You are on page 1of 16

A TERRITORIALIZAO DO SPRAY

Rosile Melgarejo da Silva


Universidade Federal do Rio Grande do Sul rodageo@yahoo.com.br

A relao entre a humanidade e o espao visual de onde vive ou percorre no recente. A arte rupestre a interveno no espao visual mais antiga j registrada, sendo as primeiras datadas no Paleoltico Superior (40.000 a.C.). Na Idade Mdia, existem registros de que as mulheres consideradas bruxas eram cobertas por uma substncia chamada piche, como forma de castigo, ou usado pelos padres nas paredes de conventos de outras ordens. Porm, as intervenes na dimenso visual do espao tomaram rumos diferenciados na histria das sociedades. Por momentos foram relegados aos espaos de culto religioso, ou aos museus, em que se constri espaos restritos para a expresso dessas intervenes, deixando, em partes, de ser um instrumento de comunicao e expresso, como eram nas pinturas rupestres, para serem contemplativas e ligadas a padres de esttica. Porm, a partir do sculo XX, principalmente a partir da Semana de Arte Moderna, que ocorreu de 11 a 18 de fevereiro do ano de 1922, em So Paulo, a renovao da linguagem artstica e a busca por experimentaes mudaram a forma de conceber a arte e suas intervenes, assim como, todo o contexto em torno desse momento histrico fez repensar as prticas territoriais, na dimenso visual do espao, fazendo com que, ao invs de imagens artsticas contemplativas, comeasse a se difundir a invaso da arte nos lugares do cotidiano, como instrumentos de expresso e comunicao, como o grafite, por exemplo. Mais recentemente, ele faz parte de protestos, como nas revoltas estudantis, que se iniciaram em maio de 1968, em Paris, quando jovens registraram suas reivindicaes nas paredes. Nos Estados Unidos e em Paris, nas ltimas dcadas, comeou um movimento que consagrou o graffiti como um fenmeno comercial, caracterizado pelo vis mercadolgico, com a entrada de graffitis para galerias de arte. Porm, esse processo no foi comum em toda a Amrica. importante fazer algumas ressalvas quanto a Amrica Latina, assim como faz Armando Silva:
Durante toda a dcada de 1980 o grafite se expandia pela Amrica Central pela mesma razo das lutas de libertao; na Colmbia ou no Peru e em parte do Equador, por tradio guerrilheira e pelos novos ares de renovao

589

estilstico-plstica em movimentos polticos universitrios no Mxico e na Venezuela, com novos interesses artsticos contemporneos (do qual se fizeram notveis e grandes exposies) que se estendiam cidade ou da cidade-capital ao resto do pas; na Argentina, Brasil ou Uruguai, por seus governos verticais, ou no Chile, sob um fustigamento scio-militar. (SILVA, 2001, p. 4)

A partir desse contexto, discutiremos aqui como o graffiti e a pichao, sem querer diferenci-los a partir de juzos de valores, intervm no espao, de forma a construir territrios. Essa prtica constri territrios, onde os usos, direitos e poderes dialogam com o discurso advindo da forma como as pessoas vm a cidade e das prticas que materializam, atravs de uma lgica de ocupao os enfrentamentos de discursos. A idia principal do trabalho no construir um juzo de valor, a ponto de qualificar se pichar e/ou graffitar correto ou no, ou mesmo se h entre eles uma prtica melhor que a outra, e sim chamar a ateno para a necessidade de discusso, que deve haver entorno dessas prticas, que envolvam toda a sociedade civil, antes de se ditar normas, como a que vem sendo aderida, por maior parte das cidades do Brasil, de criminalizao da pichao. Pois uma prtica resultante de todo um contexto social, poltico e econmico e no advm de uma vontade aleatria de poucas pessoas. Essas prticas esto em pauta nas discusses sobre planejamento urbano e o gegrafo, enquanto cientista social diretamente envolvido, deve estar preparado para se posicionar perante essa questo. As prticas de interveno na cidade so muito variadas, assim como a formao de territrios a partir delas. Dessa forma, como podemos criminalizar algumas prticas territoriais e outras no? Como os que so favorveis pela criminalizao da pichao entendem o que seja territrio, arte e cotidiano? Seria o cotidiano uma sucesso de prticas repetitivas, como assim falou Chico Buarque, na sua msica chamada Cotidiano, na qual ele chama a ateno para a prtica que se repete todos os dias? Ou seria uma sucesso de intervenes, que dialogam na construo de territrios? Esses questionamentos fazem parte de uma leitura mais profunda da cidade e, assim como quem decodifica um mapa, o gegrafo precisa construir estratgias de leituras mais tolerantes, pois o escrito pelos muros diz muito sobre como as pessoas esto se relacionando com a cidade, ali est presente o corpo, uma ao que, como outras tantas, precisa de espaos de dilogos, a fim de compor um desenvolvimento territorial.

