You are on page 1of 21

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A COMPETNCIA DOS TRIBUNAIS NACIONAIS NO CRIME DE CONTRABANDO INTRACOMUNITRIO

TIAGO MOURO DE ALMEIDA DA CUNHA BONITO

III Curso de Ps-Graduao em Direito Fiscal

Breve Resumo Histrico das Alfndegas


imemorial a existncia das alfndegas e bem difcil precisar seno impossvel determinar, com exactido, qual o primeiro pas e a data da fundao do primeiro estabelecimento desta ordem.

J na antiguidade oriental, nos tempos de Salomo, foram cobrados impostos indirectos muito semelhantes a direitos de consumo e cujo produto se destinava exclusivamente a cobrir as despesas com obras pblicas, nomeadamente o famoso Templo de Salomo. Na antiguidade clssica, encontramos alfndegas propriamente ditas, em Roma, no tempo do primeiro Imperador Augusto, que com a sua onda reformista instituiu impostos aduaneiros para fazer face s mltiplas despesas pblicas, nomeadamente com a expanso e defesa do Imprio Romano. Dvidas no h de que tambm as cidades Estado Gregas utilizavam alfndegas, tributando as importaes e exportaes. incontestvel que o papel primordial das alfndegas foi nica e exclusivamente uma forma de se obter receita para os Estados. Actualmente, este imposto tem outro objectivo importante e que corresponde proteco da indstria.

As Alfndegas Portuguesas
de difcil preciso a origem do termo aduana, douam e dogana, tendo-lhe sido atribuda a origem de tal expresso, umas vezes, ao tributo pago aos doges de Veneza, outras vezes ao vocbulo rabe al diwan, que significa o local de registo das mercadorias tributadas. Relativamente expresso alfndega esta deriva de alfandaq palavra rabe para as albergarias onde os mercadores que percorriam as rotas do Mdio Oriente e do Norte de frica se alojavam, sob proteco das autoridades militares s quais para sua proteco e das mercadorias que transportavam pagavam um

imposto. Esse imposto seria mais um imposto de proteco do que propriamente um imposto sobre os produtos transportados.

As alfndegas portuguesas datam do ano de 1294, data do foral da cidade de Setbal, pois dessa poca que se encontra a mais antiga referncia a estas instituies. Os direitos a cobrados reduziam-se a um imposto de portagem, de taxa fixa, que, segundo parece, se pagava em todos os portos secos e molhados de Portugal. No sculo XV as alfndegas do Porto e Lisboa disponham de forais prprios. S em Lisboa encontravam-se a funcionar sete casas alfandegrias. As alfndegas nessa altura funcionavam independentemente umas das outras, sem qualquer coeso entre si, subordinadas aos vedores de fazenda, por intermdio dos contadores de comarca, dirigidos por magistrados a quem era atribuda essa responsabilidade. Tal regime de independncia era prejudicial ao Estado, em virtude da falta de unidade de aco e fiscalizao das cobranas. A organizao aduaneira Portuguesa expandiu-se com os Descobrimentos, tendo sido, em 1584, instalada uma alfndega na Ilha de Moambique.

Como se disse anteriormente, a independncia das alfndegas era total e at ao ano de 1837 cada alfndega portuguesa tinha uma pauta prpria. No havia um centro de unidade e de inteligncia especial, sendo que cada uma fazia o que bem entendia.1

A verdadeira reorganizao das alfndegas feita por Decreto de 17 de Setembro de 1833, o qual as tornou exclusivamente dependente de uma nica entidade, o Ministro da Fazenda do Reino. Depois disso continuou a ser objecto de variadas reformas, sem que contudo se lograr conter num nico diploma legal toda a legislao dispersa.

