ao SIAFI, que o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal, assinale a opo incorreta. 14 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa A) A implantao do SIAFI foi viabilizada mediante a criao da Secretaria do Tesouro Nacional. exatamente isso, pessoal. J vimos que o item est correto. Observo que a cobrana desse histrico do SIAFI bastante comum em provas do CESPE. E quando estamos estudando no damos a menor importncia para esse tipo de detalhe. Cuidado com isso na prova! Gabarito: CERTO (CESPE/MPU 2010 - Cargo 30: Analista de Oramento) 15 - (MPU 2010 - Cargo 30 - Item 95) As entidades pblicas federais, estaduais e municipais podem utilizar o SIAFI para receber, por meio da conta nica do governo federal, receitas como taxas de energias, de gua, de telefone, entre outras dos rgos que utilizam o sistema. Vimos que o SIAFI deve ser utilizado obrigatoriamente pelos rgos e entidades constantes dos oramentos fiscal e da seguridade social (OFSS). Embora o sistema seja utilizado no mbito federal, existe um caso especfico em que entidades federais, estaduais e municipais podem utiliz-lo, que exatamente na ocasio descrita na alternativa: para o recebimento, pela Conta nica do Governo Federal, de suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) dos rgos que utilizam o sistema. Gabarito: CERTO (CESPE/SAD PE 2009 - Cargo 1: Analista em Gesto Administrativa Qualificao: Contador) 16 - (SAD PE 2009 - Cargo 1 - Questo 36 Alternativa C) permitida a utilizao do SIAFI na modalidade de uso parcial por parte dos
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

26

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES rgos e entidades do Poder Executivo que integram os oramentos fiscal e da seguridade social. Claro que no, pessoal. Os rgos e entidades constantes do OFSS so obrigados a utilizar o SIAFI na modalidade TOTAL.

Gabarito: ERRADO (CESPE/ ME/2008 - Cargo 5: Contador) 17 - (CESPE/ ME/2008 - Cargo 5 - Item 69) O SIAFI um sistema informatizado que controla a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da administrao pblica direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no oramento fiscal e(ou) no oramento da seguridade social da Unio. Acabamos de ver que esse item est correto. Os rgos e entidades constantes do OFSS so obrigados a utilizar o SIAFI (na modalidade TOTAL). QUEM OBRIGADO A OPERAR NO SIAFI?

Gabarito: CERTO www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Marcel Guimares

27

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/MEC 2005 - Cargo 7: Contador 10) 18 - (CESPE/MEC 2005 - Cargo 7 - Item 98) O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) pode ser utilizado tambm por entidades pblicas estaduais e municipais, para receberem suas receitas, e por entidades de carter privado, mediante celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a Secretaria do Tesouro Nacional. Alm dos rgos e entidades constantes do (OFSS), o sistema tambm PODE ser utilizado pelas: - Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais: apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) dos rgos que utilizam o sistema. - ENTIDADES DE CARTER PRIVADO tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da CELEBRAO DE CONVNIO ou ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAO TCNICA entre os interessados e a STN.

Gabarito: CERTO (CESPE/MI Caderno Amarelo 2009 - Cargo 1: Analista TcnicoAdministrativo) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios do Governo Federal (SIDOR), julgue os prximos itens. 19 - (MI Caderno Amarelo 2009 - Cargo 1- Item 67) Na forma de acesso ao SIAFI denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. Estudamos que existem duas formas de acesso ao SIAFI: ON LINE e OFF LINE. No caso desta ltima forma, temos as seguintes caractersticas:
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

