You are on page 1of 11

Ondas sonoras: Experimentos de Interferncia e Ondas em Tubos

Relatrio Final de Atividades apresentado disciplina de F-809. Aluna: Cris Adriano Orientador: Prof. Mauro de Carvalho Resumo Este trabalho tem por objetivo mostrar todo o processo de montag da fonte em geradora de ondas senoidais, um breve estudo terico sobre ondas sonoras e por fim a apresentao de dois experimentos de demonstrao, o primeiro envolvendo visualizao dos modos normais de vibrao das ondas dentro de um tubo e o segundo mostrando a interferncia de ondas sonoras.

1. Introduo As ondas sonoras so ondas mecnicas que se propagam atravs de um gs, lquido ou slido. Estas ondas so produzidas por deformaes provocadas pela diferena de presso em um meio elstico qualquer, como por exemplo, ar, metais ou isolantes. A maioria dos sons acaba sendo obtido atravs de objetos que esto vibrando, como o caso de cordas, palhetas, membranas, etc. Por exemplo, quando o diafragma contido no alto-falante se movimenta para fora de seu suporte, ele cria uma regio de alta presso pois comprime o ar que est na sua frente. Da mesma forma, ocorre uma rarefao quando o diafragma se move no sentindo inverso. Quando as variaes de presso do ar chegam aos nossos ouvidos, os tmpanos so induzidos a vibrar e nos causam a sensao fisiolgica do som. Um ouvido normal consegue ouvir uma faixa de freqncias que varia aproximadamente entre 20 Hz e 20000 Hz, sendo que as ondas que apresentam frequncias inferiores a 20 Hz so denominadas infra-snicas ao passo que as ondas com frequncias superiores a 20000 Hz so chamadas de ultra-snicas. O objetivo deste projeto realizar dois experimentos simples, porm muito interessantes envolvendo ondas sonoras. A primeira parte consiste em construir uma fonte geradora de sinais e ligar nela dois alto-falantes para podermos fazer interferncia de ondas sonoras. Colocando os dois alto-falantes prximos um do outro poderemos avaliar as intensidades utilizando um microfone ligado em uma caixa de

som. Deslocando o microfone poderemos perceber os pontos de interferncia construtiva e destrutiva. A segunda parte de nosso projeto envolver o estudo de ondas acsticas em tubos, no qual poderemos visualizar pontos de ressonncia alm de calcular a frequncia do som no momento da ressonncia. Para demostrar o comportamento das ondas sonoras dentro do tubo utilizaremos um tubo de vidro e bolinhas de isopor. Na seo 2 veremos uma breve teoria sobre velocidade do som em meios, propagao de ondas e determinao dos modos normais de vibrao das ondas sonoras em tubos. A seo 3 mostrar o projeto da fonte geradora de sinais, a execuo deste projeto e as melhorias feitas aps os primeiros resultados.

2. Teoria de Ondas Sonoras A velocidade de qualquer onda mecnica depende tanto da propriedade inercial (para armazenar energia cintica) do meio, como da propriedade elstica (para armazenar energia potencial). Se o meio for o ar, podemos atribuir propriedade inercial a densidade do ar (? ). J para a propriedade elstica, p odemos pensar que quando uma onda sonora atravessa o ar, a energia potencial fica associada s compresses e rarefaes peridicas dos pequenos elementos de volume do ar. E, a propriedade que determina a extenso na qual um elemento do meio varia seu volume, quando a presso aplicada sobre ele aumenta ou diminui, o mdulo de elasticidade volumar B, que definido como: (1)

Sendo que ? V/V a variao relativa do volume produzida por uma variao ? p na presso. Deste modo, a velocidade da onda sonor a no ar dada por: (2)

Durante a passagem de uma onda, a presso em uma determinada posio aumenta e diminui com o tempo, sendo a variao de presso na equao (1) dada por:

(3)

