You are on page 1of 9

Pgina 1 de 9

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) - Pronunciamento Tcnico CPC 03(R1) Composio e divulgao 9 de Maio de 2011

Em face da publicao da Deliberao CVM n 624/2010, DOU 1 de 29.01.2010, este procedimento foi atualizado. Tpicos atualizados: 1. Introduo; 5. Fluxos de caixa em moeda estrangeira.

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) - Pronunciamento Tcnico CPC 03(R1) - Composio e divulgao

Sumrio 1. Introduo 2. Divulgao de fluxos de caixa das atividades operacionais


2.1 O que estabelece o mtodo direto? 2.2 O que estabelece o mtodo indireto? 2.2.1 Apresentao do fluxo de caixa lquido e conciliao entre lucro lquido e o fluxo de caixa lquido 2.2.2 Outras recomendaes importantes

3. Divulgao dos fluxos de caixa das atividades de investimento e de financiamento 4. Divulgao dos fluxos de caixa em base lquida
4.1 Instituio financeira

5. Fluxos de caixa em moeda estrangeira


5.1 Ganhos e perdas no realizados

6. Juros e dividendos
6.1 Como classificar os juros pagos e recebidos e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos? 6.2 Alternativas dispensadas aos dividendos e aos juros sobre o capital prprio pagos 6.3 Recomendao sobre o tratamento a ser dispensado aos juros e dividendos

7. Imposto de Renda e CSLL 8. Investimentos em controladas, coligadas e empreendimentos em conjunto 9. Aquisies e vendas de controladas e outras unidades de negcios
9.1 Aspectos relevantes da obteno e da perda de controle de controladas

10. Transaes que no envolvem caixa ou equivalentes de caixa 11. Componentes de caixa e equivalentes de caixa 12. Outras divulgaes
12.1 Informaes adicionais 12.2 Aumentos na capacidade operacional e itens necessrios para manter a capacidade operacional 12.3 Divulgao dos fluxos de caixa por segmento 12.4 Valor dos fluxos de caixa por ao - Divulgao vedada

1. Introduo

Discorreremos neste procedimento sobre a composio e a divulgao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC), tendo como base o Pronunciamento Tcnico CPC 03(R1) do Comit de Pronunciamentos Contbeis, que trata do referido assunto, aprovado pela Deliberao CVM n 547/2008 .

Nota

A CVM, por meio da Deliberao CVM n 624/2010 , aprovou o documento de reviso n 01, o qual alterou itens e a denominao do Pronunciamento Tcnico CPC 03, passando a denominar-se Pronunciamento Tcnico CPC 03(R1). Referidas alteraes j constam deste procedimento.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 2 de 9

2. Divulgao de fluxos de caixa das atividades operacionais

A entidade deve divulgar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando: a) o mtodo direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos so divulgadas; ou b) o mtodo indireto, segundo o qual o lucro lquido ou prejuzo ajustado pelos efeitos: b.1) das transaes que no envolvem caixa; b.2) de quaisquer diferimentos ou outras apropriaes por competncia sobre recebimentos ou pagamentos operacionais passados ou futuros; e b.3) de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

2.1 O que estabelece o mtodo direto?

De acordo com o mtodo direto, as informaes sobre as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas: a) dos registros contbeis da entidade; ou b) ajustando as vendas, os custos das vendas (no caso de instituies financeiras, os componentes formadores da margem financeira, juntamente com as receitas com servios e tarifas) e outros itens da demonstrao do resultado referentes a: b.1) mudanas ocorridas no perodo nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; b.2) outros itens que no envolvem caixa; e b.3) outros itens cujos efeitos no caixa sejam fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento e de investimento.

A conciliao entre o lucro lquido e o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais deve ser fornecida obrigatoriamente, caso a entidade use o mtodo direto para apurar o fluxo lquido das atividades operacionais.

