You are on page 1of 2

Classes sociais e estrutura social

*Apesar de no ter deixado uma teoria sistematizada sobre as classes sociais. *Tal teoria foi feita ao decorrer de sua obra *O ponto de partida que a produo a atividade vital do trabalhador, a manifestao de sua prpria vida, e atravs dela o homem se humaniza. No processo de produo os homens estabelecem entre si determinadas relaes sociais atravs das quais extraem da natureza o que necessitam. *baseado neste conceito ele refletiu sobre [da apropriao por no-produtores (pessoas, empresas ou o Estado) de uma parcela do que produzido socialmente, e desenvolve sua concepo de classe, explorao, opresso e alienao.] *V-se, portanto, que a existncia das classes sociais vincula-se a circunstncias histricas especficas, *A configurao bsica de classes,modelo ditnico( *O desenvolvimento do capitalismo era imprevisvel *Para Marx as relaes feitas entre o capitalista e o proletrio uma relao muito mais complexa que por exemplo a relao senhor/servo

-Lutas de classes
*O Manifesto comunista inicia-se com a afirmativa de que as classes sociais sempre se enfrentaram e mantiveram uma luta constante,as vezes veladas em outras explicita *E uma relao conflituosa porque e sempre classe dominante enriquece com explorao *Marx distingue a classe conceitualmente entre si,ou seja so indetificados por compartilhar determinada condies objetivas,ou mesma pose sobre os meios de produo,classes que se organizam em sua defesa,Marx fez referencia a isso em um de seus textos:

assim se forma a grande massa da nao francesa, pela simples soma de unidades do mesmo nome, do mesmo modo como as batatas de um saco formam um saco de batatas. Na medida em que milhes de famlias vivem sob condies econmicas de existncia que as distinguem por sua maneira de viver, seus interesses e sua cultura de outras classes e se opem a elas de modo hostil, aquelas formam uma classe. Dado que existe entre os pequenos proprietrios camponeses uma articulao puramente local, e a identidade de interesses no engendra entre eles nenhuma comunidade, nenhuma unio nacional e nenhuma organizao poltica, no formam uma classe. So, portanto, incapazes de fazer valer seu interesse de classe em seu prprio nome (...) no podem representarse, mas tm que ser representados. Seu representante tem que aparecer ao mesmo tempo como seu senhor, como uma autoridade acima deles, como um poder ilimitado de governo que o proteja das demais classes e que lhes envie desde o alto a chuva e o sol.( MARX. El dieciocho brumario de Luis Bonaparte, p. 34l. )

*Na sociedade capitalista a consciencia que classe oprimida desenvolve,e se organiza


em associaes polticas,que visam a defesa dos seus interesses -O que Economia capitalista

*Para Marx o sistema capitalista e organizao social mais desenvolvida e mais variada.
*e atravs dele Marx buscou sobre os sistemas socioeconmicos anteriores

ao capitalista como o primitivo, escravista, asiticos e feudais.


*a expresso elementar de sua riqueza e mercadoria,onde os trabalhadores

so avaliados no individualmente mais num social mdio onde a classe dominante compra a mo de obra

You might also like