Sendo pm a mxima variao da presso. Podemos determinar tambm a velocidade de ondas sonoras em tubos. Primeiro, relembrando que as ondas estacionrias so formadas em tubos quando uma onda que viaja em um determinado sentido do tubo refletida na extremidade e ao voltar, forma um padro de onda estacionria se o comprimento do tubo for convenientemente relacionado com o comprimento de onda da onda sonora. Se por acaso o tubo tiver as extremidades abertas, ainda obteremos um padro de onda estacionria pois a onda que chega na extremidade parcialmente refletida para dentro. Mais para frente, determinaremos a relao para a qual existe onda estacionria e ento poderemos encontrar a velocidade da onda sonora dentro do tubo. A extremidade fechada de um tubo chamado de nodo de deslocamento, no qual a amplitude do deslocamento do ar zero. J a extremidade aberta de um tubo chamado de antinodo, e neste caso a amplitude de deslocamento do ar mxima. Para determinarmos a velocidade da onda em um tubo aberto, basta observarmos (figura 1A) que preciso existir um nmero inteiro de meios comprimentos de onda que se ajuste no comprimento L do tubo, ento: L = n(? /2), sendo n um nmero inteiro positivo chamado de nmero harmnico. Neste caso: (4)

Para o caso de tubo fechado, na extremidade aberta temos um antinodo e na fechada um n, dessa maneira, observamos que L = n(? /4), com n mpar, e portanto: (5) . Abaixo esto representados os primeiros harmnicos para o tubo aberto e para o fechado:

(A)

(B)

Figura 1: Primeiro harmnico (n=1) para: (A) tubo aberto e (B) tubo fechado.

A importncia de se entender o processo de ondas estacionrias dentro de tubos est intimamente ligada com a msica. Podemos citar alguns tipos de instrumentos que produzem sons atravs de cordas vibrantes, como violo, harpa, guitar ra; sopro, como flauta, saxofone e sanfona; e percusso, como bateria. Os instrumentos de sopro, nada mais so do que tubos sonoros, sendo que dentro deles uma coluna de ar posta a vibrar quando o msico assopra dentro do instrumento, variando assim a presso dentro do tubo.

3. Montagem da fonte geradora de onda senoidal Nesta seo sero apresentados os passos usados para a montagem da fonte geradora de ondas senoidais, na qual a frequncia pode ser variada. Est fonte ser posteriormente acoplada aos alto-falantes para que possamos realizar os experimentos propostos acima. Comeamos pela escolha do circuito da fonte mostrado abaixo na figura 2. Escolhemos este circuito por ter uma montagem relativamente simples com componentes de fcil obteno.

C2

R3

R4 R5

R1 R2
LM301

C4 D1 D2

R6 C 5 R7

C1
LM301

"

R8

C3

D3

Figura 2: Circuito usado para montagem de uma fonte geradora de ondas senoidais.

Abaixo esto relacionados os valores dos componentes usados e as faixas de frequncias que podem ser Obtidas com esta montagem variando-se apenas os dois capacitores C 4 e C 5. ?

Amplificador Operacional

So usados dois amplificadores modelo LM301A. ?

Resistores:

R1 = 10 k? R2 = 5 k? R3 = 10 k? R4 = Trimpot de 200 k? R5 = 330 k? R6 = 50? R7 = Potencimetro de 1 k? R8 = 220 k?

Os resistores R4 e R7 so responsveis respectivamente pela mudana de amplitude do sinal e pela variao da frequncia da onda senoidal gerada. ? Diodos:

D1 = diodo zener de 7 V D2 = diodo zener de 7 V D3 = diodo tipo 1N914 ?

Capacitores:

C1 = 150 pF C2 = 5 pF C3 = 150 pF Os capacitores C4 e C5 variam conforme a faixa de frequncia desejada para o uso da fonte, abaixo est a tabela de valores destes dois capacitores e a faixa de frequncia que o circuito fornece. Os valores destes dois capacitores so iguais. C1 e C 2 (? F) 0,47 0,1 0,022 0,0047 0,002 Freq. Mnima (Hz) 18 80 380 1700 4400 Freq. Mxima (Hz) 80 380 1700 8000 20000

Tabela 1: Valores das capacitncias dos componentes C1 e C2 mostrados na figura 2 e as faixas de frequncias geradas.