590

A organizao socioespacial constituda de conflitos e contradies prprias da lgica do sistema na qual se reproduz, o sistema capitalista. Logo, os conflitos no devem ser entendidos descontextualizados das relaes de poder

territorializantes. Contradio que cabe a coexistncia de prticas que so regidas em funo das leis de mercado e de prticas de indivduos que, frente fora do capital, apropriam-se do espao e se reorganizam espacialmente, na medida do possvel, o mais prximo de seus desejos o cotidiano. O que, conseqentemente, reflete-se atravs dos conflitos, que contrariam um pretenso caos urbano e se organizam atravs de lgicas alternativas, pois, tanto do lado de quem domina, quanto de quem resiste, coexistem lgicas que se contrapem, onde cada um busca, em suas aes, as suas prprias necessidades, ora em prol da reproduo do capital, ora pelos desejos do sujeito histrico. Porm, essa lgica entre dominantes e dominados no to simples assim, pois, muitas vezes, quem aparece como dominado reafirma uma prtica dominante e vice-versa, e, por esse motivo, faz-se to importante a anlise do gegrafo, assim como de todos das cincias sociais, no estudo de como vem se configurando a distribuio espacial dessas relaes conflituosas e, ao mesmo tempo, contraditrias. O mtodo usado o dialtico, que se prope a reflexo da realidade a partir das idias postas em conflito. Henri Lefebvre um autor que vai comentar sobre a importncia e as relaes desse mtodo com o temrio urbano, como na passagem a seguir: O movimento dialtico se apresenta aqui como uma relao entre a cincia e a fora poltica, como um dilogo, fato que atualiza as relaes teoriaprtica e positividade-negatividade crtica. (LEFEBVRE, 1969, p. 106) Uma reflexo sobre a interveno dessa expresso atravs das tintas, justifica-se frente aos locais em que os gegrafos ocupam, enquanto cientistas sociais, e que se exige uma postura elaborada sobre prticas territoriais e no somente juzos de valor, reproduzidos na maior parte dos meios de comunicao. Esse trabalho encontra-se em desenvolvimento e faz parte de uma dissertao de mestrado, do Programa de ps-graduao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta como resultado, at o momento, uma variedade de propostas e intenes de pichadores e grafiteiros, o que j desfaz a idia generalizante que feita por maior parte dos meios de comunicao e gestores da cidade.

591

Assim, desmistifica a idia de que as relaes de poder se do somente no campo poltico e econmico, para demonstrar o poder do simblico, condicionado aos dois primeiros, na expressividade territorial e, para salientar, como diria Rogrio Haesbaert da Costa, [...] a presena de um processo de domnio e/ou apropriao que dota o espao de funo e expressividade (2006, p. 243). Mesmo a sociedade vivendo um processo de estranhamento, onde se identifica pouco nas referncias de espao-tempo, na qual transforma a cidade constantemente, ainda coexistem formas de resistncia, onde interseccionam o habitante e a cidade, que podem ser compreendidas atravs de diversas expresses desse encontro, sendo uma delas o graffiti e/ou a pichao. Como nos diz Ana Fani Alessandri Carlos:
Mas h latente, no lugar, os germes da vida, que foge ao normatizado e que se impe como conseqncia do processo de reproduo espacial, que tende a eliminar/destruir o que existe. Desse modo, pode-se ler no amnsico o estado que produz dentro do homem um deserto, mas onde tambm coexistem os osis (CARLOS, 2001, p. 354).

