You are on page 1of 1

Aluno (a): Professor: Disciplina: Fsica

Turma:

Data:

Todas as questes devero conter resoluo de forma CLARA e OBJETIVA, para que sejam pontuadas.

Questo 1 O texto a seguir foi extrado de uma matria sobre congelamento de cadveres para sua preservao por muitos anos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 21.07.2002. Aps a morte clnica, o corpo resfriado com gelo. Uma injeo de anticoagulantes aplicada e um fluido especial bombeado para o corao, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo colocado numa cmara com gs nitrognio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Assim que atinge a temperatura de 321, o corpo levado para um tanque de nitrognio lquido, onde fica de cabea para baixo. Na matria, no consta a unidade de temperatura usada. Considerando que o valor indicado de 321 esteja correto e que pertena a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala: a) b) c) d) e) Kelvin, pois trata-se de um trabalho cientfico e esta a unidade adotada pelo Sistema Internacional. Fahrenheit, por ser um valor inferior ao zero absoluto e, portanto, s pode ser medido nessa escala. Fahrenheit, pois as escalas Celsius e Kelvin no admitem esse valor numrico de temperatura. Celsius, pois s ela tem valores numricos negativos para a indicao de temperaturas. Celsius, por tratar-se de uma matria publicada em lngua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil.

Questo 2 (UFPEL-RS) comum, no painel de informaes das cabines dos avies, estar registrada a temperatura externa de duas maneiras: em graus Celsius e em Fahrenheit. Assinale a alternativa com o grfico que representa corretamente as temperaturas registradas para o ar, no painel do avio, quando ele se desloca do solo ao topo das nuvens.

Questo 3 (UNESP-SP) Um estudante desenvolve um termmetro para ser utilizado especificamente em seus trabalhos de laboratrio. Sua idia medir a temperatura de um meio fazendo a leitura da resistncia eltrica de um resistor, um fio de cobre, por exemplo, quando em equilbrio trmico com esse meio. Assim, para calibrar esse termmetro na escala Celsius, ele toma como referncias as temperaturas de fuso do gelo e de ebulio da gua. Depois de vrias medidas, ele obtm a curva apresentada na figura.

A correspondncia entre a temperatura T, em C, e a resistncia eltrica R, em , dada pela equao a) T = 100.(R - 16) / 6,6. b) T = 100.6,6 / (R - 16). c) T = (R - 6,6) / (6,6.100).

d) T = 100.(R - 16) / 16.e) T = 100.(R - 6,6) / 16. Questo 4 -(CPS-SP) Um estudante paulista resolve construir um termmetro e criar uma escala termomtrica arbitrria "SP" utilizando a data da fundao da cidade de So Paulo, 25 de janeiro de 1554. Adotou como ponto fixo do gelo o nmero 25 e como ponto fixo do vapor o nmero 54. A relao de converso entre as escala "Celsius" e "SP" : a) tc/50 = (tsp - 25)/29 d) tc/100 = (tsp - 25)/79 b) tc/100 = (tsp - 54)/29 e) tc/50 = (tsp - 25)/54 c) tc/100 = (tsp - 25)/29

You might also like