You are on page 1of 2

Behaviorismo um termo genrico para agrupar diversas e contraditrias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual

l o comportamento, mesmo que com diferentes concepes sobre o que seja o comportamento. A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientao positivista trabalham com o princpio de que a conduta dos indivduos observvel, mensurvel e controlvel similarmente aos fatos e eventos nas cincias naturais e nas exatas.

John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo metodolgico , ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das cincias naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivduo. Watson era um defensor da importncia do meio na construo e desenvolvimento do indivduo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clssico, conceito desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936), que ganhou o Prmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva dos ces. Pavlov descobriu que os ces no salivavam apenas ao ver comida, mas tambm quando associavam algum som ou gesto "chegada de comida" - ver a clssica experincia do cachorro de Pavlov. A este fenmeno de associao ele denominou de condicionamento clssico. A partir das descobertas de Pavlov, houve um fortalecimento da investigao emprica da relao entre o organismo e o meio.

O behaviorismo metodolgico e o Behaviorismo metafsico tem as suas razes nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavlov. O behaviorismo radical foi desenvolvido no como um campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano que utiliza como referncia outros filsofos da cincia do sculo XX, contextualizado por todas das crises de paradigmas vivenciadas pelo pensamento cientfico at hoje, seu principal autor foi o psiclogo americano Burruhs Skinner (1953), que alm de ser o representante mais importante do behaviorismo radical, desenvolveu os princpios do condicionamento operante e a sistematizao do modelo de seleo por consequncias para explicar o comportamento. O condicionamento operante explica que quando aps um comportamento ou atitude seguida a apresentao de um reforo, aquela resposta (ao) tem maior probabilidade de se repetir com a mesma funo.

Veja no vdeo abaixo uma das experincias realizadas com o pequeno Albert pelo professor John Watson. Watson inicialmente estabeleceu como o beb no parecia ter praticamente nenhum medo inato. Foi na sala controlada de Watson que o pequeno Albert conheceu pela primeira vez na vida coelhos, macacos, cachorros e mesmo um pequeno rato branco, com que tentou brincar. Nenhum deles o assustava, e Albert no temia nem mesmo o fogo. Uma das poucas coisas que desagradava Albert era um desconforto natural com barulhos altos repentinos, como bater em uma barra metlica.

http://explicadinho.blogspot.com/2009/12/o-que-e-behaviorismo.html

You might also like