You are on page 1of 6

1

SAIBA O QUE TRATAMENTO FORA DO DOMICLIO TFD. O Tratamento Fora de Domiclio TFD, institudo pela Portaria n 55 da Secretaria de Assistncia Sade (Ministrio da Sade), um instrumento legal que visa garantir, atravs do SUS, tratamento mdico a pacientes portadores de doenas no tratveis no municpio de origem por falta de condies tcnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, tambm ao acompanhante, encaminhados por ordem mdica unidades de sade de outro municpio ou Estado da Federao, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residncia do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no perodo estritamente necessrio a este tratamento e aos recursos oramentrios existentes. Destina-se a pacientes que necessitem de assistncia mdico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e mdia complexidade eletiva. O QUE ESTE PROGRAMA OFERECE? Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar / cirrgico previamente agendado; Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessrio a acompanhantes, para que possam deslocarse at o local onde ser realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem; Ajuda de custo para alimentao e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento. QUANDO O TFD PODE SER AUTORIZADO SIM
Para pacientes atendidos na rede pblica, ambulatorial e hospitalar, conveniada ou contratada do SUS; Quando esgotados todos os meios de tratamento dentro do municpio; Somente para municpios referncia com distncia superior a 50 Km do municpio de destino em deslocamento por transporte terrestre ou fluvial, e 200 milhas por transporte areo; Apenas quando estiver garantido o atendimento no municpio de destino, atravs do aprazamento pela Central de marcao de Consultas e Exames especializados e pela Central de Disponibilidade de Leitos; Com exames completos, no caso de cirurgias eletivas; e Com a referncia dos pacientes de TFD explicitada na Programao Pactuada Integrada PPI de cada municpio e na programao Anual do Municpio/Estado.

NO
Para procedimentos no constantes na tabela do SIA e SIH/SUS; Tratamento para fora do pas; Para pagamento de dirias a pacientes durante o tempo em que estiverem hospitalizados no municpio de destino; Em tratamentos que utilizem procedimentos assistenciais contidos no Piso de Ateno Bsica (PAB) ou em tratamentos de longa durao, que exijam a fixao definitiva no local do tratamento; Quando no for explicitado na Programao Pactuada Integrada PPI dos municpios a referncia de pacientes em Tratamento Fora de Domiclio; Para custeio de despesa de acompanhante, quando no houver indicao mdica ou para custeio de despesas com transporte do acompanhante, quando este for substitudo.

O QUE PRECISO PARA OBTER O TRATAMENTO? Laudo mdico, prprio do TFD, devidamente preenchido pelo mdico solicitante (mdico assistente do municpio), onde ser informada a necessidade do paciente realizar o tratamento fora de sua cidade. O laudo dever ser preenchido em 03 (trs) vias, mquina ou letra de forma, no qual dever ficar bem caracterizada a problemtica mdica do paciente. Para que seja concedido, o pedido deve ser formalizado em processo prprio e constitudo com os seguintes documentos: Pedido de Tratamento Fora de Domiclio PTFD;

Laudo Mdico; Xerox de Exames; Xerox de: Certido de nascimento (paciente menor de idade) ou carteira de identidade (paciente maior de idade); e Xerox da carteira de identidade do acompanhante, se houver.

Este laudo ser encaminhado Coordenao do TFD do Estado onde ser avaliado por equipe mdica especializada, que determinar o local do tratamento, sendo este realizado na localidade mais prxima de origem do paciente. Compete ao mdico da Unidade, analisar e justificar a necessidade do acompanhamento, de acordo com o caso e as condies do paciente. No entanto, a Comisso Regional poder indeferir tal necessidade, depois de analisada a justificativa apresentada. A autorizao de acompanhamento que no seja imprescindvel, poder estar prejudicando o oramento necessrio autorizao para outros pacientes. Nos casos de procedimentos constantes da Central Nacional de Regulao de Alta Complexidade CNRAC, compete ao Ministrio da Sade o direcionamento dos pacientes. QUAIS DESPESAS PODEM SER PAGAS PELO TFD? Aquelas relativas a transporte areo, terrestre e fluvial, dirias para pernoite e ajuda de custo para alimentao para paciente e acompanhante (se houver), bem como as despesas com preparao e traslado do corpo, em caso de bito em TFD; A Secretaria de Estado da Sade poder reembolsar ao paciente as despesas com dirias e passagens nos deslocamentos para fora do estado, quando se tratar de casos de comprovada urgncia, sem que haja tempo hbil para formalizar a devida solicitao, o que dever ser providenciado aps o retorno e encaminhado via Gerncia Regional de Sade, caso o paciente possua o processo de TFD autorizado previamente. DE QUEM A RESPONSABILIDADE PELO CUSTEIO DO TFD? A responsabilidade pelo pagamento de despesas com deslocamentos intraestadual ser, via de regra, atribudo s Secretarias Municipais de Sade, que utilizaro a Tabela de Procedimentos do Sistema de Informaes Ambulatoriais SIA/SUS, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade oramentria dos municpios. Entretanto, quando o deslocamento for realizado a partir de um municpio no habilitado em Gesto Plena do Sistema Municipal (GPSM), isto , esteja habilitado apenas na Gesto Plena da Ateno Bsica (GPAB), a competncia para a concesso do benefcio da Regional de Proteo Social/SESPA a qual o municpio est vinculado.
Exemplificando a questo temos: o Municpio de Abaetetuba, que est habilitado no GPSM, arcar com os deslocamento de TFD para Belm. J no caso do Municpio Altamira, que no est habilitado no referido programa, mas sim no GPAB, quem arcar com o gastos com TFD o Estado, atravs da Regional de Proteo Social competente.