28

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES

Portanto, na forma de acesso OFF-LINE, a unidade gestora precisa de fato repassar a outra unidade (plo de digitao) a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. Gabarito: CERTO (CESPE/TCU/2008 - Cargo 2.1: Analista de Controle Externo rea/Especialidade: Controle Externo Orientao: Auditoria Governamental) 20 - (CESPE/TCU/2008 - Cargo 2.1 - Item 198) O fornecimento continuado de dados contbeis do Sistema Integrado de Administrao Financeira do governo federal (SIAFI), por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, permitido s instituies pblicas em geral e s entidades do setor privado, mediante habilitao no sistema desejado, a qual renovvel periodicamente e, em alguns casos, feita com base em termo de cooperao tcnica. Primeiramente, importante notar que as ENTIDADES DE CARTER PRIVADO tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da CELEBRAO DE CONVNIO ou ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAO TCNICA entre os interessados e a STN. Entretanto, no permitido o acesso s INSTITUIES PBLICAS EM GERAL, mas apenas quelas constantes do OFSS e s entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais, apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc.) dos rgos que utilizam o sistema. importante comentar que essa questo da prova do TCU de 2008 cobrou um conhecimento que no estava expresso no edital, constante da INSTRUO NORMATIVA STN N 04, DE 05 DE JUNHO DE 2008, que disciplina os procedimentos de fornecimento de dados registrados nos sistemas do complexo SIAFI, geridos pela STN, a outras entidades. Destaco a seguir, os principais pontos dessa instruo:
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

29

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Art. 3 O fornecimento de dados ser condicionado sempre celebrao do Termo de Cooperao Tcnica entre a STN e a entidade solicitante, conforme modelo proposto nesta instruo normativa, Anexo I. 1 O Termo de Cooperao Tcnica definir: I. a forma de fornecimento de dados; II. o ressarcimento de custos; III. as obrigaes da entidade solicitante quanto ao uso da informao e o dever de sigilo. (...) Art. 4 O fornecimento de dados poder ser de forma eventual ou continuada, observados os seguintes conceitos: I. fornecimento eventual: aquele de incidncia isolada; II. fornecimento continuado: aquele de incidncia repetida periodicidade definida. (...) Art. 6 O fornecimento continuado com acesso on line s bases de dados dos sistemas fica limitado s instituies de direito pblico. Portanto, existem dois erros na assertiva. O primeiro, j comentado, que o fornecimento continuado de dados contbeis do SIAFI, por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, apenas permitido s instituies de direito pblico (OFSS + recebimento de receitas em casos especficos), e no s instituies pblicas em geral. Alm disso, esse fornecimento continuado com acesso online s bases no permitido s entidades do setor privado, que somente podem ter acesso de forma eventual. Gabarito: ERRADO (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) 21 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa C) O SIAFI permite que as unidades gestoras, na efetivao dos seus registros, acessem-no de forma online ou offline. exatamente isso, pessoal. O acesso ao SIAFI pode ser feito de forma online ou off-line. Cuidado apenas para no confundir forma de acesso com modalidade de uso (total ou parcial).
Prof. Marcel Guimares

com

www.pontodosconcursos.com.br

30

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Gabarito: CERTO (CESPE/SESAS ES 2011: CARGO: ESPECIALISTA EM GESTO, REGULAO E VIGILNCIA EM SADE REA DE FORMAO 5: CONTADOR ATUAO: AUDITORIA) 22 - (SESAS ES 2011 - Item 118) No caso da modalidade de uso parcial do SIAFI, necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. Estudamos as duas modalidades de uso do SIAFI, TOTAL e PARCIAL. Neste ltimo caso, as caractersticas so as seguintes:

Desse modo, no caso da modalidade de uso parcial do SIAFI, realmente necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. Gabarito: CERTO (CESPE/MPU 2010 - Cargo 44: Analista Especialidade: Atuarial) A respeito das caractersticas e da amplitude do SIAFI, julgue os itens subsequentes. 23 - (MPU 2010 - Cargo 44 - Item 127) A modalidade de uso parcial do SIAFI, pelo rgo, no substitui a contabilidade da unidade, sendo, portanto, necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. Acabamos de ver que esse item est correto. Gabarito: CERTO 24 - (MPU 2010 - Cargo 44 - Item 128) A centralizao permite a padronizao dos mtodos e das rotinas de trabalho sem que se crie qualquer restrio ou rigidez para a gesto dos recursos, que permanece sob o total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

