You are on page 1of 11

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

INSTRUO NORMATIVA/SDC N 003, DE 15 DE MARO DE 2005. O SECRETRIO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECURIO E COOPERATIVISMO, DO MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuio que lhe confere o inciso III, do art. 11, do Decreto n 4.629, de 21 de maro de 2003, tendo em vista o disposto no art. 3, inciso I, e art. 4, da Instruo Normativa Ministerial n 20, de 27 de setembro de 2001, e o que consta do Processo n 21000.000199/2005-69, resolve: Art. 1 Aprovar as Normas Tcnicas Especficas para a Produo Integrada de Maracuj - NTEPIMaracuj, conforme consta do Anexo. Art. 2 Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao. MRCIO PORTOCARRERO ANEXO REAS TEMTICAS 1. CAPACITAO 1.1. Prticas agrcolas NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA A PRODUO INTEGRADA DE MARACUJ - NTEPIMaracuj OBRIGATRIAS RECOMENDADAS PROIBIDAS PERMITIDAS COM RESTRIES Capacitao tcnica e gerencial, com atualizao continuada do pessoal de apoio e do produtor e responsvel tcnico por pomares conduzidos sob sistema de Produo Integrada de Maracuj, nos seguintes temas: 1. Organizao dos produtores, constando da formao de associaes, cooperativas ou outra forma de atividade em conjunto. 2. Conservao e manejo do solo, da cobertura vegetal, da gua e proteo ambiental segundo conceitos da agricultura sustentvel. 3. Preenchimento dos cadernos de campo e de ps-colheita. 4. Formao, poda, conduo, polinizao e produo. 5. Custos das operaes inerentes cultura do maracuj. 6. Uso de corretivos do solo, fertilizantes e reconhecimento de sintomas de deficincias nutricionais. 7. Questes relativas pulverizao: 7.1 - preparo de calda para pulverizao; 1.Capacitao de trabalhadores nos preceitos de higiene pessoal, em conformidade com requisitos de Boas Prticas Agrcolas e Produo Integrada de Maracuj PIMaracuj.

1/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

1.2. Comercializao

1.3. Processos de empacotadoras e segurana alimentar

1.4. Segurana no trabalho

1.5.Educao ambiental

7.2 - trplice lavagem de embalagens; 7.3 - lavagem dos equipamentos utilizados nas pulverizaes; 7.4 - regulagem e calibrao de equipamentos para pulverizaes; 7.5 - armazenamento de produtos fitossanitrios e descarte de embalagens; 7.6 - formas de aplicao. 8. Reconhecimento de pragas (insetos,. caros, doenas, nematides, plantas invasoras), fitotoxemias e seus inimigos naturais. 9. Conceitos e tcnicas do Manejo Integrado de Pragas - MIP. 10. Procedimentos de amostragem para anlise de resduos de agrotxicos. 11. Tcnicas de irrigao adequadas cultura do maracuj. 12. Processos de colheita do maracuj. 13. Tratamentos ps-colheita. Capacitar o produtor em: 1. Processos e logstica de comercializao de insumos e da produo. Capacitao tcnica em: 1. Procedimentos de higiene pessoal e do ambiente. 2. Critrios de logstica, segurana alimentar e procedimentos de empacotadoras e processadoras. 3. Processamento e empacotamento. 1. Capacitao tcnica em segurana do trabalho, conforme legislao vigente, inclusive em uso de Equipamentos de Proteo Individual EPI, nas atividades de calibrao e, em utilizao de equipamentos de aplicao de produtos fitossanitrios. 1. Capacitao tcnica contnua em: 1.1.Gesto dos recursos naturais (solo, gua, flora e fauna) na rea de produo.