2.2 O que estabelece o mtodo indireto?

De acordo com o mtodo indireto, o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais determinado ajustando o lucro lquido ou prejuzo quanto aos efeitos de: a) mudanas ocorridas no perodo nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; b) itens que no afetam o caixa, tais como depreciao, provises, impostos diferidos, variaes cambiais no realizadas, resultado de equivalncia patrimonial em investimentos e participao de minoritrios, quando aplicvel; e c) todos os outros itens cujos efeitos sobre o caixa sejam fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento ou de financiamento.

2.2.1 Apresentao do fluxo de caixa lquido e conciliao entre lucro lquido e o fluxo de caixa lquido

Alternativamente, o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais pode ser apresentado conforme o mtodo indireto. Nesse caso, sero mostradas as receitas e as despesas divulgadas na Demonstrao do

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 3 de 9

Resultado do Exerccio (DRE) e as mudanas ocorridas no perodo nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar. A conciliao deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem reconciliados, semelhana do que deve fazer a entidade que use o mtodo indireto em relao aos ajustes ao lucro lquido ou prejuzo para apurar o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais. Alm das principais classes de diferimentos, provises e de outros ajustes ao lucro lquido, essa conciliao deve demonstrar, no mnimo, as mudanas ocorridas no perodo nos recebveis relativos s atividades operacionais, nos estoques, assim como nos pagamentos vinculados s atividades operacionais.

2.2.2 Outras recomendaes importantes

Recomenda-se s entidades fornecerem outros detalhes dessas categorias de contas que sejam relevantes. Por exemplo, alteraes nas contas a receber de clientes em razo da venda de mercadorias, produtos ou servios poderiam ser apresentadas separadamente das mudanas em outros recebveis operacionais. Alm disso, se o mtodo indireto for utilizado, os montantes de juros pagos (lquidos dos valores capitalizados) e os valores do Imposto de Renda e da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL) pagos durante o perodo devem ser informados de forma detalhada em notas explicativas. No caso do Imposto de Renda, da CSLL e dos demais tributos, bem como no caso dos encargos com INSS e assemelhados, devem ser claramente destacados os montantes relativos tributao da entidade. O pagamento dos valores retidos na fonte de terceiros e apenas recolhidos pela entidade pagamento classificado conforme sua origem, como, por exemplo, o recolhimento dos valores retidos da mo de obra classificado como parte das despesas operacionais, ou do imobilizado construdo com tal mo de obra, etc.

3. Divulgao dos fluxos de caixa das atividades de investimento e de financiamento

A entidade deve apresentar separadamente as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos decorrentes das atividades de investimento e de financiamento, exceto quando os fluxos de caixa forem apresentados em base lquida, conforme veremos adiante.

4. Divulgao dos fluxos de caixa em base lquida

Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento podem ser apresentados numa base lquida nas situaes em que houver: a) recebimentos e pagamentos de caixa em favor ou em nome de clientes, quando os fluxos de caixa refletirem mais as atividades dos clientes do que as da prpria entidade. Exemplos de recebimentos e pagamentos referentes a esse caso: a.1) movimentao (depsitos e saques) em contas de depsitos a vista em um banco; a.2) fundos mantidos para clientes por uma companhia de investimento; e a.3) aluguis cobrados em nome de terceiros e pagos inteiramente aos proprietrios dos imveis; b) recebimentos e pagamentos de caixa referentes a itens cuja rotao seja rpida, os valores sejam significativos e os vencimentos sejam de curto prazo. Exemplos de recebimentos e pagamentos referentes a esse caso (adiantamentos destinados a e o reembolso de): b.1) pagamentos e recebimentos relativos aos cartes de crdito de clientes; b.2) compra e venda de investimentos; e b.3) outros emprstimos tomados a curto prazo, como, por exemplo, os que tem vencimento em trs meses ou menos contados a partir da respectiva contratao.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 4 de 9

4.1 Instituio financeira

Os fluxos de caixa decorrentes das seguintes atividades de uma instituio financeira podem ser apresentados em base lquida: a) recebimentos e pagamentos de caixa pelo aceite e resgate de depsitos a prazo fixo; b) colocao de depsitos ou sua retirada de outras; c) adiantamentos e emprstimos de caixa feitos a clientes e a amortizao desses adiantamentos e emprstimos.

