You are on page 1of 43

Clique para passar os slides

Argumento e formatao Mirtzi Lima Ribeiro Joo Pessoa Paraba Nordeste Brasil As citaes estaro com suas fontes indicadas mirtzi@gmail.com http://expandindohttp://expandindo-a-consciencia.com/ http://expandindohttp://expandindo-a-consciencia.webs.com/

erra:
Parte I Relao Ser Humano Planeta/Natureza

Terra: Tudo muda o Tempo Todo Parte I Relao Ser Humano Planeta/Natureza

A vida humana sobre a Terra representa uma pequenssima frao de tempo ao considerarmos o perodo de seu surgimento at os dias atuais. atuais.

Apesar disso, o ser humano tem agido com superioridade em relao aos demais seres e coisas do planeta.

Por suas aes desordenadas, tem exaurido mananciais e riquezas naturais, poludo e alterado de modo danoso o meio ambiente, sem mensurar respectivas conseqncias.

Muitos tm se comportado como se todos os eventos fossem isolados, e, a natureza estivesse eternamente ao seu dispor como fonte inesgotvel.

No observam que cada ao empreendida traz consigo reaes e respostas que nem sempre sero as esperadas.

Que atividades humanas causam grande impacto ambiental?

1. Extrao indiscriminada de recursos naturais; 2. Insero de espcies estranhas em habitat que provoca o extermnio de espcies nativas; 3. Intervenes humanas combinadas com mudanas climticas naturais (a associao de diversos fatores aceleram grandemente o impacto); 4. Fragmentao ou destruio de habitats (ex.: estradas interrompendo reas de preservao; desmatamento indiscriminado); 5. Poluindo excessivamente a natureza;
DVD BBC A Sade do Planeta Por que existe uma crise? David Attenborough

Segundo a Bblia, quando Deus criou o homem e a mulher deu-lhes a Terra para deuque tivessem domnio sobre ela.

Fonte: Bblia Sagrada Livro de Gnesis

Dominar a Terra, no seria subjugar pesadamente a natureza, e sim, t-la por aliada te provedora de modo equilibrado, consciencioso, numa relao de doao mtua.

Ao contrrio disso, o ser humano subjugousubjugou-a impiedosamente, usando-a usandopara alcanar fins imediatistas e egicos.

Os propsitos passaram a ser meramente econmicos, sem considerar as implicaes decorrentes de posturas destrutivas e desarmoniosas, perpetradas por longos anos e sculos.

Os lucros privados esto sendo gerados cada vez mais s custas do povo, causando a deteriorao do meio ambiente e da qualidade geral de vida. (...) vida. Para lidar com fenmenos econmicos a partir de uma perspectiva ecolgica, os economistas tero necessariamente ecolgica, que rever seus conceitos bsicos de modo dramtico. dramtico.

Fritjof Capra Ponto de Mutao

As pessoas foram se esquecendo de interagir construtivamente com o todo, adotando um comportamento que fragilizou e fragmentou esse TODO. Desse modo, elas foram se desconectando com a fonte de toda a existncia.

Que hbitos precisamos modificar?


Citemos alguns:
A ocupao e edificao desordenada de metrpoles; Aterramentos de solo em grandes extenses; Desvio artificial de rios que deslocam, agridem ou exterminam ecossistemas inteiros, prejudicando a biodiversidade; Desrespeito sustentao dos recursos naturais e das diversas fontes de riquezas sobre o planeta, que pe em grande risco a prpria sobrevivncia da humanidade; Exausto acelerada e uso sem critrios sistemticos das riquezas naturais.

Evitar sobre-explorar os sistemas naturais ser de vital importncia

Crescimento demogrfico e planejamento urbano

O crescimento demogrfico de So Paulo e Rio de Janeiro to grande que, em futuro prximo, formaro um s ncleo urbano, uma megalpole. Cidades no planejadas trazem problemas incontornveis que inviabilizam uma administrao eficaz. Hoje, nessas duas cidades, seus habitantes j se questionam a cada dia: ser possvel continuar vivendo desta forma?

Fonte: PPS de Paulo Roberto Cabral Medeiros Ttulo Honorfico de Cidado Planetrio CIVILIZAO SOLAR MSG 094 A Construo das Doze Cidades do Sol http://transnet.ning.com/group/civilizaosolar

Crescimento demogrfico e planejamento urbano

Infelizmente, no h quaisquer previses tranquilizadoras. Os problemas se potencializaro ... O custo econmico para resolver tais questes, alm de ser alto demais para as esferas municipal, estadual e federal, agravase porque crescente. A tendncia que, em dado momento, no haver mais recursos suficientes.

