You are on page 1of 4

2.

uma comunidade amaznica [p 43-82]

I
[p 43-45] (...). A cultura de uma regio ou de uma nao moderna possui uma organizao muito maior do que a simples soma das comunidades que a integram. Existem instituies e podres sociais de mbito regional, nacional e at mesmo internacional, que determinam a tendncia de vida de cada pequena comunidade. A igreja, as instituies polticas, o sistema comercial e muitos outros aspectos de uma cultura, so muito mais difundidos e mais complexos em sua organizao do que parecem quando observados em uma comunidade. (...) [p 43]. (...). Nas comunidades existem relaes humanas de indivduo para indivduo, e nelas, todos os dias, as pessoas esto sujeitas aos preceitos de sua cultura. nas comunidades que os habitantes de uma regio ganham a vida, educam os filhos, levam uma vida familiar, agrupam-se em associaes, adoram seus deuses, tm suas supersties e seus tabus e so movidos pelos valores e incentivos de suas determinadas culturas. (...) [p 44].

II
[p 45-49] A cidade est situada em uma sub-regio conhecida como o Baixo Amazonas, abaixo da confluncia dos rios Negro e Solimes. (...). [p 45-49]. s descrio da cidade de It.

III
[p 49-53] (...). Como a maioria das exportaes e importaes dos barroces no atravessa a aldeia, It no centro comercial da unidade poltica que controla. No tambm o centro social do municpio. Os habitantes das localidades distantes da comunidade vo s vezes a It, na ocasio da festa anual de So Benedito, mas este um acontecimento que atrai gente de todo o Baixo Amazonas, e os moradores distantes ali comparecem como visitas, tal e qual as pessoas de fora. (...) [p 50]. Os que vivem s margens dos afluentes mais prximos da cidade, como Itapereirae Jacupi, vo cidade quase diariamente para comprar alimentos, (...). Aqueles que vivem junto aos tributrios mais distantes, como o Bac e o Jocoj, s visitam a cidade de dez em dez dias, para a quinzena, de comrcio; uma vez ou outra, entretanto, tambm vo aos domingos, para visitar amigos e parentes. Durante os meses de vero celebram-se

inmeras festas de santos nas zonas rurais e para assistir a elas os habitantes dos numerosos e pequenos tributrios viaja para cima e para baixo. (...) [p 51].

IV
[p 53-63] (...). Os caboclos, como so chamados os habitantes das aldeias e a populao rural pela gente da cidade no Amazonas, falam o portugus. Discutem poltica nacional e internacional e, desde que sejam apenas semi-alfabetizados, podem votar.(...) [p 53]. A cultura brasileira contempornea formada pela fuso de trs tradies culturais. As tradies, a linguagem e as instituies legais e religiosas trazidas da Europa para o Novo Mundo pelos portugueses so os padres culturais que predominam em todo o pas. It, como a maioria das comunidades brasileiras, herdou grande parte de sua cultura de Porutgal. [p 53]. (...). Mas, apesar disso, os padres culturais indgenoamericanos persistem em todo o pas. A tcnica agrcola da queimada e as principais culturas de alimentos (mandioca, milho, feijo, etc.) so de origem indgena. A maioria dos nomes da flora e da fauna e a denominao dada a inmeras localidades, no portugus falado no Brasil moderno, derivam do tupi, dialeto indgena ampalmente difundido. Tanto o europeu recm-chegado, como seu escravo africano, aprenderam com os ndios a viver no Novo Mundo. [p 54]. (...). Seus mtodos de subsistncia, embora apropriado ao ambiente amaznico, limitavam o tamanho das suas comunidades, que raramente excediam a trezentas ou quatrocentas pessoas. Cada cinco ou seis anos eram obrigados a mudar suas aldeias apesar da imensa expanso de terrenos florestais inabitados, e todos os anos roavam novas reas para plantao na floresta tropical. Assim, pois, eram-lhes necessrias grandes reas de terra para sustentar um nmero relativamente pequeno de pessoas. [p 55]. A falta de unidade lingstica e poltico-social entre os grupos indgenas da Amaznia tornou o processo da conquista difcil para os europeus e desastroso para os ndios. Tanto os elementos civis como os missionrios religiosos portugueses logo fizeram tratados com os chefes indgenas a fim de assegurar relaes pacficas, mas logo descobriram que esses tratados no eram reconhecidos pelos habitantes das outras aldeias. (...) [p 55]. (...). O melhor que os portugueses puderam fazer, no Amazonas, foi extrair os produtos nativos das florestas tropicais, como madeira de lei, cacau e canela, para vend-los nos mercados europeus. O negcio no era muito lucrativo em comparao com o comrcio que os portugueses mantinham como o Oriente. (...). Nos tempos coloniais eram os ndios que remavam nas canoas, que caavam e pescavam, que trabalhavam nos misteres domsticos e nos servios pblicos, que criavam gado, que serviam nas foras armadas, que labutavam nos estaleiros, segundo Artur Csar Ferreira Reis, (...). [p 56].