1 Vide Sousa Pereira em As Alfndegas, Lisboa, 1906

Com a entrada de Portugal no ano de 1986 na Comunidade Econmica Europeia, as receitas alfandegrias deixaram de ser receitas do Estado Portugus, para passarem a ser receitas da Comunidade, pelo que, actualmente, quase toda a legislao relativa ao Direito Aduaneiro, legislao comunitria, nomeadamente o Cdigo Aduaneiro Comunitrio2, as Disposies de Aplicao do Cdigo Aduaneiro Comunitrio3, disposies constantes no Decreto n 31730 de 15 de Dezembro de 1941 (Reforma Alfandegria) no Decreto-Lei n 43311, de 27 de Abril de 1965 (Reforma Aduaneira) que no se encontrem revogados e se harmonizem com a legislao comunitria supra referida.

O Cdigo Aduaneiro Comunitrio foi aprovado pelo Regulamento (CEE) n 2913/92 do

Conselho, de 12 de Outubro de 1992 Jornal Oficial n L 302 de 19/10 de 1992. 3 Disposies de Aplicao do Cdigo Aduaneiro Comunitrio (DACAC) aprovado pelo Regulamento (CEE) n 2454/93 da Comisso, de 2 de Julho de 1993.

Um Conceito de Direito Aduaneiro


Segundo a autora espanhola Susana Galera Rodrigo o direito aduaneiro composto por um conjunto de normas de direito publico, de finalidade protectora, cujo cumprimento exigvel sempre que se verifique uma operao de comercio internacional de mercadorias, e por aquelas outras normas imprescindveis para a sua aplicao efectiva4.

Com a globalizao e a supra-nacionalizao da economia, vulgo economia global, inevitvel que uma disciplina de direito aduaneiro acompanhe este fenmeno, criando-se uma constituio econmica - jurdica internacional 5. Por fora dos Tratados e Convenes Internacionais e nomeadamente na Unio Europeia, no que disciplina do Direito Aduaneiro diz respeito, aos Estados Membros resta quase nada, competindo-lhes apenas a regulamentao da liquidao do imposto aduaneiro e o mero papel de cobradores daquele.

4 Susana Galero Rodrigo in Derecho Aduaneiro Espaol y Comunitrio. La Intervencion Pblica sobre el Comercio Exterior de Bienes, Madrid, 1995, pp 100 e seguintes. 5 So exemplos os Tratados e Convenes, tais como o Tratado que institui o GATT, o Tratado da Unio Europeia, MERCOSUL, etc.

A Obrigao Fiscal no Direito Aduaneiro


O imposto aduaneiro, como qualquer imposto moderno6, caracteriza-se pelo pagamento em dinheiro, devido ao estado, pelo transporte quem ou alm fronteira, de mercadorias destinadas ao consumo no interior ou exterior do territrio de um Estado7. Como imposto que implica um dever, uma obrigao de pagar.8,9

O Cdigo Aduaneiro Comunitrio aprovado pelo Regulamento (CEE) n 2913/92 do Conselho, de 12 de Outubro de 1992, e os seus Actos Modificativos10 no seu n 9 e 10 do artigo 4, define dvida aduaneira como a obrigao de uma pessoa pagar os direitos de importao (direitos aduaneiros e os encargos de efeitos equivalentes previstos na importao de mercadorias, e direitos niveladores agrcolas e outras imposies importao institudas no mbito da politica agrcola comum ou no mbito de regimes especficos aplicveis a determinadas mercadorias resultantes da transformao de produtos agrcolas) ou os direitos de exportao (direitos aduaneiros e os encargos de efeito equivalente previstos na exportao de mercadorias, e os direitos niveladores agrcolas e outras imposies exportao institudos no mbito da politica agrcola comum ou no mbito de regimes especficos aplicveis a determinadas mercadorias resultantes de transformao de produtos agrcolas) que se aplicam a determinada mercadoria ao abrigo das disposies comunitrias em vigor.