Fonte: PPS de Paulo Roberto Cabral Medeiros Ttulo Honorfico de Cidado Planetrio CIVILIZAO SOLAR MSG 094 A Construo das Doze Cidades do Sol http://transnet.ning.com/group/civilizaosolar

Conselho Mundial de Cidadania Planetria CMCP


Apia Projetos Auto-sustentveis
Objetivos principais do CMCP:
Salvaguardar memria de trabalhos e instituies de Cidados Planetrios premiados; Garantir e facilitar a multiplicao de estratgias e ferramentas para promoo de cidados planetrios j certificados e em potencial por todo o planeta; Incrementar ferramentas para a gerao de aes afirmativas correlatas pelo planeta; Adotar premissas da Carta da Terra como iderio e seu teor como base de atuao.

Fundadores do CMCP em 25/06/2010: Alexandre Sperchi Wahbe pelo Instituto Sinergia e os Cidados Planetrios: Planetrios: Antnio Carlos Pereira Santiago Eduardo Sejanes Cezimbra Mirtzi Lima Ribeiro Paulo Roberto Cabral Medeiros Tnia Maria Ribeiro Cavalcante Vera Lcia de Mendona Fonte: http://conselhomundialcidadaniaplanetaria.blogspot.com/

Que hbitos precisamos cultivar?


Citemos alguns:
Tomar conscincia e obter mais conhecimento quanto ao mundo que nos cerca: adoo de uma viso cosmolgica da vida (Parte V desse trabalho); Alternativas habitacionais em modelos auto-sustentveis, com autoproduo de alimento/agricultura no vis de uma eco-economia; eco Adoo de gerao de energia limpa; Conservao e manuteno dos mananciais naturais; Respeito s reservas de recursos naturais e das diversas fontes de riquezas do planeta; Consumo equilibrado com conscincia e critrios pre-definidos; pre Interao construtiva entre os membros das comunidades que tendero a adotar modelos ecolgicos e respeitantes ao meio ambiente.

O CMCP
Abriga vrias frentes, tendo criado o Grupo Ecovilas 2011 Hoje, Movimento Brasileiro de ECOVILAS

Ser definido o grupo diretivo de Braslia sem demora, pois temos decises importantes a tomar e organizar nossa agenda de ao. O nome do Grupo Ecovilas2011 mudou para Movimento Brasileiro de ECOVILAS ECOVILAS
Dr. Mrcio Bontempo
Ttulo Honorfico de Cidado Planetrio Coordenador do Grupo ECOVILAS atual Movimento Brasileiro de ECOVILAS. Mdico, escritor e palestrante.

Fontes: http://www.drmarciobontempo.com.br/ http://marciobontempo.blogspot.com/2011/02/movimento-brasileiro-de-ecovilas.html Ver tambm: http://mbecovilas.wordpress.com

Ecovilas Um Modelo Ambiental Presente no Sculo XXI

A Terra est precisando de novas idias e de novas solues, que mostrem um novo caminho para a humanidade. Como poderemos resolver os problemas sociais e ecolgicos do mundo ao mesmo tempo? Que tipo de solues podemos apresentar? Como podemos realizar o sonho de viver bem uns com os outros e com a natureza? Ser possvel viver de forma pacfica, justa e sustentvel? Podem as ecovilas e os bairros sustentveis ser o caminho a seguir? A ecovila busca responder aos desafios atuais da questo habitacional e apresentar alternativas, aplicando no processo construtivo uma combinao de tcnicas tradicionais e modernas.

Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/index.htm

Ecovilas Um Modelo Ambiental Presente no Sculo XXI

Quadro comparativo entre as populaes de assentamentos


Adaptado de Bill Mollison and Christopher Alexander

Nmero de pessoas
30 a 40 200 a 300 600 a 1.000 1.000 a 5.000 7.000 a 40.000 50.000

Comentrio
Mnimo nmero de pessoas para cobrir a maioria das funes humanas. Mnimo para a variabilidade gentica humana. Mximo para o relacionamento pessoal e a representatividade de todos. Mximo para uma federao de ecovilas. Funcional somente se organizado em vilas ou cooperativas confederadas. Mximo para uma cidade organizada.

Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/index.htm

Os Quatro Campos de uma ECOVILA


1) Infra-estrutura
Sistemas de captao, armazenamento, distribuio e reciclagem da gua Sistemas de gerao de energia renovvel Reduo das necessidades de transporte Acesso comunicao 2) Produo e consumo de alimentos e necessidades bsicas A produo orgnica e permanente de alimentos deve ser uma atividade de todo e qualquer assentamento. Um mnimo de 60% a 80% de auto-suficincia alimentar deve ser esperado das comunidades, inclusive nas zonas urbanas.

3) Arquitetura e construo ecolgicas


O projeto e a construo das edificaes deve respeitar o bom senso em relao utilizao prioritria de materiais locais, no txicos, alm das tcnicas apropriadas para a participao comunitria na construo de suas habitaes. A indstria da construo civil responsvel pelo maior consumo dos recursos naturais no planeta. Florestas, metais, e outros recursos so utilizados com enorme desperdcio, em prejuzo das futuras geraes.

