You are on page 1of 3

Interveno do PS referente ao Oramento 2012

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores,

Estamos em presena de um oramento carregado de incerteza quanto ao futuro. Qualquer oramento, de qualquer autarquia, pode ser considerado um oramentado tecnicamente falido j que as receitas estimadas resultam de variveis que parece, ningum conseguir controlar. Ento questionamo-nos sobre as receitas estimadas que nos so apresentadas no oramento municipal: Ser que o municpio de Sintra vai conseguir realizar a receita que prev realizar na ordem dos 187 Milhes? Ser que o Estado vai cumprir na ntegra com as transferncias com que se comprometeu? Ser que os muncipes de Sintra vo poder cumprir as suas obrigaes fiscais para com o municpio, designadamente quanto ao pagamento do IMI e outras taxas e tarifas? Ser que a transaco de imveis vai ser mais dinmica do que em 2011 permitindo ao municpio arrecadar a receita que prev no oramento (11 milhes)? Em 207 a receita proveniente dos impostos directos foi de quase 90 milhes. No ano de 2011, estamos em crer, no ultrapassar a fasquia dos 70 milhes. Para 2012, embora esteja previsto arrecadar 73 milhes, pelas razes que acabamos sinteticamente de apontar, acreditamos que a receita dos impostos directos ficar muito aqum do 70 milhes, o que se explica pela tendncia contnua de reduo do Imposto Municipal sobre Transaces de Imveis, da Derrama e com o IMI a ter um crescimento muito moderado tendendo para zero. Todos concordamos que o tempo que estamos a viver um tempo angustiante como o refere V. Exa. Sr. Presidente. O grande drama que a receita vai crescer cada vez menos ou at ter um crescimento negativo j o dissemos no ano passado e tempo veio dar-nos razo. Os dados da execuo oramental a isso nos conduzem. Mas o porqu desta situao? Primeiro, a grande maioria das pessoas que vivem em Sintra, particularmente as que vivem na Sintra Urbana, esto a ficar cada vez mais pobres, como o comprova o recente estudo do INE, que coloca Sintra abaixo da mdia nacional e o ltimo na regio da Grande Lisboa no que tem a ver com Indicador per Capita do ndice do poder de compra. Este indicador que representa menos dinheiro no bolso dos sintrenses para satisfazer as suas necessidades bsicas, tende a

agravar-se no ano que vem, considerando o corte de dois vencimentos a muitos trabalhadores e pensionistas. Segundo, as taxas e tarifas da gua, da electricidade, dos transportes pblicos, da sade e outras, subiram ou vo subir de forma brutal, estando a conduzir muitas famlias insolvncia. Terceiro, Sintra acompanha e vive o drama do desemprego com quase 20 mil desempregados. Ora, este o caldo explosivo que vai continuar a determinar a vida dos sintrenses e consequentemente a reduo das receitas municipais. Num contexto social e econmico como aquele que actualmente experimentamos impe-se uma sociologia das emergncias que procure substituir o vazio do futuro, por um futuro de possibilidades. Esse futuro de possibilidade passar pela emergncia de criar emprego, criar emprego, o qual deve estar presente na tomada de todas as decises dos decisores municipais. As decises sobre a reviso do PDM, o planeamento urbanstico, as polticas de requalificao urbana, o apoio economia social, o turismo, todas estas polticas devem estar orientadas para a criao de emprego. O desemprego o maior flagelo social. Os Vereadores do partido socialista, na oposio, esto disponveis para colaborar com o executivo municipal quanto a este objectivo. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores vereadores, O que no diz respeito concretamente ao oramento e as GOP, observa-se o seguinte: O oramento para 2012, no valor total de 187 milhes, inferior ao de 2011 em menos 50 milhes. Apesar de tudo mais realista, considerando que a receita real poder no atingir sequer os 150 milhes de euros. As GOP que nos so submetidas mantm muitos dos programas que se vem repetindo ano aps ano. O investimento em infra-estruturas de educao, escolas, onde a conteno oramental mais se faz sentir. O PPI destina-lhe apenas 1,8 milhes, julga-se para ultimar pagamento dos projectos. Escolas como as EB1/JI de Massam e de S. Marcos so empurradas para 2013. As escolas da responsabilidade do governo, mas que a cmara assumiu executar, foram tambm empurradas para 2013. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores vereadores, No podemos deixar de, com satisfao, referir o facto de o oramento considerar as transferncias para as freguesias em montante semelhante ao ano corrente. Esta uma boa notcia para os autarcas das freguesias.

Mas, por outro lado, cumpre-nos enfatizar a pouca generosidade deste oramento para com a aco social. H uma reduo de 14% quando comparando o valor absoluto constante do presente oramento com o do ano anterior. A Cmara Municipal deve preparar-se para intervir em ordem a prevenir possveis situaes de emergncia social decorrentes de um contexto de crise econmica e social que se ir agravar. De facto, a prioridade das prioridades deve consistir em criar condies de apoio aos mais desfavorecidos ou em situao de carncia e num contexto ainda pautado pela incerteza relativamente a todas as consequncias de uma crise que sabemos agora ser durvel e de impacto significativo. Os vereadores do PS apoiaro um reforo dos recursos destinados aco social, em linha com a mensagem do Senhor Presidente da cmara quando refere que a conteno oramental no pode ser aplicada de igual forma a todas a reas de interveno e a todos os beneficirios de apoios municipais e que em alturas mais crticas, como esta, o nmero de necessitados aumenta exponencialmente e as dificuldades se estendem a novos grupos e classes que at aqui se encontravam imunes. Efectivamente assim , so os que perdem o emprego, so os que perdem a casa, so aqueles a quem retiram dois vencimentos e tantos outros que engrossam o exrcito dos que precisam da solidariedade da autarquia. Senhor Presidente, no podemos estar mais de acordo e com as palavras de V. Exa. Sintra tem de se apostar no futuro e adoptar medidas que visem dar um novo alento no desenvolvimento econmico do Municpio a curto, mdio e longo prazo. Sintra deve captar investimento com vista criao de riqueza e de novos empregos, sendo que a estabilidade social dever ser o miolo do modelo de desenvolvimento do nosso Concelho. O Municpio deve estar preparado para amortecer as consequncias da crise protegendo os que mais precisam, os mais vulnerveis e apostar no modelo de desenvolvimento sustentvel que crie emprego e gere riqueza, nica forma de inverter a tendncia de decrscimo do oramento da receita municipal. A cmara poder ter de enfrentar, tambm dentro de portas, uma nova frente de pessoas que vo precisar do apoio municipal. Estamos a referir-nos aos trabalhadores municipais. Nesta matria, e por ltimo, os vereadores do PS querem deixar uma sugesto cmara: Considerando o montante referente a dois salrios que, por fora da injusta deciso do governo, a autarquia vai ter de retirar aos seus trabalhadores municipais, seguramente mais de 5 milhes de euros, deve, esta verba ser reservada para a necessidade de reforar o apoio social designadamente para prestar apoio aos trabalhadores municipais em dificuldades. A criatividade nasce da angstia, citando V. Exa. Senhor Presidente que cita Einstein. Por ser este um tempo angustiante ele no deve ser um tempo s de palavras mas sim de empenho e resultados. Precisamos todos de fazer o que preciso.

You might also like