31

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Dentre os OBJETIVOS DO SIAFI, consta o seguinte: Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. Assim, a assertiva est correta. Gabarito: CERTO (CESPE/STM 2010 - CARGO 23: TCNICO JUDICIRIO REA: APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), criado pelo governo federal para modernizar e integrar os sistemas de programao financeira e execuo oramentria, julgue os itens subsequentes. 25 - (STM 2010 - CARGO 23 - Item 103) O SIAFI utilizado pelas unidades gestoras, que, para fins contbeis, so equivalentes a unidades administrativas. Na parte terica, apresentamos a diferena entre UO e UG: UNIDADE ORAMENTRIA (UO) - repartio da administrao federal a que o oramento da Unio consigna dotaes especficas para a realizao de seus programas de trabalho e sobre os quais essa repartio exerce o poder de disposio. UNIDADE GESTORA (UG) - unidade oramentria ou administrativa que realiza atos de gesto oramentria, financeira e/ou patrimonial. Desse modo, as UGs no so equivalentes, para fins contbeis, a unidades administrativas, visto que as UGs realizam atos de gesto oramentria, financeira e/ou patrimonial. Entretanto, nem toda unidade administrativa pode ser considerada uma UG. Gabarito: ERRADO (CESPE/DPU 2010 - Cargo 5: Contador 17) 26 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa D) Mesmo na modalidade de uso parcial, o SIAFI substitui a contabilidade da unidade, no sendo necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

32

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES Acabamos de ver que, na modalidade de uso parcial, o SIAFI no substitui a contabilidade da unidade, sendo, portanto, necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. Gabarito: ERRADO (CESPE/STM/2004 - Cargo 6: Tcnico Judicirio rea de Apoio Especializado Especialidade: Contabilidade) O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) o sistema que processa a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da administrao federal. Acerca do SIAFI, julgue os seguintes itens. 27 - (CESPE/ STM/2004 - Cargo 6 - Item 119) Um dos objetivos do SIAFI permitir que os segmentos da sociedade obtenham a necessria transparncia dos gastos pblicos. Dentre os OBJETIVOS DO SIAFI, consta o seguinte: Permitir aos segmentos da sociedade transparncia dos gastos pblicos; Gabarito: CERTO (CESPE/STF 2008 - Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade) Considerando os objetivos do SIAFI, julgue o item abaixo. 28 - (CESPE/STF 2008 - Cargo 2 - Item 117) Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos federal, estadual e municipal. Esta uma pegadinha clssica em questes que tratam dos objetivos do SIAFI. Vejam o OBJETIVO de que trata a assertiva: Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo FEDERAL; Portanto, lembre-se de que o SIAFI um sistema de mbito FEDERAL, no devendo, portanto, integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos estadual e municipal. Gabarito: ERRADO obterem a necessria

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

33

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/TJDFT 2008 - Cargo 9: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Contabilidade) O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil do governo federal. Acerca dos objetivos do SIAFI, julgue o prximo item. 29 - (CESPE/TJDFT 2008 - Cargo 9 - Item 82) Um dos objetivos do SIAFI permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas. Dentre os OBJETIVOS DO SIAFI, consta o seguinte: Permitir o registro contbil dos BALANCETES dos ESTADOS E MUNICPIOS e de suas supervisionadas; Comentamos na parte terica que quase todos os objetivos se relacionam ao governo FEDERAL. H somente um caso em que feita referncia a estados e municpios, que exatamente esse apontado na questo. Portanto, fiquem atentos a esse detalhe na prova. Somente neste caso (BALANCETES) que estar correto vincular um objetivo do SIAFI a estados e municpios. Gabarito: CERTO (CESPE/TST 2007 - Cargo 3: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade) O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal. Acerca dos objetivos do SIAFI, julgue os seguintes itens. 30 - (CESPE/TST 2007 - Cargo 3 - Item 122) objetivo do SIAFI proporcionar transparncia dos gastos dos governos federal, estadual, distrital e municipal. J vimos que um dos objetivos do SIAFI : Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo FEDERAL. Novamente, a Banca tentou confundir o candidato com a mesma armadilha. J sabemos que o SIAFI um sistema de mbito FEDERAL, no devendo, portanto, proporcionar transparncia dos gastos dos governos estadual, distrital e municipal. Gabarito: ERRADO
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