6 Longe vo os tempos em que os direitos aduaneiros se podiam pagar em espcie. 7 Definio dada pelo autor italiano Achille Cutrera, na sua obra Princippi di Diritto e Politica Dagonale, pg.1 8 Esta obrigao assemelha-se com a obrigao em direito civil, diferindo contudo na posio jurdica do sujeito activo e na autonomia da vontade. 9 Segundo Laband, a obrigao de pagar os direitos aduaneiros no , na sua essncia jurdica, uma obrigao. Laband baseava esta sua afirmao na falta de um devedor determinado. Este autor entendia que a obrigao aduaneira no pesa sobre um devedor determinado, mas maneira de um direito real, sobre uma mercadoria. 10 O Cdigo Aduaneiro Comunitrio e respectivos Actos Modificativos podero ser consultados no site www.europe.eu

Facto Constitutivo da Obrigao Aduaneira


A obrigao aduaneira recai sobre as mercadorias que entrando na linha aduaneira da Unio Europeia11, quer para nela serem consumidas (importao) quer as que venham a ser enviadas para fora da Unio (exportao), ao abrigo das disposies comunitrias em vigor. O facto constitutivo da obrigao aduaneira a entrada (ou a sada, quando estamos perante o imposto sobre a exportao) de uma mercadoria no territrio aduaneiro da comunidade12. Segundo o disposto no artigo 16 do Cdigo Aduaneiro Comunitrio existem oito regimes aduaneiros, so eles: - a introduo em livre prtica, - o trnsito, - o entreposto aduaneiro, - o aperfeioamento activo, - a transformao sobre controlo aduaneiro, - a importao temporria, - o aperfeioamento passivo, - a exportao.

atravs da declarao aduaneira que uma pessoa manifesta, segundo as modalidades prescritas, a vontade de atribuir mercadoria um determinado regime aduaneiro. Quando a mercadoria chega Alfandega deve ser comunicado s autoridades aduaneiras ou a qualquer outro local designado ou aprovado pelas autoridades aduaneiras, devendo a pessoa que faz a respectiva declarao indicar o regime que dever ser atribudo a cada mercadoria13.

11 Para uma definio de territrio aduaneiro das comunidades ver artigo 3 do Cdigo Aduaneiro Comunitrio. 12 Neste sentido Soares Martinez in Direito Fiscal, Almedina, 9 edio (reimpresso), Coimbra, pgs 610 ss. 13 Vide artigos 16, 17 e 18 do Cdigo Aduaneiro Comunitrio.

O Sujeito Activo
Actualmente na relao jurdica aduaneira o sujeito activo, o titular do crdito na obrigao, j no o Estado, mas a Unio Europeia14. No entanto, funo de cada Estado Membro proceder liquidao, cobrar os impostos aduaneiros e enviar a receita para a Unio.

O Sujeito Passivo
Depois de muito discutida a questo de quem seria o sujeito passivo da relao jurdica aduaneira, para alguns Autores, tais como Laband e Myrbach-Rheinfeld, a mercadoria seria o sujeito passivo do imposto aduaneiro, era sobre ela que recaa o crdito do Estado. Para outros, tal como o jurista italiana Meucci, o sujeito passivo da obrigao do imposto podem ser as pessoas, os actos e as coisas 15. Actualmente, doutrina pacfica que o sujeito passivo do imposto aduaneiro sempre uma pessoa, singular ou colectiva. O autor italiano Achille Cutrera ensina-nos que O sujeito passivo da relao aduaneira aquele que determina o movimento das mercadorias destinadas ao consumo no interior ou exterior do territrio aduaneiro do Estado.

Ora, o direito fiscal visa, em regra, situaes de facto pelo que, o presumvel beneficirio da passagem das mercadorias pela linha aduaneira , segundo as leis aduaneiras, o sujeito passivo do imposto aduaneiro, mesmo que no seja o proprietrio ou o destinatrio final das mesmas. De facto, para o direito aduaneiro suficiente que possa dispor delas, que as possa retirar das instncias aduaneiras.

14 Por fora do Tratado da Unio Europeia os imposto aduaneiros so receitas da Unio Europeia. 15 Para uma anlise mais detalhada destas posies doutrinrias vide Francisco da Silva Santos in A Obrigao Fiscal no Direito Aduaneiro, ROA, Ano 8, n. 3 e 4, 1948, pg. 203 a 209.