J a responsabilidade pelo pagamento de despesas nos deslocamentos interestaduais ser atribuda Secretaria de Estado da Sade, que tambm utilizar a Tabela de Procedimentos do Sistema de Informaes Ambulatoriais SIA/SUS, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade oramentria do Estado. REGRAS PARA RECEBIMENTO DA AJUDA DE CUSTO PELO ACOMPANHANTE. Somente ser admitido o custeio das despesas com acompanhante nos casos de cirurgia de mdio e grande porte nos casos de paciente menor de idade, de idosos acima de 60 anos ou paciente impossibilitado em razo da doena, de adotar por seus prprios meios as providncias necessrias ao seu tratamento.

O acompanhante dever ser membro da famlia, estar em pleno gozo da sade, ser maior de 18 anos e menor de 60 anos, e ter disponibilidade para permanecer acompanhando seu paciente at o trmino do tratamento. Caso no seja necessria a permanncia do acompanhante, este dever retornar localidade de origem aps a internao do paciente, e quando da alta do paciente se houver necessidade de acompanhante para seu retorno, o rgo de TFD de origem providenciar o deslocamento do mesmo.

O acompanhante tambm ter direito diria quando o paciente estiver com o processo de TFD na Regional e encontrar-se hospitalizado Belm, muito embora, o paciente NO tenha esse direito.

IMPORTANTE: Apesar de competir ao mdico da Unidade, analisar e justificar a necessidade do acompanhamento, de acordo com o caso e as condies do paciente, a Comisso Regional pode indeferir tal necessidade depois de analisada a justificativa apresentada, pois a autorizao de acompanhamento que no seja imprescindvel, poder prejudicar o oramento necessrio autorizao de outros pacientes devido limitao dos recursos oramentrios destinados ao TFD.

O eventual acompanhante ter direito a ajuda de custo no pagamento das despesas com transporte, pernoite e alimentao conforme Tabela SIA/SUS; O PACENTE PRECISA SE DESLOCAR PARA REQUERER O TFD? No. O paciente formaliza o pedido junto Unidade Mista ou Secretaria Municipal de Sade, e esta encaminha os processos de TFD Regional de Proteo Social - RPS competente, acompanhado de ofcio, atravs de malote, ou responsvel, no havendo, deste modo, necessidade do paciente ou acompanhante de comparecer na Regional. CONHEA OS CAMINHOS PELOS QUAIS SEGUIR O PROCESSO DE AUTORIZAO DO TFD. O processo (pedido acompanhado dos demais documentos necessrio) dever ser encaminhado Regional em at 10 (dez) dias antes de sua consulta marcada. A resposta ao pedido de TFD (autorizado ou negado) ser enviada ao rgo de origem, atravs de ofcio, fax ou por telefone. Em casos especiais (urgncia/emergncia), o Diretor ou Responsvel pela Unidade Mista dever solicitar autorizao de TFD por telefone e contatar com a Comisso Regional na qual o mesmo dever informar todos os itens do laudo Mdico em questo. Aps anlise da Comisso Regional, o mesmo ter o prazo de 48 horas para encaminhar o processo. Caso haja necessidade do paciente ser tratado fora do Estado, a Comisso Regional informa a Central de TFD/DDASS, ficando esta responsvel pela anlise e providncias. O VALOR DAS DIRIAS: O Art. 11 da Portaria SAS n 55/1999, inclui na tabela SIS/SUS, o valores a serem pagos a ttulo de TFD, conforme tabela a seguir:
Cdigo 423-5 425-1 427-8 428-6 429-4 437-5 441-3 Descrio Unidade de remunerao para transporte areo a cada 200 milhas por paciente/acompanhante Unidade de remunerao para transporte terrestre a cada 50Km de distncia por paciente/acompanhante Unidade de remunerao para transporte fluvial cada 50 Km de distncia por paciente/acompanhante Ajuda de custo para alimentao de paciente e acompanhante quando no ocorrer pernoite fora do domiclio. Ajuda de custo para diria completa (alimentao e pernoite) de paciente e acompanhante Ajuda de custo para alimentao de paciente sem acompanhante quando no ocorrer o pernoite fora do domiclio Ajuda de custo para diria completa (alimentao e pernoite) de paciente sem Valor (em R$) 100,00 3,00 2,00 10,00 30,00 5,00 15,00