34

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES 31 - (CESPE/TST 2007 - Cargo 3 - Item 123) O SIAFI visa padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, mas com a permanncia do controle pelo ordenador de despesa de cada unidade gestora. Tambm j vimos uma questo parecida. Dentre os OBJETIVOS DO SIAFI, consta o seguinte: Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Gabarito: CERTO (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) 32 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa D) O acesso ao SIAFI para o registro de documentos ou para consultas autorizado somente aps prvio cadastramento e habilitao dos usurios. O acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI somente ser autorizado aps o prvio cadastramento e habilitao dos usurios. Gabarito: CERTO (CESPE/UNIPAMPA-2009- Cargo 9: Contador) Acerca do processo de gerenciamento e segurana do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subsequentes. 33 - (CESPE/UNIPAMPA-2009- Cargo 9 - Item 113) Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps a sua contabilizao, caso seja constatada qualquer irregularidade nesses dados, somente ser possvel corrigi-la por meio da emisso de novo documento que efetue o acerto. Com relao segurana do sistema, um dos itens mais importantes a Inalterabilidade dos Documentos: Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps sua contabilizao, qualquer irregularidade for constatada nesses dados,
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

35

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES somente ser possvel corrigi-la por meio da emisso de um novo documento que efetue o acerto do irregular. Gabarito: CERTO (CESPE/SAD PE 2009 - Cargo 1: Analista em Gesto Administrativa Qualificao: Contador) 34 - (SAD PE 2009 - Cargo 1 - Questo 36 Alternativa A) O acesso para registro de documentos ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse do servidor em cargo pblico. Claro que no, pessoal. Acabamos de ver que o acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI somente ser autorizado aps o prvio cadastramento e habilitao dos usurios. No caso dessa questo, bastava um pouco de bom senso para perceber que ela estava errada. Se o SIAFI um sistema to importante e to seguro, seria um tanto quanto absurda a ideia de que qualquer servidor, logo aps a sua posse, j teria acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI, sem necessidade de um cadastramento ou solicitao. Gabarito: ERRADO (CESPE/ANCINE/2006 - Cargo: Analista Administrativo rea 1: Cincias Contbeis) Com relao ao SIAFI, julgue os itens a seguir. 35 - (CESPE/ANCINE/2006 - Cargo - Cargo 1 Item 78) O uso autorizado dos recursos do SIAFI assegura o acesso, mediante senha, de cada usurio cadastrado a todos os nveis de acesso, de forma que o Tesouro Nacional possa viabilizar com maior rapidez e amplitude os fatos oramentrios. Para utilizar o SIAFI, os usurios so habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha SENHA, quando so especificados os PERFIS e NVEIS DE ACESSO de cada usurio. Assim, o uso autorizado dos recursos do SIAFI assegura o acesso, mediante senha, de cada usurio cadastrado, mas no a todos os nveis de acesso. O nvel de acesso depender do perfil do usurio. Gabarito: ERRADO

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

36

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES
REVISO DA AULA 7 SIAFI CONCEITO O SIAFI o sistema de teleinformtica que processa a EXECUO oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da Administrao Federal, com a utilizao de tcnicas eletrnicas de tratamento de dados, objetivando minimizar custos e proporcionar eficincia e eficcia gesto dos recursos alocados no Oramento Geral da Unio. AMPLITUDE/ABRANGNCIA O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as UG at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. HISTRICO A criao do SIAFI foi viabilizada com a criao da STN em 1986. O SIAFI foi implantado em 1987.

QUEM OBRIGADO A OPERAR NO SIAFI? SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

37

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES
UTILIZAO - Outras entidades

FORMAS DE ACESSO

MODALIDADES DE USO

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

38

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES

ESTRUTURA DO SIAFI O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia, teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudos no exterior. Essa ligao, que feita pela rede de telecomunicaes do tambm pela conexo a outras inmeras redes externas, que garante sistema s quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI. ligado por Pas e no SERPRO e o acesso ao

OBJETIVOS DO SIAFI: Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

39

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES
Permitir o registro contbil dos BALANCETES dos ESTADOS E MUNICPIOS e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo FEDERAL; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo FEDERAL; Permitir aos segmentos da sociedade obterem a necessria transparncia dos gastos pblicos; Permitir a programao e o acompanhamento fsico-financeiro do oramento, em nvel analtico. SEGURANA DO SISTEMA