2/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

1.2. Questes relacionadas ao desenvolvimento de agricultura sustentvel. 2. ORGANIZAO DE PRODUTORES 2.1 Insero na cadeia produtiva de maracuj 1. Insero em sistema de produo no contexto da PIMaracuj e em processos de integrao da cadeia produtiva do maracuj. 2. Capacitao tcnica e continuada do produtor em gerenciamento da PIMaracuj visando insero em sistema de organizao de produtores (associaes, cooperativas, ncleos e grupos integrados de produtores). 1. Considerar pequeno produtor aquele que possuir rea de maracuj igual ou inferior a 12 ha. 1. Vinculao do produtor a uma entidade de classe ou a uma associao envolvida em PI Maracuj. 1. Organizar a atividade do sistema produtivo de acordo com a regio, respeitando suas funes ecolgicas de forma a promover o desenvolvimento sustentvel, no contexto da PIMaracuj, mediante a execuo, controle e a avaliao de aes dirigidas preveno e ou correo de problemas ambientais (solo, gua, planta e homem). 1. Manuteno de reas com cobertura vegetal para abrigo de organismos benficos, junto rea de Produo Integrada. 2. Realizar o planejamento ambiental da propriedade agrcola. 3. Usar madeira proveniente de rea reflorestada ou submetida a manejo sustentvel. 1. Controle da qualidade da gua para irrigao, em relao a metais pesados, sais, nitratos e contaminao biolgica. 2. Elaborao de inventrio em programas de valorizao da fauna e flora auxiliares. 1. Utilizar material sadio e adaptado regio, com registro de procedncia credenciada e com certificado fitossanitrio, conforme legislao vigente. 1. Utilizar variedades resistentes ou tolerantes s enfermidades de importncia econmica. 1. Transitar material propagativo sem a competente autorizao, conforme legislao vigente. 1. Usar madeira originada de reserva legal.

2.2. Definio de pequeno produtor 2.3 Associativismo 3. RECURSOS NATURAIS 3.1 Planejamento ambiental

3.2.Processos de monitoramento ambiental

4. MATERIAL PROPAGATIVO 4.1. Sementes e mudas

3/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

5. IMPLANTAO DE POMARES 5.1. Talhes 5.2. Localizao

5.3. Quebra-vento

5.4. Sistema de plantio

1. Dividir a cultura em talhes, conforme definio apresentada em "Expresses PIF". 1. Observar as condies de aptido edafo- 1. Evitar reas mal ventiladas. climtica e compatibilidade com os 2. Plantio em solo com boa drenagem, no requisitos da cultura de maracuj e do sujeito a encharcamento. mercado. 2. Eliminar todos os restos vegetativos de plantios anteriores de maracuj existentes na rea de implantao do pomar. 1. Plantios de quebra-ventos em rea de ventos fortes. 2. Providenciar o plantio antecipado de quebra-ventos, para que esteja crescido na ocasio de formao e produo da cultura. 3. Preferir o plantio de espcies de crescimento rpido, como os capins elefante, napier, camerum ou que atraiam as abelhas mamangavas. 1. Na definio do espaamento na rua 1. Incorporar matria orgnica devidamente observar a necessidade de se realizar curtida em pr-plantio. eliminao das plantas infectadas quando 2. Adotar o espaamento de 1 a 5 metros entre da ocorrncia do vrus-do-endurecimento plantas e de 2 a 4 metros entre as ruas. do-fruto (PWV). 3. No caso de plantios em sulcos de 15-25 cm 2. Eliminar todo e qualquer material de profundidade, complementando, vegetal de plantios de maracuj anteriores, manualmente, a profundidade no local da cova cujo ciclo produtivo j est devidamente para 40 cm; no caso de se fazer uso, apenas, terminado. de covas, usar as dimenses: 40*40*40 cm. 3. Observar os fatores de densidade de plantio, de compatibilidade com requisitos de controle de pragas e de produtividade e qualidade do maracuj. 4. O plantio das mudas deve ser em linhas perpendiculares ao sentido do declive do terreno, tendo o cuidado de se adotar prticas de conservao do solo. 5. Manter a cova de plantio ligeiramente elevada, para evitar o afogamento do colo da planta.

1. Implantar talho contguo 1. Instalar pomar em reas que tenham a talho com mais de 30 dias apresentado morte precoce (patgenos de solo). de transplantio. 2. Manter talhes decadentes.

