You are on page 1of 19

XIX SIMPSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRCOS

ANLISE DAS PRECIPITAES E NVEIS DO EVENTO DE JUNHO DE 2010 NAS BACIAS DOS RIOS MUNDA E PARABA, EM ALAGOAS E PERNAMBUCO
Daysy Lira Oliveira1; Vladimir Caramori Borges de Souza2; Carlos Ruberto Fragoso Jnior3 Resumo A anlise das variveis que caracterizam fenmenos extremos ajudam a entender os processos hidrolgicos e o comportamento das bacias hidrogrficas em resposta a altos ndices pluviomtricos e a suas distribuies espao-temporal. Com o intuito de compreender os principais fatores agravantes das cheias que assolaram os estados de Alagoas e Pernambuco em junho de 2010, nas bacias hidrogrficas dos rios Munda e Paraba, foram analisados os registros das precipitaes e dos nveis atingidos. Os dados trabalhados foram disponibilizados pela Agncia Nacional de guas (ANA), pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos/AL (SEMARH/AL). O estudo das precipitaes englobou a manipulao de dados pontuais atravs da seleo de algumas estaes pluviomtricas. Para os nveis foram selecionadas algumas estaes fluviomtricas de interesse. Os valores mximos de precipitao e nvel, registrados no evento, foram analisados atravs dos ajustes estatsticos de distribuies de freqncia para eventos extremos: Log-Normal, Gumbel e Log-Pearson III. As mximas precipitaes foram avaliadas ainda para o acumulado de 2, 3, 4, 5,10, 20 e 30 dias. Abstract The analysis of variables that characterize extreme events help to understand the hydrological processes and behavior of river basins in response to high rainfall and its spatial and temporal distributions. In order to understand the main factors aggravating the flood that ravaged the states of Alagoas and Pernambuco in June 2010, in the basins of the rivers Munda and Paraba, we analyzed the records of rainfall and the levels achieved. The data discussed were provided by the National Water Agency (ANA), the Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) and the State Department of Environment and Water Resources / AL (SEMARH / AL). The study of precipitation involved the manipulation of data points by selecting some rainfall stations. For some levels were selected gauging stations interest. The maximum values and level of precipitation, recorded at the event, were analyzed using the statistical adjustment of frequency distribution for extreme events: Log-Normal, Gumbel and Log-Pearson III. The maximum rainfall was also evaluated for the cumulative 2, 3, 4, 5,10, 20 and 30 days.

Palavras-Chave Eventos extremos, Munda, Paraba

Graduanda em Engenheira Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Rua Ubiraci Costa Ferreira, N 176, Jatica CEP: 57036-780 Macei, AL Brasil Tel.: (82)8827-3873. E-mail: daysyy_lira@hotmail.com 2 Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia. Campus A. C. Simes Tabuleiro dos Martins CEP: 57000-000 Macei, AL Brasil Tel.: (82)3214-1272. E-mail: vcaramori@yahoo.com. 3 Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia. Campus A. C. Simes Tabuleiro dos Martins CEP: 57000-000 Macei, AL Brasil Tel.: (82)3214-1605. E-mail: crubertofj@hotmail.com.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

1 INTRODUAO Os desastres ocorridos em decorrncia de eventos naturais se repetem e as consequncias se tornam cada vez maiores, atingindo principalmente os setores mais carentes da sociedade. Por necessidade ou falta de esclarecimento a populao ocupa reas suscetveis a grandes riscos. Atualmente no Brasil, grandes catstrofes ocorrem pela ocupao de reas de risco de inundao dos rios, reas de encostas, impermeabilizao do solo, canalizao e contaminao de guas pluviais que causam sobrecarga e/ou entupimento do sistema de drenagem. (TUCCI, 2010) Os eventos hidrolgicos extremos de enchente so fenmenos naturais que provocam a elevao dos nveis e vazes dos cursos dgua, gerando inundaes que so agravadas pela ocupao nas calhas naturais dos rios ou pelas intervenes humanas ao meio ambiente. Este trabalho consiste no estudo hidrolgico da enchente ocorrida em junho de 2010 nas bacias do rio Munda e do rio Paraba, decorrente de episdios pluviais extremos que se intensificaram principalmente entre os dias 17, 18 e 19. De acordo com a Defesa Civil, 95 municpios foram afetados nos estados de Alagoas e Pernambuco. Diversas foram as perdas, como: mortos e desabrigados, falta de gua e de energia eltrica, queda de pontes, interrupo da comunicao via telefone, bloqueio dos acessos rodovirios aos municpios, destruio/inundao das residncias. Contudo se observa a necessidade de entender as causas destes eventos hidrolgicos naturais e seus fatores agravantes no intuito de prevenir e minimizar as consequncias e as grandes propores de destruio. Este trabalho assume, em geral uma abordagem hidrolgica da cheia registrada buscando analisar as caractersticas do fenmeno hidrolgico em questo, em relao s variveis precipitao e nvel.

