You are on page 1of 11

2

1. OBJETIVOS
- Determinao da capacidade trmica de um calormetro. - Determinao do calor especfico de vrios slidos.

2. MATERIAL
- Calormetro com agitador; - gua; - Amostras de ferro, alumnio e cobre; - Balana; - Termmetro; - Fonte de calor.

3. INTRODUO TERICA
Quando colocamos duas substncias de temperaturas diferentes uma perto da outra, h a percepo de que o corpo mais quente comea a esfriar, enquanto que o corpo mais frio comea a esquentar. Tal resfriamento ou aquecimento dessas substncias ocorre porque elas esto trocando calor, a qual considerada uma energia em movimento. Existem dois tipos de calor diferentes que produzem seus prprios efeitos: calor sensvel e calor latente. O calor sensvel o calor que produz variao de temperatura, enquanto que o calor latente o calor que altera a mudana de estado. Pode-se calcular numericamente a quantidade de calor que uma substncia doa ou recebe a partir da equao fundamental da Calorimetria, enunciada a seguir: Q = mcT onde: Q quantidade de calor (em cal); m massa da substncia (em gramas); c calor especfico (em cal/g C); T variao de temperatura (em C).

O calor especfico c um coeficiente de proporcionalidade que determinado pelas caractersticas do material da substncia. O calor especfico mede, numericamente, a quantidade de calor necessria para variar em 1 C a temperatura da massa de 1 g da substncia. Vale ressaltar que, quando um corpo troca calor de alguma maneira, ele sofre uma variao T = Tfinal Tinicial. Quanto a essa variao, podem acontecer duas situaes: Tfinal > Tinicial. Tal situao equivale situao T > 0, o que faz com que a quantidade de calor seja numericamente positiva Q > 0 (ganha calor); Tfinal < Tinicial. Tal situao equivale situao T < 0, o que faz com que a quantidade de calor seja numericamente positiva Q < 0 (perde calor).

Quanto a capacidade trmica, a representao numrica da quantidade de calor que um corpo deve trocar para sofrer uma variao de 1 C na temperatura e se refere, principalmente, a capacidade de receber ou perder calor que determinados corpos tem. Por exemplo, quando um corpo possui baixa capacidade trmica, ele precisa trocar apenas uma pequena quantidade de calor para variar sua temperatura. A capacidade trmica dada por duas frmulas: C = mc onde: C capacidade trmica (em cal/C); m massa da substncia (em gramas); c calor especfico (em cal/g C). onde: C capacidade trmica (em cal/C); Q quantidade de calor (em cal); T variao de temperatura (em C).

C = Q / T

6 A capacidade trmica importante para a confeco de calormetros, que so dispositivos usados para evitar ao mximo a perda de calor.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL PARTE 1: CAPACIDADE TRMICA


1.1 Colocou-se uma massa de gua m = 100 g no calormetro.

1.2 Depois do equilbrio trmico (mais ou menos sete minutos), anotou-se a


temperatura t0 da mistura gua, vaso, termmetro e agitador.

1.3 Aqueceu-se uma massa de gua m = 100 g a uma temperatura T = t0 + 10 C


(para evitar a perda de calor, juntou-se, rapidamente, a gua aquecida gua do calormetro); 1.4 Acionando sempre o agitador, aguardou-se o equilbrio trmico e anotou-se a temperatura t atingida pela mistura gua quente, gua fria e os componentes do calormetro. 1.5 Sendo o calor cedido = calor ganho, tem-se a frmula: mc0(T t) = mc0(t t0) + C(t t0) onde: m = massa de gua quente = 100 g; m = massa de gua fria = 100 g; c0 = calor especfico da gua = 1 cal/g C; T = temperatura da gua quente = 38 C; t0 = temperatura da gua fria = 28 C; t = temperatura final da mistura = 32 C; C = capacidade calorfica do calormetro = 50 cal/C.

PARTE 2: CALOR ESPECFICO


2.1 Colocou-se no calormetro uma massa de gua m = 200 g, temperatura ambiente, anotando-se os dados, em seguida, na Tabela 1.

2.2 Aqueceu-se, a uma temperatura T = 100 C (temperatura de ebulio da gua,


25 C) a substncia cujo calor especfico se queria determinar. Para isso, deixouse essa substncia imersa na gua fervente por alguns minutos, a fim de que ela entrasse em equilbrio trmico. Anotaram-se os dados na Tabela 1. 2.3 Colocou-se no calormetro, com rapidez para evitar perda de calor, a substncia em teste.

7 2.4 Acionando sempre o agitador, esperou-se que a temperatura do conjunto ficasse uniforme e anotou-se essa temperatura de equilbrio t na Tabela 1. 2.5 Calculou-se o calor especfico da substncia e anotou-se o valor na Tabela 1. 2.6 Repetiram-se os mesmos procedimentos para as outras substncias. Todos os valores encontram-se na Tabela 1 abaixo. MATERIAL FERRO ALUMNIO COBRE M (g) 151,30 60,40 103,00 m (g) 200 200 200 Tabela 1 m0 (g) T (C) 50 100 50 100 50 100 t0 (C) 28 30 30 t (C) 33 34 33 c (cal / g C) 0,1233 0,2365 0,1087

Obs.: h outros mtodos para determinar os calores especficos de slidos, de lquidos e de gases.

