You are on page 1of 4

LISTA DE EXERCCIOS FSICA 1 TRIMESTRE

PROCESSOS DE ELETRIZAO
1> Responda corretamente cada item relacionado abaixo. Caso ache interessante desenhar, fique a vontade. (a) Voc possui dois corpos carregados positivamente, um deles deve ser carregado negativamente, utilizando mtodos de eletrizao explique como isso seria possvel? (no caso de ser possvel) Procure explicar passo a passo, caso ache necessrio pode fazer uma seqncia de desenhos. (b) Voc possui trs esferas estticas na sua frente. Uma delas est carregada positivamente, outra est carregada negativamente e a terceira est neutra. Elas esto prximas e voc precisa definir qual a situao de cada uma do ponto de vista eltrico. Explique como fazer isto.

ELETROSCPIOS
2> Responda corretamente cada item relacionado abaixo. Caso ache interessante desenhar, fique a vontade. (a) Utilizando um eletroscpio de folhas mostre o que acontece quando voc aproxima um corpo carregado positivamente da extremidade superior do eletroscpio? O que ocorre se voc encostar o eletroscpio no corpo? (b) Explique, com suas palavras, qual a funo de um eletroscpio e ensine a construir um de pndulo, utilizando para isso materiais que voc possui neste instante.

PRINCPIO DE CONSERVAO DA CARGA


3> Para demonstrar o princpio de conservao da carga e o processo de eletrizao por contato podemos proceder da seguinte forma: (A) Tomamos 3 esferas idnticas carregadas com cargas 3Q (A), - 2Q (B) e a terceira (C) neutra. (B) Colocamos em contato A com B e separamos. (C) Colocamos a seguir B em contato com C e separamos. (D) Por ltimo colocamos em contato C com A e separamos. Determine em funo de Q a carga final de cada esfera. 4> So dados 4 corpos idnticos A, B, C e D com cargas mostradas na tabela abaixo. So feitas duas experincias com eles: A B C D - 1,5 Q 4,2 Q - 7,5 Q 0 (a) Os corpos so colocados em contato e separados logo a seguir na seguinte seqncia: C com A, C com B e B com A. Aps os contatos descritos anteriormente determine a carga final de cada corpo. (b) Os corpos so colocados os trs em contato e ento separados. Qual a carga de cada corpo antes do contato? 5> Temos trs corpos idnticos A, B e C com cargas respectivamente iguais a Q, 2Q e 0. Sabendo que eles so colocados em contato e separados seguindo a ordem: A com B; B com C; e C com A; determine a carga que cada corpo ter no final dos contatos.

LEI DE COULOMB
6> A Lei de Coulomb mostra como determinar a Fora Eletrosttica entre corpos eletricamente carregados. A Lei de Coulomb aplicada a pares de cargas puntiformes, no caso de termos mais de duas cargas ela deve ser aplicada sempre com a carga de referncia e as outras que formam o sistema. Para um sistema de trs cargas puntiformes colocadas no vcuo, determine a fora resultante na carga A. So dados: QA = 1 C; QB = 4 C e QC = - 5 C; k = 9 x 109 N.m2/C2.

7> Trs cargas so colocadas em linha. Sabendo que suas cargas so: QA = 8 C; QB = 6 C e QC = - 4 C, determine: (a) a Fora entre A e B; (b) a Fora entre B e C; (c) a Fora Resultante na carga B.

8> Um dos pratos de uma balana em equilbrio uma esfera eletrizada A. Aproxima-se de A uma esfera B com carga igual, mas de sinal contrrio. O equilbrio restabelecido colocando-se uma massa de 1,6 g no prato da balana. A figura ilustra a situao. (a) Qual a intensidade da Fora eltrica ? (b) Qual o valor absoluto da carga de A ? 9> As cargas Q1 = 9 C e Q3 = 25 C esto fixas nos pontos A e B. Sabe-se que a carga Q2 = 4 C est em equilbrio sob a ao de foras eltricas somente na posio indicada. Nestas condies: (a) x = 1,85 cm; (b) x = 2,30 cm; (c) x = 3,38 cm; (d) x = 4,81 cm; (e) x = 5,35 cm.

Mostre o desenvolvimento matemtico.

CAMPO ELTRICO
10> Duas cargas so colocadas em linha. Sabendo que suas cargas so: QA = - 9 C e QB = 2 C, determine o Campo Resultante no ponto X. Dado: k = 9 x 109 N.m2/C2.

11> Duas cargas so colocadas em linha. Sabendo que suas cargas so: Q A = - 9 C e QB = 5 C, determine o Campo Resultante no ponto 1. Dado: k = 9 x 109 N.m2/C2.

12> Uma partcula de carga q = - 2 C est em equilbrio esttico, sujeita simultaneamente a ao de um campo eltrico vertical de valor 105 N/C e ao campo gravitacional terrestre (g = 10 m/s2). Determinar: (a) a direo do campo eltrico; (b) o sentido do vetor campo eltrico; (c) a massa da partcula. 13> Uma partcula 20 mg de massa e carga negativa permanece estacionria no laboratrio, quando submetida a ao de dois campos eltrico e gravitacional. Sabendo que a carga possui valor em mdulo de 6 C, determine: (a) a direo do vetor campo eltrico; (b) o sentido do vetor campo eltrico; (c) o mdulo do vetor campo eltrico; (d) o que aconteceria com esta carga se fosse levada para lua? 14> Uma partcula com carga positiva est em equilbrio esttico, sujeita simultaneamente a ao de um campo eltrico vertical de valor 104 N/C e ao campo gravitacional terrestre (g = 10 m/s2). Sabendo que a massa desta partcula igual a 10 mg. Determinar: (a) a direo do campo eltrico; (b) o sentido do vetor campo eltrico; (c) o mdulo do vetor campo eltrico; (d) a massa da partcula. 15> Um campo eltrico definido como sendo uma regio em torno da carga que possui interao eltrica. O campo gerado por uma carga, ou por vrias, geralmente testado utilizando-se outra carga. Abaixo so propostas algumas questes importantes sobre o assunto: (a) Diferencie (utilizando o enunciado) carga de prova e carga geradora; (b) Uma carga de massa igual a 20 g est esttica no ar sujeita a dois campos sucessivos, um eltrico e outro gravitacional. Utilizando g = 10 m/s2 e sabendo que o campo eltrico na regio constante e igual a 2 x 104 N/C, determine o mdulo da carga,a direo e o sentido do vetor campo eltrico. (c) Para situao abaixo desenhe os vetores campo eltrico gerados no ponto P e o vetor resultante. Supor valores iguais para as cargas A e C.

POTENCIAL ELTRICO
16> O potencial eltrico uma grandeza escalar de grande importncia na eletricidade. Saber determina-lo num ponto pode ser muito efetivo num experimento. Dada a situao abaixo determine o potencial eltrico resultante no ponto P, admita como meio o vcuo e que a carga B est exatamente acima do Ponto P. Os valores das cargas so: QA = - 2 C; QB = - 9 C e QC = 1 C.

17> Duas cargas so colocadas em linha. Sabendo que suas cargas so: Q A = - 9 C e QB = 2 C, determine o potencial eltrico resultante no ponto X. Dado: k = 9 x 109 N.m2/C2.

You might also like