You are on page 1of 5

pessoa a retina est sempre a 2,5 cm do cristalino, sendo que este funciona como uma lente convergente de distncia

focal varivel.

Exerccio 26
Questo 01 O transatlntico dispe de uma luneta astronmica com aumento visual G igual a 10, composta por duas lentes convergentes. A distncia focal da objetiva igual a 40 cm. Em relao s lentes da luneta, determine: a) suas convergncias; b) o tipo de imagem produzida por cada uma delas. Questo 02 Em plena aula, o professor de Fsica descobriu acertadamente o motivo pelo qual um de seus alunos tinha que usar culos. De posse dos culos desse aluno, verificou que ambas as lentes possuam bordos mais espessos que seus centros. Em seguida, olhando atravs de cada lente e voltando sua ateno a um friso horizontal na parede, girou-as paralelamente parede, constatando que para ambas, o friso visto atravs das lentes, no sofria qualquer inclinao. Naturalmente, as lentes em questo eram a) cilndricas e convergentes. b) cilndricas e divergentes. c) esfricas e convergentes. d) esfricas e divergentes. e) parablicas e convergentes. Questo 03 Na formao das imagens na retina da viso humana, tendo em vista uma pessoa com boa sade visual, o cristalino funciona como uma lente: a) convergente, formando imagens reais, invertidas e diminudas. b) convergente, formando imagens reais, diretas e diminudas. c) divergente, formando imagens virtuais, invertidas e diminudas. d) divergente, formando imagens reais, diretas e diminudas. Questo 04 O olho humano s capaz de focalizar a imagem de um objeto (fazer com que ela se forme na retina) se a distncia entre o objeto e o cristalino do olho for maior que a de um ponto conhecido como ponto prximo, Pp (ver figura adiante). A posio do ponto prximo normalmente varia com a idade. Uma pessoa, aos 25 anos, descobriu, com auxlio do seu oculista, que o seu ponto prximo ficava a 20 cm do cristalino. Repetiu o exame aos 65 anos e constatou que s conseguia visualizar com nitidez objetos que ficavam a uma distncia mnima de 50 cm. Considere que para essa
Aprovao em tudo que voc faz. 1

a) Calcule as distncias focais mnimas do cristalino dessa pessoa aos 25 e aos 65 anos. b) Se essa pessoa, aos 65 anos, tentar focalizar um objeto a 20 cm do olho, a que distncia da retina se formar a imagem? Questo 05 Usando uma lente convergente, Jos Geraldo construiu uma cmera fotogrfica simplificada, cuja parte ptica est esboada nesta figura:

Ele deseja instalar um mecanismo para mover a lente ao longo de um intervalo de comprimento x, de modo que possa aproxim-la ou afast-la do filme e, assim, conseguir formar, sobre este, imagens ntidas. a) Sabe-se que a distncia focal da lente usada de 4,0 cm e que essa cmera capaz de fotografar objetos frente dela, situados a qualquer distncia igual ou superior a 20 cm da lente. Considerando essas informaes, DETERMINE o valor de x. b) Pretendendo fotografar a Lua, Jos Geraldo posiciona a lente dessa cmera a uma distncia D do filme. Em seguida, ele substitui a lente da cmera por outra, de mesmo formato e tamanho, porm feita com outro material, cujo ndice de refrao maior. Considerando essas informaes, RESPONDA: Para Jos Geraldo fotografar a Lua com essa nova montagem, a distncia da lente ao filme deve ser menor, igual ou maior que D? JUSTIFIQUE sua resposta. Questo 06 Certo professor de fsica deseja ensinar a identificar trs tipos de defeitos visuais apenas observando a imagem formada atravs dos culos de seus alunos, que esto na fase da adolescncia. Ao observar um objeto atravs do primeiro par de culos, a imagem aparece diminuda. O mesmo objeto observado pelo segundo par de culos parece aumentado e apenas o terceiro par de culos distorce as linhas quando girado.
www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Questo 09 Neste ano o mundo todo comemora os 400 anos das primeiras observaes astronmicas realizadas por Galileu Galilei. Popularizam-se esquemas de montagens caseiras de lunetas utilizando materiais de baixo custo, tais como, por exemplo, tubos de PVC, uma lente convergente (objetiva) e uma lente divergente ou convergente (ocular). Na escolha das lentes a serem utilizadas na montagem da luneta, geralmente, no so relevantes as suas distncias focais, f1 e f2 (medidas em metros), mas sim as suas potncias de refrao (vergncia), cuja unidade de medida a dioptria (grau). A vergncia V de uma lente convergente ou divergente dada pelo inverso da distncia focal. Na montagem da luneta, a distncia entre as duas lentes igual soma das distncias focais dessas lentes e o aumento no tamanho da imagem observada com a luneta dado pela razo entre as distncias focais das lentes objetiva e ocular.

