You are on page 1of 5

Ttulo do Trabalho em Portugus (mximo de 80 caracteres) Ttulo do Trabalho em Lngua Estrangeira

Nome do Aluno #11, Nome do Aluno #21, Nome do Aluno #32, etc. Nome do Orientador (caso o trabalho tenha sido desenvolvido sob a orientao de um professor)
1 2

Nome e endereo da Instituio em que o aluno (de ndice 1) est matriculado Nome e endereo da Instituio em que o aluno (de ndice 2) est matriculado

endereo eletrnico do aluno #1, endereo eletrnico do aluno #2, endereo eletrnico do aluno #3

Resumo: Todo artigo e ensaio deve vir precedido de um resumo em portugus. O resumo dos artigos e ensaios deve conter no mximo 250 caracteres, includos os espaos em branco. Deve vir precedido da palavra Resumo, seguida de dois-pontos, e deve constituir um resumo informativo, e no apenas indicativo. O resumo deve vir em itlico, com espaamento simples entre as linhas, e deve ser seguido de palavras-chave, entre trs e cinco, separadas por ponto-e-vrgula. obrigatria a apresentao, em seguida, de pelo menos um resumo em lngua estrangeira (espanhol, francs ou ingls). No necessrio apresentar, depois do resumo em portugus, os trs resumos em lngua estrangeira indicados abaixo; apenas um deles j ser suficiente. Palavras-Chave: Palavra 1; palavra 2; palavra 3. Abstract. O Abstract deve ser a traduo do resumo para o ingls. Deve respeitar as mesmas regras vlidas para o resumo em lngua portuguesa (250 palavras, itlico, recuo de margem). Keywords: Palavra 1; palavra 2; palavra 3. Resumen. O Resumen deve ser a traduo do resumo para o espanhol. Deve respeitar as mesmas regras vlidas para o resumo em lngua portuguesa (250 palavras, itlico, recuo de margem). Palabras Claves: Palavra 1; palavra 2; palavra 3. Rsum: O Rsum deve ser a traduo do resumo para o francs. Deve respeitar as mesmas regras vlidas para o resumo em lngua portuguesa (150 palavras, itlico, recuo de margem).

Mots Cls: Palavra 1; palavra 2; palavra 3.

1. Sobre este modelo de documento


Este arquivo um modelo de documento e j vem produzido com toda a formatao prevista para a submisso de originais de artigos e ensaios Incie. Para a submisso de resenhas, devem ser observadas as instrues disponveis em http://www.letras.etc.br/inicie/resenhas.doc. Textos de criao no acompanham nenhuma formatao padro e podem ser submetidos livremente, observado o limite mximo de caracteres estipulado.

2. Sobre a submisso dos textos


Os textos enviados podem ser apresentados em portugus, em ingls, em espanhol ou em francs. Qualquer que seja a lngua de submisso, os autores devem apresentar tambm o ttulo e o resumo em portugus. Os artigos e ensaios devem ter no mximo 21.000 caracteres, includos espaos em branco. Esse limite compreende todo o arquivo a ser submetido: o texto propriamente dito, os ttulos em portugus e em lngua estrangeira, os resumos em portugus e em lngua estrangeira, as palavras-chave em portugus e em lngua estrangeira, e as referncias bibliogrficas. Os textos devem ser encaminhados apenas em verso eletrnica, em formato .doc, por meio do sistema de submisso disponvel em http://www.letras.etc.br/inicie/submission.asp. O arquivo deve ter no mximo 1 MB.

3. Sobre a formatao do texto


O texto do ensaio ou artigo deve ser produzido em pgina de formato A4, em uma nica coluna, com margens de 3,5 cm (superior), 2,5 cm (inferior), e 3 cm (laterais). A fonte deve ser Times, de corpo 12, exceo dos ttulos de seo, em que o corpo deve ser 13. O espaamento entre as linhas deve ser simples, mas entre os pargrafos deve haver espaamento de 6 pontos. O adentramento de primeira linha do pargrafo deve ser de 1,25 cm, e os pargrafos devem ter alinhamento justificado. No deve haver numerao de pginas. O ensaio pode ter tantas sees quantas forem necessrias, e as sees devem ser numeradas. Os ttulos das sees devem vir em negrito, em fonte Times, de corpo 13, e devem trazer apenas a primeira inicial em letra maiscula.

4. Sobre tabelas e figuras


Os ensaios tambm podem conter figuras, grficos, ilustraes e tabelas. As figuras, grficos e ilustraes devem ser referidos no corpo do texto, devem ser

numerados e devem ser seguidos por legendas, na parte superior, como no exemplo indicado na Figura 1 abaixo. As figuras devem ser apresentadas em formato .jpg ou .gif.

Figura 1. Uma figura tpica

As tabelas e quadros tambm devem ser referidos no corpo do texto e devem ser numeradas, mas seus ttulos vm na parte superior, como no exemplo indicado na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1. Uma tabela tpica

5. Sobre citaes
As citaes devem acompanhar o padro da ABNT (NBR 10520). Citaes diretas curtas, de at 3 linhas, devem vir isoladas por aspas duplas e devem vir incorporadas ao pargrafo, em fonte redonda normal. Citaes diretas longas, de mais de 3 linhas, so apresentadas em pargrafo isolado, utilizando-se recuo de margem esquerda de 4 cm , com fonte Times, de corpo 10, sem as aspas.

Exemplo de citao direta curta (de at 3 linhas):

O profissional que desenhado mediador que atua nos processos constitutivos da cidadania dos alunos, para o que concorre a superao do fracasso e das desigualdades escolares (PIMENTA, 2000, p. 35)

Exemplo de citao direta longa (com mais de 3 linhas):

A nfase na tecnologia e inovao no significa, pelo menos no discurso oficial, o menosprezo cincia. De acordo com Cylon Gonalves da Silva, um dos coordenadores do documento,
a razo desta escolha prende-se percepo de que o grande desafio, hoje, reside mais na necessidade de incrementar a capacidade de inovar e de transformar conhecimento em riqueza para a sociedade brasileira como um todo, do que no potencial do sistema de C&T brasileiro para gerar novos conhecimentos (SILVA; MELO, 2001, p. xvi)

Em todos os casos, o sistema de chamada o autor-data, em que a referncia fonte do original no corpo do texto feita pelo sobrenome do autor, em letras maisculas, seguido do ano de publicao e da pgina do excerto, entre parnteses, aps a citao literal. As referncias bibliogrficas devem ser feitas ao final do texto (e no em nota de rodap), em uma seo prpria, intitulada Referncias.

6. Referncias
As referncias bibliogrficas devem vir em ordem alfabtica e devem acompanhar o padro da ABNT (NBR6023). Seguem-se exemplos: a) De monografias em geral, consideradas no todo: MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. b) Partes de monografia DAVIES, Nicholas. Desvendando o oramento da educao. In: ______ . O Fundef e as verbas da educao. Prefcio de Joo dos Reis Silva. So Paulo: Xam, 2001. p. 49-92. MOURA, Maria Ceclia de. Compreendendo a surdez: um caminho possvel. In: MASINI, Elcie F. Salzano (Org.). Do sentido... pelos sentidos... para o sentido. Niteri: Intertexto; So Paulo: Vetor, 2002. p. 193-200. c) Documentos eletrnicos OLIVA, Filipe Pereira. Do braille braillologia: necessidade de formao braillolgica. Lisboa: Comisso de Braille, 2000. Disponvel em: <http://www.lerparaver.com.br/braille_braillologia.html>. Acesso em: 18 maio 2002.

You might also like