A pichao e/ou graffiti como territrio no cotidiano Assim como o gegrafo l o mapa decodificando seus cdigos, informaes e intenes, esta deve ser a postura que ele deve ter com a cidade. Assim so esses escritos que se encontram pelos muros da cidade e apag-los no ir acabar com o conflito, ir sim reproduzi-lo. Compreender esses sinais, como quem estuda um mapa sem legendas, um exerccio que admite nosso desconhecimento ou situao de estrangeiro com o que nos apresentado, como assim fala Massimo Canevacci:
Estou convencido de que possvel elaborar uma metodologia urbana mais ou menos precisa, com a seguinte condio: a de querer perder-se, de ter prazer nisso, de aceitar ser estrangeiro, desenraizado e isolado, antes de se poder reconstruir uma nova identidade metropolitana (CANEVACCI, 1993, p. 15).

A fim de deixar de lado, mas no subestimando a diferenciao entre pichao e graffiti, pretendo, a partir de ento, chamar de intervenes visuais, tanto a prtica dita como pichao ou como graffiti, pois ambas so estratgias de se fazer presente na cidade. No quero dizer que so iguais, resguardam diferenas por uma ser legalizada e a outra no, mas, ainda assim, misturam-se tanto no visual, quanto a quem as pratica, pois alguns pichadores trabalham tambm como grafiteiros e vice-versa, alm de ser difcil identificar visualmente o que foi permitido ou no. Como pretendo superar o juzo de valor dessas prticas, acredito ser um

592

bom instrumento cham-las do mesmo nome. Porm, a maioria dos autores que discute as questes entorno das intervenes visuais ainda persiste na diferenciao, justificando que o graffiti envolve planejamentos, elaborao, poesia, o que no seria interesse da pichao, como Lus Fernando Lazzarin, por exemplo: O senso comum costuma confundir pichao com grafite. A primeira, entretanto, parece permanecer em um nvel de confrontao violenta e provocao da autoridade, sem qualquer pretenso artstica. (LAZZARIN, 2007, p. 63). Porm, uma despreocupao com o artstico, sem planejamentos e sem intencionalidades no o que se observa num rpido olhar dos muros da cidade, como a foto a seguir, retirada no bairro Cidade Baixa, na cidade de Porto Alegre. Ou mesmo, as intervenes visuais, que envolvem somente escritas, discutvel at que ponto no so expresses artsticas.

Tratar da organizao socioespacial um trabalho minucioso que exige reflexes, para que uma anlise geral no se confunda com uma anlise generalizante. Mas, a discusso de tal assunto tem sido, em grande parte, propiciada pela dimenso que as categorias geogrficas, como territrio, paisagem, lugar e regio, por exemplo, tem tomado na atualidade. Pensar as dimenses que a categoria territrio alcana tem se mostrado, dentre os estudiosos da cincia

593

geogrfica, como uma grande ferramenta de reflexo sobre as lgicas das relaes conflituosas, j que evoca as relaes de poder, conceito fundante dessa categoria, no mais somente na perspectiva poltico-administrativo, como no campo da cultura e da economia, por exemplo, e no mais de forma particularizada, como de forma mais abrangente, colaborando enormemente para o pensamento holstico na geografia. A categoria de anlise que tem colaborado para as pesquisas, no campo das organizaes territoriais conflituosas, a dimenso espao-temporal do cotidiano em espaos pblicos que, interseccionados, falam de prticas onde o homem imprime sua ao no territrio, no s demarcando-o, como, tambm, agindo contra foras que vo de encontro aos seus desejos, como se faz nas intervenes visuais. No cotidiano, encontram-se as perspectivas individuais e coletivas e uma reflexo integrada delas possibilita uma noo mais real das possibilidades de ao, sejam sistematizadas ou no. Pois: no cotidiano que nos tornamos observadores de ns mesmos e do prximo, isto vale dizer: do outro, dos outros e do mundo, portanto, do territrio (MESQUITA, 1995, p. 19). A questo no defender as intervenes visuais, mas sim entender porque elas esto sendo criminalizadas sem haver uma ampla discusso, como acontece com outras questes que envolvem poluio visual, e assim naturalizado, ao invs de ser uma construo social. Isso aponta para a pouca importncia que dirigentes despendem para a territorializao na cidade, pois no buscam entender as relaes que esses grupos possuem com o espao e, simplesmente, recorrem represso. Existem pelo menos trs prticas diferenciadas, que comporta as