4/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

5.5. Sistema de conduo

1. Propiciar boa distribuio dos ramos, de modo a facilitar os tratos culturais e permitir melhor insolao dos ramos produtivos. 1. Realizar a prvia anlise qumica do solo e repeti-la anualmente, a fim de ser efetuada calagem e adubao com base nas necessidades apontadas. 2. Incorporao prvia de corretivos antes do transplantio. 3. Adotar tcnicas que minimizem perdas por lixiviao, volatilizao, eroso e outras. 1. Controlar processo de eroso e prover a melhoria das condies biolgicas do solo. 2. Eliminar as espcies hospedeiras de pragas do maracuj ou de vetores de vrus que atacam a cultura. 1. Utilizar somente herbicidas registrados e permitidos para PIMaracuj e mediante receiturio agronmico. 2. Utilizar estratgias que minimizem sua utilizao dentro do ano agrcola. 3. Proceder ao registro das aplicaes no caderno de campo. 4. Respeitar o perodo de carncia para colheita. 1. Assegurar o uso de gua de irrigao mediante outorga. 2. Controlar a quantidade de gua aplicada no solo: 2.1. Administrar a quantidade em funo do balano hdrico, capacidade de reteno do solo e da demanda da cultura; 2.2. Monitorar o teor de sais e a presena de substncias poluentes na gua de 1. Utilizar sistemas de irrigao sub-copa que promovam maior eficincia no uso da gua. 2. Utilizar fertirrigao conforme requisitos da cultura. 1. Estabelecer programa de adubao, conforme requisitos tcnicos de produtividade e qualidade associados a indicadores de anlises de solo e da planta, mediante receiturio agronmico. 2. Levar em conta a extrao de nutrientes e as perdas durante o ciclo agrcola. 1. Proceder a aplicao de fertilizantes e corretivos no registrados, sem indicao agronmica, conforme legislao vigente. 2. Colocar em risco os lenis subterrneos por contaminaes qumica e biolgica, especialmente nitratos e metais pesados. 1. Utilizar qualquer 1. Usar herbicidas ps-emergentes registrados, equipamento que provoque a com jato dirigido na linha. desestruturao do solo (ex: enxada rotativa, grade). 2. Manter invasoras sem o devido manejo. 1. Aplicar herbicidas em rea total, exceto para plantio direto. 2. Controlar o mato exclusivamente com equipamentos que revolvam o solo. 1. Utilizar excepcionalmente herbicidas premergentes em reas localizadas, mediante justificativa tcnica.

6. NUTRIO DE PLANTAS 6.1. Fertilizao e correo da acidez

7. MANEJO DO SOLO 7.1. Manejo da cobertura do solo

1.Fazer roadas ou capinas na linha, respeitando distncia de segurana para que o equipamento no atinja a planta; se necessrio, com roadeira, nas entrelinhas. 2. Tomar especial cuidado nessas operaes, a fim de evitar ferimentos nas plantas de maracuj.