2 OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho est focado na anlise hidrolgica do evento extremo de cheia ocorrido nas bacias dos rios Munda e Paraba, buscando atravs da aplicao de distribuies estatsticas estimar com base nos dados monitorados a frequncia de ocorrncias de eventos extremos. Como objetivos especficos: analisar a distribuio temporal da precipitao e a freqncia de ocorrncia de nveis nos rios.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

3 O EVENTO DE CHEIA DE JUNHO DE 2010 NAS BACIAS DOS RIOS MUNDA E PARABA A bacia do rio Munda possui uma rea de 4156 km. No trecho Pernambucano compreende uma rea de 2155 km, abrangendo 15 municpios sendo que entre estes 8 oito possuem sedes municipais dentro da bacia. Na poro Alagoana possui 2155 km, tambm abrangendo 15 municpios tendo entre estes 10 com sede municipal na bacia. Inserida na Mesorregio do Agreste Pernambucano e na Mesorregio do Leste Alagoano, com cerca de 440335 habitantes, em 1996. A bacia do rio Paraba tm uma rea com cerca de 3158 km onde esto inseridas 5 sedes municipais, dentre os 8 municpios Pernambucanos englobados pela bacia, e 9 sedes municipais Alagoanas, dentre os 17 municpios com rea na bacia. A bacia possui 1130 km no estado de Pernambuco e 2028 km em Alagoas. O trecho pernambucano da rea de estudos contempla a parte superior da bacia, e no trecho alagoano esto situadas as partes mdia e inferior da bacia do rio Paraba. Nas bacias hidrogrficas do rio Munda e do rio Paraba os ltimos registros das cheias possuem um histrico de 7 grandes catstrofes (1914, 1941, 1969, 1988, 1989, 2000, 2010) (FRAGOSO JR. et al, 2010). Em junho de 2010 com as fortes chuvas ocorridas 95 municpios entre os estados de Alagoas e Pernambuco foram afetados. Segundo levantamento da Defesa Civil entre os municpios atingidos em 31 deles foi decretada situao de emergncia e em 27 foi decretado estado de calamidade pblica. O nmero de bitos foi 46 e desaparecidos 69, sendo afetados 337745 habitantes. As maiores destruies foram constatadas nos meios fsicos com a destruio de residncias, estradas, estruturas (pontes, barragens), plantaes e indstrias, chegando a 157124 desabrigados/desalojados (SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL, 2010). Nas Figura 1 e Figura 2 so apresentados alguns dos cenrios das destruies nas bacias nos municpios de Alagoas.

Figura 1

Destruio nos municpios de Branquinha/AL (esquerda) e Rio Largo/AL (direita), na bacia do rio Munda (GAMA, 2010)

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Figura 2 Destruio das residncias da populao ribeirinha nos municpios de Quebrangulo/AL (esquerda) e Viosa/AL (direita), na bacia do rio Paraba (GAMA, 2010)

Dias aps a catstrofe, a mdia apresentou, amplamente, vrias causas potenciais para o desastre, tais como: rompimento de barragem (ver Figura 3), chuva muito acima da mdia, abertura de comportas, entre outras. Sobre as fortes chuvas de junho de 2010 e as hipteses de agravamento das inundaes por um possvel rompimento de barragem, ou em razo da abertura indevida de comportas, em uma reportagem ao site da UOL, Alex Gama de Santana, na poca secretrio de Meio Ambiente e Recursos Hdricos de Alagoas, afirma que: Isso tudo boato. Fomos a campo e analisamos. H pequenos rompimentos de barragens, mas que foram irrelevantes. O que causou tudo isso foi a chuva intensa em Pernambuco, na cabeceira dos rios que chegam em Alagoas. (UOL NOTCIAS, 2010).