intervenes visuais, que so: 1- os bondes, ou grupos de jovens que saem as ruas, na madrugada, no somente para intervir visualmente, como para brigar e assaltar; 2- outros grupos de jovens que saem as ruas somente para intervir, alegando que a cidade suprimiu seus espaos de socializao e, em resposta, (re)apropriam-se deles atravs de demarcao de reas e signos nas paredes; 3assim como vai ser uma prtica de movimentos sociais e contestatrios, que iro usar as paredes como murais de informao e disseminadora de opinio. Porm, todos possuem um ponto em comum, que territorializao de suas prticas, pois elegem algumas reas da cidade e imprimem nelas certas marcas, que mostram

594

pistas de uma lgica pensada e que diz muito de como a cidade vista por esses grupos. Nas fotografias a seguir, tiradas pela autora, no ano de 2008, percebe-se a mesma marca, com algumas pequenas variaes impressas em diferentes pontos da cidade. As duas na parte superior so, da esquerda para a direita, localizadas no centro e no bairro Cidade Baixa, e as duas da parte inferior foram tiradas no bairro Cidade Baixa, em pontos diferentes. Essa marca caracteriza-se por se localizar nessas duas reas, a central e a do bairro Cidade Baixa e possui algumas pequenas variaes, o que pode indicar que seja feita por um grupo, pois comum, dentre os interventores, mesmo reproduzindo uma imagem ou TAG1, ser colocada uma marca que identifica o indivduo dentro do grupo, demonstrando um dilogo que se mantm entre a autoria coletiva e individual nessas intervenes visuais. Logo, todos se identificam enquanto pertencentes a um coletivo, nas reas em que a interveno do seu grupo se encontra e ainda se identifica, atravs de uma marca singular, como indivduo.

TAG a designao de um codinome assumido pelos interventores visuais, associada a interveno realizada que, espalhado pelas inscries nas paredes, mostra-se como uma forma de pertencimento ao grupo.

595

Esse cenrio (re)produzido diariamente, por relaes de poder nos mais diferentes campos, e concretizam uma complexa territorializao. Pois, formam-se cada vez mais territrios quanto foras que tentam dominar a cidade, conforme os uso desses grupos. Assim, a forma como vemos determinadas reas da cidade, ou as aes que nela ocorrem, pode, diversas vezes, ser influenciada por um grupo hegemnico. Apropriamos-nos de posicionamentos que no necessariamente so frutos de nossa reflexo e sim do poder institudo, ou por se instituir. Logo, as construes desses signos que possumos sobre um determinado grupo ou ao so a materializao do poder, na formao de certas territorialidades. Ou ainda da instituio de um poder simblico, como assim fala Pierre Bourdieu:
Como o espao social encontra-se inscrito ao mesmo tempo nas estruturas espaciais e nas estruturas mentais que so, por um lado, o produto da incorporao dessas estruturas, o espao um dos lugares onde o poder se afirma e se exerce, e, sem dvida, sob a forma mais sutil, a da violncia simblica como violncia despercebida: os espaos arquitetnicos, cujas injunes mudas dirigem-se diretamente ao corpo, obtendo dele, com a mesma segurana que a etiqueta das sociedades de corte, a reverncia, o respeito que nasce do distanciamento ou, melhor, do estar longe, distncia respeitosa, so, sem dvida, os componentes mais importantes, em razo de sua invisibilidade (para os prprios analistas, muitas vezes ligados, como os historiadores depois de Schramm, aos sinais mais visveis do poder simblico, cetros e coroas), da simblica do poder e dos efeitos completamente reais do poder simblico. (BOURDIEU, 1997, p. 163)

596

Assim, viso generalizante sobre prticas territoriais como essa s servem para apoiar os aparatos repressivos que at agora s demonstram interesse no uso da fora, agravando a violncia. O referente trabalho vem propor a compreenso da formao de territrios atravs da prtica das intervenes visuais, entender sobre qual lgica funciona, para assim apontar como se d a relao desses jovens com o espao da rua na dimenso do cotidiano. A sociedade necessita encontrar formas de resoluo de conflitos alternativas ao que vem usando, como o encarceramento, porm, isso s vai se dar a partir do momento que entendermos o espao como um processo relacional, como assim entende Giuseppe Dematteis, por envolver diferentes sujeitos, produes diferenciadas e distintos modos de vida articulados

territorialmente. Com comenta o autor:


