You are on page 1of 8

UTILIZAO DO AO NA CONSTRUO CIVIL Dentro das informaes, citaremos o material ao, especificamente estaremos focando o ao em estruturas e materiais e seu

uso, para tanto passaremos diversas informaes, tais como, classificaes, acessrios, distribuio qumica e comportamento atmosfricos. 1. INTRODUO Desde o sculo XVIII, quando aparecera as primeiras estruturas metlicas na construo civil, o ao tem transformado a vida de arquitetos, engenheiros e construtores, permitindo solues arrojadas, eficientes e de alta qualidade. O ao sempre esteve associado idia de modernidade e inovao, traduzida em obras de grande expresso. A reduo do tempo de construo, racionalizao no uso de materiais, a mo-de-obra e aumento da produtividade passaram a ser fatores chaves para o sucesso de qualquer obra. A competitividade da construo tem possibilitado a utilizao do ao em obras como: edifcios de escritrios e apartamentos, residncias, habitaes populares, pontes, passarelas, viadutos, galpes, supermercados, shopping centers, lojas, postos de gasolina, aeroportos, torres de transmisso, etc.

2. HISTRIA DO AO 2.1 . A Utilizao do Ao no Brasil A partir da metade do sculo XIX, as transformaes scio-econmicas e culturais sofridas pela sociedade brasileira ocasionaram um impulso na atividade industrial atraindo investidores e fazendo gerar um debate sobre a necessidade de estimular a siderurgia, j que o ao passava a ser insumo bsico. Foi durante o X Congresso Geolgico Internacional, ocorrido em 1910, que especialistas do Servio Geolgico e Mineralgico do Brasil, apresentaram seus estudos sobre as jazidas ferrferas do Brasil, atraindo assim, investidores de vrias partes do mundo que passaram a adquirir terras em Minas Gerais. Entre eles, a empresa de capital ingls e norte-americano Itabira Iron Ore Co. LTDA deu incio a uma enorme polmica, comprando uma vasta rea no Estado em 1911, planejando apenas exportar o minrio de ferro, utilizando a estrada de ferro de Vitria a Minas Gerais, para liga as minas ao porto. Com a interveno de Artur Bernardes, ento presidente de Minas Gerais, a empresa Itabira teve seus planos fracassados. 2.2. As Primeiras Fbricas de Ferro A primeira fbrica instalou-se no Brasil aps 1589, no interior de So Paulo, mas foi em meados do sculo XIX que as fbricas de ferro comearam a ganhar importncia no cenrio nacional. 2.3. Getlio Vargas e a Siderurgia Desde o comeo de seu mandato, o presidente Getlio Vargas no deixou dvidas quanto ao seu especial interesse pelo desenvolvimento industrial, com foco nos setores de base. 2.4. So Paulo: Centro do Pas Com o passar dos anos, So Paulo estabeleceu o status de centro administrativo, bancrio e financeiro do Pas. Sendo assim, os fazendeiros de caf sentiram a necessidade de permanecer na capital, motivados pelo aumento das atividades comerciais ocasionados pela crescente exportao do produto e tambm, pela facilidade e conforto propiciados

pelo transporte ferrovirio, fazendo com que esses fazendeiros fossem esporadicamente s fazendas, o inverso do que ocorria antes. A cidade de So Paulo passou ento, a receber um grande fluxo imigratrio, trazendo um grande nmero de profissionais habilitados no ramo da construo. A partir de 1890 a cidade foi se transformando, sendo praticamente reconstruda. O nmero de construes aumentou, assim como a populao. O tijolo constituiu o material mais utilizado na construo, mas o ao embora em menor escala, tambm assumiu um papel importante. O ao comeou a ser utilizado em territrio paulista com o Viaduto Ferrovirio da Serra do Mar, construdo em 1865. Nas edificaes, o ao passou a ser empregado no final do sculo XIX e incio do sculo XX. 2.5. Arquitetura do Ao pelo Mundo Na Europa tudo comeou com a Revoluo Industrial, que gerou grandes mudanas ocasionadas pelo crescimento populacional, principalmente da populao urbana, criando exigncias por melhores transportes e edificaes. Devido os progressos industriais, o ao passou a ser produzido em grande escala, estendendo a sua aplicao maioria dos edifcios. At ento, o ao era utilizado como reforo (correntes, tirantes ou anis de ligao). O primeiro exemplo do emprego do ao foi a Ponte Coalbrookdale, com uma concepo estrutural semelhante de pontes de pedra, vo de trinta metros e juno das partes baseada em tcnicas de construo de tesouras de madeira. Mas foi com o avano tecnolgico na fabricao do ao, ocorrido em meados de 1830, que o ao passou a apresentar peso mais baixo e pilares cada vez mais estreitos. As mudanas na fabricao do ao trouxeram novos programas arquitetnicos, como estaes ferrovirias e pavilhes de exposio, o que gerava construes temporrias, que por seu carter provisrio permitiam que fossem testadas vrias concepes estruturais em ao.