Figura 3

Rompimento de barragem no municpio de Bom Conselho/PE (GAMA, 2010)

As informaes acerca do evento extremo de junho de 2010 so escassas. Na bacia do rio Munda o posto fluviomtrico da Fazenda Boa Fortuna (n. 39770000) na cidade de Rio Largo/AL foi levado pelas guas aps registrar no dia 19 de junho, uma vazo de 497,39 m/s por volta das 6 horas e o nvel de 8,10m. A cota mxima atingida pela cheia de 2010 (reconstituio da passagem da onda de cheia) aponta para um valor de 11,5 metros. (FRAGOSO et al, 2010).

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Na bacia do rio Paraba os dados da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) na cidade de Atalaia/AL (n. 39870000) foi registrada uma cota de 6,10m. Segundo dados da Agncia Nacional de guas (ANA) atravs do Sistema Nacional de Informao de Recursos Hdricos (SNIRH) para a situao do nvel desta estao a cota com permanncia de 95% de 1,22m e de 5% de permanncia de 2,39m. A cota do evento de cheia apresenta uma elevao de 3,71m em relao a cota de permanncia em 5% das observaes.

4 METODOLOGIA A anlise da distribuio temporal da precipitao foi realizada atravs das sries histricas dos postos pluviomtricos de maior lmina precipitada no evento de junho de 2010. Para as sries de nveis tambm foi realizada a anlise da srie histrica para determinar relaes de freqncia de ocorrncia de nveis mximos para os postos fluviomtricos selecionados. Desta forma, o trabalho foi desenvolvido considerando as seguintes etapas principais: Levantamento e seleo de dados pluviomtricos e fluviomtricos: seleo de estaes com sries de dados de chuva nas bacias e entorno e de nvel nos rios Munda e Paraba; Determinao da srie de precipitao acumulada para as seguintes duraes: 1 dia, 2 dias, 3 dias, 4 dias, 5 dias, 10 dias, 20 dias, 30 dias; Anlise estatstica das precipitaes acumuladas e dos nveis de gua nas estaes fluviomtricas.

4.1 Levantamento e seleo das estaes pluviomtricas e fluviomtricas Os postos com dados pluviomtricos dirios foram localizados dentro dos limites e no entorno das bacias dos rios Munda e Paraba. O levantamento de dados hidrolgicos foi realizado junto ao rgo competente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos/AL (SEMARH/AL, 2011), tambm atravs do acesso aos dados disponibilizados via web pela Agncia Nacional de guas (ANA, 2005) e pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP,2011).

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Figura 4

Mapa da hidrografia e rede de monitoramento

A Figura 4 apresenta o mapa da hidrografia e a distribuio da rede de monitoramento, com as estaes pluviomtricas ao longo das bacias, bem como a fonte na qual foram consultadas. Na Tabela 1 apresentado um resumo dos quantitativos dos postos de monitoramento disponibilizados no banco de dados da ANA, do ITEP e da SEMARH/AL.

Tabela 1

Resumo do quantitativo de postos de monitoramento disponibilizados no banco de dados da ANA, do ITEP e da SEMARH/AL, para as bacias e o entorno
Tipo de monitoramento Pluviomtrico Pluviomtrico ANA 38 (63*) 37 (56*) ITEP 28 18 SEMARH/AL 42 36 Total 108 91

Bacia Munda Paraba

* Total de postos inventariados pela ANA. Os postos pluviomtricos inventariados para as bacias foram avaliados a partir da anlise do grfico de Gantt, gerados com auxlio do programa de Manejo de Dados Hidrolgicos (Manejo de Dados Hidrolgicos 4.0, 2011). Foram utilizados dois posto na anlise pontual da chuva, foram escolhidos os postos onde as sries abrangiam os maiores perodo de registros e com maiores precipitaes observados para o evento de junho de 2010. Nas seguintes estaes, obtidas via web pelo Instituto de Tecnologia de

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Pernambuco (ITEP,2011), a precipitao pontual foi analisada: Caets (cdigo adotado: 10000005) e o de Correntes (cdigo adotado: 10000011). Os postos selecionados esto listados na Tabela 5.