(...). Pombal promulgou uma srie de leis destinadas incorporao dos ndios (...). Ordenou que os postos das misses fossem transformados em aldeias e vilas. Muitas cidades importantes do Amazonas, como bidos, Faro e Macap, tornaram-se, nessa poca, colonizaes civis. (...). Existia uma poltica intencional que incentivava a miscigenao entre os europeus e os nativos. Ofereciam-se aos colonizadores portugueses do sexo masculino estmulos especiais na forma de concesses de terra, implementos de graa, iseno de impostos e at cargos polticos, caso se casassem com mulheres nativas. [p 59].

As reforma de Pombal visavam assimilao do ndio sociedade colonial e, pelo menos teoricamente, concesso dos mesmos direitos dos colonizadores aos ndios assimilados. Mas a concesso de liberdade ao ndio era impossvel sem a modificao do sistema econmico e social da Amaznia. Algum precisava trabalhar, e o colonizador europeu considerava o trabalho manual indigno, feito para escravos. (...) [p 59]. (...). Por volta de 1821, quando o Brasil conquistou sua independncia de Portugal, a populao do Vale do Amaznico era principalmente constituda por mestios e o modo de vida da maioria de seus habitantes era essencialmente portugus, apesar de fortemente influenciado pelo ambiente peculiar da Amaznia e pelas culturas aborgenes que l se encontravam. Formara-se uma cultura regional, fundamentalmente europia em suas principais instituies, mas profundamente influenciada pelo ambiente tpico da Amaznia e pelas culturas nativas da regio. [p 60]. (...). Calcula-se que, em 1852, cinquenta por cento dos habitantes do Vale eram ndios e 26 por cento mamelucos, ou cruzamentos de ndios e europeus; o resto era constitudo por europeus e negros. (...). [p 60]. (...). Desde o sculo XIX o caboclo da Amaznia vem cada vez mais se aproximando da vida regional e nacional. hoje cidado de um Estado nacional e seu modo de vida nada mais do que uma variedade regional de uma cultura nacional. (...). [p 61].

V
[p 63-69] Embora It no seja uma cidade importante da Amaznia, sua histria no deixa de ser significativa, pois que reflete, praticamente, as principais tendncias da histria do Vale Amaznico. A aldeia quase to antiga quanto Jamestown, na Virgnia, Estados Unidos da Amrica. (...) [p 63].

A populao cresceu sombra do forte portugus de It e, em 1639, a colnia recebeu foros de vila. Numerosos ndios foram atrados para a colnia florescente, casando-se os soldados portugueses com mulheres indgenas. (...) [p 64]. No comeo do sculo XIX, a vila de It tinha 86 famlias, ou 564 almas. Segundo o famoso cientista alemo, Karl von Martius, que visitou It em 1819, sua populao, ou era uma mistura da raa ingena com portugueses, ou ndios puros. (...) [p 65]. (...). De 1900 a 1912 o Vale do Amazonas deteve praticamente o monoplio da produo da borracha. (...). Houve uma tremenda e dramtica corrida ao ouro lquido; foi uma verdadeira arremetida pela posse de florestas de seringueiras. (...). O afluxo na Amaznia foi to grande, em fins do sculo dezenove, que a populao de Manaus, que em 1879 era de 5.000 pessoas, em 1890 atingira 50.000; e em Belm, onde viviam apenas 15.000 em 1848, em 1890 j se contava 100.000. Calcula-se que de 1850 a 1890 a populao do Vale aumentou duas vezes. (...) [p 66].

VI
[p 69-82] Se, entretanto, as razes do atraso do Vale Amaznico so principalmente de natureza social e cultiral, e portanto, determinada pelo homem, ento no h barreiras intransponveis capacidade do homem para planejar e controlar a direo de seu futuro desenvolvimento. (...), o que tambm evidente, os problemas econmicos e sociais no podem ser resolvidos localmente, porque a regio amaznica est intimamente ligada ao Brasil, como nao, e ao mundo exterior. (...). [p 82].

You might also like