SENHA Para utilizar o SIAFI, os usurios so habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha SENHA, quando so especificados os PERFIS e NVEIS DE ACESSO de cada usurio. Perfil o conjunto de determinadas transaes atribudos a cada Operador, para atender s necessidades de execuo e consulta ao Sistema. O nvel de acesso determina o grau de incluso de dados e a abrangncia das consultas feitas pelo usurio no sistema SIAFI. ACESSO Usurios O acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI somente ser autorizado aps o prvio cadastramento e habilitao dos usurios. Inalterabilidade dos Documentos Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps sua contabilizao, qualquer irregularidade for constatada nesses dados, somente ser possvel corrigila por meio da emisso de um novo documento que efetue o acerto do irregular.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

40

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES MENSAGEM FINAL Bem pessoal, essa foi a nossa ltima aula. Espero que tenham gostado do curso. Peo desculpas por algum eventual erro cometido. Tentei passar ao longo das aulas o mximo da minha experincia em concursos. Resolvemos muitas questes, de forma que acredito que vocs tenham em mos um timo material como base de estudo. Na aula inicial, eu disse que a ideia do nosso curso era fazer uma apresentao mais direta da teoria, de forma didtica, apresentando posteriormente a resoluo de questes que j foram cobradas em concursos anteriores. Afirmei tambm que o objetivo era voc ter plenas condies de brigar por uma das vagas disponveis. Considero que cumprimos a primeira parte da nossa misso. O resto agora com vocs! Estudem, revisem as aulas, busquem o aperfeioamento constante na preparao para o concurso. Quem passa no TCU aquele candidato que estuda 3 ou 4 horas por dia, TODOS os dias, durante vrios meses ou at anos. Pode ser que algum seja aprovado estudando 12 horas por dia durante 1 ms apenas? At pode, mas um estudo desesperado, sem qualidade. Digo isso porque j tentei fazer dessa forma, em 2007. E quase fiquei dentro das vagas. Mas acabei sendo aprovado somente depois que passei a estudar um pouco todos os dias, com qualidade e planejamento. No queira ser o grande "papa" de uma determinada matria e no saber nada a respeito de outra. melhor saber um pouco de cada disciplina do que ser o melhor em apenas uma delas. Obviamente, se voc j tem uma base slida em todas as disciplinas, poder ento se aprofundar em algumas, maximizando suas chances de aprovao. Desejo sucesso a vocs na preparao no s para o TCU, mas tambm para outros concursos. No desistam nunca de seus objetivos. O caminho rumo aprovao rduo, mas o retorno muito gratificante. No desanimem com os eventuais fracassos na caminhada de vocs. So esses fracassos que nos levam s vitrias mais adiante. Mas a gente s entende isso depois que passa no concurso dos nossos sonhos. Acreditem: os "tombos" fazem parte do processo. O que define sua futura aprovao em um concurso a forma como voc se portou diante de um fracasso no seu passado. Tem gente que pensa que no adiantou nada ter estudado aps no ser aprovado em um concurso e resolve at abandonar a "carreira de concurseiro". Outras pessoas avaliam onde poderiam ter sido melhores, reformulando suas programaes de estudo e reforando o aprendizado naquelas reas em que o desempenho foi insatisfatrio. Essas pessoas evoluem rapidamente e logo so aprovadas em um concurso. Claro que, depois que voc passar, algum ir dizer que foi
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

41

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES sorte. Mas s voc sabe o trabalho que deu! Quanto mais voc estuda, mais sorte tem (risos). Desejo a todos vocs BOA SORTE, que faam uma tima prova. Sei que batalharam muito e que tm condies de passar no concurso. Fiquem tranquilos! Pensem que vocs fizeram tudo aquilo que era possvel dentro do prazo que tiveram para se preparar. No fiquem se lamentando se no passarem. Se isso acontecer, ter sido porque no havia tempo para estudar tudo ou porque no havia vagas para todos. Nem sempre o resultado do concurso justo (eu, por exemplo, s achei justos os resultados dos concursos em que fui aprovado; todos os outros foram bastante injustos rsrsrsrs). Se acontecer de no passarem neste, outros concursos viro. Continuem estudando. No parem at vocs passarem no concurso dos seus sonhos. O TCU espera vocs. Fiquem tranquilos na hora da prova. Se voc se preparou bem, ter plenas condies de ser aprovado. Abraos, Marcel Guimares

"O sucesso no final, a falha no fatal: a coragem de continuar que importa." Winston Churchill