3. VANTAGENS DO USO DO AO O sistema construtivo em ao apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional:

Liberdade no projeto a tecnologia do ao permite total liberdade criadora para os arquitetos; Flexibilidade torna mais fcil a passagem de utilidades como gua, esgoto, eletricidade, telefonia, etc; Compatibilidade o ao perfeitamente compatvel com qualquer tipo de material de fechamento; Execuo em curto prazo reduo de at 40% no tempo de execuo, quando comparado com os processos convencionais; Reduo de desperdcio de material uma obra realizada em estrutura metlica possibilita a utilizao de sistemas industrializados, reduz sensivelmente a perca de material; Por serem mais leves, as estruturas metlicas chegam a reduzir 30% o custo de uma fundao; Numa estrutura metlica, a unidade de medida o milmetro, garantindo uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada; O ao 100% reciclvel e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas.

4. CLASSIFICAO O ao um composto que consiste quase totalmente de ferro (98%), com pequenas quantidades de carbono, silcio, enxofre, fsforo, mangans, etc. O carbono um material que exerce o maior efeito nas propriedades do ao. Suas propriedades so bem definidas. Entre elas, podemos citar: a alta resistncia mecnica (comparada com qualquer material disponvel) e a dutibilidade (capacidade que o ao tem de se deformar antes da ruptura).Os aos utilizados em estruturas so divididos em dois (02) grupos: 4.1 . Ao-Carbono - Os aos-carbono so os tipos mais usuais, nos quais o aumento da resistncia em relao ao ferro puro e produzido pelo carbono e, em menor escala, pela adio de mangans. Em estruturas usuais de ao, utilizam-se aos de teor de carbono equivalente mximo de 0,45%, para se permitir uma boa soldabilidade. O aumento do teor de carbono eleva a resistncia e a dureza (reduo da dutibilidade); porem, o ao resulta mais quebradio e sua soldabilidade diminui consideravelmente. Entre os aos-carbono mais usados em estruturas, podemos citar: o ASTM A36 e A570, e os ABNT NBR-700, 6648, 6649, 6650; DIN St37. 4.2 . Aos De Baixa Liga - Os aos de baixa liga so os aos carbono acrescidos de elementos de liga em pequenas quantidades, tais como: nibio, cobre, mangans, silcio, etc. Os elementos de liga provocam um aumento de resistncia de ao, atravs da modificao da microestrutura para gros finos. Graas a este fato, pode-se obter a resistncia elevada com um teor de carbono da ordem de 0,20%, permitindo, ainda sim, uma boa soldabilidade. Entre estes, podemos citar como o mais usuais: o ASTM A441, A572, os ABNT NBR 7007, 5000, 5004; DIN St52 etc. Com uma pequena variao na composio qumica e com adio de alguns componentes, tais como: vandio, cromo, cobre, nquel, alumnio, esses aos podem Ter aumentado sua resistncia corroso atmosfrica de duas a quatro vezes. So chamados de aos de baixa liga e alta resistncia mecnica e resistentes a corroso atmosfrica, sendo conhecidos tambm aos patinveis. Entre eles podemos citar: o ASTM A588, os ABNT NBR 5920, 5921, 5008.As usinas nacionais produzem estes aos com os seguintes nomes comercias:

Niocor, produzido pela CSN; SAC, produzido pela USIMINAS; COS-AR-COR, produzido pela COSIPA. 4.3 . Aos Com Tratamento Trmico - Tanto os aos-carbono como os de baixa liga podem Ter sua resistncia aumentada pelo tratamento trmico. Os parafusos de alta resistncia utilizados na fixao de estruturas so fabricados com ao carbono, sujeito a tratamento trmico (ASTM A325), bem como o ao de baixa liga (ASTM A490).