4
acompanhante

MUNICPIOS HABILITADOS NO GPSM (Gesto MUNCPIO RPS MUNCPIO Abaetetuba 6 Itupiranga Acar 2 Juruti gua Azul Do Norte 12 Marab Ananindeua 1 Marituba Baio 13 Medicilndia Barcarena 6 Moju Belm 1 Monte Alegre Breves 8 Muan Camet 13 Ourm Capanema 4 Ourilndia Do Norte Castanhal 3 Palestina Do Par Colares 2 Paragominas Conceio Do Araguaia 12 Parauapebas Floresta Do Araguaia 12 Porto De Moz Igarap-Miri 6 Redeno

Plena do Sistema Municipal) RPS MUNCPIO 11 Rio Maria 9 Santa Maria Das Barreiras 11 Santa Maria Do Par 1 Santana Do Araguaia 10 Santarm 6 So Flix Do Xingu 9 So Geraldo Do Araguaia 7 Tailndia 4 Tom-Au 12 Tucum 11 Tucuru 5 Uruar 11 Viseu 10 Xinguara 12

RPS 12 12 5 12 9 12 11 6 2 12 11 10 4 12

MUNICPIO HABILITADOS NO GPAB (Gesto Bsica da Ateno Bsica) MUNICPIO RPS MUNICPIO RPS MUNICPIO Abel Figueiredo 11 Eldorado dos Carajs 11 Portel Afu 7 Faro 9 Prainha Alenquer 9 Garrafo do Norte 5 Primavera Almeirim 9 Goiansia do Par 11 Quatipuru Altamira 10 Gurup 8 Rondon do Par Anajs 8 Igarap-Au 3 Rurpolis Anapu 10 Inhangapi 3 Salinpolis Augusto Corra 4 Ipixuna do Par 5 Salvaterra Aurora do Par 5 Irituia 5 Santa Brbara do Par Aveiro 9 Itaituba 9 Santa Cruz do Arari Bagre 8 Jacareacanga 9 Santa Isabel do Par Bannach 12 Jacund 11 Santa Luzia do Par Belterra 9 Limoeiro do Ajuru 13 Santarm Novo Benevides 1 Me do Rio 5 Santo Antnio do Tau Bom Jesus do Tocantins 11 Magalhes Barata 3 So Caetano de Odivelas Bonito 4 Maracan 3 So Domingos do Araguaia Bragana 4 Marapanim 3 So Domingos do Capim Brasil Novo 10 Melgao 8 So Francisco do Par Brejo Grande do Araguaia 11 Mocajuba 13 So Joo da Ponta Breu Branco 11 Nova Esperana do Piri 5 So Joo de Pirabas Bujaru 2 Nova Ipixuna 11 So Joo do Araguaia Cachoeira do Arari 7 Nova Timboteua 4 So Miguel do Guam Cachoeira do Piri 4 Novo Progresso 9 So Sebastio da Boa Vista Cana dos Carajs 11 Novo Repartimento 11 Sapucaia Capito Poo 5 bidos 9 Senador Jos Porfrio Chaves 7 Oeiras do Par 13 Soure Concrdia do Par 2 Oriximin 9 Terra Alta Cumaru do Norte 12 Pacaj 10 Terra Santa Curionpolis 11 Pau D'arco 12 Tracuateua Curralinho 8 Peixe-Boi 4 Trairo Curu 9 Piarra 11 Ulianpolis Curu 3 Placas 9 Vigia Dom Eliseu 5 Ponta de Pedras 7 Vitria do Xingu

