You are on page 1of 2

Blog: nmarchi.blogspot.

com

bem sabido, nos dias de hoje, que a dependncia qumica um transtorno (essa diferenciao para o modelo mdico que alega ser uma doena) em que o indivduo poder ter algum lapso (deslize aps sua recuperao) ou mesmo ter o que chamamos tecnicamente de recada (voltar ao padro intenso de uso e com srios prejuzos scias, morais, afetivos, psicolgicos e danos cerebrais). Eis que coloco abaixo o que se sabe sobre a estrada percorrida por muitos dependentes qumicos anterior a recada:

Curva da Recada
A CURVA DE RECADA:

1) Mudana na percepo da doena e das necessidades do tratamento. 2) Mudana no comportamento, antigos padres de comportamento voltam a ser atuados. 3) Tentar impor o seu padro individual de recuperao aos outros. 4)Comportamento compulsivo (sexo, trabalho, compras, comida, religio, etc...). 5) Fuga ao confronto. 6) Comportamento impulsivo, intempestivo, com "ataques de raiva". 7) Inclina-se ao isolamento. 8) Tendncia para "viso de tnel"(obsesso). 9) O pensamento desejoso comea a substituir o pensamento realstico. 10) Fuga atravs do sono. 11) Persegue objetivos irrealisticos. Os planos comeam a falhar. 12) A concentrao substituda pela fantasia. 13) Os planos so calcados em metas inatingveis. Forma se um padro de fracasso, frustrao. 14) Pensamentos tipo "Bem que eu tentei, mas no funcionou" comeam a tomar corpo. 15) Um imaturo desejo de ser feliz. 16) Indiferena e desateno. Mostra se incapaz de iniciar uma ao e desenvolve la. 17) Perodos de confuso mental, aumentando em termos de fraqueza, durao e severidade. 18) Irritabilidade e intolerncia crescente, com familiares, colegas de trabalho, de tratamento e amigos.

19) Comportamento explosivo. Inicio da fase de perda de controle das emoes. 20) Hbitos irregulares na alimentao (come em excesso ou no comem). 21) Sensao de estar sobrecarregado. 22) Mostra se incapaz de cumprir compromissos. 23) Comea a faltar as reunies de tratamento (terapias, AA/NA). 24) Perturbaes no sono. Sono agitado, desassossego, insnia. 25) Perodos de depresso. Inclina se ao isolamento e reage ao contato humano com agressividade. 26) Aumenta a irregularidade as reunies de tratamento. A freqncia torna se espordica. 27) Atitude do "eu no me importo", disfarando o sentimento de desamparo. 28) Pensa em voltar a usar. A abstinncia vista e racionalizada como uma experincia ruim. Acha que usando, pode voltar a se sentir melhor. 29) Volta a mentir de modo consciente. 30) Afasta se por completo dos canais de ajuda. 31) Volta a se sentir bode expiatrio de todas as situaes. 32) Sensao de estar sendo esmagado.] 33) Medo de enlouquecer. 34) Pensamento em se matar. 35) Volta a usar (Drogas/lcool). 36) Tenta controlar o uso e suportar as "pequenas conseqncias danosas". 37) Perda de controle. 38) Novo "fundo do poo".

You might also like