You are on page 1of 4

ESCOLA TCNICA ESTADUAL DE SO PAULO

ANLISE SOCIOLGICA SEGUNDO MILE DURKHEIM E MAX WEBER

Nomes: Felipe Eiji Ishizako n 10 Gabriel Vincius Carmona Gonalves n 13 Prof Michel - Sociologia

2011

NOTCIA: Kobe Bryant faz comentrio homofbico durante partida O astro do basquete Kobe Bryant surpreendeu os Estados Unidos, nesta terafeira, quando disparou um comentrio homofbico contra o rbitro Bennie Adams. No terceiro quarto do jogo contra o San Antonio Spurs, Adams puniu Bryant com uma falta tcnica. Visivelmente irritado, o jogador do Lakers socou a cadeira e jogou uma toalha no cho. Em seguida, desabafou as palavras fucking faggot", que seria algo parecido com "viado de merda". Um dos narradores chegou a comentar: "Vocs deveriam tirar as cmeras de cima dele agora, porque h crianas assistindo". Em entrevista concedida ao site americano TMZ, nesta quarta-feira, o grupo Human Right Campaign, declarou que uma vergonha para o astro usar palavras to ofensivas e de mau gosto, especialmente quando h milhares de pessoas assistindo. Apesar do incidente, os Lakers enceram o San Antonio Spurs por 102 a 93. No dia seguinte da ofensa, Kobe Bryant publicou uma nota oficial afirmando que no tinha inteno de ofender a comunidade LGBT (lsbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgneros), e que aquilo foi dito no calor do jogo, sem pensar. 1) Contextualizao Kobe Bryant, famoso jogador de basquete dos EUA proferiu palavras de baixo calo contra um rbitro, em uma partida pela NBA (Liga profissional de basquete dos EUA), em um ambiente reconhecidamente hostil, mas no qual h respeito mtuo, e no qual ocorre transmisso televisiva e virtual para todo o pas, inclusive sendo assistida por pessoas das mais variadas idades, como crianas e idosos. 2) Anlise sociolgica segundo mile Durkheim Podemos perceber, na notcia analisada, que ocorre em um time de basquete a solidariedade orgnica, na qual um jogador do time dependente do outro, e no se assemelham em relao s suas funes, pois cada um tem uma funo especfica e diferente do outro (pivs, armadores, alas). Essa solidariedade tpica da sociedade capitalista, na qual, atravs da diviso do trabalho, os indivduos tornam-se interdependentes e assim gerada a unio social. Atravs de sua revolta, Bryant tentou coergir o rbitro, jogando a torcida contra este, com o objetivo de influenciar sua deciso, fato tpico de criao de uma conscincia coletiva, segundo Durkheim. Esse exemplo pode ser verificado tambm em estdios de futebol, por exemplo, quando jogadores influenciam a torcida negativamente contra os rbitros. Pelo fato da sociedade americana ser extremamente conservadora, o comentrio de Bryant causou grande choque na opinio pblica.

E como foi duramente criticado pela sociedade americana, foi obrigado a se retratar, pois ela implica regras e limites e modera as condutas, segundo Durkheim. A anlise em relao s caractersticas pode ser observadas nos seguintes tpicos: Coercitividade Opinio pblica chocada com a atitude de Bryant, fez com que posteriormente o mesmo se desculpasse com o rbitro e com seus torcedores. Exterioridade No s no basquete ocorrem manifestaes da opinio pblica nesse sentido. Generalidade para atletas em geral, palavras como as proferidas por Bryant so extremamente comuns. 3) Anlise sociolgica segundo as ideias de Max Weber. A ao de Bryant, segundo a interpretao sociolgica de Weber, pode ser considerada uma ao social j que ele leva os terceiros em considerao ao pedir desculpas numa nota oficial na qual ele defende-se das acusaes de homofobia e tenta justificar o uso daquelas palavras de baixo calo. Se nos aprofundarmos mais na definio de ao social por Weber podemos enquadrar essa ao de Bryant numa ao social na qual a ao do agente grande, com mais aes emocionais que racionais. Para Weber, a ao afetiva (ou ainda chamada por ele de emocional) irracional, pois no usa uma adequao entre meios e fins; causa e consequncias. O objetivo de Weber era compreender o sentido que cada pessoa d a sua conduta. Nota-se que Bryant compreende o sentido de sua conduta e que estava convicto dela, pedindo desculpas apenas aps as crticas. 4) Concluso Podemos concluir, segundo essa anlise, que Bryant agiu sobre extrema emoo, sendo necessria uma reflexo posterior para desculpar-se de seus atos. Durkheim chama esse objeto de reflexo de dever moral e/ou moderao de condutas. A presso social sobre o indivduo, para Durkheim, fator preponderante para sua integrao. J para Weber, a reflexo de Bryant representa uma ao social individual, que forma, por sua vez, um ideal coletivo, e ordena as condutas reciprocamente partilhadas entre entes sociais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: http://biruelsociologia.blogspot.com/2009/10/max-weber-principaisconceitos.html (Acesso em 13/04/2011, s 18:30) http://jornalista.tripod.com/teoriapolitica/2.htm (Acesso em 13/04/2011, s 18:30) http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php ?storyid=280 (Acesso em 13/04/2011, s 18:30) http://www.culturabrasil.pro.br/durkheim.htm (Acesso em 13/04/2011, s 18:30) http://pt.scribd.com/doc/14671584/Durkheim-Fato-Social 13/04/2011, s 18:30) (Acesso em

You might also like