Segundo o disposto no n 3 do artigo 18 da Lei Geral Tributria, aprovada pelo Decreto Lei n 398/98 de 17 de Dezembro, sujeito passivo toda a pessoa singular ou colectiva, patrimnio ou organizao de facto ou de direito que, nos termos da lei, est vinculado ao cumprimento da prestao tributria, seja como contribuinte directo, substituto ou responsvel.

Em resumo e em jeito de concluso podemos dizer duas coisas:

- A obrigao aduaneira, ou seja, a obrigao de declarar a entrada de mercadoria e respectiva escolha do regime aduaneiro nasce quando a mercadoria entra ou sai no territrio aduaneiro da comunidade, isto , na instncia aduaneira mais prxima do local de desembarque de mercadoria. - O sujeito passivo do imposto a pessoa singular ou colectiva, seja essa pessoa o destinatrio ou o proprietrio da mercadoria bastando que possa dispor das referidas mercadorias.

A Competncia dos Tribunais Nacionais no Crime de Contrabando Intracomunitrio


Conforme j referido anteriormente, os impostos aduaneiros caracterizam-se por incidirem sobre a passagem de um bem pela barreira alfandegria, ou linha alfandegria, que, geralmente, coincide com a linha de fronteira estadual. No caso da Unio Europeia16, por fora da Unio Aduaneira de estados, a linha aduaneira comum vai para alm das fronteiras de cada estado de per si. Os estados integrados na Unio Europeia fazem parte de um territrio aduaneiro nico17.

exactamente o facto do territrio aduaneiro da Unio Europeia no corresponder ao territrio de cada estado membro e sua jurisdio judicial que surge a problemtica da competncia dos tribunais judiciais, em matria penal aduaneira.

Imaginemos a seguinte situao:

- Um indivduo (Sr. A) procede importao, por via martima, de uma determinada mercadoria, no valor de 10.000.000, via porto de Leixes. O Sr. A, a coberto da noite e com a ajuda de um funcionrio alfandegrio, procede, clandestinamente18, ao levantamento da mercadoria, que por via terrestre enviada para o Reino Unido, tendo para o efeito que atravessar o territrio do Reino de Espanha e o territrio da Repblica Francesa.

16 A Unio Europeia no que concerne unio aduaneira com a sua pauta aduaneira comum, no caso nico, na verdade existem inmeros casos de integrao aduaneira, de que so exemplos o MERCOSUL, CAN, CARICOM, SACU. 17 H alguns territrios de estados membros que no fazem parte da Unio Aduaneira, tal como as Gr-Canrias. 18 Sem proceder apresentao da mercadoria s estncias aduaneiras para cumprimento das formalidades de despacho ou para pagamento da prestao tributria aduaneira legalmente devida.

10

A certa altura do percurso, mais propriamente em Poitier, o camio de transporte de mercadoria mandado parar e apreendido pela Brigada de Vigilncia Interior Aduaneira de Poitier, em Frana. O camionista, o Sr. A que fez a importao e o funcionrio alfandegrio do porto de Leixes foram acusados do crime de contrabando intracomunitrio. A problemtica apresentada levanta duas questes pertinentes: a) qual o tribunal territorialmente competente para julgar este crime de contrabando?; b) estaremos perante comparticipao no crime de contrabando intracomunitrio?

Neste trabalho vamos responder apenas primeira questo, pelo que passamos a analisar as seguintes premissas. O Sr. A importou uma determinada mercadoria que chegou ao territrio aduaneiro da comunidade via porto de Leixes, em Portugal. Posteriormente, durante a noite, procedeu retirada dos bens sem dar conhecimento da sua entrada em territrio aduaneiro da Comunidade e sem cumprir qualquer tipo de formalidade prevista no Cdigo Aduaneiro Comunitrio. A partir deste momento estamos perante a prtica do crime de contrabando, previsto e punido pelo artigo 92 do Regime Geral das Infraces Tributrias (RGIT), aprovado pela Lei n 15/2001, de 5 de Junho. Na realidade, aqui comea o nosso problema, pois o bem jurdico que o artigo 92 19 do RGIT pretende defender no so os interesses patrimoniais do Estado Portugus, nem directamente a economia nacional. Como bem sabemos, as receitas provenientes dos impostos especiais sobre o consumo (IEC) respeitantes a direitos aduaneiros so receitas da Comunidade.