Tabela 5

Postos pluviomtricos utilizados na anlise das precipitaes mximas dirias


UF PE PE LONG -36,621111 -36,328333 LAT FONTE -8,772778 ITEP -9,128611 ITEP DADOS DISPONVEIS ** 1962 2010 (39 anos) 1935 2010 (71 anos)

CDIGO NOME 10000005* Caets 10000011* Correntes

* Cdigo adotado ** O perodo de dados pode conter anos indisponveis. Entre parnteses encontra-se a quantidade de anos com dados disponveis

O levantamento de informaes de estaes fluviomtricas foi obtido atravs do acesso aos dados disponibilizados via web pela Agncia Nacional de guas (ANA, 2005). Os postos com informaes de nveis foram localizados ao longo das bacias dos rios Munda e Paraba. Na Tabela 2 apresentado um resumo dos quantitativos dos postos de monitoramento de nvel, bem como a situao em que elas se encontram: em operao e fora de operao. A Figura 4 apresenta o mapa da hidrografia e a distribuio da rede de fluviomtrica, com as estaes ao longo das bacias. Na Tabela 3 so apresentados os postos fluviomtricos presentes nas bacias do rio Munda e do rio Paraba, utilizados para anlise dos nveis.

Tabela 2 Postos de monitoramento disponibilizados no banco de dados da Agncia Nacional de guas (ANA)

Bacia Munda Paraba

ANA Em operao 5 3 Fora de operao 1 -

Total 6 3

Tabela 3 Postos fluviomtricos utilizados na anlise dos nveis


RESPONSVEL OPERADORA

CDIGO

ESTADO

BACIA

NOME

MUNICPIO

COTAS - DADOS DISPONVEIS

Munda

39760000 39770000 39850000 39870000

Murici - Ponte Fazenda Boa Fortuna Quebrangulo Atalaia

AL AL AL AL

Murici Rio Largo Quebrangulo Atalaia

ANA ANA ANA ANA

CPRM CPRM CPRM CPRM

1965-2010 (45 anos) 1974-2010 (37 anos) 1990-2010 (20 anos) 1977-2010 (34 anos)
7

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Paraba

Inicialmente realizou-se o tratamento manual dos dados para obteno dos arquivos com os registros de cotas no formato ASCII em colunas. Com auxlio do programa de Manejo de Dados Hidrolgicos (Manejo de Dados Hidrolgicos 4.0, 2011) gerou-se o grfico de Gantt dos postos fluviomtricos disponibilizados para as bacias do rio Munda e Paraba. Os postos fluviomtricos foram selecionados a partir da verificao dos perodos com disponibilidade de dados, menos falhas, e que registraram a cota no evento de junho de 2010, ou onde as marcas de cheias foram obtidas in loco. As estaes fluviomtricas no qual os estudos de frequncia foram baseados na bacia do rio Munda: estao de Murici-ponte (cdigo: 39760000) e estao de Rio Largo Fazenda Boa Fortuna (cdigo: 39770000). Na bacia do rio Paraba: estao de Quebrangulo (cdigo: 39850000) e estao de Atalaia (cdigo: 39870000). Nas Figura 6 apresentada a disposio das estaes pluviomtricas e fluviomtricas ao longo da bacia.

Figura 6 Localizao das estaes pluviomtricas e fluviomtricas utilizadas nas anlises nas bacias hidrogrficas dos rios Paraba (bacia a esquerda) e Munda (bacia a direita)

4.2 Anlise estatstica do evento de junho/2010 A anlise estatstica das sries histricas pontuais foi realizada para os valores mximos dirios anuais de precipitao. Foi realizado o ajuste estatstico de distribuies de freqncia para eventos extremos utilizando trs tcnicas de distribuio de probabilidade: Log-Normal, Gumbel e Log-Pearson Tipo III.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

A anlise das precipitaes foi realizada tanto para a mxima diria como para as mximas precipitaes acumuladas de 2, 3, 4, 5, 10, 20 e 30 dias. O acmulo das sries pluviomtricas foi obtido a partir da elaborao, com auxlio do Matlab. A fim de avaliar a freqncia das precipitaes acumuladas e a importncia desse acmulo para o evento de cheia foram obtidas as diversas distribuies estatsticas para cada srie histrica de valores acumulados. Foram confeccionados para as estaes os hietogramas das sries histricas e do evento e o tempo de recorrncia das precipitaes mximas dirias e acumuladas de 2, 3, 4, 5, 10, 20 e 30 dias. Os registros de nveis foram observados em comparao as sries histricas atravs dos cotagramas das estaes fluviomtricas. Nos postos selecionados onde os registros de nvel foram obtidos a anlise estatstica das sries histricas dos nveis foi realizada utilizando trs tcnicas de distribuio de probabilidade: Log-Normal, Gumbel e Log-Pearson Tipo III. Nas curvas das distribuies estatsticas o tempo de retorno dos nveis atingidos, no evento de junho de 2010, foram estimados.