A territorialidade um fenmeno social, que envolve indivduos que fazem parte de grupos articulados entre si, mediados pelo territrio; mediaes que mudam no tempo e no espao. A cidade, por exemplo, como um sistema urbano, constitui um dos nveis territoriais de mediao. um nvel intermedirio. Ao mesmo tempo, a territorialidade no depende somente do sistema territorial local, mas tambm de relaes intersubjetivas, existem redes locais de sujeitos que interligam o local com outros lugares do mundo e esto em relao com o ecossistema. O agir social sempre local e territorial, articulado, em rede, mas significa territorialidade (DEMATTEIS, 2005, p. 23).

Analisar o entorno primordial nesses casos. Porm, essa prtica no se limita a um simples olhar, ela uma construo que, diariamente, podemos nos dispor a fazer e, assim, sentindo-a realmente poder intervir de forma crtica e consciente. preciso romper com os mecanismos de controle social que regulam os agentes sociais que, impedidos de intervir, encontram-se em momento de contemplao dos processos que ocorrem na cidade. Contrariando muitos que decretam o fim da histria, por ela ser a expresso de classes dominantes, que esses escritos vm para propor outra forma de documentao, pois ali esto, no somente seus sentimentos e desejos, como, tambm, o contexto histrico do lugar, pois quem a realiza um sujeito histrico. Esse estudo exige uma abordagem renovada de territrio, que ultrapasse os limites polticos-administrativos e que conceba relaes espaciais por vrias perspectivas relacionadas. Essa renovao marcada pela colaborao de diversos

597

autores, porm, Flix Guattari aponta o quanto mais complexo a concepo de territrio comeava a se apresentar:
A formao do territrio revela cenrio, instrumento e resultado a contnua luta de dominao e insubmisso. s arquiteturas disciplinares e enquadradoras sobrepem-se formas particulares de apropriao, vivncias cotidianas especficas que acabam por produzir territorialidades novas e imprevistas. (GUATTARI, 1985, p. 109)

E sero os debates terico-metodolgicos propostos na relao de poder, numa perspectiva transdisciplinar, que o trabalho visualizou suas possibilidades. Essa perspectiva promoveu uma renovao crucial aos estudos, como uma abertura para temas como as intervenes visuais, pois, das mais diferentes formas, conseguiram demonstrar a materialidade das trocas simblicas e, assim, possibilitar o entendimento na formao de territrios concretos, que dialogam entre poderes e autoridades e influenciam, at mesmo, as fronteiras poltico-administrativas. Uma renovao no trato do conceito de territrio, que Marcos Saquet vai chamar de abordagem (i)material, a perspectiva material e imaterial tratadas em unidade. Como descreve este autor:
Estou considerando central a necessidade de se aprender o movimento em estudos territoriais, como produto de determinaes (i)materiais, de foras econmicas, polticas e culturais em unidade e em saltos quanti-qualitativos na dinmica socioespacial. Movimento que relacional, processual e condio da (i)materialidade de nossa vida cotidiana. A matria e a idia esto em movimento constante, no qual, h superaes, articulaes territoriais, internas e externas a cada territrio, des-continuidades, fluidez e identidade (SAQUET, 2007, p. 22).

O espao est se tornando cada vez mais seletivo, porm, as formas encontradas pela sociedade para se territorializar de forma alternativa tambm. No podemos conceber o acirramento das aes disciplinares, sem buscar encontrar onde as respostas a esse controle esto se (re)territorializando. Logo, a territorializao que concorda com movimentos de desterritorializao estar fragmentada se no buscar encontrar qual movimento de reterritorializao estar ligado a ela, como assim teorizou Rogrio Haesbaert. No o caso de justificar to e somente a ao das intervenes visuais, porm, ela s existe enquanto territorializao em resposta a um processo desterritorializante, logo um processo de reterritorializao. E, se um processo ligado a tantos outros repressivos, logo uma outra forma de represso no ir resolver a questo. Busca-se, assim, atravs desse estudo, uma nova forma de resoluo de conflitos, onde todos possam desfrutar do territrio, conforme sua
598