19 Anteriormente previsto no artigo 21 do RGIFA, foi inspirado na legislao espanhola, Ley Orgnica 12/1995, de 12 de Diciembre, de Represion del Contrabando, e consistiu no alargamento do tipo penal do crime de contrabando de importao e exportao.

11

Assim, o que temos uma norma penal, inserta no ordenamento jurdico portugus, que visa, no defender interesses do Estado Portugus, mas defender os Interesses Financeiros das Comunidades Europeias.

Tenso em vista proteger os Interesses Financeiros das Comunidades, os EstadosMembros da Unio Europeia celebraram nos termos do disposto no artigo K3 do Tratado da Unio Europeia uma Conveno, em 26 de Julho de 1995, denominada Conveno Relativa Proteco dos Interesses Financeiros das Comunidades Europeias e dois Protocolos Conveno20, 21, um em 26 de Setembro de 1996 e o outro em 19 de Junho de 1997.

A Conveno, bem como os Protocolos estabelecidos com base no artigo K3 do Tratado da Unio Europeia, foram celebrados com vista a assegurar a contribuio eficaz das legislaes penais dos Estados-Membros, de forma a protegerem melhor os Interesses Financeiros das Comunidades, que os comportamentos criminosos sejam punidos de forma proporcional e dissuasora por todos os Estados-Membros, unindo esforos na luta contra a fraude e assumindo compromissos nos domnios da competncia, da extradio e da cooperao mtua.

A Conveno e o Primeiro Protocolo entraram em vigor em 17 de Outubro de 2002, aps a ratificao pelos 15 Estados-Membros de ento. O Segundo Protocolo deve ainda ser ratificado pela Itlia, Luxemburgo e a ustria para entrar em vigor.

20 A Conveno relativa Proteco Financeira das Comunidades Europeias, Primeiro e Segundo Protocolo Conveno encontram-se disponveis no site www.gddc.pt, tendo sido publicados no JO C 316 de 27.11.1995, JO C 313 de 23.10.1996 e JO C221 de 19.07.1997. 21 A Conveno e os Protocolos so tambm denominados instrumentos PIF.

12

Os instrumentos PIF, adoptados no mbito do Ttulo VI do Tratado da Unio Europeia, tm como objectivo criar uma base comum para a proteco penal dos interesses financeiros das comunidades. Tal objectivo no foi atingido na totalidade, pelo que a Comisso Europeia, atravs de um livro verde, apresentado em 11 de Dezembro de 2001, props a criao de um Procurador Europeu e do correspondente Ministrio Pblico Europeu.

Assim e em traos gerais a Comisso prope que seja criado um procurador europeu e procuradores europeus delegados, que tero, numa fase inicial alongada, competncia exclusiva para proteger os interesses financeiros comunitrios, sendo que ao mesmo tempo ter que haver uma harmonizao total de delitos22 a reprimir. Embora neste campo j muito trabalho tenha sido feito por todos os EstadosMembros que assinaram e ratificaram os instrumentos PIF, a toda desejada harmonizao das legislaes penais de cada Estado-Membro ainda no foi atingida23. Embora a criao do Ministrio Pblico Europeu nos parea uma inevitabilidade, parte fundamental de uma plena integrao europeia, vrias questes de ordem essencialmente prticas se colocam: - Que relao haver entre o Procurador Europeu, os seus Adjuntos e os Procuradores Delegados? - Haver alguma relao hierrquica entre os Procuradores Europeus Delegados e o Procurador Delegados e o Procurador-Geral de cada Estado-Membro? - Os Procuradores Delegados so exclusivamente Procuradores Delegados Europeus ou acumulam funes como Procuradores nacionais? - Os Procuradores Delegados tm em exclusivo a direco da investigao criminal?