5 RESULTADOS As anlises dos dados de precipitao realizada atravs do ajuste de distribuies estatsticas so apresentados neste texto em termos de hietogramas de precipitaes dirias, grficos de distribuio estatstica e os tempos de retorno das precipitaes e nveis atingidos em junho de 2010. Os hietogramas auxiliam na visualizao dos volumes precipitados, permitindo observar a distribuio temporal das chuvas. Nas Figura 7 e Figura 8 esto os hietogramas das estaes. A anlise estatstica dos postos pluviomtricos de maior lmina precipitada no evento de junho de 2010 foi realizada utilizando duas estaes pluviomtricas: Caets (cdigo adotado: 10000005) e a de Correntes (cdigo adotado: 10000011). Podemos observar na Figura 7 a precipitao acumulada de 2 (dois) dias, com 129,2 mm, que apresenta tempo de retorno de 25 anos pela distribuio Log-Normal. Ao longo da srie histrica entre 1962 e 2010 esse volume precipitado nunca foi superado nos registros da estao.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Figura 7 Hietograma das precipitaes mdias dirias, srie histrica (1962-2010), no posto Caets/PE - cdigo adotado: 10000005

P2 dias=Precipitao diria mxima acumulada de 2 dias, registrada no evento de junho/2010.

No postos de Correntes (cdigo adotado: 10000011) os dados de precipitao so registrados desde 1935, totalizando um perodo de registros de 76 anos de registro, sendo que destes 5 anos no foram registrados. A precipitao mxima diria para o evento de junho de 2010 registrada foi de 184 mm, com 97 anos de tempo de retorno estimados pela distribuio Log-Pearson tipo III. Podese observar que nenhum registro com esse valor foi observado ao longo dos anos.

Figura 8 Hietograma das precipitaes mdias dirias, srie histrica (1935-2010), no posto Correntes/PE - cdigo adotado: 10000011

P 1dia=Precipitao diria mxima, registrada no evento de junho/2010.

Os hietogramas das precipitaes dirias nas duas estaes analisada so apresentados na Figura 9. Podemos observar a grande variao entre os dados pontuais de precipitao. No dia 19 de

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

10

junho no posto Caets (cdigo adotado: 10000005) registrada uma lmina de 38 mm enquanto no ponto de Correntes (cdigo adotado: 10000011) a lmina observada de 184mm.

(a)

(b)

Figura 9 Hietograma das precipitaes dirias do ms de junho/2010 nos postos: (a) Caets cdigo adotado: 10000005; (b) Correntes - cdigo adotado: 10000011

Nas Tabela 4 e Tabela 5 so apresentados os tempos de retorno das precipitaes mximas de 1, 2, 3, 4, 5, 10, 20 e 30 dias do evento extremo. Os resultados para as trs distribuies estatsticas utilizados so apresentado.

Tabela 4 Tempo de retorno (Tr), em anos, do evento de junho de 2010, no posto Caets cdigo adotado: 10000005 Mxima do evento de Junho de 2010 2 dias 3 dias 129,2 Tr R 25,0 60,4 0,851 0,841 0,917 136 Tr 9,4 17,7 R 0,913 0,909 0,895 225 Tr 3,7 4,7 3,8 R 0,869 0,918 0,924

1 dia Perodo 1962-1989 (28 anos) Chuva (mm) Distribuio LOG-NORMAL GUMBEL LOG-PEARSON III Chuva (mm) Distribuio LOG-NORMAL GUMBEL LOG-PEARSON III 91,5 Tr 8,8 12,0 12,8 R

4 dias 138,3 Tr R 5,2 5,7 5,2 0,848 0,850 0,891

0,927 0,918 0,956

5 dias Perodo 1962-1989 (28 anos) 138.3 Tr R 7,1 11,2 22,5 0,926 0,927 0,896

10 dias 163,8 Tr R 4,0 5,3 4,2 0,894 0,920 0,895

20 dias

30 dias 280,2 Tr R 4,0 5,1 4,1 0,853 0,913 0,906

Inconsitncia valor no vlido para o ajuste.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