dimenso poltica, econmica e cultural, sem ter sua liberdade afetada e menos ainda a do prximo. claro que os conflitos em torno do territrio iro sempre existir, pois a relao de poder fundante nesse conceito, porm, o problema est quando essa relao de poder, que deve existir, interrompida pelo aniquilamento, isolamento ou retirada de uma das partes envolvidas, pois essa relao de poder faz parte da dialtica que constri o espao. Assim, so muitos os questionamentos a serem desenvolvidos em torno da des-re-construo de territrios, na cidade, a partir das intervenes visuais. Porm, os mais importantes e que foram aqui elencados so a transdisciplinaridade, ou seja, no uma questo somente cultural, ou somente poltica, so vrias que constituem a formao de territrios, e des-re-territorializao, e, ento, que no existe nenhuma forma de seleo territorial, por mais profunda que ela seja, que no seja encontrada pela parte envolvida uma possibilidade de reconstru-la em outro lugar ou de outra forma.

Intervenes visuais em Porto Alegre A lei n 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que dispe sobre as sanes penais e administrativas, derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, segundo o seu artigo 65, define que pichar, grafitar ou por meio conspurcar edificao ou monumento urbano crime, sob pena de deteno de trs meses a um ano, e multa. E, segundo o pargrafo nico, do mesmo artigo, se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artstico, arqueolgico ou histrico, a pena de seis meses a um ano de deteno, e multa. Porm, no h um consenso sobre o que seja pichar e o que o diferencia do ato de grafitar e mesmo o que pode significar a coisa tombada, o que abre precedentes para uma interpretao livre dessa prtica na cidade. Na cidade de Porto Alegre, funciona, desde o dia 25 de maio de 2006, uma central chamada Disk Pichao, que atende denncias de pichaes na cidade. Este esquadro anti-pichao composto por quatro equipes, de trs a quatro pessoas cada uma e de 16 viaturas, que fazem parte na verdade da guarda municipal, que so usadas por esse mais novo servio. Segundo informaes do prprio Subcomandante da Guarda Municipal, fazendo um balano das chamadas j atendidas por esse servio, aproximadamente 70% so para atender intervenes

599

em espaos privados. Logo, um servio foi criado na cidade e mantido com rendas pblicas para atender, em maioria, a dimenso privada da cidade, mostrando um privilgio para as questes individuais, enquanto diversos espaos pblicos so suprimidos ou privatizados na cidade, como comenta ngelo Serpa:
Na verdade, so as classes mdias cultivadas os clientes privilegiados dos equipamentos socioculturais, concebidos por elas e para elas, que so, ao mesmo tempo, os criadores, os gestores e os usurios dos espaos pblicos urbanos, definindo e garantindo, atravs da apropriao social e espacial, sua identidade e seu poder (SERPA, 2007, p. 115).

Mesmo sem uma aprofundada discusso, a Cmara Municipal de Porto Alegre discuti um Programa Anti-Pichao na cidade, que inclui as atividades do disk-pichao desde 2006, o aumento da multa para os infratores e, nos ltimos meses, foi proposto a restaurao de monumentos, muros e fachadas de imveis pblicos e privados afetados pelas pichaes, utilizando mo-de-obra de adolescentes em dbito com a justia. A medida, considerada como

socioeducativa, demonstra como essa discusso est pertinente no atual momento da cidade que, em sintonia com os meios de comunicao, gera um verdadeiro alarde sobre a situao. Pelo que j pode ser observado, em entrevistas e conversas informais, com diferentes pessoas na cidade de Porto Alegre, o que acontece entorno da discusso sobre as intervenes visuais um estado de logofobia, como assim chamou Michel Foucault, ao designar um estado mrbido, caracterizado pela averso a leituras e discursos, pois existe um repdio a esse assunto, at certo ponto medo do que pode vir a ser dito nos muros da cidade. Assim, Michel Foucault descreve esse estado de logofobia, que pareceu transparecer das opinies coletadas:
H, sem dvida, em nossa sociedade e, imagino, em todas as outras mas segundo um perfil e facetas diferentes, uma profunda logofobia, uma espcie de temor surdo desses acontecimentos, dessa massa de coisas ditas, o surgir de todos esses enunciados, de tudo o que possa haver a de violento, de descontnuo, de combativo, de desordem, tambm, e de perigoso, desse grande zumbido incessante e desordenado do discurso (FOUCAULT, 1996, p. 50).

