You are on page 1of 4

HOMENAGEADOS: Soelia Batista de Oliveira Ferrante e Ribamar Silva Posted on 9 09America/Sao_Paulo agosto 09America/Sao_Paulo 2011

QUEM QUEM

SOELlA BATISTA DE OLIVEIRA FERRANTE mdica pediatra e mestre em Cincias da Educao. Trabalha no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz e no Hospital Regional de Augustinpolis, instituies de sade detentoras do ttulo Hospital Amigo da Criana, concedido pelo UNICEF. Ao longo de sua vida profissional, tem-se caracterizado como militante das polticas de humanizao dos servios de sade, na defesa do parto normal e como incentivadora do aleitamento materno exclusivo at os seis primeiros meses de vida e mantido at os dois anos.

RIBAMAR SILVA licenciado em Pedagogia e bacharelem Filosofia. Tem-se dedicado profissionalmente ao magistrio e gesto da educao, tanto no sistema municipal quanto estadual de ensino. Alm disso, dedicou os ltimos dez anos pesquisa acadmica, inclusive na condio de orientador. No campo da Filosofia tem-se dedicado ao estudo da tica de forma ampla, e da tica do cuidado e da responsabilidade de forma estrita. Isto tem tido como resultado prtico, a realizao de palestras sobre o tema em instituies de ensino mdio e superior. Ribamar Silva j escreveu: Caminhos do Corpo; Epitfio de Sonhos; Fragmentos de Mim; P de Moleque; Poemao; Rosas e Espinhos; Caminhos Dalma e mais outros em coautoria:

Momentos Erticos; Nova Poesia Brasileira; O Drago de Sete Cabeas; Brevssima Cano; Punhado de Estrelas e, agora Cuidado: a tica no comeo da vida.

Soelia Ferrante, no entanto, se lana agora. Sua literatura, digamos, no se fundamenta no tradicional, mas comea enveredando pelo caminho social, abordando, discutindo e aconselhando, principalmente as mes, a no deturparem as regras naturais, porque elas so asseguradas por milhares ou milhes de anos, por experincias que deram certo. Parto natural e aleitamento materno foram os dois tpicos mais abordados.

Na introduo, Soelia explica:

Aqui no desejo apresentar-me como mdica ou como pesquisadora, apenas como ser humano preocupado com outros humanos. A razo maior que me impulsionou a publicar este pequeno ensaio foi a enorme paixo pela vida, pelo seu desabrochar; foi o amor ao ser humano, e o incentivo do amigo orientador e coautor Ribamar Silva. encantador, at mesmo divino, observar um bebezinho que acabou de nascer, desesperadamente chorando, colocado em contato direto com a me, desfrutando da sublime paz e conforto que essa atitude produz. E, por extenso, projetando pela vida afora a continuidade desse momento feliz: maior adeso amamentao no seio materno e fortalecimento do vnculo familiar, enfim, promovendo a reduo global da incidncia de doenas e da mortalidade na infncia. Quanto escolha do ttulo, Cuidado: a tica no comeo da vida. Cuidado nos conduz a dois sentidos: o primeiro cuidado nos chama a ateno, e segundo o carinho, amor, zelo a primeira atitude de cidadania dispensada a esse novo ser; uma verdadeira atitude tica nesse momento inauguratrio de chegada ao mundo.

Alguns tpicos do que disse, sobre o LIVRO, o acadmico e tambm pediatra, Dr. Itamar Fernandes: Em sua abordagem, a ilustre colega retoma a antiga fala que, at pouco tempo atrs, afirmava ser o recm-nascido incapaz de sensaes dolorosas, auditivas, gustativas, visuais e de ausncia de conscincia. H quase duas

dcadas sabemos que a partir da17 semana de gestao, o feto escuta, e a memria gustativa iniciada durante a vida fetal. A importncia, aqui citada, segundo Leboyer, sobre a fina e delicada pele do recm-nascido, traz um enorme contributo compreenso de todos os profissionais de uma sala de parto, sobre os primeiros cuidados na arte de agasalhar os nossos rebentos, os quais se encontravam num ambiente ecologicamente satisfatrio, para atender suas demandas metablicas. Quem no gostaria de ser bem acolhido ao chegar de uma viagem, prolongada ou no? O recm-nascido deveria sempre ser recebido como um ser fantstico, conforme o professor Manoel de Carvalho, da UFRJ. Segundo Leboyer, o parto deveria ocorrer, na maioria das vezes, no domicilio, na posio de ccoras, em imerso de gua com a temperatura igual intra-tero, em silncio total e penumbra. Infelizmente, ainda, hoje, conforme relatado nas entrelinhas deste trabalho, o sculo da criana ainda est por vir. Fato que deixaria a escritora e poetisa sueca Ellen Key, frustrada. Assim como o rei Vitor Emanuel lll, da Itlia (1900), que no seu discurso de posse afirmara: Este ser o sculo da criana. Finalmente, o teor afetivo que devemos emprestar no atendimento gestante e ao recm-nascido, dificilmente o encontraremos nas ctedras de uma faculdade de medicina ou de um curso de especializao mdica. Recomendaria com muita convico profissional e humana, a leitura deste trabalho a todas as famlias e, especialmente, queles que atuam ou pretendem atuar como mdico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, no atendimento a gestantes e seus conceptos. Quero deixar aqui a clebre frase: O beb no existe sozinho; o beb ele e sua me (WINNICOTT).

You might also like