7.2. Controle de plantas infestantes

8. IRRIGAO 8.1. Cultivo irrigado

1. Utilizar gua para irrigao que no atenda aos padres tcnicos da cultura.

5/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

irrigao. 9. MANEJO DA PARTE AREA 9.1. Tcnicas de manejo 1. Proceder a conduo da planta para o equilbrio entre a atividade vegetativa e produo regular. 2. Propiciar boa distribuio dos ramos, de modo a facilitar os tratos culturais e permitir melhor insolao dos ramos produtivos. 1. Conduzir a planta em haste nica, desbrotando periodicamente, at que ultrapasse o arame superior de sustentao. 1. Realizar polinizao artificial. 1. Avaliar e registrar semanalmente a incidncia de pragas, atravs de monitoramento. 2. Utilizar as tcnicas preconizadas no MIP. 3. Dar prioridade a mtodos culturais e biolgicos. 4. Quando necessrio o uso de agrotxicos, utilizar produtos registrados, mediante receiturio agronmico, conforme legislao vigente. 1.Usar ferramentas adequadas nas operaes de poda e desbrota. 1. Evitar as pulverizaes no perodo de abertura das flores visando preservar os insetos polinizadores. 2. Empregar produtos mais seletivos e de menor toxicidade e persistncia, para maior segurana ao ambiente e ao aplicador. 3. Colaborar para a implantao de infraestrutura necessria ao monitoramento das condies agro-climticas para o manejo das pragas. 4. Para evitar desenvolvimento de resistncia de pragas utilizar produtos de diferentes grupos qumicos como critrio de rotao. 1. Efetuar a remoo e destruio de rgos 1. Efetuar desbrota com as da parte area doentes a fim de impedir a unhas. disseminao de doena. Todo o material. vegetal, ao ser eliminado, deve ser recolhido em um saco e levado para fora do pomar, onde deve ser destrudo 2. Erradicar plantas com sintomas de doenas de difcil controle, tais como viroses, fusariose, murcha bacteriana, tomando bastante cuidado, para no provocar, por contato de ferra-mentas, a disseminao das mesmas.

9.2. Poda de formao

9.3. Polinizao 10. PROTEO INTEGRADA DA PLANTA 10.1. Controle de pragas

10.2. Limpeza do pomar

6/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

10.3. Ferramentas e veculos.

10.4. Produtos fitossanitrios

10.5. Preparo de caldas e aplicao de produtos fitossanitrios

1. Assegurar que estes esto sendo utilizados em lavoura sadia. Depois da utilizao em cada planta, efetuar a desinfestao da ferramenta com produto comprovadamente eficiente. 2. Diante da incidncia de murchas ou podrides de colo e raiz, desinfestar pneus de veculos e calados das pessoas que transitarem pelo pomar. 1. Utilizar produtos qumicos registrados, mediante receiturio agronmico, conforme legislao vigente. 2. Utilizar sistemas adequados de amostragem e diagnstico para tomada de decises em funo dos nveis mnimos de interveno. 3. Utilizar os indicadores de monitoramento de pragas para definir a necessidade de aplicao de agrotxicos. 1.Efetuar pulverizaes baseadas em monitoramentos somente em reas em nveis crticos de infestao; sob riscos de epidemias ou surto, pulverizar em toda a rea como medida preventiva. 2. Obedecer as recomendaes tcnicas sobre manipulao de produtos e operao de equipamentos, conforme legislao vigente. 3. Obedecer, rigorosamente, a receita agronmica. 1. Proceder a manuteno e a calibrao peridica, no mnimo anualmente, utilizando mtodos e tcnicas internacionalmente reconhecidas. 2. Os operadores devem utilizar equipamento de proteo individual , conforme o manual de Preveno de Acidentes no Trabalho com Agrotxicos. 1. Armazenar produtos fitossanitrios em local adequado. 2. Manter registro do estoque, para fins de

1. Utilizar informaes geradas em Estaes de Avisos para orientar os procedimentos sobre tratamentos com agrotxicos 2. Proceder tratamentos direcionados, especificamente, aos locais onde as pragas provocam danos.

10.6. Equipamentos de aplicao de produtos fitossanitrios

1. Ter em mos aparelhos para calibrao de pulverizadores, como manmetros de bico e provetas plsticas.

10.7. Armazenamento e descarte de embalagens de produtos fitossanitrios

1. Colaborar na organizao de centros regionais de recolhimento de embalagens para o seu devido tratamento, em conjunto com

1. Proceder a manipulao e aplicao de agrotxicos na presena de crianas, pessoas sem EPI e animais domsticos. 2. Descartar restos de agrotxicos e de calda, bem como, lavar equipamentos em fontes de gua, riachos, lagos, etc. 3. Pulverizar durante a ocorrncia de ventos fortes. 1. Usar equipamentos descalibrados e/ou com defeitos mecnicos ou que apresentem falhas que comprometam a eficincia dos produtos fitossanitrios, a sade do operador e o meio ambiente. 1. Manter estoque de agrotxicos sem obedecer as normas de segurana.