11

Tabela 5 Tempo de retorno (Tr), em anos, do evento de junho de 2010, no posto Correntes cdigo adotado: 10000011 Mxima do evento de Junho de 2010 2 dias 3 dias 238 267,1 Tr 56,4 66,5 51,8 R 0,971 0,959 0,954 Tr 28,5 33,0 35,4 R 0,965 0,955 0,933 Tr 5,2 5,7 5,2

Perodo 1962-1989 (28 anos)

Chuva (mm) Distribuio LOG-NORMAL GUMBEL LOG-PEARSON III Chuva (mm) Distribuio LOG-NORMAL GUMBEL LOG-PEARSON III

1 dia 184 Tr 70,4 126,0 97,1

4 dias 268,6 R 0,958 0,949 0,903

R 0,980 0,984 0,986

5 dias 279,7 Tr 31,5 29,0 26,2 R 0,950 0,944 0,936

10 dias 279,7 Tr 9,2 8,9 9,3 R 0,934 0,937 0,913

20 dias 421,1 Tr 11,3 9,3 10,7 R 0,896 0,895 0,900

30 dias 421,1 Tr 5,3 5,0 5,6 R 0,925 0,926 0,897

Perodo 1962-1989 (28 anos)

A anlise da frequncia da variao dos nveis nas bacias teve como objetivo analisar o escoamento decorrente da grande tormenta ocorrida nas cabeceiras das bacias do rio Munda e Paraba. Os cotagramas dos postos fluviomtricos analisados ao longo das bacias so apresentados nas Figura 10, Figura 12, Figura 14 e Figura 16. As distribuies estatsticas foram elaboradas para as sries de nveis registrados nos quatro postos escolhidos: Murici e Rio Largo, na bacia do rio Munda; Quebrangulo e Atalaia, na bacia do rio Paraba. As distribuies so apresentadas nas bacias Figura 11, Figura 13, Figura 15 e Figura 17.

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 10 Cotagrama da estao fluviomtrica de Murici/AL - Ponte (cdigo: 39760000), srie histrica (1965-2010)
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
12

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 11 Distribuies de probabilidade da srie de nveis da estao fluviomtrica de Murici/AL Ponte (cdigo:39760000)

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 12 Cotagrama da estao fluviomtrica de Rio Largo Fazenda Boa Fortuna/AL (cdigo:39770000), srie histrica (1974-2010)

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

13

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 13 Distribuies de probabilidade da srie de nveis da estao fluviomtrica de Rio Largo/AL Fazenda Boa Fortuna (cdigo:39770000)

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 14 Cotagrama da estao fluviomtrica de Quebrangulo (cdigo:39850000), srie histrica (1990-2010)

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

14

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 15 Distribuies de probabilidade da srie de nveis da estao fluviomtrica de Quebrangulo (cdigo:39850000)

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 16 Cotagrama da estao fluviomtrica de Atalaia (cdigo:39770000), srie histrica (1977-2010)

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

15

Nvel registrado no evento de junho/2010.

Figura 17 Distribuies de probabilidade da srie de nveis da estao fluviomtrica de Atalaia (cdigo:39770000)

Os nveis atingidos nos diversos pontos de controle retratam o cenrio de destruio. As estaes da bacia do rio Munda, estao de Murici e da Fazenda Boa Fortuna em Rio Largo apresentaram falhas nos registros dos nveis atingidos nas cheias. Os nveis mximos atingidos foram adquirir por meio de levantamento in loco realizado pela Agncia Nacional de guas. Na bacia do rio Paraba a estao de Atalaia registrou o evento. Em Quebrangulo os registros foram monitorados somente at o dia 17 de junho por isso pode no ter registrado o pico da onda de cheia. Na Tabela 6 so apresentados os resultados das distribuies estatsticas.