5. PROPRIEDADES DOS AOS ESTRUTURAIS Para compreender o comportamento das estruturas de ao e essencial que o calculista esteja familiarizado com as propriedades do ao. Os diagramas de tenso-deformao representam uma informao valiosa e necessria para entende como ser o comportamento do ao em uma determinada situao.

Tenso-Deformao - O conhecimento das caractersticas de elasticidade, inelasticidade, fratura e fadiga de um metal, bom para avaliar sua aplicao para a construo de um membro estrutural e para determinado uso particular. Elasticidade - a capacidade que tem os metais de voltar a sua forma original aps sucessivos ciclos de carregamento e descarregamento (carga e descarga) Fadiga - A fadiga de um metal ocorre quando ele submetido a solicitaes repetidas de tenses acima de sua capacidade limite, atravs de sucessivos ciclos de carga e descarga. Dutibilidade - Dutibilidade a capacidade que tem o metal de se deixar deformar sem sofrer fraturas na fase inelastica, isto , alm do seulimite elstico (limite de elasticidade).Submetido a uma carga de trao em estado de tenso simples, ocorre no ao um exato limite de escoamento sob uma tenso somente levemente superior ao limite elstico. Os valores mnimos das especificaes do limite de escoamento,ndice de ductibilidade e qumica, acham-se estabelecidos pelas normas correspondentes. Dureza - Dureza pode ser definida com uma combinao de resistncia e ductibilidade. Depois que a fase de encruamento comear, durante o ensaio de tenso, a trao continua a aumentar e a extenso inelstica do corpo de prova continua uniformemente (sem reduo local na rea de seo transversal) at a carga mxima atingida. O corpode-prova ento experimenta um estrico local e diz-se que houve um "estrangulamento" do corpo-de-prova. A tenso nominal baseada na rea original ento classificada como "tenso de ruptura" do material. A capacidade do ao de resistir a deformao inelstica, sem fraturar, tambm lhe permite sustentar a fluncia local durante a fabricao e a construo. Desse modo, permite que seja cisalhado, puncionado, flexionado e martelado sem dano aparente. 6. UTILIZAO DO AO NA CONSTRUO CIVIL 6.1. Aspectos Do Projeto - Estrutura metlica revestida e aparente: ao contrrio que muitos possam pensar a maior parte das obras em ao existentes no exterior so realizadas com o ao revestido. Essa soluo, que pode significar reduo nos custos de pintura e proteo contra incndios, deve ser adotada quando o que importa so as inmeras vantagens do ao como material estrutural e no "esttica do ao". Cabe o engenheiro definir a soluo mais adequada para cada obra. 6.2 . Detalhamento De Projeto - necessrio um bom detalhamento do projeto estrutural que leve em conta possveis interferncias com os projetos de instalaes eltricas, hidrulicas, ar condicionado, etc. E evitar improvisaes no canteiro de obras. Independentemente do tipo de ao e do esquema de pintura empregados alguns cuidados bsicos nas etapas de projetos, fabricao e montagem da estrutura podem contribuir significantemente para melhorar a resistncia a corroso: Evitar regies de empoamento de gua e deposio de resduos. Prever furos de drenagem em quantidade e tamanho suficiente. Permitir a circulao de ar pr toda as faces dos perfis para facilitar a secagem. Garantir o espao suficiente e acesso para realizao de manuteno (pintura, etc.). Impedir o contato direto de outros metais com o ao para evitar o fenmeno de corroso galvnica. - Evitar peas semi-enterradas ou semi-submersas 6.3. Ligaes - Outro ponto importante na etapa do projeto, a definio do sistema de ligao a ser adotado entre os elementos que compem a estrutura metlica como: vigas, pilares e contraventamentos. fundamental que os elementos de fixao (chapas, cantoneiras, parafusos, soldas, etc.) apresentem resistncia mecnica compatvel com ao usado na estrutura. A escolha criteriosa entre um sistema de ligao soldado e/ou parafusado, pode significar uma obra mais econmica e tornar a montagem mais rpida e funcional. Alguns aspectos so importantes para esta escolha: Condies de montagem no local da obra; Grau de dificuldade para fabricao da pea; Padronizao das ligaes. 7. FECHAMENTOS