5. QUESTIONRIO
1. Lembrando que o calor especfico da gua maior que o da areia, explique por que as brisas martimas sopram, durante o dia, do mar para a terra, e, noite, em sentido contrrio. Discuta a influncia destes fatos sobre o clima das regies beira-mar. Como a areia possui menor calor especfico, ela se aquece mais, enquanto que a gua, de alto calor especfico, aquece menos; assim, a presso acima da areia ser menor que a presso acima da gua do mar, pois a presso varia de forma inversamente proporcional temperatura. E, como os ventos se movimentam das reas de maior para as reas de menor presso, as brisas martimas, durante o dia, vo do mar para a terra. Durante a noite, ao contrrio, as brisas martimas sopram da terra para o mar, pois, devido aos calores especficos de cada um novamente, a areia est mais fria que a gua do mar, o que faz com que a presso acima da areia seja maior que a presso acima do mar, portanto, as brisas martimas, durante a noite, sopram da terra para o mar. Tal deslocamento de massas de ar durante todo o dia, alm do fato desse ar conter partculas de gua, faz com que o clima na regio beira-mar seja bastante ventilado e mido. Alm disso, os pescadores utilizam as brisas martimas durante a noite, que sopram da terra para o mar, para ir mar adentro apenas utilizando as velas em seus barcos, facilitando muito os seus trabalhos. 2. O calor pode ser absorvido por uma substncia sem que esta mude sua temperatura? Sim, pois tal fato acontece justamente quando uma substncia qualquer est mudando de estado fsico. 3. Quando um objeto quente esquenta um frio, suas mudanas de temperatura so iguais em magnitude? D exemplo extrado desta prtica. No, pois, caso suas massas e / ou seus calores especficos sejam diferentes, as suas variaes de temperatura sero diferentes, j que a quantidade de calor trocada entre eles , necessariamente, igual. Na prtica, vemos que na mistura gua-ferro, por exemplo, a gua variou sua temperatura em 5 C, enquanto que o ferro variou em 67 C. 4. Dois slidos de massas diferentes, a uma mesma temperatura, recebem iguais quantidades de calor e sofrem a mesma variao de temperatura. Que relao h entre seus calores especficos? Calculando as quantidades de calor dos dois slidos: Slido 1: Q = mcT Q1 = m1c1T

Slido 2:

Q = mcT Q2 = m2c2T

Como as quantidades de calor so iguais (Q1 = Q2), ento a relao entre os calores especficos dos slidos ser: m1c1T = m2c2T m1c1 = m2c2 c1 / c2 = m2 / m1 5. Consultar a Literatura Cientfica de modo a obter os calores especficos das substncias abaixo. Obs.: citar a fonte consultada. Alumnio Ouro Cobre Prata Lato gua Ferro Mercrio

FONTE: JUNIOR, F. R.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. de T. Os

Fundamentos da Fsica Vol. 2. 8 Ed. So Paulo, 2006. p. 49-55.


- Alumnio = 0,22 cal/g C - Cobre = 0,094 cal/g C - Lato = 0,092 cal/g C - Ferro = 0,1 cal/g C - Ouro = 0,032 cal/g C - Prata = 0,056 cal/g C - gua = 1,00 cal/g C - Mercrio = 0,033 cal/g C

10

6. CONCLUSO
Aps a prtica laboratorial, aprendemos a determinar a capacidade trmica de um calormetro e, tambm, a determinar o calor especfico de vrios slidos. A partir da frmula obtida utilizando-se os conhecimentos bsicos sobre calorimetria, obtiveram-se os valores da capacidade trmica do calormetro na prtica, bem como os valores de calor especfico do alumnio, do ferro e do cobre. Vale ressaltar que o valor obtido da capacidade trmica se aproxima do valor real, pois, quando ele foi utilizado no clculo dos calores especficos dos slidos, tais valores se aproximaram bastante dos valores na literatura. Apenas o valor do calor especfico pro cobre se afastou levemente do valor real, talvez por um erro durante o clculo de sua massa ou, ainda, na no observao correta da temperatura final acusada pelo termmetro. De qualquer maneira, a experincia teve fim satisfatrio.

11

7. REFERNCIAS
DIAS, N. L. Roteiro de aulas Prticas de Fsica. Fortaleza: UFC, 2010. JUNIOR, F. R.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. de T. Os Fundamentos da Fsica Vol. 2. 8 Ed. So Paulo, 2006. p. 47-53. < http://pt.wikipedia.org/wiki/Calor >, acessado em 02/10/10, s 18:37h. < http://pt.wikipedia.org/wiki/Brisa_(vento) >, acessado em 02/10/10, s 18:39h.

You might also like