Escolhemos em nosso trabalho os capacitores com capacitncia de 0,022 ? F o que d uma faixa de frequncia entre 380 Hz e 1700 Hz. Essa uma faixa intermediria de frequncia que fornece um comprimento de onda menor que um metro e isso torna possvel a utilizao de um tubo no muito grande para a visualizao dos modos normais de vibrao. O comprimento de onda calculado usando-se um valor habitual para a velocidade do som no ar de aproximadamente 340 m/s [1] e a equao ? =? f: f = 380 Hz => ? = 0,90 m f = 1700 Hz => ? = 0,20 m

Aps escolhido o circuito, a montagem foi primeiramente feita em um protoboard para ser testado junto a um osciloscpio. A figura 3 mostra essa montagem: R7

C4 e C 5 R5 R4 R2 C1 R3 R1 C2 Amplificadores Operacionais
Figura 3: Foto da montagem da fonte geradora de ondas senoidais no protoboard. A alimentao dos amplific adores feita conforme esquema mostrado abaixo:

D3 R6 D1 e D 2 R8 C3

+15V

- 15V

(A)

(B)

Figura 4: Amplificador Operacional, (A): vista interna mostrando as alimentaes e (B): vista do componente mostrando como identificar a "perna" 1.

Na figura 4A podemos ver as entradas comuns da maioria dos amplificadores operacionais. A alimentao positiva feita na "perna" 7 e a negativa na 4. A maneira correta de identificarmos a sequncia das "pernas" deste tipo de amplificador

operacional seguindo a marca feita no canto superior esquerdo como sendo a de nmero 1. O prximo passo feito foi passar este circuito para uma placa de circuito impressa. Para fazer isso primeiro desenhamos o circuito no computador no programa Corel Draw e depois passamos este desenho para uma placa de circuito que coberta por uma pelcula de cobre. Depois de passar o desenho do computador para a placa, esta colocada em uma soluo de percloreto de ferro que corroe as partes da placa que no possuem a tinta marcando os caminhos, ou seja, o que sobra justamente as linhas de nosso circuito na qual fazemos furos para depois soldarmos os componentes. Abaixo est o desenho tal como ele se apresenta na placa de circuito impressa:

SADA

8 7 6 5 8 7 6 5 1 2 3 4

1 2 3 4

+15V

-15V

Figura 5: Circuito da fonte geradora de ondas senoidais na placa de circuito impresso, em tamanho real.

Como j foi dito acima, a alimentao feita atravs de uma fonte de ? 15V. A sada do circuito foi ligada aos alto-falantes. Devido baixa potncia de sada do circuito oscilador, utilizamos um amplificador de caixa de som para computador. Desta maneira, o som pode ser ouvido melhor pois ganhamos mais potncia na sada.

4. Realizao dos Experimentos com ondas sonoras

1 parte: Comearemos falando do experimento de visualizao dos modos normais de vibrao dentro de um tubo de vidro. Para evidenciarmos este fenmeno usamos um tubo de vidro de 5 cm de dimetro e 55 cm de comprimento. No interior do tubo foi colocado um disco de metal quase do dimetro do tubo no qual foi acoplado uma

haste metlica. Do outro lado do tubo colocado o alto-falante, a figura 6 mostra esse procedimento:

Figura 6: Esquema mostrando como movimentamos o pisto dentro do tubo de vidro.

Selecionada uma frequncia, comeamos a movimentar o disco at que o comprimento L satisfaa a equao (1) e possamos ver a formao de uma onda estacionria dentro do tubo. Para a visualizao deste fenmeno foi colocado isopor no interior do tubo. Como as bolinhas de isopor so leves, elas se concentravam dentro do tubo em regies onde haviam os ns das ondas. J onde existia uma crista, no ficavam bolinhas de isopor. Deslocado o disco metlico atravs da haste possvel variar o comprimento do tubo e determinar outros harmnicos para a mesma frequncia. Para calcular o valor da frequncia marcamos no tubo as posies de ressonncia e obtivemos o valor de L, para o tubo fechado e ento determinar f atravs da equao (1) utilizando a velocidade do som no ar como sendo aproximadamente 340 m/s [1]. Para a visualizao do efeito com o tubo aberto, o que fizemos foi novamente colocar as bolinhas de isopor dentro do tubo e ir variando a frequncia no gerador de ondas senoidais at que encontrssemos a ressonncia. fcil perceber quando estamos na ressonncia pois ocorre uma amplificao do som perceptvel pela nossa audio. Para esta parte do experimento, a melhoria proposta seria na escolha do material que se colocou dentro do tubo. As bolinhas de isopor no so leves o suficiente e por isso no se distribuem na forma da onda como espervamos. Fazemos a sugesto do uso de limalha de ferro.