Tabela 6 Tempo de retorno (Tr), em anos, dos nveis registrados no evento de junho de 2010 Postos fluviomtricos Nvel (cm) Distribuio LOG-NORMAL GUMBEL LOG-PEARSON III Murici 39760000 978,4* Tr R 40,6 0,925 99,5 0,928 0,867 Rio Largo 39770000 1173* Tr R 439,2 0,931 117,3 0,967 120,4 0,922 Quebrangulo 39850000 340 Tr R 2,6 0,972 2,8 0,937 2,6 0,946 Atalaia 39870000 550 Tr R 8,8 0,956 10,3 0,946 9,8 0,937

Inconsitncia valor no vlido para o ajuste. * Marcas de cheias levantadas in loco. (AGNCIA NACIONAL DE GUAS (ANA), 2010)

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

16

6 CONCLUSO As bacias hidrogrficas dos rios Munda e Paraba so reas de grande interesse no estudo do comportamento hidrolgico. Essas bacias j foram cenrios de grandes destruies causadas por eventos extremos de precipitao e vazo. Ao longo de cerca de 100 anos sofreram 7 grandes cheias, a ltima ocorreu em junho de 2010. O evento de junho de 2010 foi analisado hidrologicamente atravs do comportamento das precipitaes e dos registros de nveis atingidos. O evento ocorrido foi excepcional no tendo sido registrado em nenhuma das duas estaes da anlise pontual volumes precipitados equivalentes ou superiores aos ocorridos entre os dias 17, 18 e 19 de junho de 2010. Essas precipitaes intensificadas pelos parmetros fsicos e hidrulicos da bacia, bem como de ocupao da plancie de inundao foram determinantes para a grande devastao causada. Os nveis atingidos e registrados tambm indicam a raridade do evento ocorrido. Em muitas das estaes fluviomtricas o evento no foi registrado, devido as mesmas terem sido levadas pelas guas dos rios. As marcas de cheia foram verificadas in loco em visitas realizadas pela Agncia Nacional de guas (ANA). Algumas limitaes esto relacionadas a obteno dos tempos de retorno devido a incertezas nos ajustes. Os tempos de retorno apresentaram grande variao, entre os mtodos utilizados, o que no permitiu estimar a probabilidade do evento de cheia tanto para as precipitaes como para os nveis. As distribuies estatsticas no apresentaram boa representatividade mesmo tendo sido utilizadas as indicadas pela literatura. Foi possvel verificar que os valores atingidos possuem probabilidade de superao baixa, o que indica tempos de retorno elevado. Foi o segundo maior evento j registrado nas bacias, sendo o evento de cheia de 1969, indicado como o maior. Para trabalhos futuros recomenda-se a a obteno dos limites de confianas para avaliar o grau de incertezas, e a obteno das sries histricas espacializadas para a bacia como o todo.

7 AGRADECIMENTOS Agradecemos o apoio a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos de Alagoas (SEMARH/AL), na pessoa da Sra. Fabiana Carnaba, e ao Departamento de Meteorologia, na pessoa da Sra. Isa Rezende, pelo fornecimento de informaes para a realizao deste trabalho.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

17

REFERNCIAS AGNCIA NACIONAL DE GUAS (ANA). Sries Histricas. HidroWeb - Sistema de Informaes Hidrolgicas, 2005. Disponivel em: <http://hidroweb.ana.gov.br/>. Acesso em: Janeiro 2011. AGNCIA NACIONAL DE GUAS (ANA). Modernizao da Rede de Monitoramento das bacias dos rios Munda, Ipanema, Camaragipe, Jacuipe, So Miguel e Coruripe com vistas a apoiar um futuro Sistema de Previso de Eventos Hidrolgicos Crticos do Estado de Alagoas.. Agncia Nacional de guas. [S.l.], p. 22. 2010. FAN, F. M. Programa Manejo de Dados Hidrolgicos. Modelo de Grandes Bacias - MGB - IPH, 2011. Disponivel em: <http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/MGBIPH/MGBIPH2010/mgbiph2010_arquivos/Page440.htm>. Acesso em: Maio 2011. FRAGOSO JR., C. R.; PEDROSA, V. D. A.; SOUZA, V. C. B. D. Reflexes sobre a cheia de junho de 2010 nas bacias do rio Munda e Paraba. X Simpsio Regional Brasileiro de Recursos Hdricos. Fortaleza/CE. 2010. GAMA, A. Imagens das enchentes em junho de 2010. Arquivo Pessoal. Brasil, 2010. Fotografias, color. INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - ITEP. Banco de dados pluviomtrico. Disponivel em: <http://www.itep.br/LAMEPE.asp>. Acesso em: Maio 2011. SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HDRICOS SEMARH/AL. Dados dirios de chuva.Banco de Dados Hidrometeorolgicos - BDHM Diretoria de Meteorologia DMET. Macei. 2011. SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL. Notcias - Novos dados do desastre em Pernambuco e Alagoas so divulgados. Defesa Civil Brasil, 2010. Disponivel em: <http://www.defesacivil.gov.br/noticias/noticia.asp?id=5105>. Acesso em: 20 Maro 2011. TUCCI, C. E. M. A histria se repete: inundaes no rio. Blog do Tucci, 11 Abril 2010. Disponivel em: <http://blog.rhama.net/2010/04/11/a-historia-de-se-repete-inundacoes-no-rio/>. Acesso em: 20 Maro 2011. UOL NOTCIAS. Volume extremo de chuvas em Pernambuco aumentou tragdia em Alagoas. UOL Notcias, 2010. Disponivel em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/06/24/chuvas-empernambuco-e-ausencia-de-barragens-de-contencao-causaram-tragedia-em-alagoas-dizsecretario.jhtm>. Acesso em: Maro 2011.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

