You are on page 1of 2

DICAS PARA OTIMIZAR O USO DA INTERNET E DO OUTLOOK

Utilizao do Outlook
Envio de mensagens. Evite enviar e-mails com anexo acima de 3 MB. Recebimentos de mensagens. Abra somente mensagens quando conhecer realmente o remetente. Exclua imediatamente mensagens de remetentes desconhecidos principalmente com anexos com seguintes extenes: bat, .chm, .cmd, .dll, .elm, .exe, .hta, .inf, .js, .jse, .lnk, .pif, .scr, .vbs, .vxd Exclua e-mails com informaes de cobrana ou similares como: Serasa, Receita Federal, Embratel, Atualizao de antivrus, Conta pendente, BBB e etc. Manuteno do Outlook Uma das tarefas mais importantes a manuteno nas pastas do Outlook evitando a perda do arquivo. Deve-se executar uma limpeza diria de mensagens em todas as pastas principalmente CAIXA DE ENTRADA, ITENS ENVIADOS E ITENS EXCLUDOS, deixando s o necessrio ou salvando em disco a mensagem importante. Obs.: O arquivo do Outlook tem um limite de at 1.5 Gb para funcionar corretamente, caso ultrapasse esse tamanho o usurio corre um grande risco de perder todo Outlook, portando os usurios que estiverem alcanado ou ultrapassado este limite devem limpar urgentemente o Outlook. Aps a limpeza devem compactar o arquivo para reorganizar os dados. Como iniciar a compactao do PST manualmente 1. No menu Arquivo, clique em Gerenciamento de Arquivos de Dados. 2. Selecione Pastas Particulares e clique em Configuraes. 3. Na guia Geral, clique em Compactar agora. 4. Quanto terminar clique em OK e em Fechar.

Utilizao da Internet
- NO USEM PROGRAMAS COMPARTILHADORES DE MUSICAS E ARQUIVOS (P2P) COMO: Kazza, Emule, Limewire e companhia. Esses programas consomem muita banda de internet. Peo a todos que removam caso tenha algum desses programas. - No cliquem em nenhum link que esteja no Orkut ou link em mensagem do MSN (mesmo de conhecidos). So vrus para roubar senhas bancrias e deixar o micro lento.

UTILIZAAO DOS ARQUIVOS NA REDE (I: E H:) E ROTINAS DE BACKUP

Utilizao da rede (I: / H: / S:)


Em nossa rede temos trs unidades que so mapeadas quando o usurio entra no computador: I: Unidade comum para troca e armazenamento de arquivos (todos tm acesso a todas as pastas). Cuidado para no apagar ou mover pastas e arquivos. H: Unidade nica e pessoal para armazenamento de arquivos (apenas o usurio com sua senha tm acesso) S: Unidade para acesso aos sistemas de Cadastro de Empresas, Intranet e outros (todo usurio tem acesso). No apague e no crie pastas nem arquivos nesta unidade. Coloquem no I: e H: apenas os arquivos de trabalho. Arquivos pessoais como musicas e fotos devem ser guardados no Meus documentos ou outra pasta local do computador.

Cotas de disco
Temos em nosso servidor o servio de Cota de Disco, um processo que limita o uso do disco evitando perda de desempenho, lentido no acesso devido ao estouro da capacidade do disco e sobrecarga no backup. Cada usurio tem em mdia um espao de 1 a 2 Gb para guardar seus arquivos no I: e no H: Portanto, se receberem uma mensagem de erro ao gravarem algo no I: ou H:, quer dizer que voc j tem muitos arquivos na rede e que ultrapassou o limite e s conseguir gravar quando remover alguns arquivos.

Arquivos que entram no backup


- Arquivos que esto no I: e no H: (Copiados diariamente em 5 fitas semanais e 1 fita mensal que nunca sobrescrita). - Arquivos de email do Outlook e Outlook Express (copiados mensalmente em 1 fita que nunca sobrescrita). Apenas os arquivos acima entram no backup. OBS: Arquivos que estejam no C:, MEUS DOCUMENTOS e DESKTOP (rea de trabalho) no so copiados. Portanto, caso ocorra algum problema com o computador perde-se definitivamente estes arquivos.

You might also like