You are on page 1of 2

conversa

entrevista e texto Piero Verglio foto Divulgao

coM a PaLavra, LYa LUFT


AutorA do best-seller perdAs e gAnhos fAlA dA suA interAo com os leitores e contA regionAl o segredo pArA se chegAr melhor idAde com disposio
A vaidade e a ambio excessivas estragam qualquer alegria na vida. As palavras so de Lya Luft uma das mais prestigiadas autoras da literatura brasileira contempornea, consagrada por seus romances, contos e poesias que comeou a escrever para tentar entender as coisas, como ela mesma definiu certa vez, at descobrir que a vida no para ser entendida. E justamente isso que a torna uma experincia interessante. Ao contrrio do que ela acreditava quando criana, nem todas as respostas esto nos livros. Estima-se que o seu best-seller Perdas e Ganhos (2003) tenha ultrapassado a marca de 1 milho de exemplares vendidos, em diversos pases. Com mais de 20 obras publicadas, a escritora aceitou conversar com a reportagem de Regional por e-mail. Nesta entrevista exclusiva, ela fala de sua relao com os leitores, a quem considera seus cmplices, por poder dividir suas dvidas, preocupaes ou encantamentos. Muito ligada famlia, Lya acredita que as escolhas podem colaborar com o nosso destino. Embora no tenha a inteno de ser didtica, a autora afirma que toda obra de arte capaz de fazer com que as pessoas reflitam, dando-lhes a possibilidade de corrigir algumas coisas em suas rotas. Por fim, ela fala de suas expectativas para 2012.

A velhice chata, traz uma srie de limites, mas por outro lado, traz certa liberdade. No precisamos mais mostrar servio, fizemos a maioria das escolhas fundamentais, podemos ter mais tempo para curtir a vida, os afetos, a natureza, a arte, o que se aprecia mais

A vidA um cenrio com um pAlco e muitAs portAs, e h diversAs mAneirAs de encArAr esse jogo: como um trAjeto, um nAufrgio, um poo, umA montAnhA. como As diferentes escolhAs podem contribuir pArA moldAr A personAlidAde do ser humAno? a gente j nasce com a personalidade, mas as escolhas podem colaborar com nosso destino, isto , ajudar a construir uma vida. Isso tambm tem a ver, em parte, com nossa bagagem psquica, se somos mais pessimistas, mais otimistas, mais contemplativos, etc. Tudo escolha e construo, com uma faixa de fatalidades. A senhorA AcreditA que envelhecer A ltimA etApA de um processo que se iniciA no nAscimento e terminA no ltimo suspiro. em linhAs gerAis, como encArAr essAs mudAnAs de mAneirA positivA? quAl o segredo pArA chegAr mAturidAde com tAntA disposio e sAbedoriA? a velhice chata, traz uma srie de limites, mas por outro lado, traz certa liberdade. no precisamos mais mostrar servio, fizemos a maioria das escolhas fundamentais, podemos ter mais tempo para curtir a vida, os afetos, a natureza, a arte, o que se aprecia mais. as coisas negativas, como limitaes fsicas, por exemplo, o jeito enfrentar com algum bom humor e alguma elegncia. Do contrrio, seremos velhos mal humorados e chatos, consequentemente isolados. A vAlorizAo dAs coisAs simples um comportAmento que A senhorA sempre incentivA, mAs A rotinA cAdA vez mAis AtribulAdA muitAs vezes impede que As pessoAs percebAm isto. de que mAneirA A suA obrA AjudA As pessoAs A refletirem sobre As suAs prioridAdes? por que nem sempre fcil reAvAliAr nossAs Atitudes? nunca penso se minha obra vai ajudar pessoas a rever atitudes. Mas por outro lado, todo livro pode fazer pensar, e nesse pensar podem ocorrer insights, que nos levam a corrigir certas coisas na nossa rota. Porm, ao escrever no tenho essa inteno, no sou nada didtica. Qualquer obra de arte, alis, pode ter esse efeito, de fazer parar para pensar: uma msica, um quadro, ou mesmo um aspecto da natureza.

94 Revista Regional

Lya est concluindo seu novo romance, O Espelho me Contempla, e assina a coluna Ponto de Vista, de Veja

por diversAs vezes, A senhorA declArou que os leitores so seus cmplices. considerA-se privilegiAdA por dividir suAs inquietAes com o pblico? essA interAo, de AlgumA mAneirA, lhe inspirA A escrever? ningum escreve para no ser lido nem ouvido. escrevo sim para dividir com leitores possveis minhas dvidas, preocupaes ou encantamentos. Penso que a maioria dos escritores age assim, dos artistas em geral. Um pintor pinta para que seu quadro seja visto. Isso de certa forma me estimula, o que natural. depois do sucesso de seus romAnces e poesiAs, A senhorA publicou AlgumAs obrAs pArA criAnAs. por que to importAnte incentivAr A leiturA nessA fAixA etriA? escrever pArA esse pblico A revigorA? escrevi trs livros para crianas, Histrias da Bruxa Boa, a volta da Bruxa Boa e criana pensa [este ltimo, em co-autoria com seu filho, o filsofo eduardo Luft]. Foi muito divertido, foi natural, eram coisas que eu contava a minhas netinhas, e acabei registrando, elaborando, e publicando. nada muito especial. o melhor em escrever para crianas ser simplesmente natural. a fica fcil, divertido, encantador. quAis so suAs expectAtivAs pArA 2012? Terminar o romance que estou escrevendo, o espelho me contempla, conviver sempre mais e melhor com famlia e amigos, mexer no meu hobby que pintar, e fora de minha vida pessoal, que a gente tenha um pas com lderes mais decentes.

Mais sobre Lya Luft:


Lya Luft comeou sua carreira em 1980, aos 41 anos, com a publicao do romance As parceiras; Formada em letras anglo-germnicas e com mestrados em Literatura Brasileira e Lingustica Aplicada, Lya foi professora titular de Lingustica de 1970 a 1980. Depois disso, dedicou-se unicamente a traduo e sua literatura; Desde os 20 anos atua como tradutora de alemo e ingls, e j verteu para o portugus obras de autores consagrados, como Virginia Woolf, Gnter Grass, Thomas Mann e Doris Lessing; Em 2001, ela recebeu o prmio Unio Latina de melhor traduo tcnica e cientfica pela verso de Lete: Arte e crtica do esquecimento, de Harald Weinrich. Trs anos mais tarde, Lya convidada a integrar o time de colaboradores da Revista Veja, onde assina a coluna Ponto de Vista, publicada at hoje.

Revista Regional 95

You might also like