You are on page 1of 2

A Diviso Social do Trabalho

Uma caracterstica presente em todas as sociedades, diviso do trabalho, ela responsvel pela existncia das civilizaes. Assim sendo, as atividades necessrias sobrevivncia do amplo conjunto dos seus indivduos so organizadamente divididas e distribudas entre os vrios membros que a compem. A diviso do trabalho entre indivduos e grupos universal, teve origem no incio da vida humana e pode ser encontrada em todas as sociedades do passado e do presente. Ela proporcionou o domnio humano sobre a natureza e sobre os outros animais. Ela constitui-se de um conjunto de atividades inter-relacionadas, no qual o lder delega funes e tarefas de acordo com as aptides pessoais e a eficcia dos indivduos, devendo, para tanto, conhecer a funo, a tarefa e papel dos seus liderados. Durante muito tempo na diviso do trabalho, predominaram os critrios de gnero e idade, repartindo-se as tarefas entre homens e mulheres, considerando sempre a fora fsica e baseando-se ainda nas diferenas fisiolgicas: infncia, juventude, maturidade e velhice. Na absoluta maioria das sociedades do passado, a diviso do trabalho estabelecia uma srie de atividades que eram destinadas aos homens, enquanto outras deviam ser desempenhadas exclusivamente pelas mulheres. Em geral, as tarefas eram atribudas ao gnero masculino ou feminino considerando invariavelmente a fora fsica. Desse modo, as ocupaes que exigiam mais habilidade, mais fora, ou adotavam a prtica da dominao ficavam reservadas aos homens. O fator idade tambm foi bastante relevante na antiga diviso do trabalho.

Na contemporaneidade, a diviso social do trabalho consiste em uma equilibrada distribuio de ocupaes diferentes entre os individuos e grupos de uma comunidade, cujo elemento mais valorizado o conhecimento necessrio para o desempenho de determinadas atividades. Nos dias atuais, esta diviso do trabalho segue as exigncias de um sistema de produo consideravelmente parcelado que estabelece a realizao de tarefas especficas por trabalhadores especializados. Na era atual, a diviso do trabalho ganhou uma enorme complexidade, e as ocupaes esto desvinculadas dos critrios predominantes nas sociedades do passado. Assim, o que conta verdadeiramente hoje em dia, so as especializaes, as capacitaes e a recorrente multifuncionalidade. Percebemos, transformaes entretanto, que nas sociedades modernas, industriais, ocorreram foram

significativas

no mundo

trabalho,

mudanas

importantes

implementadas contribuindo para integrao dos indvduos e para o desenvolvimento econmico e social. Assim, muitas ocupaes, antes consagradas aos homens como a agricultura, a engenharia, a medicina, entre outras, passaram a ser exercidas tambm pelas mulheres.

Prof: Jorge Lisboa

You might also like