You are on page 1of 5

Crase

Odete Antunes (Prof Odete)

EMPREGO E ACENTO DA CRASE A palavra crase vem do grego krasis, isto , fuso, mistura. Crase a fuso ou sobrepossio de dois aa, ou aas, com a finalidade de evitar uma pronncia desarmoniosa. Assim em vez de dizer: Volta a as aulas, onde a preposio a e o artigo as formariam um hiato, fazemos a contrao desses as, evitando o choque fontico de duas vogais idnticas: aa. Hoje, porm, o termo crase designa especialmente a contrao da preposio a com o a artigo, com o pronome demonstrativo a(as), ou com o a inicial dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome relativo qual(is). Note que crase no nome do acento. O acento grave indica que houve crase, isto , a fuso de dois aa. Os termos diante dos quais ocorre a crase exercem as funes sintticas de complementos (objeto direto, objeto indireto, complemento nominal), ou adjuntos adverbiais. A fuso de dois AA ocorre tanto na escrita como na fala. Embora muitos digam Vou a a feira. Esta no a forma correta, pois os dois AA no se fundem. Assim: Vou feira. (escrita) = Vou a feira. (fala). Se voc observar bem, perceber que s pode ocorrer crase se o verbo ou o nome reger a preposio A. Observe esses exemplos:

Analisando o exemplo, voc deve ter constatado que:

preposio A + artigo O = AO preposio A + artigo A =


Regras Prticas para o Emprego do Acento da Crase 1) Substituir a palavra feminina por uma masculina: a) Fui escola. A + A(S) = (S) + palavra feminina. Fui ao colgio. A (preposio) + O(S) (artigo) + palavra masculina.

Ento use o acento da crase sempre que obtiver

AA(S) na substituio.
Os verbos apresentados a seguir so transitivos indiretos que exigem a preposio A. Complete o sentido desses verbos usando um substantivo masculino e depois um substantivo feminino. Para ligar o substantivo ao verbo, use AO ou . Exemplo: Obedecer a ... Obedecer ao regulamento. Obedecer norma. a) Referir-se a... Referir-se ao ______________. Referir-se _______________. b) Informar a... Informar ao ________________. Informar _________________. c) Querer a... Quere ao ___________________. Querer ___________________ . d) Perdoar a... Perdoar ao _________________. Perdoar __________________. Obs.: importante lembrar que este artifcio no se aplica a nomes prprios. 2) Substituir o A por Para: Viajou Frana. Viajou para a Frana. (preposio para + o artigo a) 3) Substituir o A por Para A. Viajou a Paris. Viajou para Paris. Para = s preposio (no use o acento) 4) Substituir o verbo que rege preposio A pelo verbo Voltar que rege preposio De: a) Chegou Espanha. Voltou da Espanha. (de preposio + o artigo a = da) b) Vou a Recife. Volto de Recife (de, apenas preposio) c) Vou Bahia. Volto da Bahia. (de preposio + o artigo a = da) d) Vou a Campinas. Volto de Campinas. (de (apenas preposio) Ento use o acento da crase sempre que obtiver Da. Sempre que houver certeza de que o verbo ou o nome rege a preposio A, basta observar se h ou no o segundo A. Substituir