2 parte: Falaremos agora do experimento de interferncia de ondas sonoras. Podemos fazer uma associao deste fenmeno pensando em ondas produzidas em um tanque com gua. Se jogarmos uma pedra num tanque com gua veremos a formao de uma onda circular que se propaga ao longo do tanque. J, se jogarmos simultaneamente duas pedras separadas a uma distncia considervel uma da outra, resultar na formao de duas frentes de ondas que vo interferir ao se encontrarem. Caso a

produo destas perturbaes adquiram um carter peridico, ocorrer a formao de uma figura de interferncia. Nos pontos onde existe a superposio entre duas cristas ou duas depresses existe a interferncia construtiva. J nos pontos onde se encontram uma crista e uma depresso, ocorre interferncia destrutiva. A figura 7 mostra uma figura de interferncia na superfcie da gua produzida quando se faz esferas do mesmo tamanho vibrarem ligadas no mesmo gerador:

Figura 7: Interferncia de ondas em um tanque com gua produzido por duas bolinhas ligadas em um mesmo oscilador.

Quando ligamos dois alto-falantes na mesma sada sonora, tambm obtemos interferncia das ondas. Podemos sentir isso quando andamos em uma sala com um aparelho de som ligado duas caixas acsticas, conforme andamos sentimos o som aumentar e diminuir. O nosso objetivo nesta segunda parte visualizar este efeito de interferncia entre ondas sonoras. O que fazemos ligar dois alto-falantes iguais na mesma sada da fonte geradora e colocar um alto-falante de cada lado de nosso tubo de vidro. Nossa primeira idia neste experimento era apenas colocar os dois altofalante um de frente para o outro e procurar os mximos de interferncia com um microfone ligado em caixas de som ou a um osciloscpio. Porm, vimos que as bolinhas de isopor se dividiam dentro do tubo quando colocvamos um alto-falante de cada lado ento a demonstrao foi feita desta maneira. As bolinhas se concentravam em pontos de interferncia mxima., mostrando ento os loc ais de interferncia construtiva, com as bolinhas, e destrutiva, sem as bolinhas.

5. Concluses Neste trabalho realizamos duas demonstraes simples utilizando ondas sonoras que tem como alvo estudantes de segundo grau e pessoas com pouco conhecimento na rea de fsica. Foi explicado a construo de uma fonte geradora de ondas senoidais passo a passo, mostrando como importante para nossa demonstrao que possamos variar a frequncia das ondas produzidas. Demonstraes dos fenmenos de interferncia de ondas sonoras e determinao da frequncia de ressonncia nos tubos foram feitas utilizando-se a fonte construda juntamente com um tubo de vidro, um pisto e bolinhas de isopor. Com isso pudemos verificar que possvel determinar a frequncia das ondas sonoras para tubos abertos e fechados. A melhoria proposta para o experimento vem com a perspectiva de construirmos um bom amplificador para ser acoplado na sada de nossa fonte e ento fazer da montagem um bom experimento de demonstrao dos fenmenos de interferncia de ondas e visualizao de ondas estacionrias em tubos.

6. Bibliografia Consultada 1. D. Halliday, R. Resnick, J. Merril, Fundamentos da Fsica, vol. II, cap. 17 e 18, 3 ed. (1994). 2. D. Halliday, R. Resnick, J. Merril, Fundamentos da Fsica, vol. IV, cap. 40, 3 ed. (1994). 3. http://www.ifi.unicamp.br/~kleinke/f540/e_amp1.htm 4. http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ondas2.html 5. http://www.cdcc.sc.usp.br/ondulatoria/interf2.html 6. http://www.feiradeciencias.com.br/sala10/10_37.asp 7. http://www.fisicarecr eativa.com/informes/infor_ondas/

You might also like