Atravs da anlise das imagens produzidas por esses culos podemos concluir que seus donos possuem, respectivamente: a) Miopia, astigmatismo e hipermetropia. b) Astigmatismo, miopia e hipermetropia. c) Hipermetropia, miopia e astigmatismo. d) Hipermetropia, astigmatismo e miopia. e) Miopia, hipermetropia e astigmatismo. Questo 07 O olho humano pode ser entendido como um sistema ptico composto basicamente por duas lentes crnea (A) e cristalino (B). Ambas devem ser transparentes e possuir superfcies lisas e regulares para permitirem a formao de imagens ntidas. Podemos classificar as lentes naturais de nossos olhos, A e B, respectivamente, como sendo:

a) convergente e convergente. b) convergente e divergente. c) divergente e divergente. d) divergente e convergente. e) divergente e plana. Questo 08 O olho humano, em condies normais, capaz de alterar sua distncia focal, possibilitando a viso ntida de objetos situados desde o "infinito" (muito afastados) at aqueles situados a uma distncia mnima de aproximadamente 25 cm. Em outras palavras, o ponto remoto desse olho est no infinito e o seu ponto prximo, a 25 cm de distncia. Uma pessoa com hipermetropia no consegue enxergar objetos muito prximos porque o seu ponto prximo est situado a uma distncia maior do que 25 cm. Com base nessas informaes, resolva as questes propostas. a) Que tipo de lente uma pessoa com hipermetropia deve usar? b) Supondo que o ponto prximo de um hipermtrope esteja a 100 cm de seus olhos, determine, em valor e em sinal, quantos "graus" devem ter os culos dessa pessoa para que ela veja um objeto a 25 cm de distncia.
Aprovao em tudo que voc faz. 2

De posse dessas informaes e desejando construir uma luneta, um estudante adquiriu tubos de PVC, uma lente objetiva convergente de 1,50 grau e uma lente ocular divergente com distncia focal de 3 cm. a) Calcule a que distncia mxima da lente objetiva ele dever fixar a ocular. A imagem formada ser direta ou invertida? b) Empolgado com essa montagem, o estudante deseja construir uma luneta com o triplo da capacidade de ampliao da imagem. Mantendo-se fixa a objetiva em 1,50 grau, calcule qual ser o valor da vergncia da ocular e o tamanho mximo da luneta. Questo 10 O olho o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). o prncipe das matemticas; suas disciplinas so intimamente certas; determinou as altitudes e dimenses das estrelas; descobriu os elementos e seus nveis; permitiu o anncio de acontecimentos futuros, graas ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.
Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Considere as afirmaes abaixo: I. O excerto de Leonardo da Vinci um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigao dos fenmenos naturais e a aplicao da perspectiva em suas representaes pictricas. II. Num olho humano com viso perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino est em sua forma mais alongada, possvel focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, possvel a focalizao de objetos cada vez mais prximos do olho, at uma distncia mnima. III. Um dos problemas de viso humana a miopia. No olho mope, a imagem de um objeto distante forma-se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. GABARITO: Questo 01 a) V = 25 di b) Objetiva: imagem real Ocular: imagem virtual. Questo 02 Letra D Questo 03 Letra A Questo 04 a) 2,2 cm e 2,4 cm b) Aproximadamente, 0,2 cm "atrs" da retina. Questo 05 a) Para o objeto no infinito, o filme dever estar a uma distncia igual distncia focal, ou seja, 4,0 cm. No ponto prximo, ou seja, p = 20 cm, a distncia da imagem dever ser igual a 4 + x. Ento:

b) Para fotografar um objeto mais distante, a distncia focal deve ser maior que a distncia focal anterior, logo, a distncia da lente ao filme dever ser maior. Questo 06 Letra E Resoluo O primeiro par de culos produz uma imagem virtual, direita e menor que o objeto. Isto significa que a lente do tipo divergente, usada para correo de miopia. O segundo par tambm faz uma imagem virtual e direita, mas agora maior que o objeto, indicando assim que se trata de uma lente convergente, usada para correo de hipermetropia. Isto j define a alternativa E. O terceiro para corrige a distoro de linhas que uma caracterstica do astigmatismo. Questo 07 Letra A

Em uma pessoa adulta, o globo ocular normal apresenta vergncia que varia de 51 di a 64 di. Os mais importantes responsveis por essa vergncia so a crnea, com vergncia de 43 di, e o cristalino, com vergncia que pode variar de 13 di a 26 di. Ambos funcionam como lentes convergentes pois so de bordas finas, com ndice de refrao maior que o do meio. Questo 08 a) Como o indivduo no enxerga nitidamente objetos prximos, ele deve usar um tipo de lente que forme desses objetos imagens mais afastadas, como ilustrado na figura. Isso se consegue com lentes convergentes.

b) Dados: p = 25 cm = 0,25 m; p = 100 cm = 1 m (Imagem virtual ? p < 0) A vergncia da lente (V) dada por:

V = 3 di (ou 3 graus).
Aprovao em tudo que voc faz. 3 www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Questo 09 a) Dados: Vob = 1,5 di; foc = 3 cm (lente divergente: f < 0). Calculando a distncia focal da objetiva:

Questo 10 Letra B I. Correta. II. Correta. III. Incorreta. Num olho mope, a imagem de um objeto distante forma-se antes da retina.

Ento, do enunciado: Dmx = fob + foc Dmx = 67 3 = 64 cm. Esse tipo de arranjo das lentes conhecido como Luneta de Galileu. A imagem direita, conforme mostramam figuras abaixo, fora de escala. Na Fig 1, traamos a imagem fornecida pela objetiva (I1). Como o objeto um astro (objeto imprprio) a imagem forma-se no foco imagem da objetiva (fob). Na Fig 2, agora, a ocular. A imagem da objetiva comporta-se como objeto virtual para a ocular com a distncia entre as lentes menor que a distncia mxima. Como se pode notar, A imagem final (I2) direita.

b) De acordo com o enunciado, o aumento : (I) A lente objetiva mantida. A nova ocular deve produzir um aumento 3 vezes maior (3 A). Seja, ento, d a distncia focal dessa nova lente ocular. (II) Dividindo (II) por (I), vem:

Como a lente divergente, retirando o mdulo: d = 102 cm. A vergncia (V) o inverso da distncia focal:

O mximo tamanho da luneta , ento: Dmax = fob + d = 67 1 Dmax = 66 cm.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

You might also like