22 Nesta questo da harmonizao dos delitos e do Ministrio Pblico Europeu no poder deixar de se ter em considerao o contributo quer da Conveno PIF, quer do Corpus Jris. A solicitao do parlamento Europeu e da Comisso, um grupo de peritos de todos os Estados-Membros trabalha desde h quase 16 anos sobre o tema da proteco penal dos interesses financeiros da comunidade. Os resultados desses trabalhos culminaram na proposta de um conjunto de regras relativos proteco penal comunitrios, conhecidos sob a designao de Corpus Jris. 23 Vide Relatrio da Comisso COM (2004) 709 Final, de 25 de Outubro de 2004.

13

- Que polcia tem sob a sua direco? criado um corpo de polcia europeu, exclusivamente dedicado a este tipo de crimes?

Todas estas questes no so de fcil resoluo, tero de ser muito discutidas e ser com certeza um parto difcil de se concretizar. No entanto, estamos certos que um Ministrio Pblico Europeu ter que ser forosamente independente, encarregue em exclusivo, das matrias respeitantes Proteco dos Interesses Financeiro da Comunidade, de dirigir os inquritos e exercer a aco pblica perante as jurisdies nacionais competentes e articular a sua aco com os procedimentos nacionais. O Ministrio Pblico Europeu ter que ser uma organizao extremamente descentralizada de forma a garantir a conexo entre o dispositivo comunitrio e os sistemas jurisdicionais nacionais, atravs dos Procuradores Europeus Delegados sedeados em cada Estado-Membro.

Nesta fase, dado que ainda no existe um Ministrio Pblico Europeu, o nosso problema mantm-se. Que jurisdio utilizar para julgar o Sr. A que retirou do porto de Leixes, sem cumprir as formalidades aduaneiras, mercadoria importada, no valor de 10.000.000 e interceptado e capturado em Frana pela polcia alfandegria francesa sem qualquer documento no que h mercadoria diz respeito.

Segundo o disposto na alnea b) do artigo 1 do RGIT, o Regime Geral das Infraces Tributrias aplica-se s infraces das normas reguladoras dos regimes tributrios, aduaneiros e fiscais, independentemente de regulamentarem ou no prestaes tributrias. Ora, nos termos do disposto no artigo 3 alnea a) do mesmo diploma legal, aplicvel subsidiariamente aos crimes e ao seu processamento, as disposies do Cdigo Penal, do Cdigo Processo Penal e respectiva legislao complementar. No que respeita aplicao da lei penal tributria no espao, ela aplicvel, seja qual for a nacionalidade do agente infractor, aos factos ocorridos em todo o territrio nacional24.

24 O artigo 4 do RGIT uma cpia do disposto no artigo 4 do Cdigo Penal.

14

O Sr. A ao retirar as mercadorias do porto de Leixes sem que as tivesse apresentado s instncias aduaneiras de forma a cumprir as formalidades de despacho ou para pagamento da prestao tributria aduaneira devida, cometeu um crime de contrabando tal como vem plasmado no artigo 92 do RGIT, crime esse que punvel com pena de priso at trs anos ou com pena de multa at 360 dias. Este crime nos termos das disposies conjugadas do Regime Geral das Infraces Tributrias e do Cdigo Penal Portugus tem que ser julgado em Portugal, uma vez que o local do delito (locus delicti) o territrio nacional, mais propriamente a comarca de Matosinhos25. No entanto, necessrio no esquecer que o Sr. A na sua viagem para a GrBretanha vem a ser capturado em Frana, tendo neste pas cometido um crime de contrabando de circulao, punvel pelo ordenamento jurdico francs26.

Estes dois crimes esto conexionados, uma vez que no nosso caso o Sr. A s podia ter cometido o crime em Frana depois de ter cometido o crime em Portugal.