Porm, para que esse estgio de logofobia seja eliminado, pois impede a construo de espaos de dilogos na cidade, preciso optar no por verdades, mas pelas dvidas, pela observao, sem a inteno de qualificar em ao boa ou m, pois acredito ser esse um dos maiores impedimentos para que projetos como esse de criminalizao das intervenes visuais transcorrerem com a maior

600

naturalidade.

Naturalidade essa que construda, pois como se pode ver nas

figuras a seguir, a figura da esquerda um carto postal do Largo dos Aorianos da cidade de Porto Alegre, e a esquerda uma fotografia tirada pela autora do mesmo local. O que se pode observar so as intervenes visuais nesse local, o que comum, ou seja, a cidade real, vamos assim chamar, marcada por intervenes visuais, mas a cidade ideal, a do carto postal, tenta passar no s para o turista, como para o morador que as observa nas bancas de jornais, uma cidade estranha a quem vive nela, pois est livre dessas inscries, alm de outros smbolos que podem ser discutidos na comparao de cartes postais e fotografias dos locais, que no vou me deter aqui, mas que indicam uma cidade ideal limpa, ordeira, que so colaboram para construir um imaginrio de uma cidade ideal que no existe e que, por esses padres, estaria descontextualizada dos conflitos que a cercam.

A dimenso macro das questes que envolvem territrio importante, porm, somente uma anlise em grande escala se torna incompleta se no dialogar com uma pequena escala. na dimenso do cotidiano que as possibilidades de ao se tornam mais visveis, pois abarcando as esferas do real, da cidade real, como foi comentada anteriormente, que se vai permitir perceber a complexidade das relaes espaciais e suas ambigidades, como assim comenta Jorge Alberto Soares Barcellos:
Territrio e cotidiano compe assim um par terico cujos desdobramentos ainda em construo abrem possibilidades concretas compreenso das formas de sociabilidade contemporneas. Este novo lugar privilegiado do social emerge no para indicar que a crena no futuro realizador dos

601

projetos da modernidade deixou de existir, mas para apontar que talvez estejam mais prximos de ns os instrumentos e mudana das condies de vida, do que pensamos (BARCELLOS, 1995, p. 47).

Recolhendo os sprays (mas sobrando tinta para as prximas) No dia 26 de outubro de 2008, quarenta pessoas fizeram uma interveno no prdio da Bienal, no Parque Ibirapuera, em So Paulo. At o envio deste trabalho, eram mantidas ainda duas pessoas presas pelo ato. Isso promoveu uma enorme repercusso, por parte da mdia, e nela se falou, por vrios dias, em intervenes, territrios, cotidiano e arte, das mais diferentes formas, porm, em comum, possuam o repdio a esse ato. Raros foram os cientistas sociais que se pronunciaram sobre tal fato e sobre suas influncias e efeitos nas ruas das cidades. Mas, o mais interessante, foi a introduo da questo na discusso, chamando a ateno para as intervenes visuais, nas mais diversas cidades. A sociedade est repleta de carncias, pois, aquilo que a mdia coloca como nico e imprescindvel, ao mesmo tempo em que massifica, tambm deixa lacunas que iro se manifestar de diversas formas. A vontade de ser um agente histrico na cidade no deixou de existir, mas sim est se manifestando de outras maneiras e a arte um instrumento de libertao de sentimentos contidos. No ser a juno de aes artsticas, legais ou no, nas paredes das cidades, um sinal desse agente histrico se apropriando da cidade? Estariam se formando territrios de contato entre o pblico e o privado? Ou mesmo um que transcenda os dois? O estudo geogrfico no deve se eximir desses estudos, pelos cargos que os cientistas sociais ocupam. Todos devem ter o direito cidade, e no somente aquele de proprietrio, mas de ser e estar na cidade. A Geografia, como cincia social, no deve se divorciar da funo de assegurar essas possibilidades ao habitante da cidade. Mas, mesmo ao fim do trabalho, sobram mais perguntas do que respostas. Alguns questionamentos do incio deste trabalho parecem fazer um pouco mais de sentido. Assim, algumas prticas territoriais so criminalizadas e outras no, porque essas primeiras no oferecem uma margem de lucro, quando no oferecem perigo, para os gestores e investidores da cidade. E aqueles que apiam tal iniciativa possuem um discurso construdo e pensado antes mesmo de tal iniciativa, como tornar crime as intervenes visuais independentes, vir a tomar conhecimento do