4) Estruturas Sociais e Econmicas


Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/index.htm

ECOVILAS
ECOVILA um modelo de assentamento humano sustentvel. So comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a inteno de integrar uma vida social harmnica a um estilo de vida sustentvel. Para alcanar este objetivo, as ECOVILAS incluem em sua organizao muitas prticas, a seguir descritas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila

Figura http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos/159040_post.shtml

Ecovilas
1. Produo local e orgnica de alimentos; 2. Utilizao de sistemas de energias renovveis; 3. Utilizao de material de baixo impacto ambiental nas construes (bioconstruo ou Arquitetura sustentvel); 4. Criao de esquemas de apoio social e familiar; 5. Diversidade cultural e espiritual;
Texto Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila

Figura: ECOVILA AURORA http://www.redeaurora.org.br/

Ecovilas

6. Governana circular e empoderamento mtuo, incluindo experincia com novos processos de tomada de deciso e consenso; 7. Economia solidria, cooperativismo e rede de trocas; 8. Educao transdisciplinar e holstica; 9. Sistema de Sade integral e preventivo; 10. Preservao e manejo de ecossistemas locais; 11. Comunicao e ativismo global e local.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila

Alternativas vlidas como o Movimento Brasileiro de ECOVILAS e outros Movimento Brasileiro de Ecovilas: http://mbecovilas.wordpress.com/
Associao Aliana Luz: http://www.alianzaluz.org/ Ecovila Terra Una: http://www.terrauna.org.br/ecovila.html Acovila Aurora: http://www.redeaurora.org.br/ Ecovilas de Pirenpolis: http://www.omelhordepirenopolis.com/2009/03/minicidades-sustentaveisecovilas.html Cidades e Solues Ecovilas: http://www.youtube.com/watch?v=IyHrzEsl9F8

Cidades do Futuro
Cidades do futuro sero centros de cultura, arte e educao. Cidades auto-adaptadas e autoautoautoorganizadas, com estilos inovadores de movimentos de arte e com tecnologia de ponta, que envolver robs na realizao de diversas atividades sociais. Essa a expectativa que o especialista em anlise de planejamento e poltica, Theodore Gordon, em relao s cidades do futuro. Elas sero grandes centros de educao, cultura e comrcio. Um local dos seres humanos, onde as pessoas iro desenvolver seus trabalhos, inovaes e estudos disse Gordon, que participou do painel "O Futuro estudos, das Cidades e as Cidades do Futuro" na CICI 2011. Futuro",

Fonte: http://www.cidadesinovadoras.org.br/cici2011/

Permacultura
IPEMA Instituto de Permacultura da Mata Atlntica www.ybytucatu.com.br/permacultura.htm Instituto de Permacultura da Mata Atlntica

Nunca duvide de um pequeno grupo de cidados pensantes possam mudar o mundo, pois na verdade, a nica coisa que realmente tem acontecido.
Marcelo Bueno buenobagus@yahoo.com

Para baixar apostila em PDF sobre Permacultura, acesse: http://www.ipcp.org.br/References/ecoConstruction/ecoconstrapostnet.pdf Para ver fotos http://www.ipcp.org.br/Albums/

Permacultura

A PERMACULTURA um mtodo holstico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ( jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentveis, socialmente justos e financeiramente viveis. Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na dcada de 1970. O termo, cunhado na Austrlia, veio depermanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecolgica, idia inicial, estendeu-se para a estendeusustentabilidade dos assentamentos humanos humanos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

Nas palavras de Bill Mollison de que mais gosto, a Permacultura uma tentativa de se criar um Jardim do den, bolando e organizando a vida de forma a que ela seja abundante para todos, sem prejuzo para o meio ambiente. Parece utpico, mas ns praticantes sabemos que algo possvel e para o qual existem princpios, mtodos e estratgias bastante factveis. Os exemplos esto a, para quem quiser ver, nos cinco continentes e em mais de uma centena de pases.
Srgio Pamplona Fonte: http://gaiaagroecologia.blogspot.com/2011/04/permacultura.html

A partir dos anos 70, notadamente nos anos 90, propostas para comunidades auto-sustentveis que respeitam o meio ambiente, tiveram como expoentes:

a) as obras de Christopher Alexander e sua equipe, da Universidade de Berkeley, na Califrnia, particularmente a sua trilogia, A Pattern Language, The Oregon Experiment e A Timeless Way of Building, to rica em princpios embasadores de propostas de sustentabilidade, contemplada praticamente em todas as suas dimenses; b) a permacultura, criada por Bill Molisson, a partir da Tasmnia. Originalmente voltada com mais nfase para a rea de produo de alimentos, foi ampliada, orientando a concepo de construes e de reas urbanas;