As estruturas metlicas permitem grande flexibilidade quando o assunto a escolha dos sistemas de fechamento horizontal (lajes) e vertical (paredes).De maneira geral, podemos dizer que possvel utilizar todas as alternativas de fechamento existentes no mercado, desde as mais convencionais at as mais inovadoras. A especificao depender do tipo de projeto e suas caractersticas especificas: exigncia econmicas, estticas, necessidade de rapidez de execuo, etc. Dessa forma, o engenheiro tem total liberdade para optar pelo uso da soluo mais adequada 7.1. Fechamento Horizontal - Dentre os diversos tipos de laje usualmente empregada pode se destacar o seguinte: Laje de concreto moldada (In loco). Laje de painel armado de concreto celular. Laje com forma metlica incorporada (Steel Deck). 7.2. Fechamento Vertical - Igualmente como acontece com as lajes, as estruturas metlica, possuem compatibilidade com uma grande diversidade de materiais de vedao. Destacamos abaixo algumas dessas solues: Alvenaria: de tijolos de barro, blocos cermicos, blocos de concreto ou de concreto celular. Painis: de concreto celular, concreto colorido, solo-cimento, ao, gesso acartonado "Dry Wall". Para tanto necessrio apenas que o projetista detalhe as unies entre os diferentes materiais o que evitar o aparecimento de patologias como trinca ou fissuras.

8. ESTRUTURAS 8.1. Estruturas Revestidas Executando-se os aos COS AR COR, que sob determinadas condies podem ser utilizados sem pintura todos os demais aos estruturais para construo requerem algum tipo de revestimento para proteo contra os efeitos da corroso atmosfrica. Nos pases desenvolvidos, a grande maioria das edificaes em ao tem a estrutura revestida. Esta tcnica permite uma reduo nos custos dos itens pintura e proteo contra incndio. 8.2. Estruturas Aparentes Em estruturas metlicas aparentes, recomendasse a utilizao dos aos resistentes a corroso da famlia COS AR COR.A estrutura aparente poder eventualmente ficar sem nenhum tipo de pintura quando empregada em atmosfera urbana, rural ou industrial no muito severa. Para que seja possvel o uso da estrutura de ao aparente sem pintura, deve efetuar uma analise previa do local e das condies de utilizao sendo imprescindvel que ocorro crculos alternados de molhamento (chuva e umidade) e secagem (sol e vento) e que o ao esteja exposto a atmosferas que contenham substancias qumicas que favorecem sua formao, como SO2 para que haja a formao da camada ptina inibidora do processo corrosivo. 8.3. Pintura Para Estruturas Na elaborao de um sistema de pintura devem ser considerados dados como: o meio ambiente e sua agressividade, o tipo de tinta, a preparao da superfcie da tinta, a seqncia de aplicao, o nmero de mos, as espessuras, o tipo de aplicao e as condies de trabalho a que esta submetida a superfcie. 8.4. Pintura Para Estrutura Submersa gua potvel, gua de efluentes e esgoto:

Preparo mnimo de superfcie: remoo de 100% de carepas e ferrugens tintas de fundo;

Epxi poliamida com pigmentos ante-corrossivos; Epxi betuminoso; Tintas de acabamentos. A espessura total recomendada da tinta de 3,75 mm a 4,50 mm, quando se tratar de gua potvel, no deve ser usada tinta que contenha metais pesados. (exemplo: zarco ou cromato de zinco) ou resinas que liberem substncias para gua.

9. RESISTNCIA AO FOGO Todo material perde resistncia mecnica quando exposto a ao de altas temperaturas, como as que ocorrem em situaes de incndio. Desta forma, o projeto estrutural deve antecipar esta possibilidade, evitando um possvel colapso da estrutura garantindo a segurana dos ocupantes desta e de edificaes prximas, alm de minimizar perdas econmicas. Ressaltamos, porm que necessrio consulta as Normas Brasileiras de Proteo ao Fogo, em especial a NBR 14323 (dimensionamento de estrutura de ao de edifcios em situao de incndio) bem como os regulamentos do Corpo de Bombeiros de cada estado para certificar-se da inseno ou no de uma obra quanto a proteo ao incndio.

