You are on page 1of 5

c) Tese defendida no texto lcito afirmar que o texto nos apresenta um quadro da condio humana caracterizado pela ignorncia,

, pela iluso e pela conscincia, sugerindo-nos que preciso um grande esforo para alcanar o conhecimento e a liberdade. Libertar-se (da ignorncia, dos hbitos perniciosos, dos preconceitos, em suma, de todos os grilhes que nos prendem), exige uma luta de cada um consigo prprio (o espao da liberdade subjectiva), e com todos os que pretendam oprimir e dominar (o espao da liberdade objectiva, poltico-social). Diz tambm que aquele que conhece encontra-se numa situao paradoxal quer partilhar o seu conhecimento mas precisa de uma estratgia para sair vitorioso desse combate vital contra a ignorncia.

d) Principais problemas filosficos apresentados no texto Podemos identificar os seguintes: O que o conhecimento? Qual o valor dos conhecimentos que possumos? problemas epistemolgicos; O que a realidade? Ser que confundimos aparncia com realidade? problemas ontolgicos; O que o ser humano? Ser que nos conhecemos verdadeiramente? Ser que vivemos adormecidos julgando estar acordados? problemas antropolgicos; Por que valores devemos orientar a nossa vida? O que a liberdade? So os seres humanos livres? problemas axiolgicos; Qual o sentido da existncia? problemas metafsicos;

e) Sentido e utilidade da tese do autor para a nossa vida J definimos os objectivos da Filosofia. Recordemos: A descoberta de si; A procura do sentido da vida; A formao das personalidades e das almas; A aprendizagem da arte de viver; O desenvolvimento do pensamento calculador e do pensamento meditativo.

Podemos, ento, afirmar que a Filosofia dever ajudar-nos a encontrar respostas para as questes do nosso presente.

Mundo Real
Sol Luz do Conhecimento Objectos do mundo superior Imagens reflectidas na gua

Mundo da Aparncia
Fogo Artefactos transportados por carregadores Sombras trevas da ignorncia

Proposta de Anlise: Objectivo/Tema do texto Comecemos pelo ttulo. Este texto conhecido por Alegoria da Caverna e parece contar uma histria imaginria ou fantstica. Uma alegoria uma figura e uma tcnica literria que permite apresentar uma reflexo filosfica sobre a realidade como se se tratasse de uma simples histria para entreter. Uma alegoria uma representao figurativa, quase sempre sob a forma humana, de uma proeza, de uma virtude, de uma ideia ou ser abstracto, que nos apresentada como uma fico, com o objectivo de tornar mais acessvel a mensagem (por exemplo, uma cornucpia uma alegoria da abundncia). Qual , ento, o tema do texto? a condio humana, a natureza humana, e o modo como se desenrola a sua existncia. Qual o objectivo do autor? Neste caso veicular uma mensagem cujo contedo simultaneamente espiritual e poltico. Sabemos que o autor foi um famoso filsofo. Tinha, portanto, uma teoria acerca da natureza humana e de como os seres humanos viviam ou deveriam viver. Transcendente
O que nos ultrapassa; (est para alm de ns)

Imanente
O que est nossa volta; (o que nos acessvel)

Empirismo O conhecimento adquire-se atravs da experincia

Racionalismo A razo (pensamento) a fonte de conhecimento

Teorias explicativas do Conhecimento: Racionalismo (Plato, Descartes, Leibniz) O conhecimento sensvel enganador; A razo a nica fonte de conhecimento vlido (para Descartes h ideias inatas); As representaes provenientes da razo so as mais certas e, por isso, devem ser consideradas o ponto de partida de todo o conhecimento que se quer logicamente necessrio e universalmente vlido; Conduz ao dogmatismo.

Empirismo (John Locke, David Hurris) A experincia a nica fonte de conhecimento; No h ideias inatas a mente est vazia antes de receber qualquer tipo de informao sensorial; Todo o conhecimento acerca das coisas, mesmo aquele que formula leis universais, vem da experincia, por isso, s vlido dentro dos limites do observvel; Conduz a um probabilismo ou mesmo a um cepticismo.

Apriorismo (Kant) O conhecimento resulta de uma sntese entre duas fontes, uma a priori e outra a posteriori; Todo o conhecimento exige uma matria (a posteriori) e uma forma (a priori) que nos possibilitam a compreenso racional daquela; Todo o conhecimento uma construo do sujeito que contm formas lgicas (e no ideias inatas) que so condies de possibilidade de recepo dos dados (ao nvel da sensibilidade) e da organizao, explicao/compreenso desses dados (ao nvel do entendimento) Estas condies de possibilidade (caracterizadoras do sujeito) devem ser o ponto de partida de qualquer investigao acerca do conhecimento revoluo copernicana.

Pensamento Relao dialctica (recproca)

Linguagem

No existe pensamento sem linguagem, nem linguagem sem pensamento. - O pensamento organiza a linguagem e a linguagem oferece ao pensamento o contedo; - A relao recproca entre os 2 conceitos chama-se dialctica; - Quase em simultneo, pensamos e falamos, falamos e pensamos; - Como diz Kant: Pensamentos sem contedo so vazios, intuies sem conceitos so cegas.

Pensamento apenas formal Linguagem materializa o pensamento

Pensamento = Razo = Logos S o pensamento tem a capacidade de formular conceitos (so representaes mentais) A razo universal a todos os Homens.

Pensamento

Opinies 1 tipo de conhecimento


Pensamento serve-se da Linguagem

Juzos

Conceitos

Raciocnio

So os instrumentos de que o pensamento se serve para se manifestar

Instrumentos lgicos do pensamento Conceito: O conceito a base do juzo e do raciocnio. um dos materiais de que o pensamento se serve para se construir. O conceito a representao intelectual das caractersticas essenciais de um objecto ou de uma classe de objectos homogneos. Designa uma ideia abstracta e geral sob a qual podemos unir diversos elementos/caractersticas. Ao conceito, quando expresso materialmente, dito ou escrito, num enunciado ou frase, a lgica clssica chama termo. Por isso, o termo a expresso verbal de um conceito. Juzo: Com os conceitos podemos formular juzos. Por isso, o juzo constitudo por conceitos. O juzo a operao do esprito pela qual o pensamento estabelece uma relao de convenincia ou no convenincia entre dois conceitos, ou seja, atribui um predicado ou propriedade a um sujeito. Reveste geralmente a forma lgica: S P. O juzo constitudo por trs elementos: sujeito, cpula e predicado. Ex: Todos os mamferos so vertebrados.

quantificador

cpula sujeito predicado

Raciocnio: O raciocnio outra das operaes do pensamento, da razo discursiva. Trata-se de uma operao lgica que consiste em derivar dos conhecimentos j adquiridos, denominados premissas, um novo conhecimento, denominado concluso. A expresso materializada, dita ou escrita, do raciocnio chama-se argumento. O juzo constitudo por raciocnios FALSO O juzo um conjunto de conceitos VERDADEIRO O juzo constitudo por uma relao de dois conceitos (que pode ou no ser de convenincia). Os conceitos so representados atravs de juzos. Por isso, os juzos no podem ser constitudos por raciocnios, porque os raciocnios que so constitudos por juzos.

You might also like