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

42

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES LISTA DE QUESTES COMENTADAS NA AULA 7 (CESPE/SESAS ES 2011: CARGO: ESPECIALISTA EM GESTO, REGULAO E VIGILNCIA EM SADE REA DE FORMAO 5: CONTADOR ATUAO: AUDITORIA) Com relao a caractersticas, modalidades de uso e universo dos usurios do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir. 1 - (CESPE/SESAS ES 2011 - Item 116) Em razo do comprovado desempenho do SIAFI para a execuo oramentria, financeira e contbil, o sistema utilizado atualmente por todas as administraes estaduais e municipais. 2 - (CESPE/SESAS ES 2011 - Item 117) O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia e ligado, por teleprocessamento, aos rgos do governo federal no Brasil e no exterior. (CESPE/ANTAQ/Caderno L/ 2009 - Cargo 10: Analista Administrativo Qualquer rea de Formao) 3 - (CESPE/ANTAQ/Caderno L/ 2009 - Cargo 10 - Item 74) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. (CESPE/SEPLAG/DFTRANS 2008 - Cargo 3: Analista de Transportes Urbanos Especialidade: Contador) Em relao ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), julgue o item abaixo. 4 - (CESPE/SEPLAG/DFTRANS 2008 - Cargo 3 - Item 82) Cabe Secretaria do Tesouro Nacional definir a forma de acesso de cada unidade gestora ao SIDOR, bem como solicitar a alterao dessa forma de acesso, de acordo com a necessidade do rgo solicitante. (CESPE/ANEEL 2010 Cargo 7: Analista Administrativo rea 2) Com relao amplitude do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), Julgue o item que se segue. 5 - (CESPE/ANEEL 2010 Cargo 7- Item 82) Abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

43

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/STM 2010 - CARGO 20: ANALISTA JUDICIRIO REA: APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE) Acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir. 6 - (CESPE/STM 2010 - CARGO 20 - Item 89) O SIAFI foi utilizado, em sua implantao, apenas pelo Poder Executivo, tendo se expandido pelos demais Poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. (CESPE/MPU 2010 - Cargo 30: Analista de Oramento) Julgue os itens a seguir, no que se refere ao sistema integrado de administrao financeira (SIAFI) do governo federal. 7 - (MPU 2010 - Cargo 30 - Item 94) O SIAFI centraliza e uniformiza, por meio da integrao dos dados, o processamento da execuo oramentria, que abrange, essencialmente, a programao financeira, a execuo contbil e a administrao oramentria. (CESPE/DPU 2010 Cargo 5: Contador 17) 8 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa B) A implantao do SIAFI foi viabilizada aps a criao, em 1986, da Secretaria Federal de Controle Interno, com o objetivo de promover a modernizao e a integrao dos sistemas de programao financeira, de execuo oramentria e de contabilidade. (CESPE/DPU 2010 Cargo 5: Contador 17) 9 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa C) O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandindo-se de forma gradual pelos demais poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo sistema. (CESPE/TCU/2009 - Cargo 4: Tcnico Federal de Controle Externo rea: Apoio Tcnico e Administrativo Especialidade: Tcnica Administrativa) 10 - (TCU/2009 - Cargo 4 - Item 91) O SIAFI abrange a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais; entretanto, como permite, a qualquer momento, apurar os saldos oramentrios e financeiros, possibilita, tambm a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstraes. (CESPE/CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39: Tcnico de Contabilidade)

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

44

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES O SIAFI, como sistema computacional, foi implantado em 1987, tornando-se, desde ento, um importante instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal, configurando-se, atualmente, no maior e mais abrangente instrumento de administrao das finanas pblicas, entre os seus congneres conhecidos no mundo. A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e Amrica Latina, que tm enviado, frequentemente, suas delegaes Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada e absorver a experincia adquirida, visando implantao de sistema similar no seu pas de origem. At o exerccio de 1986, o governo federal enfrentava uma srie de problemas de natureza administrativa que impedia a adequada gesto dos recursos pblicos e dificultava a preparao do oramento unificado, que passaria a vigorar em 1987. Internet: <www.manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br> (com adaptaes). A partir desse texto, julgue os itens subsequentes. 11 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 86) O SIAFI um sistema computacional de acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal. 12 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 87) O SIAFI tem despertado somente a ateno de organismos internacionais. 13 - (CESPE/UNIPAMPA/2009 - Cargo 39 - Item 88) O governo federal implantou o SIAFI em 1986. (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) Em relao ao SIAFI, que o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal, assinale a opo incorreta. 14 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa A) A implantao do SIAFI foi viabilizada mediante a criao da Secretaria do Tesouro Nacional. (CESPE/MPU 2010 - Cargo 30: Analista de Oramento) 15 - (MPU 2010 - Cargo 30 - Item 95) As entidades pblicas federais, estaduais e municipais podem utilizar o SIAFI para receber, por meio da conta nica do governo federal, receitas como taxas de energias, de gua, de telefone, entre outras dos rgos que utilizam o sistema.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

