You are on page 1of 2

Segunda Lei de Newton

Tambm chamada de Princpio Fundamental da Dinmica, esta lei, a segunda de trs, foi estabelecida por Sir Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos. Esse princpio consiste na afirmao de que um corpo em repouso necessita da aplicao de uma fora para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare necessria a aplicao de uma fora. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicao da fora. Ou seja, quanto maior for a fora maior ser a acelerao adquirida pelo corpo. *Acelerao: a taxa de variao da velocidade. No SI sua unidade o metro por segundo ao quadrado (m/s2). Newton estabeleceu esta lei para anlise das causas dos movimentos, relacionando as foras que atuam sobre um corpo de massa m constante e a acelerao adquirida pelo mesmo devido atuao das foras. Esta lei diz que: A resultante das foras aplicadas sobre um ponto material igual ao produto da sua massa pela acelerao adquirida:

Esta uma igualdade vetorial na qual fora e acelerao so grandezas vetoriais, as quais possuem mdulo, direo e sentido. Esta equao significa que a fora resultante (soma das foras que atuam sobre um determinado ponto material) produz uma acelerao com mesma direo e sentido da fora resultante e suas intensidades so proporcionais. *Ponto material: em mecnica esse um termo utilizado para representar qualquer objeto em virtude do fenmeno, sem levar em considerao suas dimenses. Ou seja, as dimenses no afetam no resultado do fenmeno estudado. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de fora o newton (N) em homenagem a Newton. Porm, existem outras unidades de medida como o dina e o kgf. Peso Peso a fora gravitacional sofrida por um corpo nas vizinhanas de um planeta. uma grandeza vetorial e, portanto, possui mdulo, direo e sentido. Matematicamente temos: P =m.g Onde g a acelerao da gravidade local. A massa de um corpo no muda. O que muda seu peso em razo da ao da fora gravitacional, que pode ser maior ou menor, dependendo da localizao do corpo.

Segunda Lei de Newton


Vamos entender melhor a segunda lei de Newton, aplicar a segunda lei e resolver exerccios utilizando este recurso. Todos os dias observamos vrios tipos de movimento. So carros acelerando, objetos caindo, pessoas andando, a todo o momento observamos estes movimentos que se alteram a cada instante. Estas alteraes no movimento so determinadas pela fora resultante e pela massa dos corpos. A acelerao o que determina se o carro vai parar ou vai ganhar velocidade. A segunda lei de Newton relaciona as grandezas que podem alterar um movimento. Enunciado da Segunda lei de Newton ou Princpio Fundamental da Dinmica. A segunda Lei de Newton ou princpio fundamental da dinmica diz que, a fora aplicada a um objeto igual massa do objeto multiplicado por sua acelerao. A 2 lei de Newton tambm foi estudada por Galileu e pode ser escrita matematicamente da seguinte forma:

F=m.a Onde: F a fora aplicada; m a massa do corpo; a a acelerao do corpo;

No difcil de entender se voc pensar no seguinte exemplo, se tivermos dois veculos em uma mesma rua plana, o primeiro veculo um fusca e o segunda um grande caminho. A grande diferena entre estes dois veculos a massa, o caminho muito mais pesado que o fusca. Sendo assim, para fazer o caminho se movimentar, ou seja, para aumentar sua velocidade necessria uma fora muito maior que a fora necessria para movimentar o fusca. Se voc empurrar o fusca com as prprias mos, poder at mesmo mov-lo com certa facilidade, mas dificilmente, conseguir mover o caminho desta mesma maneira. A fora necessria para acelerar um corpo diretamente proporcional a sua massa, est a grande sacada da segunda lei de Newton. A segunda lei considerada por muitos professores como a mais importante da Mecnica e podemos utiliz-la para analisar movimentos de objetos prximos a Terra e tambm de corpos celestes. Em muitos exerccios de vestibulares vamos utilizar esta lei para chegar ao resultado esperado.

You might also like