10. MATERIAIS UTILIZADOS EM ESTRUTURAS METLICAS 10.1. Parafusos A utilizao dos parafusos esta limitada s ligaes de campo, devido ao custo elevado da furao das peas e do prprio parafuso. J as ligaes soldadas apresentam uso freqente em oficinas e fbricas. As dimenses dos parafusos so expressas em polegadas. Os parafusos apresentam cabea sextavada e classificam-se em:

Parafusos comuns ou pretos - so utilizados em estruturas leves e peas de menor importncia estrutural; so conhecidos tambm como parafusos de tolerncia grossa. Parafusos usinados ou de tolerncia fina - apresentam custo elevado e so empregados em estruturas sujeitas a cargas dinmicas, como vigas de rolamento e pontes ferrovirias. Parafusos de alta resistncia - so utilizados em ligaes que transmitem cargas estticas e dinmicas. Resistem aos esforos de cisalhamento transmitidos por atrito. As ligaes aparafusadas devem atender a distncia mnima entre as linhas de centro dos furos que no deve ser inferior a 2,7d, sendo de preferncia 3d, sendo "d" o dimetro nominal do furo. J a distncia mnima a partir do centro de um furo a qualquer bordo deve ser consultada pela NB-14 que apresenta outras limitaes quanto as distncias referidas. 10.2 Aos de Tempera So aos de mdio e alto teor de Carbono (at 0,30%) se encontram no comrcio mais comumente como:

Vergalhes Chatos; Vergalhes Quadrados;

Vergalhes Redondos; Vergalhes Sextavados. 10.3 Tubos de Ao Tubos Com Custura - comuns, os que resultam da curvatura de chapas estreitas, cujas bordas so encostadas e soldadas por processo automtico. Sem Custura - produzidos por meio de perfurao a quente, em maquinas chamadas prensas de extruso ambos os tipos podem ser galvanizados ou no. 10.4 Acessrios de Ao Ao Inox Bobina Zincada Chapa Fina Fria Chapa Fria Quente Chapa Grossa Chapa Xadrez Piso Chapa Zincada Cumieira Zincada Perfil Estrutural Telhas Zincada Ferro Cantoneira Ferro Chato Ferro Estrela Ferro Mecnico Ferro Quadrado Ferro Redondo CA-25 Ferro Tee Perfil Laminado Tira Raiada Tubo Galvanizado Tubo Quadrado Tubo Redondo Tubo Retangular Viga Laminada I Viga Laminada U Telas 11. CONCLUSO Atravs dos recursos adquiridos para a concepo deste trabalho possvel notar como abrangente o uso do ao na rea da construo civil, como os engenheiros civis esto trabalhando, quais so os materiais mais usados, quais so os de melhor qualidade, que material deve ser usado em certo tipo de obra, para que assim com essa nova viso, planejar nossos objetivos, garantindo a qualidade nos servios e a satisfao dos clientes. A utilizao da estrutura metlica, tanto nas pequenas, como nas grandes obras, reduz seu tempo de execuo, evita o desperdcio de materiais, reduz o peso final e garante uma preciso melhor nas medies. Fica agora mais fcil se adaptar aos avanos da modernidade, saber que importante estar sempre inovando e buscando coisas novas traga conhecimento, planejamento e aperfeioamento na hora de realizar uma obra, ganhamos tambm com isso inmeras vantagens para aprimorar o desempenho profissional nesta rea.

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 11.1. Livros Edificaes de Ao no Brasil Luiz Andrade de Mattos Dias

Editora Zigurate So Paulo, 1993 Edifcios Industriais em Ao Clculo e Projeto Ildony H. Bellei Editora Pini So Paulo, 1994 Estruturas de Ao Walter Pfeil Livros tcnicos e cientficos Editora S/A, 1976 11.2. Home Pages Revista Metlica http://www.revistametalica.com.br Data de Acesso; 20/03/2004 USIMINAS - Usinas Siderrgicas de Minas Gerais http://www.usiminas.com.br Data de Acesso; 22/03/2004 Belgo Mineira http://www.belgo.com.br Data de Acesso; 22/03/2004 COSIPA Companhia Siderrgica Paulista http://www.cosipa.com.br Data de Acesso; 20/03/2004

You might also like