45

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/SAD PE 2009 - Cargo 1: Analista em Gesto Administrativa Qualificao: Contador) 16 - (SAD PE 2009 - Cargo 1 - Questo 36 Alternativa C) permitida a utilizao do SIAFI na modalidade de uso parcial por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os oramentos fiscal e da seguridade social. (CESPE/ ME/2008 - Cargo 5: Contador) 17 - (CESPE/ ME/2008 - Cargo 5 - Item 69) O SIAFI um sistema informatizado que controla a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da administrao pblica direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no oramento fiscal e(ou) no oramento da seguridade social da Unio. (CESPE/MEC 2005 - Cargo 7: Contador 10) 18 - (CESPE/MEC 2005 - Cargo 7 - Item 98) O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) pode ser utilizado tambm por entidades pblicas estaduais e municipais, para receberem suas receitas, e por entidades de carter privado, mediante celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a Secretaria do Tesouro Nacional. (CESPE/MI Caderno Amarelo 2009 - Cargo 1: Analista Tcnico-Administrativo) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios do Governo Federal (SIDOR), julgue os prximos itens. 19 - (MI Caderno Amarelo 2009 - Cargo 1- Item 67) Na forma de acesso ao SIAFI denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. (CESPE/TCU/2008 - Cargo 2.1: Analista de Controle Externo rea/Especialidade: Controle Externo Orientao: Auditoria Governamental ) 20 - (CESPE/TCU/2008 - Cargo 2.1 - Item 198) O fornecimento continuado de dados contbeis do Sistema Integrado de Administrao Financeira do governo federal (SIAFI), por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, permitido s instituies pblicas em geral e s entidades do setor privado, mediante habilitao no sistema desejado, a qual renovvel periodicamente e, em alguns casos, feita com base em termo de cooperao tcnica.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

46

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) 21 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa C) O SIAFI permite que as unidades gestoras, na efetivao dos seus registros, acessem-no de forma online ou offline. (CESPE/SESAS ES 2011: CARGO: ESPECIALISTA EM GESTO, REGULAO E VIGILNCIA EM SADE REA DE FORMAO 5: CONTADOR ATUAO: AUDITORIA) 22 - (SESAS ES 2011 - Item 118) No caso da modalidade de uso parcial do SIAFI, necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. (CESPE/MPU 2010 - Cargo 44: Analista Especialidade: Atuarial) A respeito das caractersticas e da amplitude do SIAFI, julgue os itens subsequentes. 23 - (MPU 2010 - Cargo 44 - Item 127) A modalidade de uso parcial do SIAFI, pelo rgo, no substitui a contabilidade da unidade, sendo, portanto, necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. 24 - (MPU 2010 - Cargo 44 - Item 128) A centralizao permite a padronizao dos mtodos e das rotinas de trabalho sem que se crie qualquer restrio ou rigidez para a gesto dos recursos, que permanece sob o total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. (CESPE/STM 2010 - CARGO 23: TCNICO JUDICIRIO REA: APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), criado pelo governo federal para modernizar e integrar os sistemas de programao financeira e execuo oramentria, julgue os itens subsequentes. 25 - (STM 2010 - CARGO 23 - Item 103) O SIAFI utilizado pelas unidades gestoras, que, para fins contbeis, so equivalentes a unidades administrativas. (CESPE/DPU 2010 Cargo 5: Contador 17) 26 - (DPU 2010: Cargo 5: Contador 17 QUESTO 66 - Alternativa D) Mesmo na modalidade de uso parcial, o SIAFI substitui a contabilidade da
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