Temos pois trs possibilidades: a) o Sr. A julgado em Portugal pelo crime de contrabando intracomunitrio; b) julgado em Frana pelo crime de contrabando de circulao; c) julgado em Portugal pelo crime de contrabando e depois e em Frana pelo crime de contrabando de circulao. Como evidente, o Sr. A a ser julgado em Portugal, seja em que hiptese for, ter que ser extraditado, processo que est devidamente acautelado nos instrumentos PIF27. Na nossa opinio, o Sr. A s comete o crime de contrabando de circulao em Frana porque anteriormente cometeu em Portugal o crime de contrabando, pelo que o crime de contrabando de circulao consumido pelo crime de contrabando, assim neste termos deve o Sr. A ser julgado pelo nico crime de contrabando.

25 No ordenamento jurdico portugus so os tribunais comuns quem tem competncia para julgar os crimes fiscais cfr Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais. 26 Este crime est previsto na legislao penal fiscal francesa, para maior detalhe cfr: Claude Garcin in Les Sanctiones Pnales Fiscales , Collection Finances Publique, Paris, 2000 27 Cfr artigo 5 da Conveno PIF.

15

Entendemos ns que o Sr. A dever ser julgado pelo crime de contrabando em Portugal, e em consequncia ser extraditado para o nosso pas, primeiro, porque foi aqui, mais propriamente na comarca de Matosinhos que se consumou o crime, pelo que, em Portugal que se verificam as necessidades de preveno geral e especial28. Depois porque mais fcil fazer em Portugal a investigao do crime dada a proximidade com o locus delicti. Por fora do princpio ne bis in idem plasmado quer na Constituio da Repblica Portuguesa, quer no artigo 7 da Conveno PIF, um Estado-Membro no pode, pelos mesmos factos, perseguir um individuo que j tenha sido definitivamente julgado num outro estado membro, desde que em caso de condenao a sano tenha sido cumprida, esteja a ser executada ou j no possa ser executada, em conformidade com a lei do Estado da condenao. Pelo que, face ao princpio ne bis in idem no deve o Sr. A ser julgado em Frana e depois ser extraditado para Portugal para ser julgado pelo crime de contrabando intracomunitrio.

Concluso:
Face ao que tudo vem dito e cotejando todos os argumentos aduzidos, parece-nos que, enquanto no for criado o Ministrio Publico Europeu, o crime de contrabando intracomunitrio dever ser julgado no Estado-Membro em que o crime efectivamente se consumou, pelo que ao abrigo das Convenes e Tratados os indivduos que pratiquem crimes que lesem os Interesses Financeiros das Comunidades devem ser extraditados para os Estados-Membros onde os factos criminosos foram praticados.

28 Para uma anlise detalhada das Teorias Relativas da Preveno vide Figueiredo Dias in Direito Penal sumrios das lies, policopiados, Universidade Coimbra, 1975, pgs. 76 e ss.

16

BIBLIOGRAFIA

- A. Braz Teixeira, Princpios Fiscais, Volume I, 3 edio, Coimbra, 1995.

- Acchile Cutrera, Istituzioni di Diritto Doganale Italiano, Milo, 1931

- Almeida Costa, Direito das Obrigaes, 3 edio, Coimbra, 1979.

- Antunes, Paulo Jos Rodrigues, Infraces Fiscais e o seu Processo, Almedina, 2004, Coimbra.

- Bertucci, Enrico, Istituzioni di Diritto Doganale, Roma, 1931.

- Casalta Nabais, Jos, Direito Fiscal, 4 edio, Almedina, 2006.

- Casimiro Gonalves, Neves da Silva e lvares Lage, Regime Jurdico das Infraces Fiscais Aduaneiras Anotado e Comentado, Lisboa, 1990.

- Claude, J., Henri Tuneau, Le Droit Douanier Regime de Oprations de Commerce Internacional em France et dans la C.E.E., Paris, 1988.

- Correia, Eduardo, Introduo ao Direito Penal Econmico, DPEE, Volume I, Coimbra Editora, pgs. 293 a 318, Coimbra.

- Correia, Eduardo, Direito Criminal, Volume I e II, Coimbra, 1971

- Cruz Barreto, Antnio, Da Relao Jurdica Aduaneira, Luanda, 1945, Pg 42 e ss.

- Dias Coelho, Carlos Crespo, A Ilicitude Fiscal Aduaneira, Rei dos Livros, Lisboa, 1984, pgs. 50 a 54.