RPS 8 9 4 4 11 9 4 7 1 7 2 4 4 2 2 11 3 3 3 4 11 5 7 12 10 7 3 9 4 9 5 2 10

CONTATE O TFD NO ESTADO DO PAR. A Coordenao do Programa de Tratamento Fora de Domiclio (TFD) da Secretaria Executiva de Sade Pblica (SESPA) funciona no prdio da 1 Regional de Proteo Social e conta com corpo tcnico de quatro assistentes sociais, quatro mdicos e cinco auxiliares administrativos. Endereo: Av. Presidente Vargas n 513, 3 andar, entre Aristides Lobo e Oswaldo Cruz. Horrio de funcionamento: 7h30 s 17h Telefone de contato: 4009-7431/7432/7433/7437
REGIONAIS DE PROTEO SOCIAL RPS 1 RPS 8 RPS

Av. Presidente Vargas, 513 Centro Belm - Par. CEP: Praa Dria Furtado S/N Breves - Par. CEP: 68800-000 66017-000 - Tel: (91) 3241-1190 / FAX: (91) 3241-0977 Tel: (91) 3783-1251 / FAX: (91) 3782-1832 e-mail: 8rps@sespa.pa.gov.br e-mail: 1rps@sespa.pa.gov.br 2 RPS Tv. Capito No de Carvalho, 1727 Santa Isabel do Par - Par. CEP: 68790-000 Tel: (91) 3744-2176/1423 / FAX: (91) 3744-1660 e-mail: 2rps@sespa.pa.gov.br 3 RPS Rua Major Wilson Santos, S/N Castanhal - Par. CEP: 68745-000 Tel: (91) 3721-4635 / FAX: (91) 3721-2487 e-mail: 3rps@sespa.pa.gov.br 4 RPS Rua Miguel Leite, 285 Capanema - Par. CEP: 68700-210 Tel: (91) 3462-1787 / FAX: (91) 3462-1507 e-mail: 4rps@sespa.pa.gov.br 5 RPS Tv. Amrico Lopes, 260 So Miguel do Guam - Par. CEP: 68660-000 Tel: (91) 3446-1192 / FAX: (91) 4461312 e-mail: 5rps@sespa.pa.gov.br 6 RPS Rua Francisco, 86 Barcarena - Par. CEP: 68445-000 Tel: (91) 3753-1487 / FAX: (91) 3753-1288 e-mail: 6rps@sespa.pa.gov.br 7 RPS Rua Bernardo Sayao, 140 Belm - Par. CEP: 66023-130 - Telefone: (91) 3224-4746 / FAX: (91) 3224-4162 e-mail: 7rps@sespa.pa.gov.br
FONTES PESQUISADAS: BOLETIM da DOCA (7 regional de Sade SESPA), ANO II - N 15 e 16 de dezembro de 2004. (http://www.sespa.pa.gov.br) 2. http://www.sespa.gov.br/Administrao/limite_financeiro.htm 3. Manual de TFD do Estado de Pernambuco atravs do site: (http://www.saude.pe.gov.br/Intpubl/InstNorm/IN99004TFD.htm) 1.

9 RPS Praa Baro de Santarm, 130 Santarm - Par. CEP: 68040-000 Tel: (93) 3523-8508 / FAX: (93) 3523-1939 e-mail: 9rps@sespa.pa.gov.br

10 RPS Rua 7 de Setembro, 2047 Altamira - Par. CEP: 68371-000 Tel: (93) 3523-8508 / FAX: (93) 3523-1939 e-mail: 10rps@sespa.pa.gov.br 11 RPS Folha 31 Quadra Especial, Lote 1 e 2 Marab - Par. CEP: 68500-000 Tel: (94) 3322-5166 / FAX: (94) 3322-5182 e-mail: 11rps@sespa.pa.gov.br 12 RPS Praa Municipal, 300 Conceio do Araguaia - Par. CEP: 68540-000 Tel: (94) 3421-2411 / FAX: (94) 3421-1382 e-mail: 12rps@sespa.pa.gov.br 13 RPS Praa Prudncio, 340 Camet - Par. CEP: 68400-000 Tel: (91) 3781-1527 / FAX: (91) 3781-1489 e-mail: 13rps@sespa.pa.gov.br

4. 5. 6.

http://www.abrasta.org.br/novtransporte.htm http://www.mp.rs.gov.br/hmpage/homepage2.nsf/pages/CCid_legisport11.94 http://www.sespa.pa.gov.br/Not%C3%ADcias/NOT2005/noticia353.htm

6 7.
http://www.saude.ac.gov.br/Orgaos_Secretaria/Tfd.htm

You might also like