5. Fluxos de caixa em moeda estrangeira

Os fluxos de caixa decorrentes de transaes em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o montante em moeda estrangeira taxa cambial na data de cada fluxo de caixa. Nesse caso, os fluxos de caixa de controlada no exterior devem ser convertidos para a moeda funcional da controladora, utilizando-se a taxa cambial na data de cada fluxo de caixa. Os fluxos de caixa denominados em moeda estrangeira devem ser divulgados de acordo com o Pronunciamento CPC 02(R1) - Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio e Converso de Demonstraes Contbeis. Observa-se que a taxa mdia ponderada de cmbio para um perodo pode ser utilizada para registrar as transaes em moeda estrangeira ou para a converso dos fluxos de caixa de controlada no exterior, isso se o resultado no for substancialmente diferente daquele que seria obtido se as taxas de cmbio efetivas das datas de cada fluxo de caixa fossem usadas para esses fins. Lembra-se que o Pronunciamento CPC 02(R1) no permite o uso da taxa de cmbio da data do balano patrimonial para converso da DFC de controladas ou coligadas no exterior.

5.1 Ganhos e perdas no realizados

Ganhos e perdas no realizados resultantes de mudanas nas taxas de cmbio de moedas estrangeiras no so fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanas nas taxas cambiais sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, apresentado na DFC, a fim de reconciliar o caixa e equivalentes de caixa no comeo e no fim do perodo. Esse valor apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenas, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados s taxas de cmbio do fim do perodo.

6. Juros e dividendos

Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 5 de 9

Cada um deles deve ser classificado de maneira uniforme, de perodo a perodo, como decorrentes de atividades operacionais, de investimento ou de financiamento. O valor total dos juros pagos durante o perodo divulgado na DFC, quer tenha sido reconhecido como despesa na DRE, quer tenha sido capitalizado, como decorrente de atividades de investimento.

6.1 Como classificar os juros pagos e recebidos e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos?

Os juros pagos e recebidos e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos so comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituies financeiras. Todavia, no h consenso sobre a classificao desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital prprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinao do lucro lquido ou prejuzo. Alternativamente, os juros pagos e os juros e dividendos e os juros sobre o capital prprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, respectivamente, porque so custos de obteno de recursos financeiros ou retorno sobre investimentos.

6.2 Alternativas dispensadas aos dividendos e aos juros sobre o capital prprio pagos

Os dividendos e os juros sobre o capital prprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque so custos da obteno de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital prprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim de auxiliar os usurios a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros sobre o capital prprio utilizando os fluxos de caixa operacionais.

6.3 Recomendao sobre o tratamento a ser dispensado aos juros e dividendos

O Pronunciamento Tcnico CPC 03 encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital prprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Observa-se que alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

7. Imposto de Renda e CSLL

Os fluxos de caixa referentes ao Imposto de Renda e a CSLL devem ser apresentados separadamente como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser especificamente relacionados com atividades de financiamento e de investimento. Os impostos sobre a renda resultam de transaes que do lugar a fluxos de caixa classificados como atividades operacionais, de investimento ou de financiamento na DFC. Embora a despesa com impostos possa ser prontamente identificvel com as atividades de investimento ou de financiamento, torna-se s vezes impraticvel identificar os respectivos fluxos de caixa dos impostos que podem, tambm, ocorrer em perodo diferente dos fluxos de caixa da transao bsica.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 6 de 9

Portanto, os impostos pagos so comumente classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais. Todavia, quando for praticvel identificar o fluxo de caixa dos impostos com uma determinada transao, da qual resultem fluxos de caixa que sejam classificados como atividades de investimento ou de financiamento, o fluxo de caixa dos impostos deve ser classificado como atividade de investimento ou de financiamento, conforme seja apropriado. Quando os fluxos de caixa dos impostos forem alocados em mais de uma classe de atividade, o valor total dos impostos pagos do perodo tambm deve ser divulgado.