17

- Eduardo Raposo de Medeiros, O Direito Aduaneiro Sua Vertente Internacional, Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas, Lisboa, 1985.

- Glria Teixeira, A Tributao do Rendimento Perspectiva Nacional e Internacional, Almedina, pgs. 24 a 33.

- Joo Ricardo Catarino/ Nuno Victoriano, Regime Geral das Infraces Tributrias Anotado.

- Maia Gonalves, Manuel Lopes, Cdigo Penal Portugus Anotado e Comentado, Almedina, 17 edio, 2005

- Marques da Silva, Isabel, Regime Geral das Infraces Tributrias, Cadernos IDEFF, n 5 2 edio, Almedina, 2007.

- Menezes Leito, Evaso e Fraude Fiscal Internacional e A Introduo na Legislao Portuguesa de medidas a reprimir a evaso fiscal internacional: DL n 37/95, de 14 de Fevereiro, em Estudos de Direito Fiscal, Almedina, Coimbra, 1999.

- Monteiro, Manuel Gonalves, Elementos de Direito Aduaneiro e Tcnica Pautal, Volume II, Lisboa, 1964

- Paiva, M.A., Direito Aduaneiro e Comrcio Internacional Uma Abordagem Prtica, pgs. 1 a 160.

- Rodrigues, Anabela Miranda, Contributo para a fundamentao de um discurso punitivo em matria penal fiscal, em IDPEE/FDUC, Direito Penal Econmico e Europeu: Textos Doutrinrios, Volume II.

- S Gomes, Nuno, Os sujeitos passivos da obrigao tributria, em Cincia e Tcnica Fiscal, 1965,

- S Gomes, Nuno, Direito penal Fiscal, Lisboa, 1983 18

- S Gomes, Nuno, Lies de Direito Fiscal, I e II, Lisboa, 1984-1985

- Santos, J. Costa, Subsdios para o Estudo da Relao Jurdica de Imposto Aduaneiro, em Cadernos CTF, Lisboa, 1989.

- Soares Martinez, Direito Fiscal, Almedina, 9 edio (reimpresso), Coimbra, 1997, pgs. 603 a 623.

- Silva Santos, Francisco, A Obrigao Fiscal no Direito Aduaneiro, em Revista da Ordem dos Advogados, n 3 e 4, 1948, pgs. 204 e ss.

- Sousa, Susana Aires, Os Crimes Fiscais Anlise Dogmtica e Reflexo sobre a Legitimidade do Discurso Criminalizador, Coimbra Editora 2006, Coimbra.

- Sousa Pereira, Jos Paulino, As Alfndegas, Lisboa, 1906.

- Tamagaini Barbosa, Raul Breves Noes de Direito Fiscal Aduaneiro, Porto, 1919, 2 edio.

- Direito Aduaneiro Comunitrio, Ministrio da Justia, Coleco Divulgao do Direito Comunitrio, Ano 3 n7, 1991.

Legislao
- Constituio da Republica Portuguesa.

- Decreto-Lei n 398/98, de 17 de Dezembro, que aprova a Lei Geral Tributria.

- Lei n 15/2001, de 15 de Junho, Regime Geral das Infraces Tributrias

19

- Tratado de Nice.

- Conveno para a Proteco dos Interesses Financeiros da Unio e Protocolos adicionais.

Sites
- www.dgciec.pt

- www.dgsi.pt

- www.europa.eu

- www.dgci.pt

20

ndice:
I Breve Resumo Histrico das Alfndegas...pgs. 2

II Um Conceito de Direito Aduaneiro.. pg. 5

III O Imposto Aduaneiro - Obrigao Fiscal...pg. 6 - O Facto Constitutivo da Obrigao Fiscal.. pg. 7 - O Sujeito Activo.. pg. 8 - O Sujeito Passivo.pg. 8

IV A Competncia dos Tribunais Nacionais no Crime de Contrabando Intracomunitrio......... pg. 10

V Concluses.. pg. 16

VI Bibliografia............pg. 16

21

You might also like