47

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES unidade, no sendo necessrio o envio de balancetes e balanos para integrao pelas unidades setoriais do sistema. (CESPE/STM/2004 - Cargo 6: Tcnico Judicirio rea de Apoio Especializado Especialidade: Contabilidade) O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) o sistema que processa a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos e entidades da administrao federal. Acerca do SIAFI, julgue os seguintes itens. 27 - (CESPE/ STM/2004 - Cargo 6 - Item 119) Um dos objetivos do SIAFI permitir que os segmentos da sociedade obtenham a necessria transparncia dos gastos pblicos. (CESPE/STF 2008 - Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade) Considerando os objetivos do SIAFI, julgue o item abaixo. 28 - (CESPE/STF 2008 - Cargo 2 - Item 117) Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos federal, estadual e municipal. (CESPE/TJDFT 2008 - Cargo 9: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Contabilidade) O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil do governo federal. Acerca dos objetivos do SIAFI, julgue o prximo item. 29 - (CESPE/TJDFT 2008 - Cargo 9 - Item 82) Um dos objetivos do SIAFI permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas. (CESPE/TST 2007 - Cargo 3: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade) O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal. Acerca dos objetivos do SIAFI, julgue os seguintes itens. 30 - (CESPE/TST 2007 - Cargo 3 - Item 122) objetivo do SIAFI proporcionar transparncia dos gastos dos governos federal, estadual, distrital e municipal. 31 - (CESPE/TST 2007 - Cargo 3 - Item 123) O SIAFI visa padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, mas com a permanncia do controle pelo ordenador de despesa de cada unidade gestora.
Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

48

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES (CESPE/TRE/AP/2007 - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade - Questo 32 ADAPTADA) 32 - (TRE/AP/2007 - Cargo 1 - Questo 32 - Alternativa D) O acesso ao SIAFI para o registro de documentos ou para consultas autorizado somente aps prvio cadastramento e habilitao dos usurios. (CESPE/UNIPAMPA-2009- Cargo 9: Contador) Acerca do processo de gerenciamento e segurana do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subsequentes. 33 - (CESPE/UNIPAMPA-2009- Cargo 9 - Item 113) Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI e aps a sua contabilizao, caso seja constatada qualquer irregularidade nesses dados, somente ser possvel corrigi-la por meio da emisso de novo documento que efetue o acerto. (CESPE/SAD PE 2009 - Cargo 1: Analista em Gesto Administrativa Qualificao: Contador) 34 - (SAD PE 2009 - Cargo 1 - Questo 36 Alternativa A) O acesso para registro de documentos ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse do servidor em cargo pblico. (CESPE/ANCINE/2006 - Cargo: Analista Administrativo rea 1: Cincias Contbeis) Com relao ao SIAFI, julgue os itens a seguir. 35 - (CESPE/ANCINE/2006 - Cargo - Cargo 1 Item 78) O uso autorizado dos recursos do SIAFI assegura o acesso, mediante senha, de cada usurio cadastrado a todos os nveis de acesso, de forma que o Tesouro Nacional possa viabilizar com maior rapidez e amplitude os fatos oramentrios.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

49

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES GABARITOS OFICIAIS DAS QUESTES COMENTADAS NA AULA 7

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E C E E C C C E C C C E E C C E C C C E

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

C C C C E E C E C E C C C E E

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

50

ANLISE DE DEMONSTRAES CONTBEIS NO SETOR PBLICO - TCU 2011 PROFESSOR: MARCEL GUIMARES REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRASIL. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. SIAFI Manual WEB. Disponvel em: <http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br>. Acesso em 13 Out 2011. ______. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. MANUAL SIAFI SEO 020800 - ACESSO E SEGURANA DO SISTEMA SIAFI. Disponvel em: <https://gestaomanualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/pdf/020000/020800/02080 1>. Acesso em 14 Out 2011. FEIJ, Paulo Henrique et al. Curso de Siafi: Uma Abordagem Prtica da Execuo Oramentria e Financeira 2 ed. Braslia: Gesto Pblica, 2008. MOTA, Francisco Glauber. Contabilidade Pblica Aplicada Ao Setor Pblico 1 ed. Braslia: Estefnia Gonalves Mota, 2009.

Prof. Marcel Guimares

www.pontodosconcursos.com.br

51

You might also like