8. Investimentos em controladas, coligadas e empreendimentos em conjunto

Quando a contabilizao do investimento baseia-se no mtodo da equivalncia patrimonial ou no mtodo de custo, a entidade investidora fica limitada a apresentar, na DFC, os fluxos de caixa entre a prpria entidade investidora e a entidade na qual participe (por exemplo, coligada ou controlada), representados, por exemplo, por dividendos e por adiantamentos. A entidade que contabiliza seu investimento em uma entidade de controle conjunto, utilizando a consolidao proporcional, deve incluir em sua demonstrao consolidada dos fluxos de caixa sua parte proporcional nos fluxos de caixa da entidade controlada em conjunto. J a entidade que contabiliza tais investimentos usando o mtodo da equivalncia patrimonial deve incluir, em sua DFC, os fluxos de caixa referentes a seus investimentos na entidade de controle conjunto e as distribuies de lucros e outros pagamentos ou recebimentos entre a entidade e a entidade de controle conjunto.

9. Aquisies e vendas de controladas e outras unidades de negcios

Os fluxos de caixa totais decorrentes da obteno e da perda de controle de controladas ou outros negcios devem ser apresentados separadamente e classificados como atividades de investimento. A entidade deve divulgar, no total, com respeito tanto obteno quanto perda do controle de controladas ou outros negcios que ocorreram durante o perodo, cada um dos seguintes itens: a) o montante total pago para obteno do controle ou o montante total recebido na perda do controle; b) a parcela do montante total de compra ou de venda paga ou recebida em caixa e em equivalentes de caixa; c) o saldo de caixa e equivalentes de caixa das controladas ou outros negcios sobre os quais o controle foi obtido ou perdido; e d) o valor dos ativos e passivos (exceto caixa e equivalentes de caixa) das controladas e outros negcios sobre os quais o controle foi obtido ou perdido, resumido pelas principais classificaes.

A apresentao separada dos fluxos de caixa resultantes da obteno ou da perda de controle de controladas ou outros negcios, em linhas especficas da demonstrao, juntamente com a apresentao separada dos valores dos ativos e passivos adquiridos ou alienados, possibilita a distino desses fluxos de caixa dos demais decorrentes de outras atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Nota-se que os efeitos dos fluxos de caixa decorrentes das vendas no devem ser deduzidos dos efeitos decorrentes das aquisies.

9.1 Aspectos relevantes da obteno e da perda de controle de controladas

O valor total de caixa pago ou recebido como montante transferido para obteno ou perda do controle de controladas ou outros negcios deve ser apresentado na DFC, lquido do saldo de caixa ou equivalentes de caixa da controlada ou outra unidade de negcio adquirida ou alienada.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 7 de 9

Os fluxos de caixa decorrentes de mudanas no percentual de participao em uma controlada que no resultem na perda do controle devem ser classificados como caixa das atividades de financiamento. As mudanas no percentual de participao em uma controlada que no resultem na perda de controle, tais como compras de novas aes ou vendas de parte das aes da controlada, posteriormente ao momento da obteno do controle, devem ser contabilizadas como transaes de capital entre scios ou acionistas. Portanto, o fluxo de caixa resultante classificado da mesma forma que outras transaes entre scios ou acionistas, como atividade de financiamento.

10. Transaes que no envolvem caixa ou equivalentes de caixa

Transaes de investimento e financiamento que no envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa no devem ser includas na DFC. Tais transaes devem ser divulgadas nas notas explicativas s demonstraes contbeis, de modo que forneam todas as informaes relevantes sobre essas atividades de financiamento e de investimento. Muitas atividades de investimento e de financiamento no impactam diretamente os fluxos de caixa, embora afetem a estrutura de capital e de ativos de uma entidade. A no-incluso dessas transaes consistente com o objetivo da DFC, visto que tais itens no envolvem fluxos de caixa no perodo corrente. Exemplos de transaes que no envolvem o caixa ou equivalente de caixa so: a) a aquisio de ativos com assuno direta do respectivo passivo ou por meio de arrendamento financeiro; b) a aquisio de entidade por meio de emisso de aes; e c) a converso de dvida em capital.