602

pblico. Territrio, arte e cotidiano ficam, assim, como meros auxiliares nos discursos dominantes, quando convm, justificando mais uma vez a necessidade de reflexo que esses termos necessitam. Atentar enquanto cientista social para a concepo desses termos primordial, assim como difundir em seus meios de vivncia a dvida e o questionamento quando eles aparecem nos discursos. Pois, a mudana de postura no ocorrer rpida e imediata, um trabalho demorado e complexo, que se torna responsabilidade de todos que discutem relaes territoriais. O cotidiano, ento, (re)construdo por uma sucesso de intervenes, que terminam no s por ser visuais, como discursivas tambm, baseado na multiplicao espaos de dilogo e tolerncia, far na prtica a realizao de um cotidiano muito diferente do enfadonho cantado por Chico Buarque, e sim de sucessivas renovaes territoriais, ou territoriais usadas como preferiu Milton Santos, tal como comenta a seguir:
O territrio no uma categoria de anlise, a categoria de anlise o territrio usado. Ou seja, para que o territrio se torne uma categoria de anlise dentro das cincias sociais e com vistas poltica, com P maisculo, deve-se tom-lo como territrio usado. (SANTOS, 1999, p. 18)

Enfim, a arte apropriada pelos interventores visuais no reflexo imediato desses grupos e sim uma relao, esto imbricados, a arte e os grupos que a apropriam, e quem serve de intermedirio entre eles o territrio, enquanto relao e poder. A arte , alm disso, expressividade e comunicao, como pode ser visto neste trabalho. Assim, fica pelo menos o convite a todos de conhecer um pouco mais os diferentes grupos que promovem intervenes na cidade, no para, necessariamente, incorporarem-se a esses grupos, mas para, pelo menos, ampliar os horizontes da percepo.

Referncias Bibliogrficas: BOURDIEU, P. (Org.) A misria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. BARCELLOS, Jorge Alberto Soares. Territrio e cotidiano: introduo a uma abordagem contempornea. In: MESQUITA, Zil; BRANDO, Carlos Rodrigues (Org.). Territrios do cotidiano: uma introduo a novos olhares e experincias. Porto Alegre: Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul, 1995. CANEVACCI, Massimo. A cidade polifnica: ensaio sobre a antropologia urbana. So Paulo: Studio Nobel, 1993. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espao-tempo na metrpole: a fragmentao da vida cotidiana. So Paulo: Contexto, 2001.

603

DEMATTEIS, Giuseppe. Geografia democrtica, territrio e desenvolvimento local. In: Formao: geografia contempornea, n.12, v.2. Presidente Prudente-SP, Universidade Estadual Paulista. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Edies Loyola, 1996. GUATTARI, Flix. Espao e Poder: a criao de territrios na cidade. Espao & Debates Revista de Estudos Regionais e Urbanos. Ano V, 1985, n 16. HAESBAERT, R. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. LAZZARIN, Lus Fernando. Grafite e Ensino da Arte. In: Educao & Realidade. V. 31, n.1. Porto Alegre: Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. LEFEBVRE, Henri. O direito a cidade. So Paulo: Editora Documents Ltd, 1969. MESQUITA, Zil. Cotidiano ou quotidiano? In: MESQUITA, Zil; BRANDO, Carlos Rodrigues (Org.). Territrios do cotidiano: uma introduo a novos olhares e experincias. Porto Alegre: Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul, 1995. SANTOS, M. O territrio e o saber local: algumas categorias de anlise. In: Cadernos IPPUR, ano XIII, n 2: 15 26, ago-dez, 1999. SERPA, ngelo. O espao pblico na cidade contempornea. So Paulo: Contexto, 2007. SILVA, Armando. Imaginrios urbanos. So Paulo: Perspectiva, 2001.

604

You might also like