7/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

rastreabilidade. 3. Fazer a trplice lavagem, conforme o tipo de embalagem e, aps a inutilizao, encaminhar a centros de destruio e reciclagem, de acordo com a legislao vigente. 11. COLHEITA E PS-COLHEITA 11.1.Tcnicas de colheita 1. Para a produo destinada ao mercado de frutas frescas, colher antes de cair, de acordo com as normas de classificao da PIMaracuj. 2. Considerar o perodo de carncia dos produtos fitossanitrios ao colher os Frutos. 3. Proteger os frutos colhidos das intempries e da incidncia da luz solar. 4. Tomar cuidados especiais para no provocar ferimentos na casca, no caso de frutas destinadas ao consumo "in natura". 5. Frutos colhidos para consumo "in natura" devem ser colocados, de imediato, em contentores que permitam higienizao e que os protejam de danos e do contato com o solo. 6. Proceder a higienizao de equipamentos e caixas, conforme normas vigentes. 7. Os colhedores devero estar em boas condies de sade e observar cuidados de higiene pessoal. 1. Identificar cada lote de acordo com a produo integrada, constando: data de colheita, variedade, nome da propriedade, nmero da parcela, responsvel pela colheita, de modo a assegurar a rastreabilidade do produto. 1. Permitir a coleta de amostras de frutos para anlise em laboratrios credenciados pelo Ministrio da Agricultura.

prefeituras, secretarias de agricultura e associaes de produtores e distribuidores.

2. Abandonar embalagens e restos de materiais e produtos agrotxicos em qualquer tipo de reas.

1. Transportar os frutos colhidos e entreg-los na empacotadora em, no mximo, 12 horas aps a colheita. 2. Frutos destinados industrializao podem ser recolhidos do cho, no mnimo uma vez por semana. 3. Retirar do pomar e descartar os frutos verdes cados e os podres.

1. Aplicar produtos qumicos sem o devido registro, conforme legislao vigente. 2. Misturar nas caixas, frutos obtidos da reas com produo integrada de maracuj com frutos de reas com outros sistemas de produo.

1. Manter frutos de produo integrada em conjunto com os de outros sistemas de produo ou mesmo outros produtos, desde que devidamente identificados, separadas e assegurados os procedimentos contra riscos de contaminao.

11.2. Identificao dos lotes de colheita

12. ANLISES DE RESDUOS 12.1. Amostragem para anlise

1. Realizar a amostragem atravs de grupos de produtores visando a reduo dos custos laboratoriais.

8/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

2. As coletas de amostras sero feitas ao acaso, abrangendo o mnimo de 10% do total das parcelas de cada produtor ou de grupos de pequenos produtores. 13. PROCESSOS DE EMPACOTADORAS 13.1. Tcnicas de ps-colheita (empacotadora; indstria). 1. Identificar cada lote quanto procedncia, peso, data e hora de chegada, para subsidiar a ordem de manuseio e assegurar a rastreabilidade do produto. 2. No caso de empacotadoras, classificar as frutas de acordo com as normas de classificao da PIMaracuj. 1. Obedecer s normas tcnicas de transporte e armazenamento, com vistas preservao dos fatores de qualidade do maracuj. 2. Armazenar na cmara fria apenas frutos obtidos dentro do sistema de PIMaracuj. 3. Proceder a limpeza e sanitizao dos equipamentos de transporte. 1. Proceder a execuo simultnea dos processos de empacotamento de frutos da PIMaracuj com os de outros sistemas de produo. 1. Realizar o transporte em veculos e equipamentos apropriados, conforme requisitos do maracuj. 2. Coletar amostras para monitoramento da qualidade. 1. Armazenar frutos provenientes do sistema PIMaracuj com frutos de outros sistemas de produo devidamente separados e identificados. 2. Armazenar, na mesma cmara fria, sucos provenientes de outros sistemas de produo devidamente separados e identificados. 3. Transportar e estocar frutos provenientes do sistema PIMaracuj com frutos de outros sistemas de produo devidamente separados e identificados, assegurando procedimentos contra riscos de contaminao. 1. Utilizar produtos qumicos no autorizados pela legislao.