Trechos da apostila Coleo Habitare. Para baixar arquivo completo em PDF, 54 pginas, acesse: http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/arquivos/colecao9/CAP3.pdf

c) a concepo e construo de Village Homes, por Michael e Judy Corbett, tambm na Califrnia. Ainda hoje esse conjunto de residncias constitui uma referncia mpar para orientar a concepo de assentamentos humanos; d) o movimento de Cohousing (Comunidades urbanas, guiadas pelo esprito de solidariedade e respeito ao meio ambiente), com origem na Dinamarca. Com forte nfase na dimenso social da sustentabilidade, tem mostrado outras dimenses altamente desenvolvidas, em diversos projetos j implementados, tanto na Europa como nos Estados Unidos; e e) os princpios para a Autonomous House, de Robert e Brenda Vale, a partir de Cambridge, na Inglaterra, incorporando edificao os princpios de sustentabilidade ambiental e de autosustentabilidade.
Trechos da apostila Coleo Habitare. Para baixar arquivo completo em PDF, 54 pginas, acesse: http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/arquivos/colecao9/CAP3.pdf

Modelos de Cohousing

http://www.legildesign.com/archives/388

Le Cohabitat prconise lesprit de collaboration des villages traditionnels (O co housing defende o esprito de colaborao de aldeias tradicionais)
http://www.habiter-autrement.org/04_co-housing/05_coh.htm

Adoo de alternativas saudveis


http://juntosustentabilidade.blogspot.com/2010/08/vamos-reciclar.html

Reduzir, Reutilizar e Reciclar http://lixonomundo.zip.net/

http://reciclarparacontinuar.blogspot.com/

Por que reciclar as garrafas de PET? Na Paraba, o Parque Tecnolgico de Campina Grande, adotou essa idia. http://www.paqtc.org.br/
Para ver o vdeo, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=o4AnbRMVWWc&NR=1

A compreenso e as aes humanas precisam mudar e j existem disseminadores dessa idia em toda a Terra. Precisamos urgentemente gerar equilbrio na relao entre:

Homem Natureza Planeta Todos os seres vivos Associado Responsabilidade/Espiritualidade

Os valores que inspiram a vida de uma sociedade determinaro sua viso de mundo, assim como as mundo, instituies religiosas, os empreendimentos cientficos e a tecnologia, alm das aes polticas e econmicas que a caracterizam.

Fritjof Capra Ponto de Mutao

A vida retribui na mesma medida aquilo que nela depositamos.

Links para pesquisar temas apresentados

EcoAldeias em Portugal vdeos diversos http://ecoaldeiasemportugal.blogspot.com/

Famlia Sustentvel - bioconstrues http://www.ecocentro.org/blog/

Permacultura no Brasil http://www.permacultura.org.br/

Instituto de Permacultura da Bahia permacultura@permacultura-bahia.org.br

Mirtzi Lima Ribeiro


Joo Pessoa Paraba Nordeste Brasil mirtzi@gmail.com Ttulo Honorfico de Cidad Planetria outorgado pela Faculdade FAPAF/TO em 2010 Membro do Conselho Administrativo do Comit Mundial de Cidadania Planetria - a partir de 2010 Representante em Joo Pessoa/Pb do Grupo de Estudos da Academia para a Cincia Futura - ACF Brasil Reiki Master - Mtodo Usui/Osho - Nvel III-A Estudiosa da Meditao Filosfica desde 1980 Palestrante e Escritora Transdisciplinar pela Expanso da Conscincia e da tica Viva Auditora de Contas Pblicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraba desde 1987 Assessora Tcnica do Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraba/Pb gesto-2007/2008 Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade/Pb no Quadrinio 2006/2009 Presidente da Comisso da Mulher Contabilista na Paraba em 2005 Professora em nvel superior de Gesto Governamental Auditora Interna da Qualidade - pela INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial/MG Perfil na RETRANS - Rede Transcultural Holstica: http://transnet.ning.com/profile/MirtziLimaRibeiro Assina os sites: http://expandindo-a-consciencia.com/ http://expandindo-a-consciencia.webs.com/ Compe o Conselho Editorial do site: http://www.absoluta-online.com.br/creditos.html Recomenda os sites: http://www.chavesdeenoch.org/ http://conselhomundialcidadaniaplanetaria.blogspot.com/ http://www.civilizacaosolar.org/ http://transnet.ning.com/ http://www.fapaf.com.br/ http://www.agarta.com.br/ http://www.novaigrejadocaminho.com/ http://outromundo-noticiaboa.blogspot.com/2010/09/projeto-voo-da-aguia-em-busca-de.html
Antes de imprimir esta mensagem, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

Quando o segundo sol chegar

Msica: Amethystium Strangely Beautiful

You might also like