11. Componentes de caixa e equivalentes de caixa

A entidade deve divulgar os componentes de caixa e equivalentes de caixa e deve apresentar uma conciliao dos valores em sua DFC com os respectivos itens divulgados no balano patrimonial. Em vista da variedade de prticas de gesto de caixa e de produtos bancrios, a entidade deve divulgar a poltica que adota na determinao da composio do caixa e equivalentes de caixa. O efeito de qualquer mudana na poltica para determinar os componentes de caixa e equivalentes de caixa, como, por exemplo, mudana na classificao dos instrumentos financeiros previamente considerados como parte da carteira de investimentos da entidade, deve ser apresentado de acordo com regra especfica sobre Prticas Contbeis, Mudanas em Estimativas e Correo de Erro.

12. Outras divulgaes

A entidade deve divulgar, em nota explicativa, acompanhada de um comentrio da administrao, os saldos de caixa e equivalentes de caixa que no estejam disponveis para uso pelo grupo.

Existem diversas circunstncias em que os saldos de caixa e equivalentes de caixa no esto disponveis para uso do grupo. Entre os exemplos esto saldos de caixa e equivalentes de caixa em poder de controlada que opere em pas no qual se apliquem controles cambiais ou outras restries legais que impeam o uso geral dos saldos pela controladora ou outras controladas.

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 8 de 9

12.1 Informaes adicionais

Informaes adicionais podem ser importantes para que os usurios entendam a posio financeira e a liquidez da entidade. A divulgao de tais informaes em nota explicativa recomendada e pode incluir: a) o valor de linhas de crdito obtidas, mas no utilizadas, que podem estar disponveis para futuras atividades operacionais e para satisfazer compromissos de capital, indicando restries, se houver, sobre o uso de tais linhas de crdito; b) o valor dos fluxos de caixa de cada uma das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, referentes aos investimentos em entidades de controle conjunto, contabilizado mediante o uso da consolidao proporcional; c) o valor dos fluxos de caixa que representam aumentos na capacidade operacional, separadamente dos fluxos de caixa que so necessrios para apenas manter a capacidade operacional; d) o valor dos fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento de cada segmento industrial, comercial ou de servios e geogrfico; e) os montantes totais dos juros e dividendos e juros sobre o capital prprio, pagos e recebidos, separadamente, bem como o montante total do Imposto de Renda e da CSLL pagos, neste caso destacando os montantes relativos tributao da entidade daqueles retidos na fonte de terceiros e apenas recolhidos pela entidade.

12.2 Aumentos na capacidade operacional e itens necessrios para manter a capacidade operacional

A divulgao separada dos fluxos de caixa que representam aumentos na capacidade operacional e dos fluxos de caixa que so necessrios para manter a capacidade operacional til para permitir ao usurio determinar se a entidade est investindo adequadamente na manuteno da sua capacidade operacional. A entidade que no investe adequadamente na manuteno de sua capacidade operacional pode estar prejudicando a futura lucratividade em favor da liquidez corrente e da distribuio de lucros aos proprietrios.

12.3 Divulgao dos fluxos de caixa por segmento

A divulgao dos fluxos de caixa por segmento permite aos usurios obter melhor entendimento da relao entre os fluxos de caixa dos negcios, como um todo, e os de suas partes componentes, e a disponibilidade e variabilidade dos fluxos de caixa por segmento.

12.4 Valor dos fluxos de caixa por ao - Divulgao vedada

As demonstraes contbeis no devem divulgar o valor dos fluxos de caixa por ao. Nem o fluxo de caixa lquido nem quaisquer de seus componentes substituem o lucro lquido como indicador de desempenho da entidade, como a divulgao de um fluxo de caixa por ao poderia sugerir.

Legislao Referenciada

Deliberao CVM n 547/2008 Deliberao CVM n 624/2010

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

Pgina 9 de 9

Sobre a IOB | Poltica de Privacidade Copyright 2008 IOB | Todos os direitos reservados

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

09/05/2011

You might also like