18

ANEXO Nas Tabela 7, Tabela 8 e Tabela 9 so apresentados os parmetros estatsticos das sries de mximos anuais de precipitao e nvel.

Tabela 7 Estatsticas descritivas das precipitaes mximas anuais da srie histrica das precipitaes mximas dirias no posto Caets/PE - cdigo adotado: 10000005
Durao (dia) Mdia (mm) Mediana (mm) Maior valor (mm) Menor valor (mm) Desvio padro Coeficiente de variao (%) Coeficiente de assimetria Curtose

1 2 3 4 5 10 20 30

61,85 70,29 82,56 86,85 94,44 128,23 178,30 214,13

61,25 75,00 83,40 96,05 100,00 128,50 174,30 210,00

96,80 101,10 133,20 133,20 158,20 216,40 297,50 366,30

20,40 20,40 20,40 20,40 20,40 20,40 20,40 20,40

20,42 21,49 26,59 27,80 31,38 46,51 70,76 90,22

33,01% 30,57% 32,21% 32,01% 33,22% 36,27% 39,69% 42,13%

-0,07 -0,62 -0,22 -0,50 -0,15 -0,24 -0,14 -0,01

-0,87 -0,28 0,18 0,10 0,28 0,03 -0,59 -0,68

Tabela 8 Estatsticas descritivas das precipitaes mximas anuais da srie histrica das precipitaes mximas dirias no posto Correntes - cdigo adotado: 10000011
Durao (dia) Mdia (mm) Mediana (mm) Maior valor (mm) Menor valor (mm) Desvio padro Coeficiente de variao (%) Coeficiente de Curtose assimetria

1 2 3 4 5 10 20 30

74,56 96,44 112,05 127,49 137,26 186,51 265,22 321,64

74,10 81,30 97,15 109,10 120,60 185,90 246,35 294,90

151,10 269,10 269,10 304,10 349,20 401,60 667,40 726,50

27,40 32,97 33,80 50,24 33,80 55,37 35,00 61,61 56,60 65,86 86,80 76,92 109,00 125,23 129,80 138,65

44,23% 52,09% 49,42% 48,32% 47,98% 41,24% 47,22% 43,11%

0,66 1,68 1,36 1,40 1,65 1,38 2,01 1,66

-0,22 4,05 1,70 2,14 3,33 2,55 4,83 3,47

Tabela 9 Estatsticas descritivas dos nveis mximos anuais da srie histrica de nveis nas estaes fluviomtricas analisadas, do rio Munda e do rio Paraba
Estao Mdia (mm) Mediana (mm) Maior valor (mm) Menor valor (mm) Desvio padro Coeficiente de variao (%) Coeficiente de Curtose assimetria

Murici (39760000) Rio Largo (39770000) Quebrangulo (39850000) Atalaia (39870000)

438,75 755,47 324,14 388,07

458,00 749,75 330,00 395,50

620,00 1030,00 470,00 673,00

98,00

141,70

32,30% 15,29% 25,18% 30,18%

-0,59 0,58 -0,14 0,51

-0,41 0,55 -0,18 0,53

537,00 115,54 148,00 81,62

201,00 117,11

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

19

You might also like