13.2. Estocagem, expedio e transporte

13.3. Instalaes, equipamentos e local 1.Proceder a limpeza e sanitizao das de embalagem instalaes, equipamentos e local de (empacotadora/indstria) trabalho.

1. No caso de empacotadoras, a sanitizao das instalaes e dos equipamentos, utilizar preferencialmente produtos a base de amnia

9/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

13.4. Tratamentos

2. Os trabalhadores devero estar em boas quaternria. condies de sade e observar cuidados de higiene pessoal. 2. As indstrias devero implantar os sistemas de Boas Prticas de Fabricao BPF e/ou Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle - APPCC. 1. Utilizar os mtodos, tcnicas e 1. Obedecer os procedimentos tcnicos da processos indicados em regulamentos APPCC. tcnicos de PIMaracuj.

1. Aplicao de produtos qumicos sem o devido registro, conforme legislao vigente. 2. Depositar restos de produtos qumicos e lavar equipamentos em fontes de gua, riachos, lagos, etc. 3. Utilizar desinfetantes que possam formar cloraminas ou outros compostos txicos na gua de lavagem das frutas.

1. Nos casos de tratamentos qumicos realiz-los somente mediante receiturio agronmico, justificando a necessidade e assegurada a comprovao da degradao de resduos antes da poca de comercializao das frutas.

13.5. Embalagem e etiquetagem

13.6. Logstica 14. SISTEMA DE RASTREABILIDADE 14.1. Caderno de campo

1. Proceder a identificao da natureza, origem, variedade, classe e peso lquido do produto, data da embalagem, nome do produtor, conforme normas tcnicas legais, e o destaque ao sistema de PIMaracuj. 2. Armazenar embalagens novas em locais protegidos contra a entrada de qualquer tipo de animal. 3. Toda e qualquer embalagem utilizada deve ser compatvel com procedimentos para a adequada higienizao. 1. Utilizar o sistema de identificao que assegure a rastreabilidade de processos adotados na gerao do produto. 1..Manter cadernos de campo para o registro de dados da cultura necessrios adequada gesto da Produo Integrada de Maracuj.

1. Utilizar embalagem conforme os requisitos e recomendaes da PIMaracuj. 2. Proceder adaptao ao processo de paletizao.

1. Utilizar mtodos, tcnicas e processos de logstica que assegurem a qualidade do produto.

10/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

NORMAS TCNICAS ESPECFICAS PARA MARACUJ

14.2. Caderno de ps-colheita

14.3. Rastreabilidade

14.4. Auditorias de campo e pscolheita

1. Manter cadernos de ps-colheita para o registro de dados da cultura necessrios adequada gesto da Produo Integrada de Maracuj. 1. Manter os registros atualizados e com fidelidade, para fins de rastreabilidade de todas as etapas dos processos de produo e de empacotadoras. 1. Implantar as normas da PIMaracuj pelo menos um ciclo agrcola antes de solicitar a adeso e a avaliao da conformidade. 2. Permitir auditorias nos pomares e empacotadoras a qualquer poca. obrigatria pelo menos uma auditoria anual no campo e uma na empacotadora, para os que aderiram a PIMaracuj e foram credenciados pelo organismo avaliador da conformidade. 1. Manter responsabilidade e assistncia tcnica permanente atravs de engenheiro agrnomo capacitado na cultura e em PIMaracuj.

1. Realizar visitas no campo, preferencialmente nas pocas de florao, desenvolvimento e colheita das frutas.

15. ASSISTNCIA TCNICA 15.1. Assistncia tcnica

1. Organizar grupos de produtores quando a rea de cada um for pequena. 2. No caso de pequenos produtores manter, atravs de equipe de assistncia tcnica coordenada por engenheiro agrnomo com especialidade em cultura de maracuj e em PIMaracuj, assistncia tcnica permanente.

11/11

Produo Integrada de Maracuj


Domingos de Azevedo Oliveira domingos@lexxa.com.br

You might also like