o verbo ou o nome que rege preposio A por outro que pea preposio: De, Em, Por. a) Referiu-se festa. ( = preposio a + artigo a) Gosto da festa. (da = preposio de + artigo a) Estou na festa. (na = preposio em + artigo a) Passei pela festa. (pela = preposio por + artigo a) Ento use o acento indicador da crase. b) Referiu-se a voc. Gosto de voc. (de = s preposio) Estou em voc. (em = s preposio) Passei por voc. (por = s preposio) Neste caso, no use o acento indicador da crase. Casos OBRIGATRIOS do acento da Crase 1) Locues adverbiais, prepositivas, conjuntivas formadas de substantivos femininos (expresso ou elptico). a) Locuo adverbial feminina: saiu noite, s pressas, s vezes, farta, vista, hora certa, esquerda, direita, toa, s sete horas, custa de, fora de, espera de. b) Termos femininos ou masculinos (elipse da palavra) com valor de moda de, ao estilo de: americana, (= moda americana), espanhola, milanesa, oriental, ocidental, poesia Manuel Bandeira, gol Pel, calados Lus XV, cabelos Sanso, estilo Coelho Neto etc. c) Locues conjuntivas: medida que, proporo que. d) Locues prepositivas: procura de, vista de, custa de, razo de, merc de, maneira de, moderna etc. e) Para evitar ambigidade: ona a cobra matou. A menina paixo venceu. Note-se no entanto: comprar a prestao, escrever a mquina, escrever a mo, fechar a chave, porque so expresses adverbiais femininas que indicam instrumento ou meio. f) A crase pode tambm resultar da contrao da preposio a com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo: No irs quela festa [a aquela] Vou quele cinema. [a aquele] No ligo quilo. [a aquilo] Refiro-me que voc namora. [aquele] quela ordem estranha, o soldado estremeceu. A capitania de Minas Gerais estava unida de So Paulo. Falarei s que quiserem me ouvir. [aquelas que] Esta anedota semelhante que meu professor contou. [aquela que] g) Ocorre crase diante da palavra distncia quando esta vier determinada pelo artigo a: Achava-se distancia de cem (ou de alguns) metros. No caso de indeterminao, isto , ausncia do artigo, no haver crase: O trem passava a pouca distncia da casa. necessrio v-los a distncia. Casos em que no se h Crase

1) Antes de substantivos masculinos: Andou a cavalo. 2) Antes de verbos: A partir de amnh, serei outra pessoa. 3) Antes de substantivos no plural estando o A no singular. Referia-se a cidades pequenas. 4) Antes de pronomes pessoais: Dirigiu a palavra a ela. 5) Antes de pronomes demonstativos (este, esse e flexes) No foi a esta festa. Observao: H, no entanto, pronomes que admitem o artigo, dando ensejo crase: No fale nada s outras. Assistimos sempre s mesmas cenas. Diga tal senhora que... No temo as acusaes de Maria, s quais responderei oportunamente. Estavam atentas umas s outras. 6) Antes de pronomes indefinidos: Obedecia a todos. 7) Antes de pronomes de tratamento, interrogativos, *com exceo de senhora, senhorita. Obedeci a Vossa Senhoria. Falaste a que pessoa? *Peo senhora que tenha pacincia. 8) Antes de artigo indefinido: Obedeci a uma velha senhora. 9) Antes dos pronomes relativos: Quem, Que, Cuja. Referia-se a quem falava. Ali havia uma rvore, a cuja sombra descansamos. Esta a vida a que aspiramos. 10) Antes da palavra casa (= a sua prpria casa) ou quando no acompanhada de adjetivo ou locuo adjetiva: Chegou a casa. *Voltou casa paterna. *Dirigi-me casa de Pedro. *Observao: Nestes casos voc usa o acento indicador da crase. A crase de rigor com a dita palavra no sentido de estabelecimento comercial ou dinastia. O prncipe pertence casa de Bragana. (Vitrio Bergo) 11) Antes da palavra (= terra firme), em oposio a Bordo: Chegou a terra. Eu aposto em como ele no vai a terra. (Ferreira de Castro) 12) Quando j houver outra preposio: Viajou para a Itlia. 13) Diante de substantivos femininos usados em sentido geral e indeterminado: No vai a festas nem a reunies. Dedicas o trabalho a homem ou mulher? A FUNAI decidiu fechar o parque indgena a visitas. No d ateno a pessoas suspeitas. Tudo cheirava a velhice. (Viriato Correia) Dirigi-me a duas (ou a diversas) pessoas. Contei o caso a uma (ou a certa) senhora supersticiosa. 14) Diante de nomes de parentescos, precedidos de pronomes possessivos:

Recorri a minha me. Faremos uma visita a sua me. Arrependi-me de ter falado a minha prima. (G. Ramos) Observao: Haver crase quando o nome prprio admitir ou vier acompanhado de adjetivo ou locuo adjetiva: Maria tinha devoo Virgem. Entreguei a carta Jlia (no trato familiar e ntimo). Referiu-se Roma dos Csares. 15) Diante de numerais cardinais referentes a substantivos no determinados pelo artigo: Chanceler inicia visita a oito pases africanos.[Chanceler visita oito pases africanos.] Ento aquilo tinha acontecidode meia-noite a trs horas? Observao: No caso de locues adverbias que exprimem hora determinada e nos casos em que o numeral estiver precedido de artigo, acentua-se: Chegamos s oito horas da noite. Assisti s duas sesses de ontem.

You might also like